domingo - 02/07/2017 - 10:22h

A janela de Jacinta

Por François Silvestre

Januário nunca se conformou. Depois de dez anos de namoro, dois de noivado e quarenta e cinco de casamento, no que lá se vão quase sessenta anos, ele não conseguiu acostumar-se.

No começo do namoro, anos Cinquenta, era até um bom arranjo. Não fosse aquela mania, mais difícil teria sido conhecer ou aproximar-se de Jacinta.

O pai da moça, coletor de rendas, não dava trela. Sua mãe, dona Fátima, tinha a língua mais temida do lugar. Chegar perto de Jacinta era sonho de muitos daqueles rapazes.

Januário, vulgo Jojoba, era beque da Seleção da Cidade. Domingo com futebol virava festa, se o time recebesse o visitante. Quando a Cidade ia jogar fora, os Domingos ficavam sem graça.

Não havia campeonatos. Só amistosos, que quase sempre terminavam com muito bofete e olhos roxos. O árbitro voltava do campo, quase sempre, mancando ou desfeitado.

Juiz da comarca ganhava pouco e promotor menos ainda. Vereador não tinha salário e prefeitura não era viúva alegre. Polícia impunha respeito e bandido era minoria.

À tarde, o jogo. Porém, desde cedo os jogadores já se vestiam a caráter. Terminada a missa do Domingo, a praça enchia-se. Os titulares desfilavam de bicicleta, ao redor da praça, de camiseta, calção, meiões e chuteiras.

Se aparecia na Cidade um visitante, a serviço ou de férias, e soubesse jogar, seria escalado. Mas era segredo absoluto. Pois um time enxertado não legitimava a vitória. “Só ganhou porque tinha enxerto”, diziam os adversários.

Um desses enxertos, Vicente de Macaíba, trazido por Zé de Ossian, fez sucesso da Cidade. Até Jacinta andou de quebrantos por ele. E ele por ela. Um galego alto, lazarino, andava sem tocar os calcanhares no chão. Goleador.

“O time deles tava enxertado”. Disse o treinador de Alexandria, após sofrer uma goleada de três a zero.

Para sorte de Jojoba, um dia Vicente se mandou. Jacinta voltou os olhares para o craque de casa, que não faz milagre nem gol, mas está à mão.

Da janela, Jacinta fez sinal. O primeiro encontro deu-se na quermesse da barraca do Azul, apesar de Januário ser torcedor do Encarnado. Sua emoção foi tal, que o azul avermelhou-se. Ao toque das mãos o tremelico em cima e o tição de fogo embaixo.

Em Jojoba, até hoje, foi sempre paixão. Esmorecida é verdade, mas suficiente para disputar com a janela a preferência de Jacinta. Nesses anos todos, desde o namoro, Jacinta passa suas tardes ali, com os braços na soleira, de olhos na praça.

O nome foi homenagem da mãe a uma das crianças que viram a virgem na Cova da Iria, em Fátima, no Concelho de Ourém. Contrário dela, Jacinta nunca se teceu da vida alheia. Mesmo sendo vítima das línguas enciumadas. Desde os tempos de Vicente de Macaíba.

A janela inferniza o ciúme de Januário. Toda noite, espera pacientemente o sono hospedar Jacinta. Té mais.

François Silvestre é escritor

* Texto originalmente publicado no Novo Jornal.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 02/07/2017 - 09:50h

Um momento no instante

Por Marcos Pinto

A redundância esposada no título contextualiza aqueles raros momentos, eternos e eternizastes, alicerçados com tintas indeléveis em nosso âmago. Alguém já afirmou que “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”.  Todos nós temos esse momento no instante, espiritualizando coisas e fatos inexplicáveis.

Quando o sentimento é verdadeiro o menos bom sempre é preenchido pelo melhor. Guardamos na retina da saudade o último adeus de uma pessoa querida, que recebeu o chamado do Supremo Arquiteto do Universo.  Não tenho dúvidas de que é pensando em coisas eternas que sentimos a necessidade premente de transformar nossos momentos em inesquecíveis. É aí, onde a sucessão dos dias alinhava tessituras perfeitas de sonhos e momentos   instigantes e irrefreáveis.

Por isso, quando a alma alcançar a concretude dos sonhos, nunca esqueça de olhar ao seu redor para agradecer, em alma, coração e vida a todos aqueles que de alguma maneira te   deram a mão para que pudesse chegar onde você está.  Esse incerto caminhar, rumo ao desconhecido, evidencia que a saudade é o preço que pagamos por ter vivido momentos marcantes, que, às vezes, deixa um último abraço, um último olhar, um último beijo, um último aconchego, uma última observação cheia de acalanto, um último tudo no todo do nosso ansioso   ser.

Nunca abra a guarda para que os medos que assomam em seus caminhos lhe impeçam de mergulhar, de forma abissal, nos momentos sublimes, inesquecíveis e inexplicáveis.  Esses medos avassaladores e assustadores podem se transformar em pilares para suas frustrações futuras.  Pautemos nossas vidas semeando a fértil semente do providencial ontem que se faz hoje.

É salutar que nos deixemos insuflar pelos liames invisíveis e infinitos da divina  benção, alvorecendo fé no amanhã imensurável e terno.  Por que não entregar ramalhetes de flores com cheiros misteriosos, revelando-se na distância que se faz presença? Por que não resistir às solidões vastas, devoradoras e cheias de pânico?  De nada adianta empreender desabalada fuga à dura realidade de que carregamos conosco uma   carga simbólica e social.  Fiquemos atentos para não fomentarmos vinditas letais que envenenam e anulam a alma.

Podemos e devemos formatar um esquecimento, emoldurando-o em um imprescindível e divinal perdão.  Há que se ater a uma perene preocupação em não turvar as águas da vida com as asquerosas tintas da corrupção e das iniquidades.  Deixemos os nossos corações abertos à convivência   fraterna, à discussão de temas nobres e edificantes, mantendo a chama do amor em contínua ebulição.

Mesmo diante de nossos contrariados interesses, deixemo-nos   dominar pela estima de sermos vistos como radicalmente capazes de conviver com os contrários, sem perder a serenidade.  Não raro, ausculto a arguta e sutil observação prenhe de nitidez   espiritual do meu dileto e erudito primo François Silvestre, no que consiste às tentações da carne: “Ao toque das   mãos o tremelique em cima e o tição de fogo embaixo”.

É nesse exato momento obsequioso que protagonizo o resvalar para a ribanceira da madrugada dos vira- latas.

Inté!

Marcos Pinto é advogado e escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 02/07/2017 - 09:10h
Série B

Guarani vence ABC e bota alvinegro na zona de rebaixamento

Do Globo Esporte

A Série B tem um novo líder. Novo? Está mais para o mesmo de antes. Depois de ver o Juventude vencer na abertura da 11ª rodada e pular para o primeiro lugar, o Guarani reassumiu o posto neste sábado, em partida que quase não aconteceu por falta de energia. Lenon marcou o único gol do confronto no Frasqueirão, em Natal, que repetiu a semifinal da terceira divisão do ano passado. Sem precisar golear como em 2016, o Bugre mantém o embalo no Campeonato Brasileiro e joga pressão sobre o adversário.

O Guarani volta ao topo da tabela, agora com 22 pontos, mesma quantidade do Juventude, mas com uma vitória acima (sete a seis). Sem perder há três jogos, o time ganha embalo para as próximas rodadas. Já o ABC vive situação oposta: com 12 pontos, a equipe aumenta para três jogos de jejum e cai para a zona de rebaixamento, em 18º lugar.

Terça-feira já começa uma nova rodada, a 12ª da Série B. Mais uma vez em casa, o ABC recebe o Náutico, às 21h30, em duelo de equipes que estão dentro da zona de rebaixamento, ameaçadas com a queda.

O Guarani, por sua vez, volta a campo apenas no sábado, em duelo com cara de final: contra o Juventude, o vice-líder, às 19h, em Caxias do Sul.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
sábado - 01/07/2017 - 23:53h

Pensando bem…

“Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.”

Oscar Wilde

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 01/07/2017 - 21:08h
Interesse e paixão

“Vestígio”, “evidência” e “indício” na política

“Vestígio”, “evidência” e “indício” são tratados de forma diferente na política, num comparativo com o que ocorre na criminalística.

Interesse e paixão estão em jogo, alterando o significado das palavras.

Por isso que vestígio, evidência e indício dependem de quem seja o alvo analisado e não os fatos narrados/levantados/documentados.

– Vestígio, é um sinal qualquer deixado por alguém, por exemplo;

– Evidência, é aquilo que é claro demais, praticamente incontestável;

– Indício, decorre de elementos materiais e aspectos subjetivos que podem levar ou não o investigado à culpabilidade.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política
sábado - 01/07/2017 - 19:10h
Grossos

PSDC propõe nome de vereadora para governo estadual

O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) no Rio Grande do Norte convidou nesse sábado, dia 01 de julho, a vereadora do município de Grossos, Clorisa Linhares de Vasconcelos, para sair candidata ao Governo do Estado, no pleito de 2018.

Clorisa se animou com postulação (Foto: divulgação)

O convite foi feito pelo Presidente Estadual do Partido,  Joanilson de Paula Rêgo, que esteve em Grossos participando do 1º Encontro do PSDC Estadual, na Câmara Municipal, tratando do tema “Democracia Cristã e Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.”

Clorisa Linhares afirma estar prepara para o desafio. Lembra ter um histórico de vida profissional e político limpos.

Ela está em seu primeiro mandato eletivo.

Com informações da Assessoria do PSDC.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 01/07/2017 - 18:42h
Salomão Gurgel

Psol trabalha formação de chapa majoritária para 2018

Salomão: nome encaminhado (Foto: arquivo)

O PSOL no Rio Grande do Norte articula o lançamento de candidaturas majoritárias e proporcionais nas eleições de 2018. A agremiação trabalha para ter candidaturas próprias ao governo do estado, senado, câmara federal e assembleia legislativa.

O partido deverá lançar um manifesto sobre as próximas eleições até meados de setembro a outubro desse ano. Para o governo, o nome que desponta nas discussões é o do médico Salomão Gurgel, prefeito de Janduís por três mandatos, ex-deputado federal e ex-secretário de saúde de Natal.

“A gente parte de um pressuposto de que o momento nacional é alentador e possibilita que a gente entre na luta eleitoral do próximo ano com grande credibilidade.

A campanha do PSOL será feita na base do debate sobre ética e honestidade”, ressaltou Salomão Gurgel.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 01/07/2017 - 18:12h
Baraúna

Prefeita corta salários de grevistas; sindicato protesta

A prefeita de Baraúna, Lúcia Nascimento (PMDB), cortou os salários dos servidores da educação que estão em greve. A chefe do Executivo vinha ameaçando cortar o ponto dos grevistas, o que os deixaria sem seus vencimentos, fato que acabou se concretizando.

Para o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baraúna (SINDISERB) a decisão arbitrária porque não foi decretada ilegalidade da greve, não houve aviso prévio e corte de ponto de não se aplica a professores, que têm a obrigação de repor os dias parados, independente do motivo que causou essa paralisação.

A paralisação dos servidores da educação de Baraúnas já dura quase um mês. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial e melhorias na educação da cidade que, segundo o sindicato, vive um verdadeiro caos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 01/07/2017 - 15:30h
Teatro

O “Chuva de Bala” que eu vi

Assisti ontem (sexta-feira, 30) o “Chuva de Bala no País de Mossoró”, versão 2017, no adro da Capela de São Vicente em Mossoró.

Vi outros tantos anteriormente.

Darei depois minha opinião de expectador, não de especialista ou crítico, o que não me cabe.

Conheço bem a obra do texto à encenação, além de um pouco da história que ela se propõe a contar.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Opinião da Coluna do Herzog
sábado - 01/07/2017 - 14:17h
Vamos lá!

Seja também um “Seguidor Solidário” da Apae de Mossoró

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mossoró (APAE) deflagrou uma campanha interessante à sua existência, no sentido de continuar prestando relevantes serviços aos assistidos por ela.

Veja como apoiá-la:

Vamos dar uma força à Apae de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 01/07/2017 - 13:21h
Dison Lisboa

Deputado é preso, mas tenta atuar na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Dison Lisboa (PSD) apresentou-se espontaneamente à noite passada, após ser cientificado de decisão judicial (veja AQUI) que determinava sua prisão. Ele encontra-se preso no Comando Geral da Polícia Militar, em Natal.

Apresentou-se em Goianinha, onde foi prefeito, à madrugada deste sábado (1º). Estava acompanhado por dois advogados e sua prisão foi formalizada pelo delegado Wellington Guedes.

Dison está preso em Natal e trabalha por liberdade no campo judicial (Foto: AL)

Na manhã deste sábado, o deputado que é líder do Governo Robinson Faria (PSD) na Assembleia Legislativa, emitiu nota através de sua assessoria, para se posicionar sobre o assunto. Disse que “ao tomar conhecimento, pela imprensa, na noite da sexta-feira (30), de decisão judicial em seu desfavor proferida pela Vara Única de Goianinha, entrou em contato com autoridades policiais e apresentou-se imediatamente.”

Liberdade parcial

Acrescentou: “Dison está convicto do seu direito de responder em liberdade pois encontram-se pendentes de julgamento recursos junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) e STJ (Superior Tribunal de Justiça).”

O deputado vai recorrer ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Disse, na mesma nota, que “reitera seu respeito à Justiça e espera confiante o restabelecimento do seu direito de recorrer em liberdade e provar sua inocência. Lembrando que a determinação desta sexta é de que ele cumpra a pena em regime semi aberto, podendo realizar suas atividades normalmente durante o dia, recolhendo-se no período da noite.”

Jacob: Papuda e Câmara Federal (Foto: Agência Câmara)

“Exemplo” em Brasília

A situação de Dison é delicada e é histórica no Rio Grande do Norte, mas não no Brasil. Há um precedente “novinho em folha”, que serve de alento para ele.

Esta semana, em Brasília, a Justiça autorizou o deputado federal Celso Jacob (PMDB-RJ) a voltar à Câmara Federal para trabalhar normalmente. À noite, precisa se recolher ao Presídio da Papuda no Distrito Federal – veja reportagem AQUI.

O deputado foi condenado a 7 anos e dois meses por falsificação de documento público quando era prefeito do município de Três Rios, no Rio de Janeiro, em 2002, e tinha solicitado trabalhar porque foi condenado ao regime semiaberto.

Dison tentará o mesmo benefício constrangedor e inquietante para a maioria dos brasileiros. Ele tem condenação de 5 anos e oito meses por apropriação de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, quando era prefeito de Goianinha. A decisão de prendê-lo foi da juíza Ana Karina de Carvalho Costa Carlos, de Goianinha.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 01/07/2017 - 12:18h
Operação Manus

Juiz acata denúncia contra Henrique, Cunha e mais quatro

Henrique e Eduardo: denúncias graves (Foto: Folha de São Paulo 25-10-16)

O Juiz Federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara Federal no Rio Grande do Norte, nessa sexta-feira (30/06/2017), recebeu integralmente a denúncia protocolada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Eduardo Cosentino da Cunha (PMDB-RJ), Henrique Eduardo Lyra Alves (PMDB), José Adelmário Pinheiro Filho, Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis, Carlos Frederico Queiroz Batista da Silva e Arturo Silveira Dias de Arruda Câmara.

Eles são supostamente envolvidos na investigação conhecida como “Operação Manus” (veja AQUI) – desencadeada dia 6 do mês passado.

A denúncia do MPF aponta para desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva a partir de contratos operacionalizados com as construtoras OAS, Odebrecht e Carioca Engenharia (veja AQUI).

“Tem-se que há farta justa causa para a continuidade do processo e recebimento da denúncia por todos os crimes imputados aos réus, inclusive o de possível organização criminosa, ante a plausível união dos acusados para cometimento dos delitos expostos na peça inaugural”, escreveu o Juiz Federal Francisco Eduardo.

Conheça – leia – a íntegra da denúncia clicando AQUI, protocolada no último dia 20 de junho pelo MPF.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 01/07/2017 - 10:56h
Mossoró

Mobilização política faz blitz para aprovação de contas de Fafá

Do Blog Carol Ribeiro, TV Cabo Mossoró (TCM) e Blog Carlos Santos

Na próxima terça-feira (03) os vereadores de Mossoró, mesmo em recesso, devem realizar sessão extraordinária para avaliar as contas municipais referentes a 2011, da gestão Fafá Rosado (PMDB).

A sessão foi convocada na última terça (27) e gerou discussão entre os parlamentares. O plenário questionou o porquê da matéria ter sido colocado neste momento final do semestre.

De acordo com os vereadores, se soma a isso o desconhecimento sobre o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a respeito dos números, que foram “aprovados com ressalvas”.

Fiscalização

O Blog Carlos Santos mergulhou nos bastidores desse intrincado caso (veja AQUI). Há pressa na aprovação das contas, até mesmo de “adversários” da ex-prefeita Fafá Rosado, incrustados no Palácio da Resistência (sede da municipalidade).

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e o seu marido e líder político, Carlos Augusto Rosado – primo de Fafá -, não aparecem diretamente no enredo. Porém não estão alheios a ele. A bancada governista tem “independência” para aprovar sem questionamento as contas da adversária e ex-aliada do rosalbismo.

Rosalba e Fafá: passado, presente (Foto: Jornal de Fato)

Outra vez, a Câmara Municipal de Mossoró está no epicentro de discussões, longe do conteúdo técnico e avessa ao seu papel fiscalizador. Assume uma tarefa política de anteparo da ex-prefeita e de outras pessoas importantes ao seu governo.

A Casa pode mais uma vez abdicar de sua prerrogativa de defender o interesse público. Já ostenta o recorde de nunca, absolutamente nunca em toda sua história, ter instalado uma Comissão Especial de Investigação (CEI).

“Presunção de inocência”

O legislativo mossoroense adotou historicamente o princípio da “presunção de inocência” do executivo, como regra do seu trabalho, em vez do primado da desconfiança.

Por que a pressa? A quem interessa a aprovação em estilo vapt-vutp? Por que até adversários políticos estão empenhados nessa jornada?

Contudo mesmo no governismo, há vozes contrárias a essa urgência. A vereadora Sandra Rosado (PSB) recorre ao Regimento Interno da Casa para questionar esse imediatismo.

Já a presidente da Câmara Municipal, Izabel Montenegro (PMDB), não vê nada como “extemporâneo”. Isolda Dantas (PT), líder oposicionista, cobra zelo ao próprio mandato e obrigações do vereador.

Entre os vereadores, quase  ninguém ou ninguém conhece o conteúdo do calhamaço. Nem deverá conhecer melhor. Até aqui não houve tempo hábil para isso.

A costura política que foi desencadeada nesta semana – inclusive com reunião a portas fechadas na Câmara Municipal – visou sua aprovação. E ponto final. Terça-feira, 3, sairá o resultado prático dessa blitz.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 01/07/2017 - 09:12h
Brasil já!

Fora todos eles!!!

Foi sofrível o movimento “Fora, Temer” e “Diretas Já” em Mossoró, Natal e no Brasil.

Previsível.

Bem aquém até do anteriormente realizado, que tinha contado com manifestantes de diversos segmentos não-partidários.

Há uma explicação simples para essa esqualidez, não obstante o gravíssimo momento nacional: seus organizadores não representam o novo, não são diferenciais qualitativos e já estiveram no poder até bem recentemente, inclusive com o suporte do hoje presidente  Michel Temer, PMDB, PP etc.

O grosso da população continuará longe, à margem e de fora desses protestos, por não se sentir representado, mesmo com tantos desmandos que testemunha e sofre.

É imprescindível que esses partidários e outros tantos brasileiros se unam para o combate à corrupção, o respeito às leis, em defesa do Estado Democrático de Direito e em nome da república.

O protecionismo de qualquer natureza, que objetiva salvaguardar a pele de “bandidos de estimação” que infestam o Brasil, continuará desnutrindo qualquer revolta da massa.

Fora todos eles!!! Que se instaure uma nova era do Brasil para os brasileiros e não para poucos espertalhões.

Ou então, que nos locupletemos todos nesse resto de butim!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política / Só Pra Contrariar
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 30/06/2017 - 23:56h

Pensando bem…

“O silêncio não existe; viver é mantermo-nos no centro de um fluxo que só a morte interromperá.”

François Mauriac

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sexta-feira - 30/06/2017 - 23:05h
Pense

Se

Se você achou absurdo o PT escolher a “amante” Gleise Hoffmann para presidi-lo, não deve estranhar Aécio Neves presidindo o PSDB de novo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Só Pra Contrariar
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 30/06/2017 - 21:32h
Pense bem

E aí?

Se o Congresso Nacional não tem amparo moral para votar reformas trabalhistas, previdenciárias, fiscais, políticas etc., por que alguns acham que possui para aprovar “Diretas Já”?

Hein?

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Só Pra Contrariar
sexta-feira - 30/06/2017 - 20:48h
Pense bem

Estou no aguardo

Ainda não saiu uma nota de protesto de qualquer partido político, pela ‘soltura’ de Aécio Neves e Cia.

Entendi.

Desculpe atrapalhar.

Podem voltar à sua realidade virtual.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Só Pra Contrariar
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 30/06/2017 - 20:38h
Rodrigo Rocha Loures

“Homem da mala” de Temer ganha liberdade no STF

Do portal G1

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar nesta sexta-feira (30) o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR).

Ao autorizar a soltura do peemedebista, Fachin determinou que ele passe a usar tornozeleira eletrônica e que deverá permanecer em casa à noite (de 20h às 6h), finais de semana e feriados.

Além disso, ficará proibido de contato com outros investigados e de deixar o país, devendo se apresentar à Justiça sempre que requisitado.

Rocha Loures foi preso preventivamente (antes de julgamento) no dia 3 de junho, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), em razão das delações de executivos da JBS.

Loures foi flagrado com uma mala abarrotada de dinheiro. Seriam R$ 500 mil em dinheiro, fruto de propina do grupo JBS, que envolveria o presidente Michel Temer (PMDB). Era o “homem da mala”.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 30/06/2017 - 20:25h
Hoje

Juíza determina imediata prisão do deputado Dison Lisboa

Dison: problemas (Foto: arquivo)

Do portal G1RN

A juíza Ana Karina de Carvalho Costa Carlos da Silva, da comarca de Goianinha, publicou decisão determinando o imediato cumprimento de pena do deputado estadual Dison Lisboa (PSD). Ele tem condenação de cinco anos e oito meses de reclusão por apropriação de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, quando era prefeito de Goianinha.

O pedido de cumprimento imediato da pena tinha sido feito pelo Ministério Público Estadual (veja AQUI), no início desta semana. Dison foi condenado em 2013 e havia recorrido em liberdade.

De acordo com o MPRN, ele tentou sem sucesso a redução da pena e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o envio dos autos ao Tribunal de origem para providências quanto ao início da execução. Contra a decisão do STJ, o deputado impetrou habeas corpus perante o Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo liminar para suspensão dos efeitos da decisão, o que foi indeferido.

Cumpra-se

Por isso, o órgão ministerial solicitou que o juízo da comarca de Goianinha determinasse o imediato cumprimento da pena. A decisão da juíza Ana Karina de Carvalho Costa Carlos da Silva foi publicada nesta sexta-feira (30).

“Cumpra-se a determinação contida na parte final do acórdão proferido pelo TJRN, comunicando-se a decisão ao Ministério Público Eleitoral e ao Órgão da Justiça Eleitoral competente, enviando, ainda, a cópia do acórdão condenatório à Procuradoria Regional Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte para as providências cabíveis”, escreveu a magistrada.

Pela condenação, o deputado Dison Lisoba deve iniciar o cumprimento da pena em regime semiaberto. A Justiça determinou ainda a publicação do mandado de prisão contra ele.

Nota do Blog Carlos Santos – Se houver afastamento do deputado, o suplente “Major Fernandes” (veja AQUI) poderá ser convocado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 30/06/2017 - 18:53h
Mossoró

Liga de Combate ao Câncer é beneficiada com ação solidária

Em dificuldade e carecendo de doação, a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) recebeu cadeiras de roda, fraldas e material de higiene, hoje de manhã (30), doados por alunos do Centro Brasileiros de Cursos (Cebrac).

Valéria Viana Martins, assistente social da Liga, elogiou e enalteceu o caráter exemplar da iniciativa. “São itens de uso diário dos nossos pacientes. Só temos a agradecer. Que atos como esse se multipliquem, porque precisamos muito”, diz.

Entrega de cadeiras e fraldas aconteceram hoje em favor de entidade (Foto: cedida)

A experiência teve caráter pedagógico para os estudantes, que conheceram a Casa de Saúde Santa Luzia, antigo imóvel que sedia a Liga. “A gente ouve falar da realidade, mas conhecer de perto aumenta a nossa vontade de ajudar”, conta Nayane Marques, 22, aluna do Cebrac.

As cadeiras de roda foram arrecadadas no Eco Solidariedade Cebrac. “Esse projeto ensina aos nossos alunos o valor da ação solidária, para que isso repercuta na atuação profissional deles”, diz o coordenador pedagógico, Francisco Melo.

Social

Antes da visita à Liga Mossoroense de Combate ao Câncer, os estudantes entregaram, no mesmo projeto, gêneros alimentícios e material de limpeza à Aldeias Infantis, que atende a jovens em risco social e funciona o Conjunto Ulrich Graff.

Assistente social da entidade, que funciona em 132 países, Maressa Távora ressaltou benefícios da ação. “Uma ação como essa nos fortalece enquanto profissionais e fortalece os jovens atendidos enquanto seres humanos. Obrigada”, agradeceu.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sexta-feira - 30/06/2017 - 16:31h
Reflexão

O discurso que esconde uma verdade

O discurso de que pelo estudo se chega ao alto, pelo menos em termos de cargos públicos de alta remuneração, esconde intencionalmente uma outra verdade – insofismável: o ponto de partida não é igual para todos.

À grande maioria não faltaria apenas força de vontade. Ou inteligência. Faltam meios.

Ser juiz, promotor público etc., com boa retaguarda financeiro/familiar, bons colégios, cursinhos etc., deve ser menos difícil do que nascendo na periferia, em famílias desestruturadas, ocupando sala insalubres em colégios públicos e ambientes sociais muitas vezes inóspitos.

Nem todos têm a “sorte” de sair desse tipo de ambiente, dando salto vertiginoso em termos de emprego e renda.

Existem as exceções, mas são mesmo exceções.

Infelizmente.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.