“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
Martin Luther King
Jornalismo com Opinião
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
Martin Luther King
O América de Natal está classificado para a terceira fase da Série D. No jogo de volta neste domingo (31), no Arena das Dunas, ficou no 0 x 0 com a Jacuipense da Bahia.
Como tinha vencido semana passada esse mesmo adversário, fora de casa, por 0 x 1, conseguiu avançar.
Com público de 24.466 torcedores presentes, o alvirrubro foi melhor a maior parte do jogo, mas não conseguiu vencer. A situação chegou a ficar complicada quando o meio de campo Mayco Lucas agrediu o jogador rival na frente do árbitro Maguielson Barbosa. O juiz o expulsou de imediato.
Com um a menos, o América recuou e passou a apostar no contra-ataque. O Jacuipense foi para cima sem inspiração e deixou espaço para o time de Natal criar chances de gol. Porém, o placar ficou no 0 x 0.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Por Inácio Augusto de Almeida
Essa noite pensei tanto em ti
Tanto, tanto que adormeci vendo teus olhos negros
E me vi aninhado em tuas tranças
Tua boca a me sorrir
Eu mergulhando mais e mais nos teus braços
Vivendo inesquecíveis momentos de prazer
Na hora do beijo ardente
O despertar
A realidade
O sonho desfeito
E desperto
Apenas a ansiedade louca
A se juntar com o desejo
De amar-te novamente
Inácio Augusto de Almeida é escritor e Jornalista
Por Marcelo Alves
Mais uma vez, volto a tratar da tradição jurídica anglo-americana – o dito common law –, agora para registrar a nossa descoberta tardia da filosofia do direito produzida pela imaginação dos grandes juristas estadunidenses.
De fato, paralelamente à formação do nosso arcabouço jurídico/legal, o desenvolver da nossa filosofia do direito baseou-se em ideias originadas em países da Europa Continental. Grosso modo, duas concepções filosóficas dominaram a filosofia do direito brasileira durante os séculos XIX e XX: as concepções naturalista e positivista do direito.
Na primeira, reconhece-se um direito que se baseia na razão, na qualidade do ser humano individual ou coletivo, ou mesmo na relação entre os seres humanos e Deus, que preexiste ao direito positivo, este feito pelos homens ou pelo Estado. Na segunda, que se opõe à ideia de um direito natural, o direito é apenas positivo, no sentido de que é feito pelo homem/Estado, sendo a função do operador do direito, sobretudo, manter a integridade lógica do ordenamento jurídico assim criado.
Todavia, recentemente (nos últimos 30 anos, é certo), os juristas brasileiros têm conhecido e dado vazão, mesmo que inconscientemente, a ideias de escolas tipicamente estadunidenses, como a American Sociological School of Jurisprudence e o American Legal Realism.
A visão de que o direito é, ou deve ser, a maximização das necessidades sociais e a minimização de suas tensões e custos, tal como afirmada pela escola sociológica americana, por exemplo, vem sendo cada vez mais aplicada na justiça criminal brasileira. E mesmo antes de haver um respaldo legal para tanto. Engajados nesse equilíbrio de interesses – e negando a visão tradicional de mera declaração de uma lei penal fixa – muitos promotores e juízes já vinham ponderando em suas manifestações sobre os prós e contras de um longo processo penal. E, ao considerar a pouca relevância do crime cometido, não denunciavam ou absolviam o réu do processo.
Em vários tons, esse tipo de concepção foi sendo absorvida pela lei brasileira, como, por exemplo, no Acordo de Não Persecução Penal – ANPP.
Nos últimos anos, a comunidade jurídica brasileira também tem se debruçado sobre as ideias do realismo jurídico americano, que consiste, em linhas gerais, na adoção de um método empírico de investigação científica em que (i) se destaca a realidade concreta e subjetiva de cada caso, (ii) se reconhece a possibilidade de criação do direito por decisões judiciais, (iii) e mesmo se atribui um papel não decisivo à lei em sentido estrito. E isso vem abalando a doutrina segundo a qual os juízes devem apenas aplicar regras pré-existentes. Argumentam os “realistas brasileiros” que isso sempre foi uma “ilusão”, porque os juízes tomam suas decisões de acordo com suas próprias preferências políticas ou morais e escolhem uma norma adequada como racionalização. Esses realistas exigem, assim, uma abordagem científica que se concentre tanto no que os juízes dizem como no que eles fazem, e no real impacto que suas decisões têm nas mais amplas camadas da sociedade brasileira. É fundamental entender isso para que o direito possa ser aprimorado.
Bom, mas será que a adoção dessas ideias estadunidenses é uma boa para o Brasil?
Não enxergo diferença ontológica entre o direito brasileiro e o dos países da tradição do common law. Em ambos os casos, o direito sofreu forte influência da moral cristã. As doutrinas filosóficas em voga puseram em primeiro plano o individualismo, o liberalismo e a noção de direitos subjetivos. A própria substância do direito – a concepção de justiça que, em ambos os casos, é a mesma – impõe semelhantes soluções para as questões jurídicas em ambos os casos.
Ademais, do ponto de vista do pós-positivismo no Brasil (ou de um neoconstitucionalismo) – que traz para o direito questões que se situavam fora das fronteiras do discurso jurídico: política, direitos sociais fundamentais e, sobretudo, uma potencial transformação da sociedade pelo direito –, a fusão do direito brasileiro em uma perspectiva de direito global é ainda mais necessária.
O ordenamento jurídico brasileiro deve dar efetividade às normas constitucionais substantivas, que, por sua vez, protegem valores como igualdade, segurança e celeridade nas decisões judiciais. Diante dessa necessidade, o Estado brasileiro é sempre obrigado a levar em consideração ideias ou mecanismos que melhorem a prestação jurisdicional como um todo.
Mas será que essa absorção, embora tardia, não está por demais acelerada? E, sobretudo, será que esse “transplante” não está carecendo de adaptações a esse organismo vivo que é o Brasil?
Marcelo Alves Dias de Souza é procurador Regional da República e doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Candidato ao Senado, o deputado federal Rafael Motta (PSB) entra na disputa como ‘azarão’, lá atrás nas variadas pesquisas publicadas, mas com fôlego de decatleta.
Em convenção estadual realizada nesse sábado (30), a legenda que comanda fez uma festa em torno do seu nome, além de homologar nominatas a deputado estadual e deputado federal. O evento aconteceu na Zona Norte de Natal.
Motta vai para cima dos principais adversários com o mesmo discurso: “Eles não!” Não é recado, não é indireta, mas foco nos contendores acima, ex-ministro Rogério Marinho (PL) e o ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT).
Porém, paralelamente, não perde de vista a governadora Fátima Bezerra (PT) nem o ex-presidente Lula. Apoia os dois, nos pleitos ao Governo do RN e Presidência da República.
Além disso, a candidatura de Rafael Motta recebeu recebeu formalmente o apoio do Avante e do Agir 36.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Após enfrentar todo tipo de sabotagem de membros do seu próprio partido – o MDB -, a senadora Simone Tebet finalmente teve o seu homologado em Convenção.
O PT e Lula usaram Renan Calheiros para torpedear a sua candidatura.
Tebet é o exemplo da “camisa de força” da lei eleitoral vigente, que favorece a todo tipo de manobras das cúpulas, em nome de um princípio tornado nocivo, que é a autonomia partidária.
Essa autonomia, na prática, significa dizer que os “donos” dos partidos podem tudo e tentam cassar os próprios militantes, além de utilizarem como querem o dinheiro do Fundo Eleitoral.
Em função disso, boa parte dos políticos emedebistas já correu para apoiar o ex-presidente Lula, sobretudo no Nordeste.
A esses não interessa coerência, ética política, conduta digna.
O que interessa é o prenuncio de que poderão voltar ao poder com Lula, hoje à frente das pesquisas.
Mesmo assim, o MDB sob o comando do deputado Baleia Rossi, formalmente conseguiu apoiar a senadora Tebet, como sua candidata oficial.
De agora por diante, tudo é incógnita.
As últimas pesquisas mostram que Bolsonaro ganhou certo poder de fôlego.
A sua esperança é penetrar no eleitorado mais pobre, a base do Auxílio Brasil.
Ocorre, que estratégia em política muda muito e nem sempre segue os objetivos pré-traçados.
No Nordeste, por exemplo, o sentimento de gratidão nos grotões em relação ao presidente Lula, faz com que dificilmente o voto não seja dado ao petista.
Diante da oscilação na disputa presidencial, Simone Tebet abre espaço para insistir na sua candidatura.
Entretanto, há sinais repetidos de que ela sozinha não conseguirá furar o bloqueio do radicalismo, representado por Bolsonaro e Lula.
Fazer o quê?
Difícil dizer.
Mas, o “fato novo” seria Ciro Gomes e Simone Tebet sentarem-se numa mesa, mesmo que ambos não tenham índices expressivos nas pesquisas.
Ao que se sabe não há antagonismos intransponíveis entre os dois.
O principal da conversa resume-se em definir as linhas para a proposição de um pacto de união nacional, discutido na campanha e implantado após a eleição.
Definidas as diretrizes desse pacto, à semelhança do que ocorreu no passado no Chile e Espanha, a sociedade brasileira seria despertada para o que poderá acontecer “no dia seguinte à eleição”, caso um candidato radical ganhe a eleição.
Não será difícil mostrar o caos em que ficaria o país, na economia e até na segurança coletiva.
Pelo que se observa, ganhando Lula ou Bolsonaro, no outro dia começaria a “caça às bruxas” para dar o “troco”.
A onerosa conta seria paga pelo povo brasileiro, mergulhado numa crise de proporções inimagináveis. Veja-se o exemplo recente do Chile.
Quanto a quem seria candidato, se Ciro, ou Tebet, é uma questão a ser construída através da arte política.
O que precisa agora é tentar salvar o país do abismo do radicalismo.
E somente Ciro e Simone Tebet, por já serem candidatos, podem enfrentar esse tema, através da pregação de uma união nacional.
Portanto, o título do artigo não é próprio ao indagar se Ciro e Tebet podem conversar.
O correto é afirmar, que eles devem conversar, e o mais rápido possível.
Ney Lopes é jornalista, advogado e ex-deputado federal
Por Josivan Barbosa
Os preços de leites e derivados já acumulam alta de 30,19% em 2022, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) de julho, prévia da inflação oficial, bem acima dos 5,79% registrados pelo índice geral. No caso do leite longa vida, a alta é ainda mais expressiva, de 57,42%.
Outros derivados também têm altas de destaque: queijo (13,80%), manteiga (14,18%) e iogurte e bebidas lácteas (13,26%).
A alta dos preços para o consumidor reflete uma combinação de entressafra do leite – época de menos chuva, o que afeta as pastagens – com aumento dos custos de produção, com defensivos agrícolas, insumos para ração animal, como milho e soja, e combustível.
O movimento leva a menos captação de leite, o que aumenta a dificuldade das indústrias de lácteos conseguirem o insumo e pressiona o preço no mercado, apontam especialistas e o próprio IBGE. A guerra da Ucrânia acabou reforçando esse movimento, com impacto também em preços de fertilizantes.
O custo da produção vem aumentando bastante desde o ano passado, com defensivo agrícola, combustível, trator, ração, etc.
Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) – Esalq/USP, o leite spot se valorizou 20,8% da primeira para a segunda quinzena de junho, chegando a R$ 4,16/litro. A média mensal, de R$ 3,80/litro, ficou 26,2% maior que a registrada em maio. Já o preço do leite captado em maio e pago aos produtores em junho teve aumento de 4,6% frente ao mês anterior, a quinta alta seguida, e ficou em R$ 2,6801 por litro no média do país.
Em análise recente no Boletim do Leite, a pesquisadora do Cepea Natália Grigol destacou a menor oferta de leite no campo em junho, o que provoca a disputa das indústrias de laticínios pela compra do leite cru, matéria-prima para a produção de lácteos.
Economistas preveem influência ainda maior do leite no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho. Pelo IPCA-15, só o leite longa vida subiu 22,27% e já teve impacto de 0,25 ponto percentual no mês. Os preços de leites e derivados subiram 11,43% pelo IPCA-15 de julho. A projeção do economista da LCA Consultores Fabio Romão é que no IPCA a alta seja maior, de 13,82%.
O destaque da tilápia nas exportações
A tilápia é a principal espécie exportada pela piscicultura brasileira, e foi responsável por 98% do faturamento e 99% da quantidade de peixes embarcados no primeiro semestre de 2022. O Brasil também exporta tambaqui, surubin, bagre, traíra, entre outros.
Os Estados Unidos são os principais compradores, com participação de 63% no volume de peixes exportados pelo Brasil de janeiro a junho. As vendas aos americanos representaram 76% do faturamento total das exportações nos seis meses, com US$ 10,9 milhões.
O Canadá aparece na segunda posição, com US$ 1,2 milhão.
Outros destinos importantes são Líbia, México, Chile, China e Japão.
Os principais Estados exportadores são Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.
Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Ufersa
A Lei de Improbidade Administrativa – n. 8.429/92, com as modificações da Lei n. 14.230/21 – dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, de que trata o § 4º do art. 37 da Constituição Federal (CF).
Entretanto, a nova redação do Art. 23 da citada Lei tem sido objeto de debates, uma vez que estipulou que a ação para a aplicação das sanções previstas na Lei prescreve em 8 (oito) anos, contados a partir da ocorrência do fato ou, no caso de infrações permanentes, do dia em que cessou a permanência.
A prescrição, esclareça-se, tem fundamento na pacificação social, na certeza e na segurança da ordem jurídica. Sendo assim, o titular deve exercer o seu direito dentro de um determinado prazo, pois o “direito não socorre aqueles que dormem”, diz o professor Flávio Tartuce.
Em consequência do lapso temporal, algumas ações por improbidade administrativa estão sendo arquivadas com base na ocorrência da prescrição, ficando os agentes públicos ímprobos livres de qualquer condenação.
Como se sabe, não é de hoje que o Brasil convive com a prática nada republicana de atos de improbidade administrativa. Há tempos que alguns gestores públicos, valendo-se do cargo que ocupam, locupletam-se do erário.
A improbidade administrativa faz muito mal ao país, com sensíveis prejuízos à saúde, à educação e a outras áreas do serviço público, dificultando, ainda mais, a vida do já sofrido povo brasileiro.
Para alguns, a decretação da prescrição premia o agente público que se comporta de forma incorreta no trato da coisa pública. Por outro lado, é certo que ninguém poderá ficar, eternamente, à espera de uma decisão do Estado-juiz, pois as partes têm o direito de obter em prazo razoável a solução integral do mérito, incluída a atividade satisfativa, como diz o Código de Processo Civil.
De se destacar que existem na Lei algumas hipóteses que interrompem o prazo de prescrição, como o ajuizamento da ação de improbidade administrativa e a publicação da sentença condenatória. Contudo, Interrompida a prescrição, o prazo recomeça a correr do dia da interrupção, pela metade do prazo, isto é, 04(quatro) anos.
De toda forma, o ressarcimento ao erário é imprescritível, podendo o Ministério Público ajuizar uma Ação Civil Pública, com base no Art. 37, § 5º, da CF, que prevê que a lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento. (grifei).
Nesse sentido, o então ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, no julgamento de do Recurso Extraordinário n. 853475, assim se manifestou:
“O comando estabelece, como um verdadeiro ideal republicano, que a ninguém, ainda que pelo longo transcurso de lapso temporal, é autorizado ilicitamente a causar prejuízo ao erário, locupletando-se da coisa pública ao se eximir do dever de ressarci-lo”.
Defender tese contrária é prestigiar o terceiro ímprobo que concorreu para o
ato, favorecer o enriquecimento ilícito e desrespeitar os Princípios da Administração
Pública (art. 37, caput, da CF), afirmaram os ministros do Superior Tribunal de Justiça, em julgamento sobre o tema.
Desse modo, se o agente público não for penalizado pelo ato de improbidade administrativa, em razão da prescrição, que seja condenado a ressarcir o erário.
É o mínimo que a sociedade brasileira espera.
Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça
Por Marcos Ferreira
Escriba mau-caráter, sem-vergonha,
Também difamador da pior marca.
No entanto eis que essa víbora bisonha
Pretende-se um poeta qual Petrarca.
Não fez nunca um soneto, como sonha,
Porque o seu intelecto não abarca…
O quengo inteiro inchado de peçonha,
A inspiração é sempre muito parca.
Raquítico qual tudo quanto escreve,
Não raro esse esqueleto ainda se atreve
A difundir calúnia e pabulagem.
É um tipo bem malhado nesta aldeia,
Um pulha descarado e bom de peia,
Que arrota valentia sem coragem.
Marcos Ferreira é escritor
“A ausência de evidência não significa evidência de ausência.”
Carl Sagan
As estatísticas e informações da Justiça Federal da 5ª Região (integrada pelos Estados de Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) foram aplicadas para o primeiro estudo do Brasil que compara o desempenho humano e de máquinas. O trabalho é assinado pelo professor Elias Jacob de Menezes Neto e pelo Juiz Federal Marco Bruno Miranda Clementino. Ambos integram a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O trabalho analisa ainda o grau de previsibilidade de decisões judiciais.
A pesquisa foi publicada na nova edição da revista PLOS One, sob o título “Using deep learning to predict outcomes of legal appeals better than human experts: A study with data from Brazilian federal courts” (Usando deep learning para prever resultados de recursos judiciais melhor do que especialistas humanos.
O trabalho utilizou mais de 3 milhões de processos e 750 mil recursos julgados pelos Juizados Especiais Federais do Tribunal Regional Federal da 5a Região, que engloba os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Após “ensinar” a inteligência artificial a “ler” textos em português, os pesquisadores inseriram as particularidades dos textos jurídicos utilizando 3.1 milhões de sentenças em processos judiciais julgados entre 2006 e 2020.
Depois, ensinaram a IA a prever o comportamento decisório utilizando cerca de 750 mil processos julgados no passado. O sistema, que foi registrado pela UFRN junto ao INPI, pode ser utilizado tanto pela advocacia (pública e privada) quanto pelo Poder Judiciário, especialmente na etapa de triagem dos processos para encaminhamento da decisão. “Com isso, esperamos contribuir para uma Justiça mais rápida e que trate com maior uniformidade casos que são semelhantes”, diz o juiz federal.
Com o objetivo de fomentar mais pesquisas nessa área ainda pouco explorada, foi disponibilizado, com os resultados da pesquisa, o conjunto de dados públicos contendo as milhares de decisões judiciais utilizadas no treinamento. A pesquisa aplicou os recursos computacionais do supercomputador do Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD), localizado no Instituto Metrópole Digital, recebeu financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e contou com o apoio de diversos magistrados e servidores da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Alagoas.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Fórum de Mulheres com Deficiência e parceiros realizará mais uma edição do projeto “A Praia é Para Todos”, domingo (31), das 8h às 13h, na Praia do Ceará, em Tibau. A ação oferecerá atividades de esporte e lazer para cerca de 500 pessoas com deficiência e seus familiares.
Entre as opções, estão surf adaptado, vôlei sentado, gincana e futebol para surdos, banho de mar em cadeiras de rodas (anfíbias), música ao vivo com a dupla sertaneja Beth e Jammir, fitdance, entre outras.
A edição 2022 tem apoio de varias instituições de inclusão social de Mossoró e região, como Uern, Ufersa, Faculdade Católica do RN, 16 empresas, Câmara Municipal de Mossoró, Prefeitura de Tibau. A articulação para realização do evento é do ex-vereador e ativista da inclusão social e ex-vereador Petras Vinícius (sem partido).
“A edição deste ano tem um significado ainda maior, já que nos últimos dois anos não aconteceu por conta da pandemia da Covid-19, por isso terá ainda mais alcance, com participantes de Mossoró, Paraú, Apodi, Baraúna, Governador Dix-sept Rosado e Areia Branca e mais opções de esporte e lazer”, destacou Petras.
Inclusão
A presidente do Fórum das Mulheres com Deficiência, Cláudia Medeiros, diz que todos são bem-vindos para o momento de inclusão social. “É uma oportunidade para que pessoas com deficiências vivenciem a praia e tudo que ela traz de bom, em contato com a natureza e de forma saudável”, convida.
O ex-vereador e articulador ressalta a importância das parcerias para viabilização do projeto. “A junção de tantos parceiros com o mesmo ideal de inclusão garante que pessoas com diferentes deficiências ou limitações vivam momentos inesquecíveis”, finaliza Petras Vinícius.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) ampliou as frentes de trabalho em operação simultânea na execução do Plano de Restauração de Trechos Críticos, que prevê investimentos de R$ 50 milhões para melhorar as condições de trafegabilidade das rodovias estaduais.
Das 29 intervenções constantes do Plano de Restauração de Trechos Críticos, 13 já foram concluídas ou estão em fase de execução, 15 serão iniciadas até meado de agosto e uma em setembro. Entre as que foram concluídas, ou encontram-se em processo final de conclusão, está a RN-078, que vai de Patu até a Divisa com a Paraíba, num total de 10 quilômetros; os dezesseis quilômetros da RN-072 entre Lucrécia e Umarizal; e a Leste-Oeste, via urbana que liga o Centro de Mossoró aos bairros onde estão localizados os campi universitários e o Hospital da Mulher.
Ao todo são 430 quilômetros de rodovias incluídas no Plano de Recuperação de Trechos Críticos. Além disso, o Governo do Estado investe R$ 75 milhões na reconstrução da RN-233, que interliga a BR-304, em Assú, à BR-226, em Triunfo Potiguar.
Essa obra não estava prevista no plano de aplicações do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, mas foi inserida pela importância que tem no estratégico processo de transição energética, em curso no Rio Grande do Norte.
Obras concluídas ou em fase de conclusão
RN-078 – Patu/Divisa PB
RN-129 – Lajes/Pedra Preta
RN-288 – São José do Seridó/Caicó
RN-288 – Carnaúba dos Dantas/Divisa PB
RN-041 – Santana do Matos
RN-072 – Lucrécia/Umarizal
RN-088 – J. Seridó/Parelhas
RN-203 – São Tomé/Cerro Corá
RNT-226 – São Vicente/Florânia
RN-233 – Caraúbas/Apodi
Leste-Oeste (Mossoró)
Acesso Tibau/Grossos
Acesso Boi Selado.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A Convenção Estadual do Solidariedade realizada nesta sexta-feira, 29 de julho, em sua sede no bairro de Lagoa Nova (Natal), confirmou a chapa de candidatos a deputado estadual e federal. Também foi feita a homologação da candidatura a governador do advogado Fábio Dantas.
Um dos participantes do evento foi o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, filiado à agremiação. Quem também prestigiou a convenção foi o ex-prefeito do Assu Ivan Júnior (União Brasil), nome a vice de Fábio Dantas.
Veja os candidatos a deputado estadual do Solidariedade: Cristiane Dantas (deputada estadual), Subtelente Eliabe (deputado estadual), Jadson, Lilia Saldanha, Breninho lutador, Alexandre Feitosa (Bambam), Ana Cláudia, Daniel Cabral, Eduarda Cardoso, Caju Frete, Doutor Salismar, Michael Diniz, Gilvan Balada, Juliana Rocha, Luiz Eduardo, Cabo Tony Fernandes, Jair Dantas, Ingrid Trajano, Professora Celeste, Silvério Giliarde, Flávio do Pastel e Valdir Medeiros (Valdir – O liso).
Veja os candidatos a deputado federal: Kelps Lima (deputado estadual no momento), Lawrence Amorim, Tê, Gilvan Alves, Raimunda Nilda, Rose Guerra (Rose da Aspan), Bárbara Dantas, Alessandru Pinheiro e Garibaldi Leite.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O jornalista Cézar Alves, comandante-em-chefe do portal Mossoró Hoje, relata que tem linfoma Hodgkin, uma espécie de câncer no sangue.
Ele passa mensagem aos amigos, esclarecendo o assunto:
Aos amigos!
Esta semana fiquei sabendo que tenho linfoma Hodgkin, uma espécie de câncer no sangue que faz surgir um caroço no pescoço. Não é agressivo e é localizado. Mas, como todo câncer, precisa ser tratado e estou correndo para que isto ocorra o quanto antes. Não estava em meus planos chegar aos 50 com um caroço cancerígeno no pescoço.
Porém, o tratamento só pode começar quando fechar o diagnóstico, o que não é fácil.
Agora que chegou o resultado da citologia, apontando o indicativo de que se trata de linfoma de Hodgkin ou de não Hodgkin, estou fazendo em Fortaleza outro exame para confirmar e definir o tipo de linfoma dos 46 existentes.
Uma vez definido, terei que fazer outro tipo exame igualmente complexo e caro para saber como este linfoma é irrigado, para só então definir o tratamento.
A previsão do médico é que o tratamento, possivelmente cirúrgico e de algumas sessões de radioterapia, tenha início em setembro. As chances de cura são acima de 90%, mesmo assim eu estaria mentindo se falasse que não estou com medo.
O hematologista André Aleixo disse que, até o início do tratamento em setembro, posso continuar jogando bola e comendo meu cuscuz com leite!
Portanto, peço a compreensão pela minha ausência, caso ocorra, em alguns momentos neste período.
À luta!
Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Meu caro, conte comigo nas orações e ações. Vai dar tudo certo.
Amém.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“Qualquer tentativa é melhor que a mais elaborada desculpa.”
Seth Godin
Do Poder 360
A Petrobras anunciou, nesta 5ª feira (28.jul.2022), nova redução no preço da gasolina. As distribuidoras passarão a comprar o litro por R$ 3,71 a partir de 6ª feira (29.jul). O recuo é de 3,9% ante o preço praticado hoje, de R$ 3,86 por litro. Esta é a 2ª redução no ano. A 1ª foi anunciada há pouco mais de uma semana, em 19 de julho, quando o preço foi reduzido em R$ 0,20 por litro nas refinarias.
Segundo a estatal, a “redução companha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina”.
Na bomba, o preço da gasolina está em trajetória de declínio há 1 mês. Isso se deve à lei que impôs teto de 17% a 18% para as alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis.
A redução de R$ 0,35 nas refinarias da Petrobras, somados os 2 reajustes anunciados pela estatal nos últimos 10 dias, deve dar sobrevida à queda. De acordo com a Petrobras, a expectativa é que a redução anunciada nesta 5ª feira diminua sua participação na gasolina vendida nos postos. A redução seria de 3,9%, saindo de R$ 2,81 para R$ 2,70 por litro.
Paridade
Os valores são menores que nas refinarias porque consideram a adição de etanol anidro à gasolina, na proporção de 27%. O recuo está acima do preço de importação, de acordo com dados da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) para o dia. Os preços internos estão 2% acima do valor pago na importação, ou R$ 0,07.
A Petrobras adota política de preços de paridade de importação, o chamado PPI. Com a queda no preço do barril e na cotação do dólar nos últimos dias, o valor de importação também caiu.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Martins, município serrano da região Oeste do RN com 690 metros de altitude e a 153 quilômetros de Mossoró e 353,8 km de Natal, realiza entre esta sexta-feira (29) e domingo (31) o seu o 14º Festival Gastronômico e Cultural. A iniciativa é da municipalidade.
Com o tema ‘Mistura de Paixões’, o evento é retomado após dois anos de cancelamento devido a pandemia da Covid-19.
A promoção é trabalhada em três eixos: culinária, diversão e arte.
A prefeitura ampliou área para ocupação dos restaurantes, bares e sanduicherias. Também ofertará espaço para entretenimento de crianças, manifestações culturais e terá diversas atrações musicais, como o pernambucano Jorge de Altinho.
Expectativa é de temperatura que poderá chegar aos 17 graus ou até menos.
“Se você ainda está procurando por aquela pessoa que vai mudar a sua vida, dê uma olhada no espelho.”
Roman Price
Ex-vereador do Natal e ex-deputado estadual, Cláudio Porpino deu um passo atrás na postulação à Assembleia Legislativa pelo União Brasil.
Em suas redes sociais, há poucas horas, anunciou sua posição, sem maiores detalhes:Lisonjeado com o convite do União Brasil, partido que tem à frente o senador José Agripino Maia, para integrar a nominata de candidatos à Assembleia Legislativa, comunico que abdico dessa condição, embora não deixe de continuar lutando pelas coisas que acredito.
Todos sabem da minha paixão por Natal e da minha defesa pela capital. Não posso deixar de levar uma palavra amiga àqueles que acreditam no meu trabalho e na minha disposição de lutar por uma Natal cada vez melhor.
Importante ressaltar o apoio do presidente da Câmara Municipal de Natal Meu candidato a deputado federal, *Paulinho Freire* que sempre esteve à frente desse processo e que conta com meu apoio incondicional na campanha política deste ano.
Agradeço a lembrança de todos e digo, sem medo, que essa luta não é só minha. É de todos nós. Até breve!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Está difícil analisar pesquisa eleitoral no Rio Grande do Norte. Muito complicado.
Particularmente, tenho dificuldade em dissecar cenário de pré-campanha a partir dessa enxurrada de números, uns se sobrepondo a outros, além de certas disparidades. Há uma confusão babélica.
E olhe que lido com esse produto profissionalmente há mais de 30 anos, sempre aprendendo e tentando saber mais. Tempo em que a divulgação de sondagem eleitoral era aguardada com grande ansiedade e poucas empresas especializadas atuavam no mercado.
Hoje, temos várias pesquisa numa semana, para todos os gostos e contrariedades.
Remete-me à situação da campanha municipal de 2012 em Mossoró. Na época foram publicadas 18 pesquisas (veja AQUI), além de outras que judicialmente acabaram proibidas.
Em algum momento – provavelmente perto das eleições – tudo ficará menos embaciado, facilitando análise com base em dados mais homogêneos e equilibrados.
Do jeito que está agora, não me arrisco.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Nessa sexta-feira (29), o partido Solidariedade formaliza suas candidaturas às eleições deste ano no Rio Grande do Norte.
O Solidariedade confirmará a candidatura de Fábio Dantas ao Governo – na sede do partido na Cidade Alta, Natal-RN, às 10h.
Também apresentará suas chapas proporcionais, ou seja, deputado federal e deputado estadual.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.