“Treinei quatro anos para correr nove segundos. Tem gente que não vê resultados em dois meses e desiste.”
Usain St. Leo Bolt
Jornalismo com Opinião
“Treinei quatro anos para correr nove segundos. Tem gente que não vê resultados em dois meses e desiste.”
Usain St. Leo Bolt
O professor da Universidade do Estado do RN (UERN) e ex-presidente do PCdoB mossoroense Gutemberg Dias dedica uma parcela importante do seu tempo à própria saúde. Com razão.
Paciente renal, submetido semanalmente à hemodiálise, ele não tem como fugir à rotina dessa modalidade de tratamento.
Mas, existem bons sinalizadores à plena melhoria de sua saúde.
Ouvi de quem acompanha tudo de muito perto.
Que assim seja.
Estamos na torcida, meu caro.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e a Universidade Estadual do Rio Grande Norte (Uern) realizarão evento sobre cidadania e conciliação, terça-feira (7), às 9h, no campus da Uern em Natal (Zona Norte).
Haverá atividades de educação ambiental, acolhimento a vítimas de violência doméstica e negociações para parcelamento de débitos com a Caern, Cosern/Neoenergia e Claro. O Juizado do Trânsito estará presente para fazer atendimentos.
“Qualquer pessoa pode comparecer à Uern para tratar de assuntos ligados à conciliação, entre eles na área do consumidor, por exemplo. Estaremos lá para responder dúvidas da população, das 9h às 16h30”, destaca a juíza Daniella Simonetti.
Ela é a coordenadora executiva do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJRN (Nupemec/TJRN) e diz que será o primeiro evento desse porte realizado em parceria com uma universidade.
Esclarecer, orientar e resolver dúvidas da população relacionadas à conciliação e à mediação é uma das metas do evento. O campus da Uern em Natal fica na Avenida Dr. João Medeiros Filho, 3419, Potengi.
Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Por Vonúvio Praxedes (Diário Político)
Nos últimos dias a aliança política entre o Deputado Neilton Diógenes (PP) e de Agnaldo Fernandes, presidente do PT de Apodi, deu o tom das conversas na ala da oposição sobre o processo eleitoral naquele município.
Mais um registro fotográfico postado nas redes sociais evidencia a ligação consistente entre Neilton e a governadora Fátima Bezerra (PT), ladeados por Agnaldo, fechando o trio que cairá em campo para tentar derrotar nas urnas o candidato governista que já foi indicado pelo prefeito Alan Silveira (MDB).
Mesmo o MDB fazendo parte do Governo Fátima, tendo Walter Alves como vice-governador e presidente estadual da sigla, ao que parece a governadora definiu sua escolha na campanha do próximo ano na terra da água mineral.
Este Diário Político entrou em contato e questionou Agnaldo Fernandes sobre a proximidade política com Neilton e a resposta foi objetiva: “Hoje é certo que PT e PP estarão juntos, no mesmo palanque em 2024. O PT trabalha no campo das articulações para ser protagonista numa composição vitoriosa”.
Sobre quem indicaria o vice ou cabeça de chapa Agnaldo preferiu cautela: “Não há definição enquanto posição na chapa. A certeza é a construção de uma articulação harmoniosa e confiança mútua. No tempo certo decidiremos sobre essa questão”, finalizou.
Outros nomes da oposição também estão se movimentando e fica uma questão: haverá mais adesões/ alianças para as eleições 2024 em Apodi?
Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O encerramento da programação do “Outubro Rosa” na Assembleia Legislativa pautou o discurso da deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) durante sessão ordinária desta terça-feira (31). A parlamentar alertou que mesmo terminando o mês dedicado ao combate ao câncer de mama, a luta continua em todos os dias do ano.
“A prevenção da saúde da mulher deve ser feita o ano inteiro. Nós que fazemos a Frente Parlamentar da Mulher e Procuradoria da Mulher desta Casa reforçamos que essa luta é diária e precisa da união de todos os poderes”, disse.
Cristiane informou que visitou os grupos de apoio que atuam no combate ao câncer na cidade, com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido e conhecer de perto as dificuldades enfrentadas e as pacientes que estão em tratamento.
“Detectamos que existem vários pacientes com câncer aguardando exames de alta complexidade. Proponho que a bancada feminina desta Casa, da qual faço parte, possa buscar ajuda das autoridades competentes para viabilizarmos um mutirão que priorize essa lista, já que nesse caso, a celeridade representa mais chances de cura”, convocou.
Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Orçamento da Prefeitura de Mossoró para 2024 está aprovado, em primeiro turno, com 321 emendas. A decisão foi tomada pela Câmara Municipal, por unanimidade, na sessão de hoje (31). As próximas etapas são a votação em segundo turno, dia 8 de novembro, e a leitura da redação final, dia 14 do mesmo mês.
Tramitando na Câmara como Projeto de Lei do Executivo n° 68/2023, o Orçamento para 2024 é estimado em R$ 1 bilhão e 141 milhões. As emendas objetivam aperfeiçoar a Lei Orçamentária Anual (LOA), pois reservam recursos para ações até então não previstas. Muitas delas são sugeridas por entidades sociais.
Das 321 emendas aprovadas, 320 são impositivas (de execução obrigatória). A outra fez alteração ao texto do Projeto de Lei. Na discussão que antecedeu a aprovação do projeto, vereadores destacaram o quantitativo de emendas aprovadas.
Marco
Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC), o vereador Marckuty da Maísa (Solidariedade) ressaltou a análise de 365 e aprovação de 321 delas.
“É histórico na Câmara Municipal. Isso demonstra uma evolução e maturidade do Legislativo. Fomos às secretarias procurar os entendimentos para avançar no maior número de emendas. Ficou uma peça orçamentária muito boa”, avaliou, ao também parabenizar a gestão Allyson Bezerra, autora do projeto.
Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Após realizar diversas etapas itinerantes, por vários munícipios do RN e também na grande Natal, além de seleções para as mostras de filmes do Brasil e Potiguar, o Festival Urbanocine 2023 começa em Natal nessa quarta-feira (1º). Será desenvolvido até o próximo dia 3 (sexta-feira), numa realização da Ilha Deserta.
A abertura será às 8h de amanhã, no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal do RN (UFRN) – Lagoa Nova, mas também terá outros polos na cidade.
A programação gratuita contará com o Seminário Cinema, Educação e Acessibilidade; palestras; Cine Educa – com filmes realizados pelos participantes de oficinas realizadas no Rio Grande do Norte e Mostras de Filmes Nacional e Potiguar. Todos os filmes exibidos contarão com recurso de audiodescrição.
O evento também receberá mesas temáticas, batalha de rima e cultura urbana, além de atrações musicais.
Para ficar por dentro de todas as novidades do Urbanocine, siga @urbanocine no Instagram e programação abaixo:
Programação
2º SEMINÁRIO – CINEMA, EDUCAÇÃO E ACESSIBILIDADE
01 de novembro de 2023 – Auditório do Centro de Educação da UFRN – Lagoa Nova, Natal/RN
Entrada Gratuita
8h | Abertura
Apresentação da programação do Festival Urbanocine 2023, com a presença de convidados institucionais.
8h15 – 10h | Roda de Conversa
Audiodescrição no Cinema
Com Kely Araújo e Thiago Cerejeira
Mediação: Mayara Barreto
10h – 11h | Mostra de Filmes Cine Educa RN | 60 min
Mostra de filmes realizados em oficinas de audiovisual realizadas no Rio Grande do Norte.
11h – 12h30 | Palestra
Educação audiovisual: percursos criativo-pedagógicos entre escola e comunidade
Com Ana Bárbara Ramos | Semente Cinematográfica (PB)
EDIÇÃO ZONA SUL
02 de novembro de 2023 – Praça do DED – Presépio de Natal – Av. Prudente de Morais – Lagoa Nova, Natal/RN
Entrada Gratuita
16h | Abertura ao público
Instalações e exposições
19h30 às 20h10 | MOSTRA POTIGUAR
Exibição de filmes que integram a Mostra Potiguar Urbanocine 2023
20h10 às 21h20 | MOSTRA NACIONAL
Exibição de filmes que integram a Mostra Nacional Urbanocine 2023.
21h30 às 22h30 | Apresentação Musical
EDIÇÃO ZONA NORTE
03 de novembro de 2023 – Espaço Cultural Jesiel Figueiredo – R. do Taiaraçu, 228 – Lagoa Azul, Natal/RN
Entrada Gratuita
16h | Abertura ao público
17h | Batalha de Rima
19h30 à 20h50 | MOSTRA NACIONAL
Exibição de filmes que integram a Mostra Nacional Urbanocine 2023.
20h50 à 21h40 | MOSTRA POTIGUAR
Exibição de filmes que integram a Mostra Potiguar Urbanocine 2023.
21h40 | PREMIAÇÃO
Cerimônia de Premiação do Festival Urbanocine 2023.
21h50 às 22h30 | Atração Musical
PROGRAMAÇÃO DE MOSTRAS
PROGRAMA CINE EDUCA RN
01 de novembro de 2023 | 10h | 60 min – Centro de Educação da UFRN – Lagoa Nova, Natal/RN
Entrada Gratuita
– CARTA AO FUTURO
Dir: Alunos Urbanocine | 11 min | 2023
Ao participar de uma oficina de cinema, jovens e adolescentes compartilham suas perspectivas de mundo e sonhos para o futuro. A experiência deu origem ao filme-carta “Carta ao Futuro”, produzido no âmbito do projeto Urbanocine.
– O MICROFONE MÁGICO
Dir: Alunos Cineclube | 4 min | 2019
O Microfone Mágico é um curta-metragem produzido pelas crianças na Oficina de Apreciação e Criação de Cinema, em parceria com o professor Sihan Felix e o projeto Cineclube (NEI/UFRN).
– MUNDO 1
Dir: Pedro Fiuza e Rudá Almeida | 18 min | 2022
Um retrato e um documento histórico da cidade, no tempo e no espaço, a partir de oito personagens reais. Romildo Soares, Vera Gomes, Moacir de Freitas, Dionila Morais, Amém Ore, Manoel “O Poeta da Passarela”, Judson Andrade e Cláudio Slayer falam de suas vidas, trabalhos e vivências em Natal.
Este filme foi escrito por dezesseis jovens roteiristas do projeto Casa da Praia Lab – Sala de Roteiristas, realizado entre junho e outubro de 2022.
– JÚLIA PORRADA
Dir: Igor Ribeiro | 13 min | 2019
Em São Miguel do Gostoso, o místico percorre as encruzilhadas de uma nordestina com sobrenome justificável
– OS ROBERTOS
Dir: Alunos Caravana REC | 6 min | 2023
A vida é um grande palco para o multifacetado ator e diretor Roberto Vitor. Caminhando pelas ruas de Baraúna com seu passo apressado, ele revela a inquietação de uma mente que transita com naturalidade por diferentes linguagens artísticas.
PROGRAMA OFICIAL 01
02 de novembro de 2023 | 19h30
Pça do DED – Presépio de Natal – Av. Prudente de Morais – Lagoa Nova, Natal/RN
Entrada Gratuita
PROGRAMA POTIGUAR | 36 min
– LIA FICOU SOZINHA EM CASA
Dir: Paula Pardilhos | 10 min | 2022
Com apenas oito anos, Lia precisa lidar com uma estranha presença.
– TE GUARDO NO BOLSO DA SAUDADE
Dir: Rosy Nascimento | 11 min | 2021
Uma filha tece memórias sobre a sua mãe.
– A VIGÍLIA
Dir: Victor Ciriaco | 15 min | 2022 A Vigília
Um grupo de fiéis de uma pequena igreja parte para um monte, onde realizarão uma vigília de oração. Durante a ocasião, diferentes eventos farão com que os membros do grupo questionem o meio em que estão e os princípios que decidiram seguir.
PROGRAMA NACIONAL | 67 min
– NOME MORTO
Dir: Bê Reis e Mayara Gomez | SP | 12 min | 2023
Uma família debate se deve ou não manter vivo um parente em estado terminal. Apenas um quer deixá-lo morrer: ele mesmo.
– CAMINHOS AFRODIASPÓRICOS PELO RECÔNCAVO DA GUANABARA
Dir: Wagner Novais | RJ | 20 min | 2022
Carmem, uma viajante do tempo, reúne dados para a criação de uma mitologia afrodiaspórica no território da Pequena África. Em suas andanças, reúne um legado ancestral, descobre que o tempo é cíclico e que todos podem contribuir para um futuro melhor.
– DIAFRAGMA
Dir: Robson Cavalcante | AL | 10 min | 2023
Carlos, um menino muito criativo, sempre considerou seus olhos como sua maior fonte de diversão, mas após descobrir que possui diabetes, ele entende que precisará de resiliência para enfrentar a cegueira.
– AVA KUÑA, ATY KUÑA; MULHER INDÍGENA, MULHER POLÍTICA
Dir: Fabiane Medina, Julia Zulian e Guilherme Sai | MS/SP | 25 min | 2021
Ava Kuña, Aty Kuña; mulher indígena, mulher política é uma abordagem poética da resiliência política das mulheres indígenas brasileiras. Retrato da Kuñangue Aty Guasu, a Grande Assembléia de Mulheres Guarani Kaiowá, o curta-documental mescla as impressões, sentimentos e explicações de uma mulher branca e de uma mulher originária acerca desse encontro.
PROGRAMA OFICIAL 02
03 de novembro de 2023 | 19h30
Espaço Cultural Jesiel Figueiredo – R. do Taiaraçu, 228 – Lagoa Azul, Natal/RN
Entrada Gratuita
PROGRAMA POTIGUAR | 47 min
– DIONÍSIA – POEMA ALÉM DA FLORESTA
Dir: Nilson Eloy | 21 min | 2022
Dionísia – Poema Além da Floresta retrata os primeiros anos da vida de Nísia Floresta, importante escritora potiguar reconhecida internacionalmente e uma das precursoras do movimento feminista no Brasil no sec. XIX.
– 50%
Dir: Madson Ney e Luiza Gurgel | 17 min | 2023
Três assaltantes tentam explodir um banco e roubar os milhões de reais da agência. Mas o explosivo falha e o plano também. Agora a quadrilha têm que decidir o que fazer com o dinheiro que seria roubado.
– CURTA OS CONGOS
Dir: Raquel Cardozo | 9 min | 2021
Curta os Congos se inspira na sabedoria do Mestre do Congo de Calçolas da Vila de Ponta Negra, Pedro Correia, nativo, pesquisador orgânico da comunidade e referência na cultura local para tecer uma hipótese daquele lugar, hoje densamente urbanizado, um dia ter sido um quilombo.
PROGRAMA NACIONAL | 77 min
– ÁGUA RASA
Dir: Dani Drumond | MG | 19 min | 2023
Navegando com seu varejão de bambu, Água Rasa percorre o Paraopeba, rio impactado pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho – MG, ouvindo e se conectando com outros atingidos ao longo da calha.
– DO TANTO DE TELHA NO MUNDO
Dir: Bruno Brasileiro | CE | 23 min | 2023
Leo vai a Juatama fazer uma visita inesperada a sua mãe, Cleide, que não via há muito tempo. Durante a estadia, ambos terão que lidar com antigos conflitos que ocasionaram no afastamento dessa relação. Mesmo sem saber como a mãe reagirá, Leo reúne coragem para revelar a sua real intenção em visitá-la: se despedir.
– NEM TODAS AS MANHÃS SÃO IGUAIS
Dir: Fabi Melo | PB | 18 min | 2022
Ana e o seu pai Luís retornam à casa da vovó. As lembranças, a dor e a saudade são vivenciadas e questionadas pela garota a partir da sua percepção sobre a vida e a morte.
– POR TRÁS DOS PRÉDIOS
Dir: João Mendonça | AL | 17 min | 2023
Em 2022 a prefeitura de Maceió se aproveitou das fortes chuvas locais para desmobilizar uma das maiores favelas de Alagoas. Desde então, as pessoas que ainda resistem vivem presas e invisíveis às sombras do Parque da Lagoa.
O Festival Urbanocine tem patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo e apoio da vereadora Brisa Bracchi, Prefeitura do Natal e Sebrae-RN.
Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Em 2020, última eleição municipal no país, o MDB continuou com o maior número de prefeituras, assim como nas eleições anteriores, em 2016 (veja AQUI). O partido, porém, elegeu 251 prefeitos a menos em comparação com 2016 (caiu de 1.035 para 784). Contudo, impressiona a sua capilaridade como legenda municipalista.
Ainda sobre 2020, PP e PSD completaram o pódio do Executivo municipal, com 685 e 654 prefeitos eleitos, respectivamente. Ambos partidos registraram alta em relação a 2016. O 2º turno destas eleições foi realizado no domingo (29 de outubro de 2020).
Nesta terça-feira (31 de outubro de 2024), damos sequência à série que iniciamos dia passado (Partidos seguem para repetir grande eleição de vereadores em 2024), tratando do quadro eleitoral que se avizinha, mas com retrovisor para enxergarmos o que ocorreu antes. Mapear o passado é uma forma de nos situarmos no presente e vislumbrarmos o futuro.
Veja abaixo um resumo de matéria especial que fizemos à época, com fim do pleito em 2020, traçando um inventário do que foi extraído das urnas:
Em 2020, em 5º lugar, o DEM foi a sigla que mais cresceu em números absolutos na comparação com quatro anos atrás. O número de prefeituras pulou de 266 para 464 – o que equivale a uma subida de 75%. Desse total, quatro foram prefeitos de capitais. Bom lembrar que o DEM passou por fusão com o PSL, virando o União Brasil – nascendo muito forte.
O PSDB ocupa a 4ª posição do ranking, com 520 prefeitos eleitos. Nas grandes cidades (aquelas com mais de 200 mil eleitores), PSDB, MDB, DEM e PSD vão administrar o maior número de prefeituras – apontou o G1.
Considerando a variação percentual, as legendas que mais cresceram foram Avante (583%), Patriota (277%), Podemos (252%) e PSL (200%). Por outro lado, as maiores baixas ficaram com siglas que conquistaram apenas uma única prefeitura – PTC (-94%), DC (-88%) e PMB (-67%).
Em números absolutos, os partidos que mais perderam prefeituras foram PSDB (-265), MDB (-251) e PSB (-151). O PSDB havia aumentado a quantidade de prefeituras em 2016, ano em que ocorreu o impeachment de Dilma Rousseff. Na época, elegeu 785 prefeitos. Em 2020, foram 520.
PT sofreu mais uma queda
O PT, que ocupou a Presidência da República de 2003 a 2016, registrou mais uma queda. Em 2012, o PT conseguiu 630 prefeitos. Em 2016, esse número foi de 254 (uma queda de 60% em comparação com 2012). Em 2020 teve o total de 183 prefeituras (redução de 28% em comparação com 2016).
*O levantamento não considera os candidatos a prefeito “sub judice”, que aguardavam julgamento da Justiça Eleitoral. Houve 102 disputas nesta situação no 1º turno e duas no 2º turno.
Com Lula de volta à presidência da República, o partido terá um teste de fogo para voltar a crescer nos municípios, em 2024.
O resultado do primeiro turno já apontava para um crescimento de partidos considerados do “Centrão”, grupo de siglas com práticas fisiológicas que se aproximou de Jair Bolsonaro, eleito presidente em 2018. PP, PSD e Republicanos foram alguns dos partidos que mais cresceram. Também já tinham sido identificadas quedas de partidos tradicionais como PSDB, MDB, PSB e PT.
E 2024? A polarização nacional que não cessa entre lulistas e bolsonaristas vai puxar para cima, em nova polarização, candidatos das duas correntes? Até aqui não existe indicadores nessa direção. A vida acontece nos municípios e os pleitos – em boa parte – têm características plebiscitárias (sim ou não de aprovação à gestão) e são regidos por temáticas e questiúnculas paroquiais.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Cá com meus botões: como faz falta o ex-vereador Cleodon Bezerra de Oliveira. Despediu-se de nós dia 1º de março de 2019, na UTI do Hospital Wilson Rosado (HWR), em Mossoró.
Tinha 77 anos e Areia Branca era sua cidadela, sendo universal em sua província.
Coisa escassa na política nativa, o compromisso, ele era uma dessas exceções que valorizavam mais ainda a raridade.
E não fazia nenhum esforço para honrar slogan que ostentava em campanha e fora dela: “Mantendo a palavra.”
Sim, sim, desse jeito.
Por décadas foi aluizista, foi PMDB, foi MDB. Sempre. Nos quatro mandatos como vereador, antes deles; além dos cargos públicos. Nunca mudou. Respeitado no seu time e por adversários – jamais seus inimigos.
Empresário, político, prático da navegação, amante do rádio, Cleodon era um homem de muitos amigos. Fácil escalá-lo para qualquer prosa ou tê-lo próximo num passeio pela poesia de Manuel Bandeira, por exemplo.
Amava a música, se encantava com a boa escrita.
Até ouço aqui e ali, aquele vozeirão fazendo bico e me dando um tamanho que sempre gostei: “Carlinnn!”
Trazendo boas novidades, ou nem tanto, a gente terminava gargalhando por qualquer coisa, por qualquer razão.
Ah, Cleodon! Você faz muita falta, sim.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Para 2024, a grande aposta do Partido dos Trabalhadores (PT) no RN é a deputada federal Natália Bonavides, à Prefeitura de Natal.
O partido investe todas as suas fichas nela.
A deputada estadual Isolda Dantas, que no fim de semana foi apresentada como pré-candidata, em Mossoró, é outro investimento.
Com apenas cinco prefeituras sob seu controle no território potiguar, o PT não conseguiu maior expansão nos municípios em quase cinco anos de governo no estado.
Sítio Novo com Andrezza Brasil;
Currais Novos com Odon Júnior;
Afonso Bezerra com João Batista da Cunha Neto (Neto de Zoraide);
Marina Marinho, prefeita de Jandaíra, eleita pelo MDB, agora está filiada ao PT;
São Gonçalo do Amarante com Eraldo Paiva, que virou prefeito com a morte (veja AQUI) do reeleito Paulo Emídio de Medeiros (Pros).
Eis o acervo de prefeitos do petismo.
Desses, apenas Odon Júnior e Marina estão no segundo mandato, não devendo concorrer em 2024.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“Nós estamos piorando cada vez mais. Eu considero o ser humano um caso perdido.”
Nelson Rodrigues
Quando você ouvir ou ler alguém afirmando o que consta no título desta postagem, não retruque.
Apenas fique ciente de um detalhe: nenhum político que queira vencer eleição, sobretudo majoritária, marcha sem pesquisa.
Nenhum.
Nenhum mesmo.
Cada um deles sabe que pesquisa ajuda – e muito – a ganhar uma eleição.
Sem ela, todo voo é cego, só à base de achismo.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A Assembleia Legislativa (ALRN) adiou para 2024 a instalação em Mossoró, prevista para 22 e 23 de novembro. A lotação do setor hoteleiro da cidade, com reservas esgotadas para o Mossoró Oil & Gas Expo (Moge), na mesma data, tornou inviável a estadia em Mossoró dos deputados estaduais e equipe da ALRN e do projeto Assembleia e Você.
Além dos parlamentares e servidores de apoio, que realizariam sessões em Mossoró, no projeto Assembleia Itinerante, a ALRN estaria em Mossoró, próximo mês, com equipe multidisciplinar do projeto Assembleia e Você. Compõem o time profissionais de diversas especialidades, que ofertam variedade de serviços sociais e médicos.
Contudo, os hotéis de Mossoró já estão sem vagas para a última semana de novembro, quando a cidade sedia o Moge, considerado a maior feira de negócios do setor de petróleo e gás em terra (offshore) do Brasil. O evento é realizado anualmente pela Redepetro RN e o Sebrae RN e atrai participantes de vários estados e do exterior.
Nova data
Um dos articuladores da instalação da ALRN em Mossoró, o vereador Lawrence Amorim informa já haver outra data em análise. “Como em dezembro há a festa de Santa Luzia, na mesma área onde será instalada a estrutura do Assembleia e Você, programamos a nova data para março, mês da emancipação política de Mossoró”, adianta.
O presidente da Câmara Municipal participa das tratativas, porque, no projeto Assembleia Itinerante, a ALRN se instalará no Legislativo mossoroense, onde realizará, por exemplo, sessões ordinárias. “Mas Mossoró não deixará de contar com esse importante momento e os serviços sociais e médicos. Apenas adiamos a data”, completa Lawrence.
Mossoró registrou, pelo sétimo mês consecutivo, saldo positivo na geração de novos postos de trabalho com carteira assinada. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (31), o município contabilizou, em setembro, 1.251 novas vagas formais de trabalho.
Desde março o saldo na cidade vem sendo positivo, com Mossoró liderando a geração de empregos em todo o Rio Grande do Norte durante quatro meses consecutivos (de maio a agosto). Em setembro, apenas Natal, capital do estado, contabilizou mais postos de trabalho do que Mossoró, com uma diferença de somente 44 vagas.
Os números apontam que o segmento que mais gerou vagas em Mossoró foi o de Serviços, com saldo de 646 novos empregos gerados. O setor de Comércio também foi destaque, com saldo de 252 vagas, seguido da Agropecuária (+200 vagas), Construção Civil (+81) e Indústria (+72). O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), Frank Felisardo, ressalta que os dados do Caged são indicadores muito importantes para o município.
“Neste período pode-se destacar a evolução de contratações no setor de serviços administrativos, informação, comunicação, financeiras e imobiliárias, com um saldo de 646 empregos, logo em seguida destaca-se o setor comércio com um saldo de 252 admissões, mostrando o crescimento em um mês de grandes movimentações na cidade de Mossoró, ligadas aos eventos da liberdade”, citou.
Frank Felisardo destaca ainda a expectativa para os próximos meses no que se refere à geração de empregos na cidade. “Para os meses que se seguem ainda há uma expectativa de continuidade de crescimento nos números de contratações, impactadas por aberturas de novas indústrias que se instalam na cidade, através do programa de revitalização dos distritos industriais, desenvolvido pela Sedint, assim como do aumento das contratações que geralmente ocorrem nos meses finais do ano”, finalizou.
Com quórum alto, formado por 21 vereadores, a Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (30), em sessão extraordinária, o novo Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA) de Mossoró 2016-2026.
A aprovação, na prática, homologa a revisão do PMIA, prevista no Projeto de Lei do Executivo n° 72/2023, aprovado por unanimidade.
Líder do Governo na Câmara, o vereador Genilson Alves (Pros) agradeceu à Presidência da Casa pela prontidão de convocar a sessão extraordinária. “Também agradeço à bancada de oposição pela presença e apoio, e parabenizo todas as equipes que trabalharam na revisão do Plano”, disse.
O presidente do Legislativo, Lawrence Amorim, elogiou os vereadores e vereadoras pelo atendimento à convocação. “Esta sessão confirma que, os assuntos de interesse da sociedade e que beneficiam Mossoró, tem o apoio da Câmara, de forma unânime”, destacou.
Planejamento
O Plano Municipal para a Infância e Adolescência sistematiza, em um único documento, a política local de atenção e cuidado, através da promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Foi elaborado em 2016 por comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e representantes do Poder Executivo e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
No período 2021/2023, o PMIA passou por reformulação e revisão, dada a necessidade de atualização das metas e ações voltadas às crianças e aos adolescentes. Para isso, o Município instituiu o Grupo de Trabalho Coordenador (GTC).
Formado por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sociedade civil, conselhos tutelares e de direitos, além dos próprios adolescentes, o GTC coordenou a reformulação do Plano, hoje homologado.
O prefeito Allyson Bezerra (UB) tem feito visitas de surpresa a secretarias, outras repartições públicas municipais e obras em Mossoró.
Assim mesmo, de supetão, fora da agenda oficial, em qualquer dia ou horário.
Volume de queixas crescentes da clientela, o cidadão, o fez ligar alerta e ir direto ao ponto.
Virou o próprio ouvidor-geral, com o diferencial de poder acionar de imediato medidas saneadoras – caso a caso.
Retomou esse hábito há poucas semanas, para saber o que é desleixo, o que é incompetência ou mesmo má-fé/sabotagem.
Em determinadas pastas e locais, o diagnóstico não o surpreende,
Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Começou sábado (28) nova etapa do programa “Jovem do Futuro”, da Prefeitura de Mossoró. Dentro do ciclo de formação profissional, os alunos iniciaram aulas ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Erison Natécio, informa que, para essa etapa, o jovem matriculado no programa escolheu curso de sua preferência e assistirá as aulas sob a coordenação dos serviços do Senai e Senac.
O programa “Jovem do Futuro” foi lançado este ano, com com o objetivo de garantir aos adolescentes da cidade formação cidadã, qualificação para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Beneficia mil jovens.
Cada participante recebe bolsa de R$ 300,00 durante quatro meses. As aulas nos polos do programa começaram no dia 19 de agosto. O público-alvo da iniciativa da Prefeitura é formado por alunos de 15 a 18 anos inscritos no Cadastro Único.
O MDB e o PSDB têm tudo para outra vez dividirem o feito de eleição do maior número de vereadores eleitos no RN. Em 2020 foi assim. O MDB do atual vice-governador, Walter Alves, é frequentador assíduo do topo e o PSDB do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, segue-o nessa posição no alto.
O MDB do vice-governador Walter Alves somou 291 eleitos em 2016, acrescentando apenas 19 em 2020, mas que assim mesmo o levou à melhor marca com 310 vitoriosos. Em relação ao pleito de 2024, se organiza e marcha com fôlego para ter igual ou maior pujança.
Em 2016, o PSDB fez 105 vereadores em todas as regiões do estado. Já em 2020, os números foram estelares, chegando chegando a 247, ou seja, 142 a mais. Ezequiel quer mais e mais.
PT não decola com Fátima
O PT da governadora Fátima Bezerra cresceu microscopicamente de um pleito para outro. Em 2016, quando Robinson Faria (PSD, hoje no PL) era o governante, o Partido dos Trabalhadores totalizou 38 vereadores. Já com ela governadora, em 2020, saiu desse número para 43. Apenas cinco a mais.
Vale lembrar que o petismo era aliado do governador, mas rompeu em abril de 2016, em pleno ano de campanha municipal.
Porém, a situação mais vexatória de 2016 para 2020 foi do próprio PSD. Fez 280 vereadores em 2016 com Robinson governador, mas caiu para 144 em 2020, um ‘enxugamento’ de 136 cadeiras.
O PSD cresceu com ele e definhou em seguida à sua despedida do cargo.
Num comparativo com Fátima Bezerra, o que se observa é como o PT segue acanhado, apesar de tê-la no poder máximo do RN. Quem cresce vertiginosamente são partidos aliados, como PSDB e MDB.
O União Brasil do ex-senador José Agripino pode também ter bom número de vencedores. O PL do senador Rogério Marinho é uma incógnita. Contudo, com possibilidade de se destacar nessa corrida pelo voto.
Leia também: PSDB, MDB, União Brasil e PL tendem a eleger maioria dos prefeitos
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Com unidades mercantis em Mossoró, Pau dos Ferros, Apodi, Assú e mais recentemente em Tibau e Grossos, o Grupo Nonato de Mossoró quer ampliar sua capilaridade.
O alvo continua sendo a região da Costa Branca, juntando-se aos investimentos em Grossos e Tibau.
O CEO do grupo, Pablo Marcel Oliveira, abriu canal de negociações que podem reforçar esse portifólio.
O Nonato tem como fundador o empresário Raimundo Nonato de Oliveira.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
A Câmara Municipal de Mossoró realiza sessão extraordinária nesta segunda-feira (30), às 10h, para votar o Projeto de Lei do Executivo n° 72/2023, que homologa a revisão do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA) de Mossoró.
A convocação para a sessão extraordinária é feita pelo Ato da Presidência nº 20, de 27 de outubro de 2023.
Documento de planejamento, o PMIA identifica os problemas locais que mais afetam a vida das crianças e dos adolescentes no município e aponta estratégias e soluções.
Ao homologar o Plano, decidido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), o Projeto de Lei do Executivo n° 72/2023 permitirá, por exemplo, atração de recursos federais para a área.
Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Em 2024, o Partido dos Trabalhadores (PT) vai para sua nona campanha consecutiva à Prefeitura de Natal, sendo cabeça de chapa. Até aqui, “bateu na trave” em uma disputa e não aconteceu nas demais. Essa trilha começou em 1992. O candidato a prefeito à época foi o professor, sindicalista e primeiro deputado estadual da legenda, Júnior Souto.
Abaixo, conheça um pouco dessa história em reportagem exclusiva do Blog Carlos Santos (BCS):
Em 1988, Wilma de Faria (PDT) foi eleita contra Henrique Alves (PMDB) – 46,92% a 43,45%. Já o PT, apresentou apenas Hugo Manso como vice de Waldson Pinheiro (PSB), com chapa ficando em terceiro lugar com 6,75% dos votos válidos.
Júnior Souto
Natural de Mossoró, Júnior Souto ficou apenas em quarto lugar em 1992 com apenas 6,89% dos votos válidos, na primeira investida do petismo à prefeitura da capital. Tinha sido eleito deputado estadual em 1990. Foi eleito o engenheiro Aldo Tinoco (PSB), apoiado pela prefeita Wilma de Faria (PSB), superando Henrique Alves (PMDB). No primeiro turno, foi esse o resultado: Henrique com 39,32% e Aldo obtendo 26,98%.
No segundo turno, Aldo Tinoco chegou à vitória com 50,21%, enquanto Henrique Alves atingiu 49,79%. Maioria numérica de apenas 961 votos (112.993 a 112.032).
Fátima Bezerra
A atual governadora Fátima Bezerra disputou quatro vezes: 1996, 2000, 2004 e 2008.
Em 1996, perdeu nos dois turnos para Wilma de Faria: 35,79% a 28,88% e 51,68% a 48,32%.
Em 2000, o confronto foi em um só turno contra Wilma de Faria novamente: 57,71% a 29,38%.
Em 2004, um sonoro desastre com a vitória de Carlos Eduardo Alves (PDT) no primeiro e segundo turnos contra Luiz Almir (PSDB), enquanto a petista apareceu apenas em quarto lugar: 37,30% contra 7,41%. Ela foi superada até por Miguel Mossoró, terceiro colocado, que somou 18,17% dos votos.
Veja desempenho de Carlos x Luiz Almir em termos de porcentagem de votos válidos em primeiro e segundo turnos: 37,30% a 30,46% e 51,92% a 48,08%.
Em 2008, outra vez Fátima Bezerra voltou ao segundo lugar, porém distante, perdendo para a então vice-prefeita Micarla de Sousa (PV), que resolveu disputa ainda no primeiro turno: 50,84% a 36,82%.
Mineiro
Já o deputado federal Fernando Mineiro, bem antes desse primeiro mandato em Brasília, foi o escalado em 2012 e 2016.
Em 2012, Carlos Eduardo Alves voltou a vencer e Fernando Mineiro foi o terceiro colocado. 40,42 % a 22,63 %. No primeiro e segundo turnos, Carlos superou Hermano Morais (MDB) por 40,42 % a 23,01 % e 58,31 % a 41,69%.
Em 2016, o prefeito Carlos Eduardo foi à reeleição e levou no primeiro turno a disputa. Fernando Mineiro foi o terceiro colocado: 63,42% a 10,15%. A segunda colocação ficou com o deputado estadual Kelps Lima (SDD), com 13,37%.
Jean-Paul Prates
Na última jornada, em 2020, nenhum medalhão da cúpula partidária quis se arriscar. Empurraram o senador Jean-Paul Prates, que não tinha nada a perder.
O prefeito Álvaro Dias foi reeleito (era vice de Carlos Eduardo, que renunciou) logo no primeiro turno, com 56,58% contra 14,38% do senador.
Natália Bonavides
Com 2024 é diferente: a deputada federal Natália Bonavides (PT) tem tudo a ganhar, mesmo que não vingue.
E, é bom que se diga: sua postulação é viável, capaz de convertê-la em prefeita.
Veremos.
Acompanhe o Blog Carlos Santos (BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“Maravilhas nunca faltaram ao mundo; o que sempre falta é a capacidade de senti-las e admirá-las.”
Mario Quintana