O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 9 meses com rejeição ascendente e um empate técnico entre as taxas de aprovação e desaprovação. Segundo pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de setembro de 2023, a administração petista é aprovada por 48% dos brasileiros.
Outros 45% reprovam o governo. Já 7% não sabem como responder.
A diferença entre os percentuais de aprovação e desaprovação do governo registrou o menor nível desde o início do governo Lula: 3 pontos percentuais. Em janeiro, a distância era de 13 p.p.. Apesar de as taxas de aprovação oscilarem dentro da margem de erro desde a posse, a tendência de alta da desaprovação leva os percentuais a uma convergência.
Análise
Lula venceu a eleição com 50,90% dos votos. Teve uma vantagem de apenas 2.139.645 eleitores sobre Bolsonaro e no pleito mais acirrado desde a redemocratização.
Com 9 meses desde que assumiu, o petista –que subiu a rampa com ajuda de uma frente ampla e prometendo união– não conseguiu expandir seu eleitorado. Ao contrário. Há sinais de alguma avaria no grupo de seus seguidores. Essa tendência já havia sido captada pelo PoderData antes.
Agora, com uma série mais longa de estudos estatísticos, é possível observar com mais clareza o que se passa.
Perfil da pesquisa
A pesquisa PoderData foi realizada de 24 a 26 de setembro de 2023. Foram entrevistadas 2.500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 212 municípios nas 27 unidades da Federação.
Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja pesquisa completa AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Em breve terá apenas 30% de aprovação os vermelhos de sempre.
LULA E BOLSONARO NJNCA MAIS, AGORA É ZEMA, É TARCÍSIO OU EDUARDO LEITE..
Até quando o Douto extrema direita: Lair Solano do Vale das Sombras, continuará em estado de transe…?!?
Kkkkkklkkkkkkk