“Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes.”
Esopo
Jornalismo com Opinião
“Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes.”
Esopo
Carla Dickson e Sargento Gonçalves participaram da obstrução dos trabalhos e ocupação de mesa da Câmara (Fotomontagem do BCS)
Mobilização de parlamentares oposicionistas ocupou nesta terça-feira (05) as mesas da Câmara dos Deputados e Senado, obstruindo os trabalhos legislativos.
Entre os manifestantes estavam congressistas potiguares como os deputados federais Carla Dickson (UB) e Sargento Gonçalves (PL), que usando esparadrapo sobre a boca reforçaram protesto.
O movimento tem pauta com três pontos principais: impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anistia ampla, geral e irrestrita ao ex-presidente Jair Bolsonaro e envolvidos em denúncia de tentativa de golpe de Estado, além da PEC do fim do foro privilegiado.
Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), cancelaram as sessões marcadas em ambas as Casas para esta terça-feira.
Em nota, o presidente do Senado criticou a medida, que chamou de “exercício arbitrário das próprias razões” e pediu “serenidade” e “espírito de cooperação” para que “o bom senso prevaleça”. (g1)
Motta informou em suas redes sociais, que chamaria uma “reunião de líderes para tratar da pauta. Porém, salientou, que “tudo sempre será definido com base no diálogo e no respeito institucional.”
Nota do Blog – Já vi esse filme antes e tenho a mesma opinião: o parlamento não pode deixar de ser uma casa de discussão elevada para se transformar num ambiente de imposição. O debate deve prevalecer.
Esse impasse não serve ao país.
Leia também: EUA são contra prisão de Bolsonaro; Lula teme dificuldade sobre tarifaço
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O Rio Grande do Norte fechou o mês de junho com 1.763 novos postos formais de trabalho, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados nesta segunda-feira, 4 de agosto, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No acumulado do ano, entre janeiro e junho de 2025, o Rio Grande do Norte acumula 6.974 novos empregos formais.
Em junho, o estado apresentou desempenho positivo em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas avaliados. O destaque foi a Agropecuária, que terminou o mês com saldo de 1.076 vagas. Na sequência aparecem os setores de Serviços (308), Comércio (339) e Indústria (287). A Construção Civil apresentou saldo negativo, com -329 vagas.
As novas vagas no estado potiguar foram ocupadas, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino, responsáveis pelo ingresso em 1.188 postos. Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas, com 822 vagas no Rio Grande do Norte. Jovens entre 18 e 24 anos formam o grupo com maior saldo de vagas no estado: 1.344.
Municípios
A capital, Natal, foi o município potiguar com melhor saldo em junho, com 418 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 238 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no estado aparecem Parnamirim (249), Apodi (246), Baraúna (234) e Mossoró (231).
País
O Brasil superou a marca de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada criados nos seis primeiros meses de 2025. São 1.222.591 vagas e saldo positivo nos cinco setores da economia avaliados. Só no mês de junho, foram 166.621 postos de trabalho formais.
O estoque, que representa o total de vínculos empregatícios formais ativos no país, superou o patamar de 48,4 milhões.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O Rio Grande do Norte vive, nesta terça-feira (5), um marco histórico com a chegada das águas do Rio São Francisco ao estado que começarão a abastecer o estado. A entrega, autorizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, simboliza a concretização de um sonho antigo e estratégico para a segurança hídrica do semiárido potiguar. A previsão é que entre os dias 18 e 22 de agosto, as águas do “Velho Chico” finalmente cheguem à divisa com o RN.
Nesta terça, às 8h, a água captada na Estação de Bombeamento EBI-1, no município de Cabrobó (PE), começou a ser liberada a partir da Estação de Controle Caiçara, na Paraíba, com uma vazão inicial de 10 mil litros por segundo (10 m³/s). Até esse ponto, foram percorridos 239 km de estruturas do PISF. A próxima etapa será o Túnel Engenheiro Avidos, onde a liberação prossegue a partir de 6 de agosto com vazão total de 12,5 m³/s, dos quais 10 m³/s são destinados ao Rio Grande do Norte.
O percurso das águas
A operação integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e envolve um percurso técnico de aproximadamente 412 km até a divisa entre a Paraíba e o RN. As águas irão abastecer, em solo potiguar, a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do estado, localizado entre Itajá, São Rafael e Jucurutu, na bacia do rio Piranhas-Açu.
A próxima etapa será o Túnel Engenheiro Avidos, onde a liberação prossegue a partir de quarta (6) com vazão total de 12,5 m³/s, dos quais 10 m³/s são destinados ao RN. Na sexta (8), o fluxo seguirá até o Túnel São Gonçalo, em Sousa (PB), trajeto de aproximadamente 25 km.
Durante os cerca de 132 dias de operação, o volume total previsto para entrega ao RN é de 46,3 milhões de metros cúbicos (hm³), com uma vazão média de 4,06 m³/s. O mês de agosto será utilizado como fase de testes, permitindo ajustes conforme o comportamento do sistema hídrico.
A ação integra um conjunto de medidas estruturantes do Governo Federal para garantir o acesso à água no semiárido, beneficiando milhares de famílias potiguares com abastecimento para consumo humano, agricultura, dessedentação animal e outras necessidades essenciais.
Túnel Major Sales
Além do Seridó, O Governo Federal e o Governo do Estado estão trabalhando para levar a água da transposição ao Alto Oeste, por meio do Túnel construído no município de Major Sales, que já apresenta mais de 80% das obras concluídas. A previsão é que até abril de 2026 as águas cheguem também àquela região.
Com informações do Governo Federal.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Tenho recebido vários convites para aniversários, batizados e outros eventos voltado a crianças.
Ninguém me chama mais à balada, churrasco, convescote em sítio, fim de semana em casa de praia ou manguaça à noite.
Nada de ‘sextou’ ou ‘sabadou.’
Sinal dos tempos.
Mas tenho gostado dessa fase avoenga.
Vamos, crianças!
KKK!
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Por Martha Gabriel (Futuro dos Negócios)
Uma nova pesquisa da Common Sense Media revela que mais da metade dos adolescentes americanos usa regularmente companheiros de IA, como Character.AI e Replika e 31% afirmam que as conversas com esses bots são tão ou mais satisfatórias do que com amigos reais.
Principais destaques desse estudo:
✅ 75% já testaram bots com personalidade (não apenas assistentes genéricos como ChatGPT);
✅ 33% usam para apoio emocional, prática de conversação ou até relações afetivas;
✅ 1 em cada 3 já compartilhou assuntos sensíveis com bots, em vez de amigos reais;
✅ 10% dizem que preferem conversar com IA do que com pessoas;
✅ A maioria ainda mantém limites saudáveis, mas os especialistas alertam: o uso pode normalizar o “isolamento emocional.”
A falta de regulação e o acesso facilitado (mesmo para menores de 13 anos) preocupa pesquisadores, especialmente após denúncias envolvendo conteúdo inapropriado em plataformas populares.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Neto de Nevaldo Rocha (in memoriam), o empresário Gabriel Rocha Kanner, fundador do Instituto Riachuelo e do programa de formação “Em busca da verdade”, lançará oficialmente em Natal amanhã (quarta-feira, 06), no Teatro Riachuelo, seu livro: “Bússola – Uma visão clássica sobre a virtude, maturidade e sabedoria”.
O evento será dividido em dois momentos no Teatro. Em um primeiro instante – das 17h às 19h – haverá a sessão de autógrafos e retirada dos livros e, em seguida, a partir das 19:30h, a palestra, que abordará discussões sobre temas presentes na obra, explorando seus conceitos centrais e mensagens.
“Esse livro nasceu de uma inquietação profunda diante do mundo em que vivemos. Senti que faltava um norte, uma bússola moral, especialmente para quem busca viver com propósito em meio ao caos moderno. Ele reúne princípios clássicos, sabedoria milenar e aprendizados da minha própria jornada. De certa forma, também carrega o legado de firmeza e visão que vi no meu avô, potiguar de alma forte, que me ensinou muito sobre trabalho e responsabilidade. A palestra é um desdobramento desse chamado: um convite a retomar as rédeas da vida com maturidade, coragem e clareza”, afirma Gabriel.
Inspirado por pensadores da Antiguidade e da tradição clássica, como Platão e Aristóteles, Gabriel Kanner propõe, em linguagem direta, uma estrutura de pensamento e ação capaz de gerar frutos no dia a dia: desde o trabalho até as relações familiares. O livro busca integrar vocação, rotina e responsabilidade.
O público interessado em adquirir um exemplar do livro, participar do evento de lançamento e da palestra pode se inscrever pelo site //ebveditora.com/natal.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mossoró promoveu, nesta segunda-feira (5), uma capacitação em parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). O treinamento foi realizado no Centro de Formação da corporação, com atividades teóricas pela manhã e práticas durante a tarde. A instrução teve como foco o reconhecimento de drogas, abordando aspectos científicos e legais relacionados ao tema.
O curso permitiu que os agentes aprimorassem a habilidade de identificar visualmente substâncias entorpecentes, compreender seus efeitos no organismo e reconhecer sinais relacionados ao uso e ao tráfico. A etapa prática possibilitou a aplicação dos conhecimentos adquiridos, simulando situações que podem ocorrer no dia a dia da atuação da GCM em patrulhamentos e abordagens.
Segundo a corporação, a capacitação representa um avanço importante para a atuação da Guarda nas ruas. Com o conhecimento técnico fornecido pelo ITEP, os agentes passam a dispor de mais recursos para agir de maneira segura, fundamentada e eficaz, especialmente em ocorrências registradas em escolas, espaços públicos e operações conjuntas.
A ação também contribui na integração da GCM com outras forças de segurança, fortalecendo a rede de prevenção e combate à criminalidade. Outras capacitações já estão previstas para os próximos meses, dando continuidade a um trabalho que já vem sendo realizado pela corporação.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Jorge Willame Xavier Monteiro é o único atleta mossoroense convocado para participar do The Summer Deaflympics 2025, em Tóquio-Japão, de 15 a 26 de novembro. Serão mais de 20 modalidades esportivas em disputas. Ele fará parte da delegação como surdoatleta da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia.
Está relacionado para representar a Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos e faz parte da Associação dos Surdos de Mossoró e Região (ASMOR). Nos enfrentamentos, ele fará dupla com o cearense Rafael Machado.
O evento internacional é promovido pelo Comitê Internacional de Desportos de Surdos (International Committee of Sports for the Deaf), reunindo atletas de todo o mundo.
Para viabilizar a oportunidade de representar o Brasil, Jorge Willame e a Asmor têm se mobilizado em busca de apoio ao custeio de alguns compromissos à viagem e temporada esportiva durante essas olimpíadas.
Nota do Blog – Precisamos apoiar a Asmor e esse atleta, que conheço desde garoto. Ele é um símbolo da superação pelo esporte e estudos.
Faça contato por esse E-mail com ele: jorginho.mossoro@gmail.com
WhatsApp: (84) 9-9695-5876.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mossoró divulga a programação geral para a Semana da Advocacia 2025. Iniciativa contempla atividades que possibilitam a troca de conhecimentos na área jurídica, ações solidárias e festiva.
Acontecerá de 11 a 15 de agosto.
Confira:
11 de Agosto – DIA DO ADVOGADO
07:00 – Campanha sangue tipo OAB – Ação solidária de doação de sangue em favor do HEMOCENTRO Mossoró – Coffee Break.
16:00 – OAB por elas – Mesa redonda: Humanidade e Sororidade nas vivências da atuação da mulher na Advocacia.
Palestrantes: Jorgeanny Gomes – Psicóloga e Gabriela Ferraz – Psicóloga.
12 de Agosto – Colégio de Presidentes de Comissões Temáticas da OAB Mossoró
16:00 – Deliberação conjunta e Governança participativa do colegiado
13 de Agosto – OAB presente!
8:00 – A OAB vai até você – Visitas aos Tribunais pela OAB Mossoró
9:00 – Vem pra Ordem – Plantão OAB Conecta de 08:00 às 18:00
14 de Agosto – Lançamento de Cartilha de Prerrogativas OAB Mossoró
18:00 – Palestra: As prerrogativas do advogado e a garantia dos direitos do cidadão.
Palestrante: Emerson Castelo Branco | Local: Auditório da OAB Mossoró
15 de Agosto – OAB MOSSORÓ – DESDE 1951 – NÓS SOMOS HISTÓRIA.
14:00 – Sessão extraordinária do Conselho Seccional da OAB RN
17:00 – Comemoração dos 74 anos da OAB Mossoró
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O grupo mossoroense Reisado Itinerante participa da edição 2025 da Feira do Livro de Mossoró com uma programação dedicada à contação de histórias. Integrado por Elma Cunha, Goretti Alves, Goreth Arteira e Marcus Vinícius, o grupo realizará três apresentações durante o evento: “Contando com…”, “A palavra que se ouve, a palavra que se vê…” e “Contei, está contado…”.
Vinculado à Comissão Mossoroense de Folclore (COMFOLC), o Reisado Itinerante trabalha com narrativas da tradição oral e da literatura, unindo voz, corpo e recursos performáticos para promover o contato direto do público com histórias e memórias populares.
As ações do grupo fazem parte da programação oficial da Feira, que acontece de 12 a 15 de agosto, na Faculdade de Educação da UERN. As apresentações serão realizadas nos três turnos – de segunda à sexta, sempre às 9h e 15h e nos dias 13 e 14 também à noite, às 19:30h, são abertas ao público e voltadas a crianças, educadores, estudantes e interessados em literatura e cultura popular.
A Feira do Livro de Mossoró 2025 que celebra seus 20 anos, acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto, na Faculdade de Educação no campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e contará com uma programação diversificada, incluindo atividades infantis, lançamentos de livros, oficinas, bate-papos com autores, apresentações culturais, editoras e livrarias e vivências que intensificam o prazer da leitura em público de todas as idades, desde a infância.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Do Canal Meio e outras fontes
O governo norte-americano condenou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que decidiu ontem impor prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – veja AQUI e em boxe no final desta postagem. O Departamento de Estado dos Estados Unidos publicou uma nota acusando Moraes de “silenciar a oposição e ameaçar a democracia”. O post destaca que os EUA irão responsabilizar o ministro e “aqueles que apoiarem e facilitarem as condutas sancionadas”.
Na publicação, o Departamento de Estado diz que a decisão de Moraes restringe a defesa de Bolsonaro. Agora, membros do governo Lula temem que as negociações sobre o tarifaço sejam prejudicadas pela prisão. (Folha)
A prisão de Bolsonaro não tem relação com o processo que investiga a trama golpista, pelo qual ele é réu e deve ser julgado até o fim de setembro. As medidas cautelares foram impostas em 18 de julho e estão relacionadas à investigação em curso no STF sobre as ações de seu filho Eduardo Bolsonaro (PL) contra a soberania nacional.
Bolsonaro ainda pode ser condenado a até 40 anos de prisão pelo crime de tentativa de golpe de Estado. (Folha)
Jair Messias Bolsonaro é o quarto presidente a ser preso desde a redemocratização do Brasil. A lista inclui os ex-presidentes Fernando Collor de Mello, Michel Temer e o presidente Lula — todos acusados em casos de corrupção e abuso de poder.
Antes deles, outros presidentes brasileiros também foram presos, como Hermes da Fonseca (1910–1914), Washington Luís (1926–1930) e Arthur Bernardes (1922–1926). O ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956–1961) chegou a ser preso por alguns dias após a decretação do AI-5, durante a ditadura militar. (Poder360)
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Resumo da decisão de Alexandre de Moraes
A governadora Fátima Bezerra (PT) deu posse a três novos gestores para compor a administração do Governo do Estado, sendo eles o secretário Extraordinário de Assuntos Federativos, Luciano Santos; o novo diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Sérgio Rodrigues; e o subsecretário do Turismo, Dácio Galvão. A solenidade ocorreu nessa segunda-feira (04), na Escola de Governo do Centro Administrativo e foi acompanhada por secretários, deputados, vereadores e prefeituras municipais.
As mudanças já seguem uma lenta, gradual e irrestrita transição de governo, que passará de Fátima Bezerra para seu vice Walter Alves (MDB), vice-governador. Ele deverá assumir em abril a gestão, com desincompatibilização da governadora para ser candidata ao Senado.
“Estamos comemorando essa contribuição para três áreas muito importantes, que é a atuação federativa, o saneamento básico e o turismo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. “Foram escolhas que levaram em conta o preparo técnico, a seriedade, a ética, o espírito público, e sobretudo o amor pelo povo do Rio Grande do Norte e a vontade de arregaçar as mangas e trabalhar cada vez mais em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, complementou Fátima.
Luciano Santos, ex-prefeito de Lagoa Nova (2017-2024) e ex-presidente da Federação dos Municípios do RN (2023-2025), vai comandar a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos. A secretaria é responsável por coordenar e fortalecer as relações entre o governo estadual com os municípios e o governo federal. Ela atua na articulação política, na integração de políticas públicas e na busca por soluções conjuntas para problemas regionais e nacionais. Dessa forma, possui o importante papel de fortalecer as relações institucionais entre o governo estadual e os 167 municípios potiguares.
Sérgio Rodrigues assume a presidência da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) sucedendo Roberto Linhares, que ocupava o cargo desde 2019. O novo gestor é engenheiro civil com mais de 30 anos de experiência, e já atuava na companhia como diretor de Empreendimentos desde 2019 e também foi diretor comercial da Caern. Avançando para atingir as metas do Marco Legal do Saneamento, a Caern encerrou 2024 com um lucro líquido de R$ 50 milhões e uma receita operacional de R$ 1,16 bilhão, um aumento de 18,5% em relação ao ano anterior. Entre 2019 e 2024, os investimentos em água e esgoto ultrapassaram R$ 1 bilhão, com R$ 384 milhões aplicados apenas em 2024, sendo 68% destinados ao esgotamento sanitário dos municípios do RN.
Como subsecretário de Políticas e Gestão Turística, quem assume é Dácio Galvão, figura proeminente da cena cultural do estado, sendo o diretor artístico do Festival Literário da Pipa (FLIPIPA) e curador do Festival Literário de Natal (FLIN). Dácio presidiu, entre 2015 e 2024, a Fundação Cultural Hélio Galvão e a Fundação Capitania das Artes, acumulando o cargo de Secretário de Cultura de Natal. O novo subsecretário sucede a Solange Portela, que se aposentou, e passa a fazer parte da gestão de uma pasta com números promissores, com o turismo apresentando um crescimento robusto, com um aumento de 13,45% no número de turistas internacionais em 2025, atribuído a um trabalho estratégico de promoção da EMPROTUR, que consolida o estado como um dos destinos mais procurados do Brasil.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
“É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem.”
Heródoto
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira 4 a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares impostas anteriormente.
Segundo Moraes, Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados, incluindo seus três filhos parlamentares, para veicular mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.
“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu o ministro. Para Moraes, mesmo sem usar diretamente seus perfis, Bolsonaro burlou de forma deliberada as restrições determinadas pela Corte.
Com isso, o ex-presidente deverá cumprir prisão domiciliar em sua residência. As medidas incluem o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de visitas — salvo por familiares próximos e advogados — e recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.
O ministro afirmou ainda que as condutas de Bolsonaro evidenciam “a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu”. Moraes considerou que as restrições menos severas já impostas foram desrespeitadas.
A decisão foi tomada no âmbito da investigação que apura a articulação de uma tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022. Bolsonaro é réu nesse inquérito e também responde a outras ações penais que tramitam no STF.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
O estado do Rio Grande do Norte teve 17.202 inscrições confirmadas na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). O certame, que contempla 3.652 vagas – sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário – em 32 órgãos e entidades, busca garantir igualdade de acesso ao serviço público federal em todo o território nacional, valorizando a diversidade regional.
No Rio Grande do Norte, as mulheres representam 59% do total de inscritos, com 10.150 confirmações. Candidatos do sexo masculino somam 7.051, ou 40,99%. Uma pessoa não identificou o gênero.
O Bloco 5 – Administração foi o que despertou mais interesse dos candidatos e candidatas potiguares, com 4.167 inscrições homologadas. Em seguida aparecem o Bloco 1 – Seguridade Social: Saúde e Assistência, com 3.560; o Bloco 9 – Intermediário – Regulação, com 3.436; o Bloco 2 – Cultura e Educação, com 1.844; Bloco 4 – Engenharia e Arquitetura, com 915; Bloco 7 – Justiça e Defesa, com 906; Bloco 3 – Ciências, Dados e Tecnologia, com 889; Bloco 8 – Intermediário – Saúde, com 769; e o Bloco 6 – Desenvolvimento Socioeconômico, com 716.
País
Em todo o país, o Governo Federal registrou 761.528 inscrições no CPNU 2, com pessoas de 4.951 municípios, de todos os estados. As regiões Sudeste (247.838) e Nordeste (229.436) concentram o maior número de inscrições, seguidas pelas regiões Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733).
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Isaura Amélia doou centenas de obras para formação da Pinacoteca (Foto: Monaliza Teixeira/Ufersa/Arquivo)
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vai celebrar, no próximo dia 29, sua tradicional Assembleia Universitária com a entrega de honrarias a personalidades de destaque.
A professora Isaura Amélia Rosado, dos quadros da instituição, será agraciada com a Medalha Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, uma das maiores comendas concedidas pela Ufersa. A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e contribuição à universidade e à educação na região semiárida.
A cerimônia acontecerá no Requinte Buffet, em Mossoró, e reunirá autoridades, acadêmicos, estudantes e convidados especiais.
Perfil
Isaura foi secretária Municipal de Cultura de Mossoró e de Natal, diretora da Fundação José Augusto (FJA), secretária da Cultura do Estado do RN, presidente da Fundação de Pesquisa e da Educação Estadual. É autora de livros e organizadora de mais de 100 bibliotecas pelo RN. Além disso, integra a Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL).
Mais recentemente, ela idealizou e instalou a Pinacoteca e Memorial (PIM) da Ufersa, entregando em comodato mais de 1.111 obras do seu acervo pessoal, que contam a história das artes plásticas do RN.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Retomada de atividades tem várias tarefas para os parlamentares em plenário e comissões (Foto: João Gilberto)
Os deputados estaduais retomam atividades em Plenário nesta terça-feira (05) após duas semanas de recesso na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A volta das atividades coincide com a apreciação de projetos em sessão plenária e reuniões das comissões, além das sessões solenes e audiência públicas.
Durante o recesso dos deputados, a Casa funcionou normalmente com atendimento ao público, andamento dos processos legislativos internos, atuação técnica das comissões e serviços administrativos e institucionais mantidos.
No período, a Assembleia apreciou mais de 500 iniciativas, incluindo projetos de lei, audiências públicas, sessões solenes, campanhas educativas e ações de cidadania.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Em nota enviada à TV Ponta Negra nesta segunda-feira (04), o ex-jogador de basquete e estudante de Ciências Contábeis, Igor Eduardo Pereira Cabral, 29, manifesta arrependimento pelos acontecimentos recentes que “causaram sofrimento a diversas pessoas,” especialmente a Juliana, namorada a quem agrediu com mais de 60 socos. O caso aconteceu dia 26 de julho (veja AQUI), no elevador de um condomínio na Zona Sul de Natal.
Reconhece que sua conduta, influenciada por uso de substâncias e instabilidade emocional, contribuiu para a situação.
A mulher agredida passou por cirurgia para reconstrução da face com múltiplas fraturas.
Veja a nota em print acima nesta postagem.
Prisão e denúncia
Transferido no dia 1º para a Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-mirim, no último dia 1º, Igor Cabral teria sido agredido fisicamente e com spray de pimenta, por policiais penais. Seus advogados formalizaram denúncia.
Nota do BCS – A nota deve ter sido produzida por advogado. Ele está preso em Ceará-mirim, sem acesso algum a meios à produção dessa defesa.
Normal o posicionamento. Procura atenuar a imagem que existe dele na opinião pública, já com uso de mais uma versão. Primeiro, teria sofrido surto devido claustrofobia (trancado no elevador), depois acrescentou que era autista (vá entender). Agora, substâncias e instabilidade emocional teriam o levado à fúria.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Do Canal Meio e outras fontes
Coincidência ou não, governadores do espectro da direita que vinham marcando presença em atos em defesa da anistia aos envolvidos na tentativa de golpe, não compareceram ao ato convocado por bolsonaristas neste fim de semana. O próprio Jair Bolsonaro (PL) esteve ausente, já que cumpre medida cautelar que proíbe que ele saia de casa aos sábados e domingos.
Já os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), alegaram outros compromissos para justificar sua ausência. As manifestações ocorreram em pelo menos 20 capitais, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Belém, além de Brasília. No Rio, Bolsonaro fez uma participação por videochamada.
Segundo o Monitor do Debate Político e a ONG More in Common, 37,6 mil pessoas compareceram à manifestação “Reaja, Brasil: Agora é a hora” na avenida Paulista. A margem de erro de 12% indica um público entre 33,1 mil e 42,1 mil participantes. (Globo)
Segundo levantamento do jornal digital Poder360, a manifestação deste domingo (3) na Avenida Paulista reuniu 57,6 mil pessoas. Foram utilizadas fotos aéreas de alta resolução pelo jornal digital para realizar o cálculo de estimativa.
O pastor Silas Malafaia, organizador do evento, não poupou críticas aos governadores: “Isso prova que Bolsonaro é insubstituível! Vão enganar trouxa! E eu não sou trouxa. Estão com medo do STF, né? Por isso não vieram. Arrumaram desculpa, né? Por isso, minha gente, 2026 é Bolsonaro”. (Estadão)
Em São Paulo, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) foi a principal atração entre políticos que fizeram uso da fala durante o ato. No discurso, o parlamentar atacou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a diplomacia do governo Lula (PT) e cobrou os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e do Senado, Davi Alcolumbre (União). Também por vídeochamada, Nikolas mostrou o ato para Jair Bolsonaro. (Metrópoles)
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
“Ter o que queremos, é riqueza; mas ser capaz de ficar sem, é poder.”
George MacDonald
A mobilização do bolsonarismo em Mossoró neste domingo (03), acabou sendo muito acanhada.
Denominado de “Reaja, Mossoró” – o movimento juntou poucas pessoas em frente à Estação das Artes Elizeu Ventania, Centro.
“Fora, Lula” e “fora, Moraes” (ministro Alexandre de Moraes) – pregaram os bolsonaristas.
As principais estrelas do evento foram o ex-candidato a prefeito Genivan Vale e o vereador Jailson Nogueira, ambos do PL.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.