sexta-feira - 24/07/2026 - 12:40h
Mossoró Sal & Luz

Evento tem último fim de semana cheio de atrações

O Mossoró Sal & Luz chega a sua reta final, reunindo a cada noite milhares de pessoas na Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania!

Confira as atrações que fazem parte destes últimos dias da programação do maior festival gospel do Rio Grande do Norte!

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sexta-feira - 24/07/2026 - 11:24h
Missa

Colégio Sagrado Coração de Maria comemorará 114 anos

Registro histórico do CSCM em foto de Manuelito

Registro histórico do CSCM em foto de Manuelito/Arquivo

O Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM) terá Missa em Ação de Graças pelos seus 114 anos de missão educativa.

“Unidos em oração, renderemos graças a Deus por essa trajetória construída com fé, dedicação e serviço à educação”, salienta a direção do CSCM..

A Solene Celebração Eucarística será celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Sales Alencar Batista, no dia 02 de agosto, um domingo, às 9h, na Catedral de Santa Luzia de Mossoró.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 24/07/2026 - 10:28h
Governo do Estado

TJ anula criação de 60 cargos comissionados na Fundação José Augusto

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) anulou dispositivos das Leis Complementares Estaduais nº 268/2004 e nº 304/2005 que criaram 60 cargos comissionados de Agente de Cultura Popular na Fundação José Augusto (FJA), entidade ligada ao Governo do Estado. A decisão atendeu a pedido da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).

Segundo a ação, as atribuições previstas para esses cargos são de natureza técnica, operacional e administrativa, características que exigem ingresso por concurso público e não por livre nomeação.

Ao analisar o caso, os desembargadores destacaram que a Constituição Federal e a Constituição Estadual estabelecem o concurso público como regra para o ingresso em cargos públicos, admitindo cargos em comissão apenas para funções de direção, chefia e assessoramento.

“As atribuições dos cargos de Agente de Cultura Popular revelam atividades voltadas à execução, organização, supervisão e suporte administrativo das Casas de Cultura Popular, caracterizando funções permanentes de natureza técnica, operacional e burocrática”, explicou a relatora, desembargadora Lourdes de Azevêdo.

Ainda conforme o julgamento, os cargos questionados não exigem relação especial de confiança nem envolvem atividades típicas de direção, chefia ou assessoramento, requisitos que justificam a criação de cargos comissionados.

A relatora também destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF) possui entendimento consolidado de que cargos em comissão não podem ser destinados ao desempenho de atividades técnicas, burocráticas ou operacionais, devendo se restringir às funções previstas na Constituição.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Cultura / Justiça/Direito/Ministério Público
sexta-feira - 24/07/2026 - 09:44h
Ufa!

Pedido de desculpas de Flávio sela a paz no Clã Bolsonaro

Michelle fez postagem respondendo positivamente ao enteado Flávio (Foto: reprodução do BCS)

Michelle fez postagem respondendo positivamente ao enteado Flávio (Foto: reprodução do BCS)

Do Canal Meio e outras fontes para o BCS

A paz está selada no Clã Bolsonaro. Ao menos por enquanto. Por meio de uma troca de vídeos nas redes sociais, o senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) fizeram as pazes e prometeram caminhar juntos na campanha presidencial. O primeiro gesto foi de Flávio, que divulgou vídeo em que pede desculpas à ex-primeira-dama e faz um apelo pela reunificação da direita em torno do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na gravação, Flávio afirma que “ninguém é perfeito” e pede desculpas por “alguns momentos que causaram desconforto”, argumentando que as divergências internas têm sido exploradas por adversários políticos. (CNN Brasil)

Minutos depois, foi a vez de Michelle publicar um vídeo afirmando ter aceito o pedido público de desculpas do enteado e afirmou que os dois voltarão a conversar para reconstruir a relação política. Michelle afirmou que o gesto de Flávio teve “muito valor” e disse que poucos homens teriam coragem de pedir desculpas publicamente.

“Eu aceito o seu pedido, te desculpo. Vamos sentar, conversar, ajustar os detalhes e, juntos, reunir um grande exército de pessoas de bem para resgatarmos nosso Brasil”, afirmou. (Metrópoles)

O vídeo de desculpas públicas foi uma exigência de Michelle para entrar na campanha de Flávio, de acordo com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. “Ela me disse que queria uma manifestação pública, porque as outras do Flávio não foram tão boas”, afirmou. (g1)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 24/07/2026 - 08:50h
Alzheimer

“Eu não tenho medo de morrer. Eu tenho medo de demência”

Ao falar sobre o diagnóstico da mãe, a jornalista Sônia Bridi compartilha um medo que muitas pessoas conhecem de perto. Mas foi uma cena simples que mudou sua forma de enxergar o envelhecimento: uma senhora da mesma idade da mãe subindo uma escada correndo, cheia de disposição, apenas para mostrar a foto do bisneto.

Desde então, Sônia passou a olhar as pequenas oportunidades do dia de outra forma. Em vez de evitar subir uma escada ou buscar algo que esqueceu, ela decidiu transformar esses momentos em movimento.

Envelhecer bem não depende de um único hábito, mas de escolhas que fazemos todos os dias.

Às vezes, uma pequena mudança de atitude pode fazer toda a diferença.

🎥@menopausamensal

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 23/07/2026 - 23:50h

Pensando bem…

“As únicas criaturas que são evoluídas o bastante para carregar o amor puro são cachorros e crianças.”

Johnny Depp

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quinta-feira - 23/07/2026 - 21:26h
Apuração

TRE-RN vê indícios de várias irregularidades em pesquisas eleitorais

Julgamento ocorreu nesta quinta-feira (Foto:TRE/RN)

Plenário do TRE do RN (Foto: TRE/RN/Arquivo)

Do Blog Heitor Gregório, O Correio de Hoje e BCS

A juíza Sulamita Pacheco, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), acatou um pedido da federação União Progressista — formada por União Brasil e PP — e encaminhou ao Ministério Público Eleitoral (MPE) indícios de possíveis fraudes envolvendo duas pesquisas sobre a disputa pelo Governo do Estado. A Procuradoria terá cinco dias para tomar conhecimento dos fatos e adotar as providências que considerar pertinentes.

A magistrada não determinou diretamente a abertura de investigação nem o envio imediato do caso à Polícia Federal, como havia solicitado a federação. A decisão, porém, reconheceu a existência de elementos que justificam uma análise mais aprofundada pelo Ministério Público sobre a atuação dos institutos Ipsensus Pesquisas e Média Inteligência em Pesquisa.

Um levantamento anexado ao processo dá dimensão ao problema: das 26 pesquisas para o Governo do RN divulgadas entre abril e julho, 19 mostraram Allyson à frente de Álvaro Dias. As únicas 7 que inverteram esse resultado carregam, segundo a Federação União Progressista, irregularidade documentada ou foram conduzidas pelas mesmas pessoas ligadas a dois institutos de pesquisa diferentes.

A petição também comprova que ninguém com vínculo real com a IPSENSUS compareceu para prestar esclarecimentos. Os seis entrevistadores declarados pelo instituto são, por nome e CPF, os mesmos que atuaram em outra pesquisa, registrada pela MEDIA Inteligência em Pesquisa, que também colocou Álvaro Dias à frente na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte. A Federação União Progressista relata ainda volumes de entrevistas fisicamente impossíveis dentro do prazo declarado e questionários com identificadores duplicados.

Foi apontada a ausência de data, horário, duração e geolocalização das entrevistas, além de falhas na comprovação da conferência dos questionários.

Registros falsos

Os percentuais divulgados pela Ipsensus, contudo, correspondem aos dados contidos na base entregue. A suspeita levantada não é de alteração posterior dos resultados, mas de possível irregularidade na produção dos próprios registros. A decisão resume que os elementos indicariam, em tese, “registros possivelmente não produzidos em campo, com autoria atribuída a códigos que não correspondem a pessoas identificáveis e validados por checagem deficiente”.

Segundo o advogado Caio Vitor, da União Progressista, “hoje a gente tem condições de auditar. Tem condições de reconstruir a base de dados e verificar se aquela pesquisa foi efetivamente realizada conforme foi dito.” O cerco está se fechando, avalia.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 23/07/2026 - 19:58h
Luto

O adeus da médica Ana Maria Cabral de Medeiros

Comunicado de falecimento, velório e sepultamento (Reprodução do BCS)

Comunicado de falecimento, velório e sepultamento (Reprodução do BCS)

Em decorrência de infarto, faleceu nesta quinta-feira (23), em Mossoró, a médica Ana Maria Cabral de Medeiros.

Velório no Jardim das Palmeiras. Sepultamento no mesmo local, Quadra 02, Rua A, Lote 17, às 10 horas dessa sexta-feira (24).

Nota do BCS – Que dona Ana Maria descanse em paz.

Nossa manifestação de conforto a seus familiares, através do doutor Genário Freire, seu marido.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 23/07/2026 - 18:20h
Segurança Pública

RN lidera aumento das mortes violentas no Brasil

A taxa potiguar cresceu 19,6% em relação ao ano anterior, enquanto país teve queda de 8,2%
Arte do portal G1

Arte do portal G1

Do Agora RN

O Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro que registrou o maior aumento na taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em 2025, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2026, divulgado nesta quinta-feira 23 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A taxa potiguar cresceu 19,6% em relação ao ano anterior, chegando a 29,1 mortes por 100 mil habitantes, enquanto o Brasil registrou queda de 8,2% nesse tipo de crime e alcançou a menor taxa da série histórica iniciada em 2012.

Produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com base em dados das secretarias estaduais de segurança pública, polícias, Ministério da Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outros órgãos oficiais, o Anuário é considerado a principal publicação do país sobre violência e criminalidade. O indicador de Mortes Violentas Intencionais reúne homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.

Em todo o país, foram registradas 40.775 Mortes Violentas Intencionais em 2025, o equivalente a uma taxa de 19,1 mortes por 100 mil habitantes. Apenas sete unidades da Federação apresentaram crescimento no indicador.

Estados onde as mortes violentas cresceram em 2025

Rio Grande do Norte: +19,6%

Rondônia: +7,5%

Acre: +6,3%

Roraima: +5,8%

Distrito Federal: +5,8%

Mato Grosso do Sul: +4,9%

Rio de Janeiro: +2,1%

Apesar de liderar o crescimento percentual, o Rio Grande do Norte não figura entre os estados com as maiores taxas de mortes violentas do país. O ranking é liderado pelo Amapá, com 42,5 mortes por 100 mil habitantes, seguido por Bahia (36,8) e Ceará (34,7).

O Anuário também mostra que nenhum município potiguar aparece entre as dez cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes que registraram as maiores taxas de Mortes Violentas Intencionais. O ranking é composto por municípios do Ceará, Bahia, Pernambuco e Paraíba.

Em âmbito nacional, o levantamento aponta que 90,8% das vítimas de mortes violentas eram homens, 41,6% tinham entre 18 e 29 anos e 79,7% eram pessoas negras. O estudo não apresenta esse recorte específico para o Rio Grande do Norte.

O documento não aponta quais fatores levaram ao aumento da violência letal no estado nem detalha quais regiões concentraram a alta ou quais modalidades de mortes violentas tiveram maior participação no crescimento registrado entre 2024 e 2025.

Segurança se pronuncia

Após a divulgação do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2026, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) divulgou uma nota na qual afirma que o aumento registrado entre 2024 e 2025 deve ser analisado dentro de um contexto histórico mais amplo.

Nota da Sesed na íntegra

Entre 2018 e 2025, o Rio Grande do Norte reduziu pela metade o número de homicídios no estado. As mortes violentas intencionais caíram de 1.788 para 873 casos por ano, uma redução de 51%, consolidando o RN entre os estados que mais diminuíram a violência letal no Brasil.

Como reflexo desse avanço, o estado deixou de figurar entre as unidades da Federação que concentravam as cidades mais violentas do país. Hoje, nenhum município potiguar integra a lista das 10 cidades mais violentas do Brasil, realidade que já fez parte do cenário estadual.

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED-RN) esclarece que o aumento pontual registrado no número de mortes violentas intencionais entre os anos de 2024 e 2025 deve ser analisado dentro de um contexto histórico mais amplo da segurança pública no estado.

Conforme a série histórica dos indicadores de criminalidade, o Rio Grande do Norte está entre os estados brasileiros que mais reduziram os índices de violência nos últimos anos, resultado de um conjunto de políticas públicas, investimentos, integração entre as forças de segurança e fortalecimento das ações de inteligência, investigação e repressão qualificada ao crime.

Os próprios dados do Atlas da Violência evidenciam esse cenário ao apontarem que o Rio Grande do Norte registrou, entre 2023 e 2024, uma das maiores reduções de mortes violentas do país. No período, o estado reduziu em 20,3% o número de mortes violentas, passando de 838 para 655 ocorrências.

A SESED-RN ressalta que os indicadores criminais são dinâmicos e refletem diferentes fatores, entre eles a atuação de organizações criminosas e os conflitos entre facções, fenômeno observado em diversas unidades da Federação.

O Governo do Estado e a SESED-RN permanecem atuando de forma integrada, com investimentos em efetivo, tecnologia, inteligência, infraestrutura e operações permanentes, intensificando o enfrentamento às organizações criminosas e reforçando as ações de prevenção e repressão qualificada para preservar vidas e garantir a segurança da população potiguar.

A Secretaria reafirma seu compromisso com a transparência na divulgação dos dados e com a adoção de medidas estratégicas para reduzir os índices de violência e consolidar os avanços alcançados pela segurança pública do Rio Grande do Norte.

Veja mais detalhes clicando AQUI.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
quinta-feira - 23/07/2026 - 17:28h
Operação Vista Encoberta

Polícia Federal apura suposto desvio de recursos em município

Polícia Federal não confia no STF (Foto ilustrativa)

Polícia Federal não confia no STF (Foto ilustrativa)

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23/7), a Operação Vista Encoberta, com o objetivo de combater crimes de desvio de recursos públicos federais, corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro no município de Patu, no Rio Grande do Norte.

São cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em três endereços na cidade de Patu.

As investigações apontam indícios de irregularidades na execução de contrato de repasse no valor de R$ 980 mil, destinado à construção de um mirante no município. Embora o prazo inicial previsse a conclusão da obra em poucos meses, o empreendimento permanece inacabado.

Indícios colhidos durante a investigação revelam que empresa contratada não possuía estrutura operacional compatível com o porte do ajuste.

A análise financeira realizada no curso do inquérito identificou movimentação atípica, com indícios de fracionamento de saques e de operações destinadas a ocultar a origem e a destinação dos valores públicos desviados.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. Município é governador pelo médico Ednardo Moura.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 23/07/2026 - 17:00h
Fila de prejudicados

MP ajuíza ação contra Prefeitura de Natal por calotes em artistas

Débitos no setor da cultura são calculados em quase R$ 42 milhões, com outras irregularidades
Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) propôs Ação Civil Pública (ACP) contra o Município de Natal e a Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE) em razão do acúmulo de débito no setor da cultura calculado em R$ 41.735.174,96. Entre outros pontos, a ação busca a divulgação da lista cronológica de credores unificada e um cronograma de pagamentos dos valores devidos.

A apuração ministerial teve início a partir de denúncias apresentadas por produtores culturais, artistas locais e parlamentares. Eles relataram a ausência de editais democráticos de cadastramento e fomento, a falta de transparência na ordem cronológica de pagamentos e a não liberação de recursos de emendas parlamentares impositivas.

Relatórios Contábeis

Para elaborar a ACP, a 49ª Promotoria de Justiça de Natal utilizou dois relatórios contábeis feitos pelo Lopp/MPRN. Um deles, sobre a execução orçamentária de 2025, apontou que 96,3% dos recursos empenhados pela Funcarte para festividades foram destinados a eventos, somando R$ 60,6 milhões, enquanto a política de editais recebeu R$ 2,34 milhões.

Já o relatório contábil referente ao detalhamento do passivo e das emendas parlamentares mapeou a estrutura do débito de R$ 41,7 milhões. A análise constatou que R$ 7.585.809,75, equivalentes a 18,18% da quantia, correspondem a emendas parlamentares impositivas não pagas pela Funcarte e pela Secretaria Municipal de Cultura do Natal.

A quantia de R$ 34.149.365,21, representando 81,82% do montante, refere-se a liquidações operacionais da fundação com ateste de serviço e pendentes de repasse. Dentro desse valor operacional, 79,04% correspondem a obrigações relativas a contratos de valor elevado, 17,41% a dispensas de licitação e 3,55% a obrigações de menor valor devidas a produtores e artistas.

Na ACP, o MPRN destaca que a falta de divulgação da ordem de pagamentos e a concentração de desembolsos em festividades resultam em retenção de recursos de credores e descumprimento de normas orçamentárias e da legislação municipal.

Pedidos

Diante da situação, a 49ª Promotoria de Justiça de Natal pediu que a Justiça sentencie a Prefeitura a realizar divulgação pública e unificada da lista cronológica de credores. O MPRN também pede que a Prefeitura elabore um plano estruturado de pagamento com prioridade para obrigações de menor valor e emendas impositivas. Também é solicitada a apresentação de um plano detalhado para a publicação de editais no exercício de 2026.

Por fim, o MPRN solicita a concessão de liminar para determinar a suspensão de novas contratações por inexigibilidade com cachês individuais superiores a R$ 500 mil até o saneamento do passivo.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Cultura / Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 23/07/2026 - 16:32h
Senado

Styvenson escolhe sua irmã e a irmã de Ezequiel como suplentes

Milena postou foto ao lado de Valentim (Reprodução do BCS)

Milena postou foto ao lado de Valentim (Reprodução do BCS)

O senador Styvenson Valentim (Podemos) definiu duas mulheres para suplentes nas eleições deste ano. Anúncio feito nesta quinta-feira (23).

A primeira suplência ficará com Anne Kelly Valentim, irmã do próprio senador. A vice-prefeita de Currais Novos, advogada Milena Galvão (PSDB), irmã do presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira (PSDB), será a segunda suplente.

A convenção do seu partido será em Mossoró no próximo sábado (25), no Garbos Recepções & Eventos, às 9 horas.

Anne Kelly Valentim foi objeto de uma grande polêmica essa semana. Em entrevista à 96 FM de Natal segunda-feira (20), Valentim admitiu que tinha revisto opinião pessoal sobre nepotismo. Por isso, entendia como normal escolher ela à primeira suplência, visto que admitiu renunciar ao mandato em 2030, sendo reeleito agora, para concorrer ao governo estadual (veja AQUI).

Ideia é deixar alguém de “confiança” na cadeira de senador. E explicou a mudança: “Uma vez eu pensei assim, eu criticava mesmo a questão (nepotismo)  como algo que é nocivo, mas hoje eu vejo que não é tanto.” No início do seu mandato no Senado, Styvenson Valentim apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para botar ponto final no nepotismo.

Outra irmã

Quanto à Milena Galvão, ela era um dos nomes da preferência do PT para vice de Cadu Xavier (PT), pré-candidato ao governo estadual. Porém, Ezequiel Ferreira – também presidente estadual do PSDB – optou por apoio à postulação do ex-prefeito natalense Álvaro Dias (PL), poupando a irmã de ficar albergada numa chapa com baixa densidade de intenções de voto.

Com Valentim é diferente: o senador é um virtual reeleito.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 23/07/2026 - 08:14h
Aliança, não!

PP e União se esquivam e ampliam isolamento de Flávio Bolsonaro

Flávio segue sem agregar forças e dificuldades só aumentam por todos os lados (Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado)

Flávio segue sem agregar forças e dificuldades só aumentam por todos os lados (Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado)

Do Canal Meio e outras fontes para o BCS

Um dia após ter ouvido a recusa da senadora Tereza Cristina (PP) a ser sua vice, o senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), foi informado oficialmente de que Progressistas e União Brasil não irão formalizar um acordo em torno de sua campanha. O presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, foi quem deu a notícia pessoalmente a Flávio. PP e União formam uma federação, e um partido não pode se coligar com Flávio sem que o outro faça o mesmo. Ciro afirmou ao senador que a avaliação das duas siglas foi de que a neutralidade dará maior liberdade para que seus diretórios estaduais firmem alianças conforme a realidade local.

Após o revés com PP e União Brasil, Flávio concentra esforços para buscar o apoio do Republicanos, o único partido com alguma relevância que poderia ajudá-lo a ampliar seu tempo de TV. A negociação, porém, também enfrenta dificuldades. O partido reclama da falta de reciprocidade do PL nas disputas estaduais. (g1)

Em um gesto que demonstra o crescente isolamento da candidatura de Flávio Bolsonaro, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, divulgou nas redes sociais um convite para a convenção estadual do partido em São Paulo que vincula o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à candidatura presidencial de Ronaldo Caiado (PSD). Tarcísio confirmou presença na convenção do PSD, marcada para domingo, na capital paulista. A intenção do governador era participar apenas da convenção partidária, evitando aparecer ao lado do presidenciável do PSD. (Globo)

A três dias da convenção que irá oficializá-lo como candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro ganhou mais uma crise para chamar de sua. O escritório de advocacia do senador emitiu duas notas fiscais que somam R$ 1 milhão em favor da Copenhagen Consultoria e Assessoria S.A., empresa apontada como de fachada e utilizada pelo banqueiro Daniel Vorcaro para movimentar R$ 58 milhões do Banco Master. As notas, de R$ 500 mil cada, foram emitidas em 7 de abril de 2025 pelo escritório, do qual Flávio é o único sócio. Dois dias depois, em 9 de abril, o escritório emitiu uma terceira nota fiscal, também no valor de R$ 500 mil, desta vez para a empresa Contábil Correa, ligada à Copenhagen. As duas primeiras notas foram posteriormente canceladas. (Metrópoles)

Enquanto isso, a nova crise familiar envolvendo sua madrasta, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL), e seu irmão mais novo, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), parece não dar sinais de arrefecimento. Dessa vez quem entrou na briga foi o irmão de Michelle, Eduardo Torres. Em publicações nas redes sociais, Torres ironizou as declarações feitas por Eduardo classificando Michelle como “imatura”, sem citar o parlamentar nominalmente. (UOL)

Problemas no STF também

E não pegou nada bem no Supremo a investida de Flávio Bolsonaro contra as urnas. Ministros do STF criticaram as declarações do senador e classificaram como “graves” e “absurdas” as suspeitas levantadas pelo parlamentar de que o sistema brasileiro teria a mesma origem das urnas utilizadas na Venezuela. O ministro Gilmar Mendes afirmou que o sistema eleitoral brasileiro é confiável e disse que recorrer a relatórios produzidos por outros países para colocar em dúvida as urnas representa uma interferência indevida no processo eleitoral. (g1)

Ato contínuo, Flávio Bolsonaro divulgou nota afirmando que ele não colocou em dúvida a integridade do sistema eletrônico de votação brasileiro. O comunicado foi publicado após repercussão de declarações feitas por Flávio durante encontro com embaixadores estrangeiros, em que associou as urnas brasileiras às utilizadas na Venezuela. (CNN Brasil)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 22/07/2026 - 23:50h

Pensando bem…

“Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.”

Cora Coralina

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 22/07/2026 - 21:24h
Senado

Pai de Rogério Marinho é o suplente do Coronel Hélio Oliveira

Hélio reforça identificação com bolsonarismo, com a escolha de Valério Marinho (Foto: Divulgação)

Hélio reforça identificação com bolsonarismo, com a escolha de Valério Marinho (Foto: Divulgação)

O Coronel Hélio Oliveira (PL) terá o pai do senador Rogério Marinho, advogado Valério Marinho, como seu primeiro suplente ao Senado.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22), em Natal.

Integrante do palanque do ex-prefeito natalense Álvaro Dias (PL), concorrente ao Governo do Estado, Coronel Hélio terá um nome representativo do bolsonarismo no RN, para reforçar sua candidatura.

Valério Marinho é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), além de ter sido o segundo suplente de senador entre 2011 e 2019, no mandato de José Agripino (hoje no União Brasil).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 22/07/2026 - 17:28h
TRF 5

Shopping é posto à venda; Justiça condena empresa por má-fé

Shopping está no epicentro do caso (Foto: Web)

Shopping está no epicentro do caso (Foto: Web)

A Justiça Federal determinou a retomada do procedimento para venda do Shopping Via Direta, em Natal, com o objetivo de quitar débitos fiscais. Na mesma decisão, o juiz federal Marco Bruno Miranda condenou a empresa por litigância de má-fé, ao entender que houve alteração da verdade dos fatos durante o processo.

Após o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) restabelecer a eficácia dos atos expropriatórios, o magistrado determinou a inclusão do empreendimento no procedimento de alienação por iniciativa particular. Nessa modalidade, interessados poderão apresentar propostas diretamente à Justiça através de corretor credenciado.

Na decisão, o magistrado destacou que a desembargadora federal convocada Cristina Maria Costa Garcez exerceu juízo de retratação, revogando decisão anterior e restabelecendo a validade dos atos que autorizaram a alienação do imóvel.

O magistrado também registrou que a empresa informou ao Tribunal estar em negociação com a Fazenda Nacional para solucionar a dívida, circunstância que motivou, à época, a retirada do imóvel do leilão. Entretanto, segundo a decisão, transcorridos mais de dezoito meses, não houve evolução das tratativas para um acordo.

Ao fundamentar a condenação, Marco Bruno Miranda afirmou que a instância superior foi induzida a erro pela parte executada, caracterizando violação aos deveres de lealdade, boa-fé e cooperação processual.

Na decisão, o juiz registra: “A Desembargadora Federal foi deliberadamente enganada pela parte executada, em séria violação dos deveres de lealdade, boa-fé e cooperação processual, caracterizadora de litigância de má-fé, por alteração da verdade dos fatos.”

Em razão desse entendimento, a Justiça Federal condenou a empresa ao pagamento de multa por litigância de má-fé, fixada em 1% sobre o valor atualizado da causa.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 22/07/2026 - 15:30h
Mossoró

Feira de Vinil e Afins acontece neste fim de semana

Foto ilustrativa

O interesse pelo vinil fomenta a feira (Foto ilustrativa)

A Feira de Vinil e Afins de Mossoró será uma das atrações do Circuito de Férias do Partage Shopping Mossoró. O evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho, durante o horário de funcionamento do shopping, com entrada gratuita.

A feira será instalada no espaço da antiga loja Nagem, ao lado da C&A, e reunirá expositores especializados em discos de vinil, CDs, fitas cassete e outros artigos relacionados à música e à cultura analógica.

Durante os três dias, o público poderá garimpar títulos de diferentes estilos e épocas, incluindo clássicos da música brasileira e internacional, álbuns raros, lançamentos, reedições e itens para colecionadores. A programação também pretende aproximar novos ouvintes do universo do vinil e estimular a troca de experiências entre colecionadores, vendedores e admiradores da música.

A participação no Circuito de Férias amplia o alcance da feira e oferece aos visitantes do Partage Shopping mais uma alternativa cultural e de entretenimento durante o período de férias. A iniciativa também fortalece a presença da cultura do vinil em espaços de grande circulação de Mossoró.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 22/07/2026 - 10:46h
Dificuldade

Flávio Bolsonaro poderá chegar à convenção sem um vice definido

Arte ilustrativa exclusiva com recursos de IA para o BCS

Arte ilustrativa exclusiva com recursos de IA para o BCS

Do Canal Meio e outras fontes para o BCS

A quatro dias da convenção que oficializará sua candidatura à Presidência, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) segue sem assegurar o apoio de partidos do centrão. Integrantes de União Brasil, PP e Republicanos atribuem o impasse à dificuldade de diálogo da pré-campanha e à ausência de negociações sobre participação em um eventual governo e acordos regionais. Dirigentes das legendas afirmam que o senador buscou apoio sem oferecer espaço para discutir cargos, alianças estaduais ou outras contrapartidas políticas.

No Republicanos, interlocutores relatam que não houve sequer uma conversa direta entre Flávio e a direção nacional da sigla. O coordenador da campanha, senador Rogério Marinho (PL-RN), reconheceu que Flávio poderá chegar à convenção de sábado sem um candidato a vice definido.  (Folha)

Uma das principais apostas de Flávio Bolsonaro para compor sua chapa naufragou. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou que a senadora Tereza Cristina (PP-MS) recusou o convite para ser a vice da chapa presidencial de Flávio. Segundo o dirigente, a parlamentar informou que pretende disputar a presidência do Senado na próxima legislatura. Valdemar ainda afirmou que a escolha do companheiro de chapa caberá ao ex-presidente Jair Bolsonaro. (Globo)

Mas Flávio continua
 na luta. O senador retomou as negociações para tentar atrair a federação União Progressista para sua candidatura à Presidência, após o desgaste provocado pelas investigações envolvendo o Banco Master. Segundo interlocutores, o pré-candidato voltou a conversar com os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antonio Rueda, em busca de uma aliança que ampliaria o tempo de propaganda eleitoral, a estrutura da campanha e a presença do PL nos estados. As tratativas, porém, ainda enfrentam resistência dentro da federação. (CNN Brasil)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 22/07/2026 - 09:38h
De abril a julho

Blog Carlos Santos analisa série de pesquisas ao Governo do RN

Números da Estimulada de Julho, apresentados pelo Exatus (Reprodução)

Números da Estimulada de Julho, apresentados pelo Exatus (Reprodução)

O que os números da Pesquisa Agora RN/Exatus (veja AQUI) dizem em suas entrelinhas, afinal, quanto à disputa sucessória no RN? Em que estágio de fato está a pré-campanha, à beira da campanha oficial? Como os números mostram o comportamento dos principais nomes à disputa do Governo do Estado, numa retrospectiva e análise conjunta das três pesquisas publicadas pelo Agora RN/Exatus – Abril, Maio e Julho?

A gente vai tratar de decifrar esses supostos enigmas nesta postagem, sem rodeios, floreios, ou acrobacias argumentativas. Vamos lá.

Allyson Bezerra (UB) – 41,78%

O ex-prefeito mossoroense é o único candidato que apresenta uma curva de crescimento contínuo. O salto mais importante ocorreu entre abril e maio (+3,7 pontos); depois, estabilizou em um patamar alto (+0,8). Essa estabilização não é sinal de perda de força. Pelo contrário: indica consolidação da liderança inflando 4,5 pontos percentuais de abril a julho.

Outro ponto bastante favorável é ter a menor rejeição (7,13%) contínua, e, em queda, o que preserva espaço para novas adesões e alarga muito a possibilidade de mais crescimento nos campos políticos à esquerda e à direita, por exemplo.

Enquanto ele conserva essa baixíssima repulsa popular, seus contendores de maior notoriedade, Álvaro Dias (PL) e Cadu Xavier (PT), duelam numa “polarização negativa.” É o que chega para eles da tese que defendem, afinadamente, de que o RN vai espelhar a contenda nacional, doentia, entre lulopetista e bolsonaristas. Xavier é o mais rejeitado com 24,86% e Dias com 20,86%.

Estão praticamente empatados na ojeriza popular.

Álvaro Dias (PL) – 26,05%

Caiu entre abril e maio (-2,1 pontos), justamente quando Allyson Bezerra acelerou. Em julho, ele recuperou praticamente todo o terreno perdido (+3,3 pontos). Essa oscilação para cima sugere reorganização da pré-campanha e maior consolidação do eleitorado oposicionista com identidade com ele e seu entorno.

Entretanto, mesmo recuperando fôlego, ele viu Allyson Bezerra seguir sua escalada, cevando-se de 4,5 pontos percentuais entre maio e julho. A distância entre ambos permanece próxima de 16 pontos percentuais, em favor do ex-prefeito de Mossoró.

Resumindo: melhorou performance, mas não diminuiu a vantagem do líder.

Tomando como base apenas a série histórica desse instituto (abril, maio e julho de 2026), o comportamento dos candidatos revela tendências bem definidas.

Cadu Xavier (PT) – 13,74%

É quem apresenta o segundo melhor ritmo de crescimento da série de pesquisas do Agora RN/Exatus, nos meses de Abril, Maio e Julho, atrás apenas de Allyson Bezerra. Teve uma melhoria no desempenho com soma de 3 pontos percentuais no período. Porém, ainda longe de ser uma ameaça a Álvaro Dias e mesmo ao líder.

O maior obstáculo de Cadu Xavier continua sendo a rejeição, que está entranhada nele, certamente pelo vínculo ao governo desaprovado da governadora Fátima Bezerra (PT), sua avalista à disputa. É como tentar nadar numa piscina com uma bigorna nas costas.

Isso significa que parte relevante do eleitorado já demonstra resistência ao seu nome, limitando sua capacidade de expansão. Ou seja, engatinha escada acima, mas enfrenta teto eleitoral imposto pela elevada rejeição.

Allyson, Álvaro e Cadu são os principais contendores também num palanque importante Arte ilustrativa exclusiva com recursos de IA para o BCS)

Allyson, Álvaro e Cadu têm comportamentos distintos captados pela série de pesquisas (Arte ilustrativa exclusiva com recursos de IA para o BCS)

Conclusão

Em outras palavras, a “fotografia” de julho indica uma disputa mais organizada e clara do que em abril: Allyson Bezerra ocupa um primeiro lugar isolado e distante dos adversários, além de ter rejeição ínfima num comparativo com eles. É o nome a ser batido.

Álvaro Dias segura a segunda posição e Cadu Xavier permanece em trajetória ascendente, mas ainda distante de transformar esse crescimento em competitividade direta pelo segundo turno – se houver.

Poder-se-ia afirmar, pois, que Allyson Bezerra é o virtual eleito, inclusive no primeiro turno?

Nã, nã, nin, na, não!!

Favorito, sim.

Mas a disputa agora é que começa a afunilar, exigindo mais e mais de cada um dos candidatos, inclusive nas filigranas, nos erros que precisam driblar.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 22/07/2026 - 08:46h
Piscinão

Praia de Ponta Negra “totalmente alagada”

Reportagem da Inter TV Cabugi mostra o que virou rotina, em Natal, a cada chuva intensa: a praia de Ponta Negra – cartão postal do RN – fica “totalmente alagada.”

A Prefeitura de Natal promete resolver o problema causado por obra de mais de R$ 100 milhões de “engorda” da praia.

A crença é de que investimento adicional da ordem de R$ 20 milhões possa solucionar esse cenário desolador da praia que virou “piscinão.”

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 22/07/2026 - 07:42h
Disputa presidencial

Lula avalia faltar a todos os debates na televisão

Lula e Bolsonaro repetiram a palavra "mentiroso" várias vezes e os dois podem estar certos (Fotomontagem Web)

Lula e Bolsonaro em debate na campanha de 2022 (Fotomontagem e arquivo do BCS)

O presidente Lula da Silva (PT) avalia faltar a todos os debates na TV, durante o primeiro turno.

O tema divide a cúpula do PT.

Alguns temem que o presidente fique muito exposto às críticas sem poder rebater.

Um caso a se pensar e repensar.

Mas, sabemos – eu e você, webleitor – que ele decide.

Tem a primeira e última palavra.

Em 2022

No primeiro turno de 2022, ele compareceu a dois encontros cruciais: o da Band (em agosto) e o da TV Globo (em setembro). Ele decidiu faltar aos debates organizados pelo SBT e pela RedeTV!.

Já no segundo turno, Lula esteve presente no debate realizado pelo pool da Band, TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo, mas recusou o convite para o debate promovido pela Record TV.

Seu principal adversário no primeiro e segundo turnos foi o então presidente Jair Bolsonaro (PL), que hoje está albergado em prisão domiciliar, por questões humanitárias. Foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os crimes principais incluem tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e liderança de organização criminosa relacionada aos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 22/07/2026 - 06:24h
Disputa presidencial no RN

Lula tem 51% e Flávio Bolsonaro soma 35%, aponta pesquisa

Vantagem de Lula, no estado, é muito folgada; Flávio está 16,36 pontos percentuais atrás (Fotomontagem do Agora RN)

Vantagem de Lula, no estado, é muito folgada; Flávio está 16,36 pontos percentuais atrás (Fotomontagem do Agora RN)

Do Agora RN

Na pesquisa contratada pelo Grupo Agora RN (editora dos jornais O Correio de Hoje e Agora RN), com execução pelo Instituto Exatus e divulgada nessa terça-feira (21), foi identificado o atual estágio da corrida presidencial no RN. Números mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pela Presidência da República entre os eleitores do Rio Grande do Norte.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece na segunda posição.

Estimulada

Na pesquisa estimulada — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados —, Lula registra 51,30% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro aparece com 34,94%. A diferença entre os dois é de 16,36 pontos percentuais.

Na sequência, estão o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), com 1,84%; o influenciador Renan Santos (Missão), com 1,15%; o escritor Augusto Cury (Avante), com 0,75%; e o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), com 0,54%.

Também aparecem Cabo Daciolo (Mobiliza) e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (DC), ambos com 0,34%, além de Samara Martins (UP), com 0,12%. Outros 5,17% afirmaram não votar em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 3,52% não souberam responder.

Considerando apenas os votos válidos — excluídos brancos, nulos e indecisos —, Lula alcança aproximadamente 56,2% no Rio Grande do Norte, enquanto Flávio Bolsonaro tem 38,3%. O número representa uma queda em relação ao desempenho do petista no Estado em 2022, quando ele teve 62,98% em uma disputa contra o então presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve 31,02%.

Em relação à pesquisa anterior da Exatus, realizada no fim de maio, Lula oscilou de 52,75% para 51,30%, uma variação negativa de 1,45 ponto percentual, dentro da margem de erro. Flávio Bolsonaro passou de 30,24% para 34,94%, crescimento de 4,70 pontos.

Gráfico disputa ao Governo Federal (Arte do Agora RN)

Gráfico disputa ao Governo Federal (Arte do Agora RN)

Espontânea

A vantagem de Lula também aparece na pesquisa espontânea, quando os entrevistados citam livremente seus candidatos, sem a apresentação de uma lista. Nesse cenário, o presidente registra 47,76% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro aparece na segunda colocação, com 30,13%. A distância entre os dois é de 17,63 pontos percentuais.

Também foram citados Ronaldo Caiado, com 1,19%; Renan Santos, com 0,69%; Romeu Zema, com 0,34%; Augusto Cury, com 0,20%; e Ciro Gomes, com 0,11%.

O ex-ministro Joaquim Barbosa foi mencionado por 0,10% dos entrevistados, enquanto Cabo Daciolo aparece com 0,04%.

Quando não há uma lista de candidatos, 15,56% dos eleitores não sabem em quem votar para presidente. Outros 3,88% declararam voto branco, nulo ou em nenhum nome.

A pesquisa espontânea repete a ordem observada na estimulada, com Lula na liderança, Flávio Bolsonaro em segundo e Ronaldo Caiado na terceira posição. Lula e Flávio, juntos, concentram 77,89% das citações espontâneas, evidenciando a polarização da disputa presidencial no Estado.

Leia tambémAllyson chega a 41,78%; Álvaro soma 26,05% e Cadu 13,74%

Leia tambémStyvenson tem 52,63%, Zenaide 34,34%, Rafael 21,76% e Hélio 18%

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.