quarta-feira - 05/11/2025 - 11:00h
Mossoró

Vereador anuncia saída da base governista, mas diz não ser oposição

Wiginis fez pronunciamento nesta quarta-feira (Foto: reprodução de imagem da TV Cãmara)

Wiginis fez pronunciamento nesta quarta-feira (Foto: reprodução de imagem da TV Cãmara)

O vereador Wiginis do Gás (UB) anunciou nesta quarta-feira (05), na tribuna da Câmara Municipal de Mossoró, que não faz mais parte da base do prefeito Allyson Bezerra (UB). Porém, prometeu que não será oposição. Continuará “votando em favor do povo.”

Segundo ele, teria sido “expulso” por não se afinar com projeto político do governismo.

Só baixo a cabeça nesse mundo para uma ‘pessoa’, Jesus Cristo, na hora que estou orando” (sic), disse.

Semana passada, Wiginis do Gás anunciou seus nomes à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa, para campanha do próximo ano: Nina Souza (PSD), primeira-dama de Natal e secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e o deputado estadual Ivanilson Oliveira (UB).

Segundo o vereador, essas preferências colidem com orientações do grupo do prefeito Allyson Bezerra. Daí, “fui convidado a sair.”

O nome de Allyson Bezerra projeta-se à disputa pelo governo estadual e a primeira-dama Cínthia Raquel tem aparecido como opção preferencial do sistema a deputado estadual.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 05/11/2025 - 10:22h
Cultura

Missa em Ação de Graças marca aniversário da ACJUS

Reprodução do brasão da ACJUS

Reprodução do brasão da ACJUS

A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) comemora 11 anos de existência.

Uma Missa em Ação de Graças às 17 horas desta quinta-feira (05), na Catedral de Santa Luzia, marca a lembrança de sua fundação.

“Ao longo de mais de uma década, temos nos dedicado à preservação e à valorização da memória, da literatura local, regional e nacional, mantendo sempre firme o nosso propósito. Neste momento especial, queremos agradecer a Deus pelas conquistas alcançadas e pela parceria de todos que contribuíram para esta jornada de sucesso”, destaca o presidente da entidade, advogado Wellington Barreto.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
  • Repet
quarta-feira - 05/11/2025 - 09:30h
Mortes no RJ

Lula vê ‘matança’; oposição cita frase dele de que traficante é “vítima”

Para Lula, é preciso investigação da PL para apurar a verdade (Foto: Pablo Porciuncula/AFP)

Para Lula, é preciso investigação da PL para apurar a verdade (Foto: Pablo Porciuncula/AFP)

Do Canal Meio e outras fontes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu uma investigação independente sobre a atuação policial na megaoperação que deixou 121 mortos no Rio, com a participação de legistas da Polícia Federal (PF) para apurar as circunstâncias das mortes. “É importante a gente verificar em que condições ela [a operação] se deu, porque até agora nós temos uma versão contada pela polícia, contada pelo governo do estado e tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam ou se teve alguma coisa mais delicada na operação”, disse o presidente. Lula está em Belém (PA) para cumprir agendas da COP30, e, em entrevista à Associated Press e à Reuters, se referiu à operação como uma “matança”.

“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas, do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa.” As falas marcam a primeira crítica direta do presidente ao episódio. Na semana passada, ele havia se limitado a defender o combate ao crime organizado, sem confrontar a atuação do governo fluminense ou das forças de segurança estaduais. (g1)

Não demorou para a oposição reagir. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, criticou o presidente por não citar os policiais mortos. Já o senador Ciro Nogueira (PP) retomou uma fala recente do petista — de que traficantes seriam “vítimas de usuários” — para atacá-lo nas redes. “Lula prova de novo que acha que os traficantes são vítimas. Presidente, houve matança sim: os bandidos mataram 4 policiais e atiraram em vários outros”, escreveu. (Folha)

Horas depois da entrevista, a conta oficial de Lula no X reafirmou que o governo atua para “quebrar a espinha dorsal” do tráfico e do crime organizado, com foco nas “cabeças do crime”. A mensagem manteve o tom do Planalto, ao reiterar a aposta em inteligência e integração das forças de segurança, e alinhou esse discurso às propostas já enviadas ao Congresso, como a PEC da Segurança e o projeto de Lei Antifacção. Em Brasília, aliados disseram não ver mudança no discurso do presidente. (Valor)

Mas o Planalto teve uma vitória importante no debate sobre segurança pública. Por seis votos a cinco, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito presidente da CPI do Crime Organizado, derrotando o nome da oposição, o senador Hamilton Mourão (Republicanos), que ficou com a vice-presidência, após acordo. Contarato, que já divergiu do PT em temas de segurança, prometeu independência. A CPI vai investigar a estrutura e a expansão de milícias e facções como o Comando Vermelho e o PCC por 120 dias, prorrogáveis por mais 60. O relator será Alessandro Vieira (MDB), autor do requerimento e nome de consenso entre governo e oposição. (UOL)

Já aprovado, o plano de trabalho da CPI prevê convites a ministros e 11 governadores, entre eles Tarcísio de Freitas (SP) e Cláudio Castro (RJ). Vieira dividiu a apuração em nove eixos e quer priorizar a convocação de autoridades com “conhecimento profundo” sobre o avanço das facções e milícias. Confira os principais pontos. (Veja)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 05/11/2025 - 04:42h
Gestão pública

Começam obras para “Central do Povo” abrigar vários serviços

Obras começaram em imóvel abandonado há muitos anos (Foto: Wilson Moreno)

Obras começaram em imóvel abandonado há muitos anos (Foto: Wilson Moreno)

A Prefeitura de Mossoró começou obra para transformar o antigo prédio do CEO, localizado em frente à Praça Bento Praxedes, mais conhecida como Praça do Relógio ou Praça do Codó, na “Central do Povo”. O novo espaço concentrará todos os serviços de atendimento ao público oferecido pela municipalidade.

O local estava abandonado há vários anos e agora será completamente revitalizado para receber a população mossoroense. O objetivo desse equipamento é facilitar o acesso da população às informações, serviços e atendimentos diversos de vários setores da gestão, otimizando logística, uma vez que o novo prédio é considerado central e estratégico.

As equipes técnicas das secretarias de Infraestrutura, Programas e Projetos Estratégicos, Segurança e Ouvidoria-Geral do Município visitaram o local nessa desta terça-feira (4) para avaliação. Serviços preliminares já foram feitos no local, como, por exemplo, retelhamento, demolição de revestimento e forro antigos para que inicie-se, de fato, a obra.

Serviços

A ouvidora-geral do município, Hubeônia Alencar, acompanhou a visita e destacou a importância da “Central do Povo” para a população de Mossoró quando ela estiver funcionando. “Estamos visitando hoje aqui o prédio que será a ‘Central do Povo’. Em breve a população estará recebendo um local onde ela vai poder chegar e resolver todos os serviços da Prefeitura de Mossoró em um só local”, disse a ouvidora-geral.

Serão concentrados serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação, serviços urbanos e trânsito, entre outros, sendo estes serviços de Cadastro Único, regulação da saúde, serviços urbanos, trânsito e recebimento de documentação. O prédio contará com 12 salas, call center, sala do Procon, Ouvidoria, além de duas salas de audiências.

“Nós teremos aqui o Procon, vamos ter o CadÚnico, todos os serviços das secretarias que atendem diretamente a população de forma concentrada, eficiente e eficaz. Estamos com a obra em ritmo acelerado para entregar o quanto antes a população e Mossoró”, finalizou Hubeônia.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 05/11/2025 - 01:22h
Livro

O olhar de um jornalista potiguar

Emanuel Neri: Por trás das lentes (Foto: divulgação)

Emanuel Neri: Por trás daquele olhar (Foto: divulgação)

As histórias de São Miguel do Gostoso e do mundo, narradas sob o olhar do jornalista potiguar Emanuel Neri, são o tema central do livro “Por Trás Daquele Olhar”. A obra, que é um perfil de Neri, será lançada no próximo dia 22 de novembro, às 17h, integrando a programação da 12ª Mostra de Cinema de Gostoso.

O livro é de autoria da escritora paulista Cristina Ramalho, que atualmente reside na Espanha. O evento de lançamento acontecerá na Galeria Sol da Meia Noite, localizada na Av. dos Arrecifes, 2454, um importante espaço de arte em São Miguel do Gostoso.

Nascido em São Miguel do Gostoso, Emanuel Neri construiu uma sólida carreira no jornalismo, trabalhando em veículos de grande importância nacional após sua mudança para São Paulo, como: Folha de S. Paulo; O Estado de S. Paulo e Revista Veja.

O livro “Por Trás Daquele Olhar” é um mergulho nas experiências e descobertas do jornalista, abrangendo desde sua infância em São Miguel do Gostoso e sua passagem por Natal, onde cursou Jornalismo, até suas vivências em coberturas políticas no Brasil e como correspondente no exterior.

A obra também destaca a Galeria Sol da Meia Noite, espaço de arte criado por Neri. Com um pavilhão de exposições e esculturas dispostas em seus jardins de 10 mil m², a galeria se estabeleceu como um dos mais relevantes espaços de arte e cultura do Rio Grande do Norte.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
terça-feira - 04/11/2025 - 23:56h

Pensando bem…

“Todo excesso constitui um vício.”

Baltasar Gracián

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet
terça-feira - 04/11/2025 - 23:50h
TRT/RN

Ação milionária que tramita há 34 anos finalmente tem acordo

Judicantes, advogados e alguns beneficiados posam para foto histórica (Foto: TRT/RN)

Judicantes, advogados, sindicalistas e alguns beneficiados posam para foto histórica (Foto: TRT/RN)

Em sessão de audiência na tarde de segunda-feira (3) no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC-Natal) do TRT-RN, foi homologado um acordo com 1.453 professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no valor de R$ 363.629.113,50, em um dos processos mais antigos em tramitação na Justiça do Trabalho no Estado.

A ação, ajuizada há 34 anos, pedia a correção salarial decorrente dos Planos Bresser e Verão para 1.928 pessoas. O processo continua ainda, para os professores que não aderiram ao acordo.

A audiência de conciliação no Cejusc foi dirigida pela juíza Rachel Vilar de Oliveira Villarim, coordenadora do Cejusc Natal, pelo juiz Higor Marcelino Sanches, que atua no Cejusc 2º grau e no Setor de Precatórios, e pela juíza Aline Fabiana Campos Pereira, da 9ª Vara do Trabalho de Natal, de onde o processo é originário.

Participaram da audiência alguns dos professores beneficiados com o acordo, representantes do Sindicato dos Docentes de Universidades Federais e da UFRN, além de advogados e procuradores federais.

Responsável pela liberação dos precatórios e RPVs, o juiz Higor Sanches celebrou a alegria dos professores de verem seus direitos conquistados e toda a trajetória do processo até agora. “O acordo foi um pequeno desfecho de uma longa história”, afirmou.

Nota do BCS – Gente, 34 anos para um acordo? Justiça que tarda, falha. Isso é um insulto a quem partiu sem ter acesso a esse direito. A legislação e o Estado brasileiro seguem escolhendo a quem massacrar.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
terça-feira - 04/11/2025 - 23:46h
Redes sociais

País exige capacitação de influenciadores para conteúdos profissionais

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Por Martha Gabriel (Futuro dos Negócios)

A China acaba de dar um passo na regulamentação dos influenciadores digitais.

Agora, quem quiser falar sobre temas como medicina, direito ou educação precisará comprovar formação acadêmica ou experiência profissional.

As novas regras, publicadas pela Administração Estatal de Rádio e Televisão (SART) e pelo Ministério da Cultura e Turismo (MCT) exigem que os criadores apresentem certificações válidas às plataformas, que passam a ser responsáveis por revisar e aprovar o conteúdo antes da publicação.

Além disso, está proibido exibir ostentação exagerada, conteúdo sexualmente sugestivo ou o uso de deepfakes para manipular imagens de figuras públicas.

O objetivo, segundo o governo chinês, é “normalizar o comportamento profissional” no ambiente digital e reduzir a desinformação.

A medida faz parte de uma política mais ampla de controle sobre a influência das plataformas, que movimentam bilhões no país.

Agora, até mesmo o livestreaming (transmissão em tempo real) terá limites de idade e horário, e os influenciadores deverão declarar renda e pagar impostos corretamente.

Em tempos de influência algorítmica e poder digital, a China levanta uma questão global: Quem deve ter o direito e a responsabilidade de informar milhões de pessoas online?

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 04/11/2025 - 23:28h
19 de Novembro

Mossoró terá a 1ª Batalha Feminista Antirracista de Slam

Banner de divulgação

Banner de divulgação

O Centro Feminista 8 de Março realiza, no dia 19 de novembro, às 19h, no Espaço Cultural Esquina da Esquerda, a 1ª Batalha Feminista Antirracista de Slam de Mossoró, em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

A atividade integra o projeto “Mulheres Negras em Cada Canto da Cidade em Tom de Liberdade”, que tem como objetivo valorizar a cultura e fortalecer o protagonismo das mulheres negras, suas vozes e expressões também através da arte.

Antes da batalha, no dia 14 de novembro, o CF8 realiza uma oficina de preparação para as participantes, com o intuito de fortalecer a escrita, a performance e o conteúdo das poesias que serão apresentadas no evento.

As inscrições são gratuitas e estão abertas a todas as mulheres interessadas em participar da competição. O formulário de inscrição estará disponível no Instagram do Centro Feminista até o dia 12 de novembro.

Objetivo

“A 1ª Batalha Feminista Antirracista de SLAM de Mossoró surge como um espaço de auto-organização das mulheres, com o propósito de amplificar as vozes das meninas e mulheres por meio da poesia. O SLAM Feminista Antirracista é um espaço livre de machismo, racismo e LGBTfobia, em que as poesias apresentadas devem refletir o combate às opressões e o desejo de transformar o mundo”, justifica o Centro Feminista.

Em Mossoró, essa primeira batalha reunirá poetas e slammers da cidade em uma disputa de palavras, com premiação para o 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, algumas das poesias apresentadas serão selecionadas para publicação em um e-book, ampliando o alcance das vozes que ecoarão no palco.

Link para inscrição: 1ª Batalha Feminista Antirracista de SLAM de Mossoró

O que é Slam? – é uma competição de poesia falada, também conhecida como “batalha de poesia”, que se popularizou no Brasil a partir de 2008. Os poetas têm até três minutos para declamar textos autorais, sem o uso de instrumentos musicais, figurinos ou adereços, sendo avaliados por um júri escolhido na plateia.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política
terça-feira - 04/11/2025 - 23:04h
Eleição

Potiguar de Mossoró escolhe seus novos dirigentes

Jerônimo e Robson passam a ser os novos dirigentes do alvirrubro mossoroense (Foto: Anne Campos)

Jerônimo e Robson passam a ser os novos dirigentes do alvirrubro mossoroense (Foto: Anne Campos)

O Conselho Deliberativo do Potiguar elegeu Jerônimo Jales como novo presidente executivo e Robson Matos como vice-presidente do clube. A eleição ocorreu nesta terça-feira (04), no salão de eventos da Finna Festa.

Advogado e ex-diretor executivo do clube, Jerônimo Jales, de 39 anos, assume a presidência com a missão de recolocar o Potiguar no cenário nacional, com uma gestão de transparência, responsabilidade e paixão – assim foca o Conselho Deliberativo do alvirrubro.

“Assumo com o compromisso de fazer uma gestão com os pés no chão, mas também com ambição e seriedade”, destacou o novo presidente.

Robson Matos, 43 anos, é Analista Técnico do SEBRAE/RN há 19 anos, graduado em Administração pela Universidade do Estado do RN (UERN) e especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP) e Gestão Empresarial (FGV).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • Repet
terça-feira - 04/11/2025 - 22:36h
Mossoró

CDL realizará pleito para nova diretoria quinta-feira

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró convocou seus associados para a Assembleia Geral Eleitoral que definirá a nova diretoria para o quadriênio 2026-2029. A votação está marcada para quinta-feira (06), das 13h30 às 18h, na sede da entidade.

O prazo para registro de chapas para concorrer aos cargos de Presidente, Vice-Presidente e membros dos conselhos Fiscal e Consultivo encerrou-se no dia 27 de outubro.

Conforme o estatuto, para se candidatar, o associado precisava atender a requisitos como tempo mínimo de participação em diretoria e estar quite com suas obrigações financeiras.

O voto será pessoal e direto, sendo vedada a delegação. A assembleia será instalada com a presença de dois terços dos sócios aptos a votar em primeira chamada e, trinta minutos depois, com qualquer número em segunda chamada. O processo é conduzido por uma Comissão Eleitoral.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
terça-feira - 04/11/2025 - 13:18h
ALRN

CCJ aprova projetos sobre cultura, saúde, consumidor e utilidade pública

Também foram aprovados diversos reconhecimentos de utilidade pública estadual na CCJ (Foto: ALRN)

Também foram aprovados diversos reconhecimentos de utilidade pública estadual na CCJ (Foto: ALRN)

Os deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovaram, nesta terça-feira (4), uma série de projetos relacionados a patrimônio cultural, saúde pública, direitos do consumidor, proteção social e reconhecimento de utilidade pública em diferentes municípios do estado.

Na área cultural, foi aprovado o projeto de Luiz Eduardo (SDD) que reconhece o Pão Recife e a Padaria Primor como patrimônio histórico, cultural e imaterial de Currais Novos. A deputada Isolda Dantas (PT) também teve matérias aprovadas, entre elas o reconhecimento da samaumeira de Pedro Velho como patrimônio natural, paisagístico e cultural, além da Gruta de Poço Feio, em Felipe Guerra, e da Igreja Matriz de São Francisco de Assis, em Pedro Velho, como patrimônio histórico, cultural, material e religioso. A Semana Estadual do Folclore Câmara Cascudo, proposta por Ubaldo Fernandes (PSDB), também recebeu parecer favorável.

Na saúde e proteção social, foram aprovados projetos de Divaneide Basílio (PT), como o Programa Farmácia Viva na rede estadual e o PopCiência Potiguar, iniciativa de popularização da ciência, tecnologia e inovação. Também de sua autoria, foram aprovadas a Semana Estadual de Alfabetização Digital e Segurança Online da Pessoa Idosa e o Programa Estadual Quintais Produtivos Agroecológicos. Os deputados aprovaram ainda duas propostas de Vivaldo Costa (PV): a Política Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa e a Política de Conscientização sobre Depressão Silenciosa na Pessoa Idosa.

A CCJ deu parecer favorável ao projeto “Valéria de Anália, Vidas que Ficam”, de Taveira Júnior (União), que cria uma política estadual de atenção psicológica e social para familiares de vítimas de feminicídio. A relatora, Isolda Dantas (PT), destacou que a iniciativa se soma à rede de proteção já existente no Estado.

Na área de cidadania, os parlamentares aprovaram o projeto de Ubaldo Fernandes (PSDB) que obriga a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor em linguagem Braille nos estabelecimentos comerciais. Já na área esportiva, foi aprovado o projeto de Taveira Júnior (União) que assegura acesso de profissionais de educação física, quando contratados como personal trainer, às academias utilizadas por seus alunos.

Também foram aprovados diversos reconhecimentos de utilidade pública estadual. A Colônia de Pescadores e Aquicultores de Patu, de Coronel Azevedo (PL); a Associação de Desenvolvimento Social Arez para Todos e a Semana Estadual do Folclore Câmara Cascudo, de Ubaldo Fernandes (PSDB); o Sindicato dos Policiais Penais, o Grupo Natal Doações e a Associação Esportiva União, Raça e Vitória (URV), todos de Luiz Eduardo (SDD); além da Associação Cultural e Desportiva Torcida Jovem do Potyguar Seridoense e da Associação Amigos do Mangueiral, propostas por Ezequiel Ferreira (PSDB). O deputado Dr. Bernardo (PSDB) teve aprovado o reconhecimento da Associação Camarense Amigos dos Animais.

A Comissão também aprovou a denominação da Rodovia Manoel Alves Irmão, no trecho da RN-093, proposta por Ubaldo Fernandes (PSDB). Já o projeto que institui o Programa de Regularização de Débitos de IPVA para veículos apreendidos, de Cristiane Dantas (SDD), recebeu pedido de vistas. Outra matéria, de Dr. Kerginaldo (PL), que denomina de Rodovia Joaquim Úrsula o trecho da RN-089 entre São João do Sabugi e Ouro Branco, foi encaminhada para diligências.

A reunião contou com a participação dos deputados Nelter Queiroz (PSDB), Galeno Torquato (PSDB), Kleber Rodrigues (PSDB), Isolda Dantas (PT), Neilton Diógenes (PP) e Ubaldo Fernandes (PSDB).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet
terça-feira - 04/11/2025 - 10:46h
Uern

Concurso público para professor tem inscrições abertas

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) comunica que estão abertas as inscrições do Concurso Público de provas e títulos para o cargo de professor do ensino superior. As inscrições serão realizadas até o dia 03 de dezembro de 2025.

O concurso oferece 66 vagas para docentes que irão integrar o quadro efetivo da Uern.  As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site da Comperve/UFRN: //comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/uern2025/inscricao/instrucoes/. É obrigatório o preenchimento integral do Formulário de Inscrição, seguindo as instruções fornecidas no edital.

A taxa de inscrição custa R$ 250,00 e, após o preenchimento do formulário, o sistema gerará o boleto, cujo pagamento deve ser efetuado dentro do período estabelecido no cronograma, sendo crucial observar o horário de compensação bancária.

Conforme o edital, caso o número de candidatos com título de Doutor(a) seja insuficiente (inferior a 15 vezes o número de vagas), haverá reabertura das inscrições com flexibilização dos critérios de titulação. Nesses casos, a exigência será reduzida para título de Especialista com residência médica específica (para vagas de Medicina) e título de Mestre para as demais áreas. 

A lista de áreas com os requisitos revisados será divulgada no site da Comperve no dia 19 de novembro de 2025.

Pedidos de isenção da taxa – Os candidatos ao concurso docente da Uern podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de R$ 250,00 se atenderem às normas dos seguintes requisitos: 

Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico);

Doadores de medula óssea;

Doadores de sangue;

Doadoras regulares de leite materno;

Eleitores convocados e nomeados (serviços eleitorais).

As regras, documentos e prazos devem ser consultados no edital e na página de informações ao candidato: Comperve – concurso Uern 2025

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política
terça-feira - 04/11/2025 - 09:28h
INSS

Apoio de Abraão Lincoln a candidatos em 2024 entra na mira da CPMI

Abraão na posse do prefeito e da vice-prefeita Meyrelle Souza de Porto do Mangue (Foto: rede social do depoente)

Abraão na posse do prefeito e da vice-prefeita Meyrelle Souza de Porto do Mangue (Foto: rede social do depoente)

Na oitiva de Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nessa segunda-feira (03), em Brasília, ele cometeu deslizes que o levaram a ser preso (veja AQUI). Apesar de depor apenas como testemunha, mentiu perante os sabatinadores e pode também trazer problemas para alguns políticos do RN.

Pré-candidato a deputado federal, Abraão Lincoln percorreu o RN no ano passado com apoio a vários candidatos a prefeito e a vereador. Na CPMI, ele embaraçou-se e negou – por exemplo – que sequer tivesse andado em Porto do Mangue, na campanha do prefeito eleito Francisco Antônio Faustino (Republicanos), o “Dino.” Foi flagrado mentindo.

– Ele (Abraão) gastou uma fortuna na campanha municipal comprando apoio para a próxima eleição – apontou o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), no interrogatório dessa segunda-feira (veja Vídeo AQUI), na CPMI do INSS. Diante da pressão do deputado, o interrogado deu uma resposta que o condena: “Vou ficar em silêncio.”

Abraão Lincoln participou de eventos de campanha em Porto do Mangue e “chegou junto” em vários outros municípios potiguares, como esses: Mossoró, Montanhas, Macau, Ceará-mirim, Maxaranguape, Baia Formosa, Cruzeta, Tangará, Jucurutu, Nova Cruz, Tibau do Sul, Alexandria, João Dias, Guamaré, João Câmara, Assú, Pedro Velho, Arez, Caiçara do Norte, São Rafael, Canguaretama, Vila Flor, Ipanguaçu, Areia Branca, Martins, Paraú, Macaíba, Várzea, Bom Jesus, São Bento do Norte, Parnamirim, Ielmo Marinho e Parazinho. Não faltam registros nas redes sociais, que a partir de agora passam a ser deletados por quem não quer se ver enroscado com ele.

No dia 28 de agosto deste ano, o BCS antecipou que Abraão Lincoln causaria problemas a muitos políticos, quando houvesse aprofundamento de investigação (veja AQUI).

Na CPMI, ele aparece como um dos principais investigados. A confederação que preside recebeu R$ 221 milhões em descontos associativos, cerca de R$ 10 milhões mensais. A CBPA passou de 4 cadastros em maio de 2023 para 757 mil em 2025, além de tentativas de incluir 40 mil pessoas já falecidas como filiadas.

A CPMI identificou que 99,5% dos filiados não reconheceram os descontos.

Passado que condena

Em 17 de outubro de 2015, Abraão Lincoln foi preso no Rio Grande do Sul por envolvimento em outro escândalo (veja AQUI). Ganhou liberdade em janeiro de 2016. A Operação Enredados – tocada pela Polícia Federal – identificou esquema de venda ilegal de permissões para pesca industrial. Teria causado prejuízo de cerca de R$ 1,4 bilhão à União.

Ano passado, ele virou réu em primeiro grau, em ação penal eleitoral decorrente desse mesmo caso.

Votos

Na política, Abraão obteve 63.371 votos (4,01%) em 2014 na tentativa de ser deputado federal. Ficou na primeira suplência da Coligação União pela Mudança, inscrito no PRB. Em 2018, caiu para a quarta suplência da Coligação Superação e Trabalho, com 42.431 votos (2,64%), também pelo PRB.

Nota do BCS – Evitamos expor fotos ou vídeos desse ou daquele nome apoiado por Linlcoln, por razão bem clara: o fato de ter recebido apoio dele não significa que o candidato direta ou indiretamente soubesse de supostos desvios do INSS, ou mesmo houvesse ciência de que ele poderia estar participando desse esquema bilionário. A foto no alto da postagem deriva do fato jornalístico, com citação do prefeito Dino de Porto no Mangue na própria CPMI do INSS. Não significa, também, que tenha recebido qualquer benefício ilegal.

Abraão Lincoln é levado preso após depoimento (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

Abraão Lincoln é levado preso após depoimento (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet
terça-feira - 04/11/2025 - 07:48h
Falso testemunho

Pré-candidato a federal no RN é preso pela CPMI do INSS em Brasília

Lincoln não é principiante em escândalos com o dinheiro público (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

Lincoln não é principiante em escândalos com o dinheiro público (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) e pré-candidato a deputado federal no RN, Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, teve a prisão decretada pelo presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), na madrugada desta terça-feira (4/11), sob a acusação de falso testemunho. O pedido foi feito pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União -AL), e acatado pelo presidente da comissão.

“Determino a prisão em flagrante do senhor Abraão Lincoln Ferreira da Cruz pelo crime impróprio de falso testemunho que trata o inciso dois do artigo quarto da lei 1.579/52”, afirmou Viana ao encerrar a sessão iniciada ainda na segunda-feira (3/11).

A CBPA passou de 4 cadastros em maio de 2023 para 757 mil em 2025, além de tentativas de incluir 40 mil pessoas já falecidas como filiadas. Segundo Gaspar, a confederação recebeu R$ 221 milhões em descontos associativos, cerca de R$ 10 milhões mensais. Lincoln disse que enviará documentos à CPMI.

Convocado como testemunha, Lincoln compareceu com habeas corpus preventivo concedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão garantiu o direito ao silêncio e à não autoincriminação.

Conforme o deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA), o sindicalista mentiu ao dizer que não conhecia o tesoureiro da CBPA, Gabriel Negreiros, pois este último é padrinho de um neto do depoente. O parlamentar apresentou uma foto do batizado da criança e também afirmou que Abraão Lincoln depositou R$ 5 milhões em uma conta de Negreiros.

“Ele (Abraão Lincoln) chama de relação institucional depositar R$ 5 milhões na conta do Gabriel Negreiros, que nada mais é do que padrinho do Neto dele. Ele ser padrinho do seu neto, é relação institucional?”, questionou Duarte Jr.

Após ser pressionado pelo deputado, Abraão Lincoln disse que se confundiu ao responder o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), a respeito da relação com Negreiros.

Nota do BCS – Lincoln é um velho conhecido do “Lado B” da política do RN e não é a primeira vez que aparece patinhando em ambiente pantanoso. Depois a gente conta fatos e bastidores.

Com informações da Agência Senado, Metrópoles, UOL, G1 e BCS

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 04/11/2025 - 07:28h
Política e segurança

Planalto teme desgaste com CPI do Crime Organizado

Operação contra o CV no RJ teve saldo de 117 suspeitos/procurados mortos e quatro policiais (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Operação contra o CV no RJ teve saldo de 117 suspeitos/procurados mortos e quatro policiais (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Do Canal Meio e outras fontes

Como quase sempre ocorre com eventos de grande impacto na opinião pública, o Congresso tenta assumir um papel de protagonismo diante dos grandes problemas nacionais. Na esteira da operação policial que deixou mais de 120 mortos no Rio na última semana, o Senado instala na manhã de hoje a CPI do Crime Organizado. Oficialmente, a missão é mapear a estrutura e a expansão de facções e milícias no país — incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), mas a expectativa é de que a CPI seja mais um palco de disputas acirradas entre governo e oposição.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), o mais antigo entre os indicados para o colegiado, conduzirá a abertura dos trabalhos. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), autor do requerimento que deu origem à CPI, deve assumir a relatoria — consenso informal já construído entre líderes. Ao todo, serão 11 senadores titulares e 11 suplentes, com prazo inicial de 120 dias para investigar o modus operandi das organizações criminosas, suas fontes de financiamento e seu avanço territorial. (g1)

O Palácio do Planalto avalia que a CPI do Crime Organizado pode representar um desgaste maior para o governo Lula do que a CPMI que investiga irregularidades em descontos de aposentados e pensionistas do INSS. O temor no governo é de que a oposição use o tema da segurança pública como principal bandeira política até as eleições de 2026. Nos bastidores, petistas admitem preocupação: a avaliação é que, se o debate público ficar restrito à segurança, o governo tende a perder terreno na narrativa, já que historicamente o tema favorece a direita. (CNN Brasil)

Enquanto a oposição
 e o Planalto se preparam para uma batalha no Senado, o governo do Rio de Janeiro enviou sua resposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a megaoperação realizada na capital fluminense há uma semana. No documento, a gestão de Cláudio Castro (PL) afirma que o “nível de força” empregado pelas forças de segurança foi “compatível” com as ameaças enfrentadas durante a ação. O relator da ADPF das Favelas, ministro Alexandre de Moraes, esteve no Rio nesta segunda-feira e se encontrou pessoalmente com o governador. (Metrópoles)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
segunda-feira - 03/11/2025 - 23:38h

Pensando bem…

“A maturidade começa no dia em que aceitamos a responsabilidade por nossas próprias ações.”

Andrew Carnegie

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 03/11/2025 - 20:44h
Combate ao Câncer

Liga de Mossoró entrega núcleo em Assú; próximo é Pau dos Ferros

Inauguração ocorreu nessa sexta-feira última (Foto: Divulgação)

Inauguração ocorreu nessa sexta-feira última (Foto: Divulgação)

A Liga de Mossoró – Estudos e Combate ao Câncer inaugurou na sexta-feira (31), o Núcleo de Diagnósticos e Atendimento na cidade do Assú.

Localizado na rua Afonso Ligório Soares de Macedo, o local está preparado para atender aos pacientes da cidade e de toda a região do Vale do Assú, evitando assim a viagem para Mossoró e/ou outros centros.

A inauguração contou com a presença de toda a diretoria da Liga de Mossoró, bem como representantes da Rede Feminina, que deu posse à diretoria da Rede Feminina do Assú, e da AAPCCMR.

O evento contou ainda com a participação dos prefeitos Lula Soares (Assú), Pinheiro Neto (Angicos) e Canindé da Farmácia (São Rafael), do ex-prefeito Ivan Júnior, dos secretários de Saúde de Assú, Angicos, Pendências, São Rafael, além de outras autoridades da região. O fone de contato do Núcleo é o (84) 31911077.

Obras em Pau dos Ferros

Nesta próxima sexta-feira (07), a partir das 11h, na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, a Liga de Mossoró recebe convidados para a solenidade que marca o início das obras de construção do Centro de Diagnósticos do Alto Oeste/Pau dos Ferros.

O evento terá a presença da diretoria da Liga, capitaneada pelo dr. Cure de Medeiros (Chanceler), bem como o deputado federal Sargento
Gonçalves (PL), cujas emendas são destinadas à construção, e prefeitos e secretários de Saúde de cidades da região.

Após o evento na Câmara, os presentes visitam o canteiro de obras e o início dos trabalhos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet
segunda-feira - 03/11/2025 - 18:24h
Cidades inteligentes

Vice-prefeito participa de evento internacional em Barcelona-Espanha

Medeiros atende a convite de entidade nacional Foto: divulgação)

Medeiros atende a convite de entidade nacional (Foto: divulgação)

O vice-prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros (PSD), representa o município no Smart City Expo World Congress, considerado o maior evento do mundo sobre cidades inteligentes e inovação urbana, que acontece entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, em Barcelona, na Espanha. A programação é a convite da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

A participação tem como objetivo o intercâmbio de experiências nas áreas de inovação urbana, governança inteligente, cidades mais sustentáveis, conectadas e eficientes.

Marcos Medeiros participa de palestras e visitas técnicas, que abordarão boas práticas e casos de sucesso em gestão pública e desenvolvimento urbano.

A presença do vice-prefeito reforça o compromisso da Prefeitura de Mossoró com a modernização da administração municipal e o planejamento de políticas públicas baseadas em inovação e tecnologia.

“É uma oportunidade de aprender com experiências internacionais e trazer ideias que possam ser aplicadas em Mossoró, contribuindo para uma cidade mais moderna, eficiente e com melhor qualidade de vida para o nosso povo”, destacou Marcos Medeiros.

Os secretários Rodrigo Lima (Infraestrutura) e Rodrigo Forte (Governo) acompanham o vice-prefeito.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
segunda-feira - 03/11/2025 - 16:52h
Definidos

TRE/RN passa a ter dois novos procuradores regionais eleitorais

Victor Mariz e Fernando Rocha são os dois novos nomes (Fotomontagem do BSV)

Victor Mariz e Fernando Rocha são os dois novos nomes (Fotomontagem do BSV)

Os procuradores da República Fernando Rocha e Victor Mariz são os novos procuradores regionais eleitorais no Rio Grande do Norte, titular e substituto, respectivamente. Os dois foram designados pelo procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, na última semana e cumprirão um mandato de dois anos, iniciado em 1º de novembro.

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) atua junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e aos promotores eleitorais espalhados por todo o Rio Grande do Norte. Os dois procuradores designados irão exercer o cargo, inclusive, durante as eleições de 2026, atuando na fiscalização de todas as etapas do pleito, desde o registro de candidaturas até a diplomação dos eleitos.

Os membros do Ministério Público Eleitoral podem iniciar ações judiciais para investigar e punir irregularidades, pedir a cassação de registros ou diplomas de candidatos, além de atuar em casos de inelegibilidade. Extrajudicialmente, podem expedir recomendações, fomentar acordos, divulgar orientações, entre outras iniciativas que independam da Justiça Eleitoral.

Nas zonas eleitorais, essas funções são exercidas pelos promotores de Justiça – vinculados ao Ministério Público do Estado (MPRN) -, que atuam na primeira instância. Já em nível nacional é o PGR que exerce a função de procurador-geral eleitoral (PGE) e, em parceria com o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, atua perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 03/11/2025 - 10:40h
Apoio

Petras Vinícius anuncia emenda de Kleber Rodrigues à causa animal

Petras cita apoio instantâneo do deputado Kleber Rodrigues (Foto: divulgação/outubro 2025)

Petras cita apoio instantâneo do deputado Kleber Rodrigues (Foto: divulgação/outubro 2025)

O vereador Petras Vinícius (PSD) garantiu, junto ao deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), a destinação de emenda parlamentar para a causa animal em Mossoró. Os recursos, que serão alocados nos próximos meses para o exercício de 2026, atendem uma reivindicação de protetores independentes, ativistas e instituições.

“Já há algum tempo que converso com algumas pessoas que me pedem esse apoio. Tenho escutado, buscado caminhos e já apresentei alguns projetos que tratam sobre a importância da causa animal em nossa cidade. Mas agora senti que era preciso ir além, fazer mais, e por isso solicitei ao deputado Kleber esse apoio, o que foi nos foi prontamente atendido”, destaca Petras Vinicíus.

O deputado Kleber Rodrigues ressaltou a parceria com o vereador Petras e com a cidade de Mossoró. “Petras tem sido um defensor incansável das Pessoas com Deficiência, e temos contribuído para que essa bandeira de luta ganhe cada vez mais visibilidade e conquistas. Agora, também abraçamos as reivindicações da causa animal, que são justas e merecem também o nosso total apoio”, frisou o parlamentar estadual.

“Buscarei cada vez mais contribuir com a causa animal, assim como já faço na defesa das Pessoas com Deficiência, que não é uma bandeira política, é uma missão que assumimos ao lado do povo de Mossoró. E assim continuará sendo, independentemente de qualquer cargo ou função”, finalizou Petras.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 03/11/2025 - 10:22h
OAB-RN/CAARN

Corrida da Advocacia acontece dia 29 de novembro em Natal

Banner de divulgação

Banner de divulgação

A Corrida da Advocacia no RN vai acontecer dia 29 de novembro, com provas de 5 km e 10 km, além da Corrida Kids, voltada para o público infantil. A iniciativa em Natal é da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) e da Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN), com um percurso que atravessa alguns dos principais pontos históricos e turísticos de Natal.

O evento será realizado com os seguintes horários de largada: 5h15 para quem vai correr 10 quilômetros, 5h30 para os participantes dos 5 quilômetros e às 7h a Corrida Kids, destinada a corredores de até 13 anos.

O Museu da Rampa será o ponto de largada e chegada. O trajeto de 5 km segue até as proximidades do Forte dos Reis Magos, enquanto o percurso de 10 km inclui a travessia da Ponte Newton Navarro, com retorno próximo ao Mercado da Redinha.

“Será um momento de integração e de promoção da saúde e do bem-estar entre advogados, advogadas e toda a comunidade. Todos os apaixonados por corrida estão convidados a participar”, destaca o presidente da OAB/RN, Carlos Kelsen.

“A Corrida da Advocacia representa a retomada de um projeto que incentiva a qualidade de vida e o bem-estar não apenas da advocacia, mas de toda a sociedade. A iniciativa consolida a CAARN e a OAB/RN no circuito esportivo do estado, e tenho certeza de que será um sucesso”, afirma a presidente da CAARN, Úrsula Bezerra.

Estrutura e benefícios 

Os inscritos receberão camisa personalizada, medalha exclusiva e brindes, além de uma ampla estrutura de apoio com pontos de hidratação, segurança, sinalização e ambulância de prontidão.

O evento também contará com atividades de marca, espaços instagramáveis e ações interativas, garantindo momentos de lazer e descontração para atletas, familiares e o público presente.

*As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento:* //l1nq.com/JMpgA

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.