sexta-feira - 23/01/2026 - 12:10h
Bastidores

Dois nomes surgem para eleição indireta a governador-tampão

Vagner está na pasta do Planejamento de Natal; Fernando é prefeito de Acari (Fotomontagem do BCS)

Vagner está na pasta do Planejamento de Natal; Fernando é prefeito de Acari (Fotomontagem do BCS)

O atual secretário municipal do Planejamento de Natal, Vagner Araújo, é cotado para ser nome a governador-tampão do RN.

Mas tem mais gente sendo cogitada.

O prefeito de Acari, Fernando Bezerra (Podemos), também é lembrado nos intramuros das discussões sobre a possibilidade de eleição indireta de alguém para administrar o Estado até dezembro deste ano. O BCS já tinha postado dia 12 último, que ele tinha nome trabalhado para ser o governador-tampão (veja AQUI).

Ambos são ligados à oposição e grupo liderado pelo senador Rogério Marinho (PL).

A eleição indireta na Assembleia Legislativa do RN é cogitada, após decisão do vice-governador Walter Alves (MDB) de não assumir a titularidade, com a possível desincompatibilização da governadora Fátima Bezerra (PT) para concorrer ao Senado.

Porém, não deve ser descartada a hipótese de ela continuar no cargo, completando o mandato.

Ser substituída por algum adversário não está nos planos mais aterrorizantes da governante e do seu partido.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 23/01/2026 - 10:44h
Fim de semana

Partage Shopping Mossoró recebe Feira de Vinil e Afins

Banner de divulgação

Banner de divulgação

Os apaixonados pelo som vintage têm um encontro marcado entre os dias 23 a 25 de janeiro no Partage Shopping, em Mossoró, com a Feira de Vinil e Afins. O evento, aberto ao público, celebra a cultura dos discos de vinil e oferece uma experiência única para quem busca reviver as sensações do som analógico.

A feira será um espaço para os fãs do formato, colecionadores e curiosos, com uma vasta exposição de vinis, além de acessórios e equipamentos para quem aprecia a música em sua forma mais autêntica.

Com organização do Clube dos Cinco, coletivo de colecionadores e vendedores de discos da cidade, a Feira de Vinil e Afins promete ser uma grande vitrine de itens para todos os gostos, desde raridades até novos lançamentos. A feira também é uma excelente oportunidade para descobrir o universo dos vinis e aprender mais sobre a importância desse formato, que segue encantando gerações.

Para os fãs do bom e velho som de vinil, a Feira de Vinil e Afins é um evento imperdível, que celebra a autenticidade da música e proporciona uma imersão nas vibrações que só o vinil pode oferecer. Não perca a chance de fazer parte desse encontro de gerações e reviver o prazer de ouvir música da maneira mais pura e nostálgica possível.

Resumo

Quando: 23 a 25 de janeiro de 2026
Onde: Partage Shopping (na antiga Kalunga)
Horário: Durante todo o dia, com entrada gratuita
Atrações: Discos de vinil, equipamentos, acessórios e muito mais.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 23/01/2026 - 07:24h
Ah, tá!

Toffoli não abre mão de cuidar do caso Banco Master

Toffoli topa pressão para continuar cuidando do Master (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Toffoli topa pressão para continuar cuidando do Master (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Do Canal Meio para o BCS

A despeito da saraivada de críticas por sua atuação no caso das fraudes no Banco Master, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli não tem qualquer intenção de deixar a relatoria do processo ou devolvê-lo à primeira instância. Como conta Daniela Lima, Toffoli disse a colegas que vai “apanhar o que tiver que apanhar” e “conduzir o caso regularmente, com tranquilidade”.

Ele também divulgou uma nota elogiando a decisão do procurador-geral da República, Paulo Gonet, de arquivar um pedido de deputados para afastá-lo da relatoria do caso Master, dizendo que isso “reafirma a regularidade da condução”. (UOL)

Mais cedo, o presidente do STF, Edson Fachin, divulgou uma nota (íntegra) para defender a atuação da Corte e do ministro. No texto, ele afirma que cabe ao Supremo atuar “na regular supervisão judicial, como vem sendo feito pelo ministro relator, DIAS TOFFOLI” [em maiúsculas no original]. Toffoli vem sendo criticado desde que levou todo o caso Master para o STF e decretou sigilo máximo, seguido de decisões como mandar lacrar provas apreendidas e criticar a atuação da Polícia Federal. A revelação de negócios de seus irmãos envolvendo um resort com o cunhado e braço direito de Daniel Vorcaro, dono do Master, elevaram os questionamentos à atuação do ministro. Fachin, porém, reafirmou a autoridade de Toffoli para atuar no recesso e disse que “eventuais vícios ou irregularidades alegados” serão examinados depois pelo colegiado. (g1)

Funcionários destacados para atender ministros do STF permaneceram por ao menos 150 dias em Ribeirão Claro (PR), onde fica o resort Tayayá, associado ao ministro Dias Toffoli. Desde dezembro de 2022, o pagamento de diárias a esses agentes ultrapassou R$ 454 mil. Dados do TRT-2 indicam deslocamentos frequentes de equipes de segurança para a cidade, com a justificativa de prestar apoio e transporte a uma autoridade do Supremo. Os registros não identificam o ministro atendido, e o STF não comentou o caso. As viagens se concentraram em períodos de férias, recesso do Judiciário, Carnaval, julho e fim de ano. No último Ano-Novo, agentes também estiveram no local, reforçando relatos de que Toffoli segue frequentando o resort. (Folha)

A defesa de Daniel Vorcaro negou que exista qualquer proposta ou negociação de delação premiada em curso. A declaração foi feita após a saída do advogado Walfrido Warde do caso, movimento que alimentou especulações sobre uma possível colaboração. Warde, conhecido por criticar esse tipo de acordo, teria deixado a defesa justamente por discordar da estratégia. Apesar dos rumores, a atual equipe jurídica afirma que não há tratativas com a Polícia Federal e que manterá a linha técnica da defesa. (CNN Brasil)

Mesmo sem delação, os depoimentos de Vorcaro agitam o meio político. Segundo Aguirre Talento, da coluna de Fausto Macedo, o dono do Master afirmou à PF que tratou da abortada venda de seu banco ao Banco Regional de Brasília (BRB) diretamente com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Rocha admitiu ter ido uma vez à casa do banqueiro, mas negou ter discutido o negócio. “Estive uma vez a convite para um almoço, quando conheci ele. Entrei mudo e saí calado”, afirmou. (Estadão)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 23/01/2026 - 06:21h
Disputa ao governo

Allyson Bezerra não causa preocupação a Álvaro Dias

Ex-prefeito deixa claro que não é bolsonarista, mas uma pessoa grata (Foto: Arquivo/2022)

Ex-prefeito coloca disputa como um assunto a ser resolvido em Natal (Foto: Arquivo/2022)

Em entrevistas à imprensa de Natal, o pré-candidato a governador Álvaro Dias (Republicanos) tem repetido: o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), “não chega ao segundo turno.”

A disputa ao governo estadual será entre sua postulação e a do “candidato do PT”, aposta.

Antes de ser anunciado quarta-feira (21) como o nome do bolsonarismo e da direita à corrida eleitoral (veja AQUI), Dias já antecipava essa previsão.

Para o ex-prefeito de Natal, a campanha será polarizada num espelhamento do que se desenha no plano nacional: direita x esquerda.

Portanto, Allyson Bezerra não será uma preocupação, caso venha mesmo a concorrer ao governo.

Álvaro, aliados e sua infantaria de mídia devem ignorá-lo? É o que se espera, a partir das próprias palavras do pré-candidato bolsonarista.

E ponto final.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet
sexta-feira - 23/01/2026 - 04:32h
Tibau-RN

“A Praia é Para Todos” valoriza a inclusão com alcance ainda maior

A Praia é para Todos é iniciativa inclusiva de grande repercussão (Foto: Arquivo)

A Praia é Para Todos é iniciativa inclusiva de grande repercussão (Foto: Arquivo)

O município de Tibau recebe neste domingo (25), a partir das 8h, mais uma edição do Festival “A Praia Para Todos”, considerado hoje o maior festival inclusivo e cultural realizado em praias no Brasil. O evento, idealizado pelo Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, e realizado em parceria com o vereador mossoroense Petras Vinícius (UB), acontece ao lado da Pedra do Chapéu, na Praia do Ceará.

Criado há sete anos, o festival ganhou, ao longo deste período, um formato totalmente inclusivo, ampliando atividades, serviços e acessos para Pessoas com Deficiência e mobilidade reduzida. Em 2025, o projeto contou com duas edições: uma em Tibau e, pela primeira vez, também em Areia Branca.

“O Festival ‘A Praia Para Todos’ se consagra este ano como o maior festival inclusivo e cultural das praias do Brasil. É um evento que cresce ano a ano e receberá agora mais de 20 caravanas lindas de Mossoró e de toda a região”, destacou o vereador Petras Vinícius.

A expectativa, segundo o idealizador, é de mais uma edição histórica, com recorde de público e ampliação das atividades ofertadas.

Música, estrutura, serviços, equipamentos

A programação musical conta com três atrações: Renata Falcão, Nataly Vox e Júnior Farra. Além dos shows, o festival oferece uma ampla estrutura com tenda, palco, som e uma área totalmente decorada e adaptada.

Entre os destaques estão o Espaço Zen, com massagens e serviços, atividades recreativas adaptadas com a AMARTI – Associação Mossoroense de Arte Inclusiva e a FQ Recreações, futebol de sabão, brinquedos inclusivos, além de modalidades esportivas como vôlei sentado e futebol para cegos.

O evento também garante o banho de mar assistido, com uso de caiaques, cadeiras anfíbias e outros materiais adaptados. “Tudo isso para oferecer um banho de mar seguro e acessível para todos. Teremos também os triciclos do projeto ‘Inclusão sobre Rodas’”, explicou Petras.

As cadeiras anfíbias utilizadas no festival foram adquiridas graças a uma emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil, destinada pelo deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB).

Sustentabilidade e parcerias

O Festival “A Praia Para Todos” também reforça o compromisso com a sustentabilidade e solidariedade, com pontos do projeto “Tampinha da Inclusão”, além da instalação de lixeiras para garantir a limpeza da praia e a preservação ambiental.

“A realização do festival só é possível através de parcerias. Contamos com o apoio da Lei Câmara Cascudo, do Governo do Estado, da Prefeitura de Tibau, que é nossa grande anfitriã desde sempre, da Prefeitura de Mossoró e de várias empresas”, ressaltou o vereador.

O projeto também tem o apoio do Banco do Nordeste Cultural, da Câmara Municipal de Mossoró e da FunciteRN.

A iniciativa conta ainda com o patrocínio e apoio de empresas e instituições como Tempero Regina, Mais Leve, Queiroz Atacadão, TCM, Grupo WSC, CIMSAL, Unicatólica do RN, Marilux, Pipoca Bokus, BYD Carmais, Mizu Cimentos, Pé Direito Engenharia, AeC, Sesc Fecomércio Senac, Via Hospitalar, DLT, Castel, Repet, Rei do Ouro, Indaiá, Farmafórmula, Corpus Academia, Desafio TW Fit, Tropical Coco, Ótica Evellyn e J’dai Company.

Também somam forças ao festival instituições, projetos e parceiros como a AMARTI, FQ Recreações e Jogos, Fit Lounge Zen, Rotary Club de Tibau, UERN, VN Photos, MA Produções e Capitania dos Portos de Areia Branca.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 22/01/2026 - 23:54h

Pensando bem…

“Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco.”

Edmund Burke

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet
quinta-feira - 22/01/2026 - 23:50h
Alerta

Adesão ao Simples Nacional termina no próximo dia 30

RN ganhou celeridade, mesmo com colocação precária em relatório do governo federal (Arte ilustrativa do FreePik)

Adesão produzirá efeitos retroativos a 1º de janeiro (Arte ilustrativa do FreePik)

Microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) interessadas em ingressar no Simples Nacional em 2026 devem redobrar a atenção aos prazos e às novas regras de adesão. Para negócios que já estão em funcionamento, o pedido poderá ser realizado exclusivamente durante este mês de janeiro, até o próximo dia 30. Uma vez deferida, a adesão produzirá efeitos retroativos a 1º de janeiro.

Já no caso das empresas em início de atividade, a regra mudou a partir de 1º de dezembro de 2025, com a entrada em vigor do Módulo Administração Tributária (MAT), e a escolha pelo Simples Nacional deve ocorrer simultaneamente à inscrição do CNPJ.

O pedido de adesão é feito exclusivamente de forma online, por meio do Portal do Simples Nacional, e é irretratável para todo o ano-calendário.

Empresas que já são optantes pelo Simples Nacional não precisam renovar a adesão anualmente. A exclusão do regime acontece apenas em situações específicas, como solicitação voluntária do contribuinte ou existência de irregularidades fiscais. Já aquelas excluídas em 2025 por débitos, poderão solicitar nova opção em janeiro de 2026, desde que regularizem todas as pendências.

De acordo com Dados do Sebrae-RN, o Rio Grande do Norte tem 271.634 pequenos negócios em atividade, sendo 209.273 enquadrados no Simples Nacional. Esse universo (formado por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte) responde por 36,6% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e concentrou 96,23% dos postos de trabalho formais criados no estado até outubro de 2025.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 22/01/2026 - 23:42h
Novo Pac

Duplicação da BR-304 tem serviço iniciado no trecho Assú-Mossoró

Obra é aguardada há muitos anos (Foto: Carlos Costa)

Obra é aguardada há muitos anos (Foto: Carlos Costa)

O Governo do RN e o Governo Federal deram início à obra de duplicação da BR-304, com a assinatura da ordem de serviço para a duplicação do primeiro trecho, entre Mossoró e Assú. Também houve o lançamento do edital do segundo lote, que ligará Macaíba a Riachuelo, no Agreste.

Com presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, a solenidade, que marcou o início das obras, ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), em Assú.

O Lote 1 compreende 57,6 quilômetros de extensão e receberá investimento de R$ 376 milhões. A obra será executada em pavimento rígido pela Construtora Luiz Costa (CLC), com sede em Mossoró. Já o Lote 2 terá 38,1 quilômetros e ampliará a integração da BR-304 a partir do final da Reta Tabajara, consolidando o eixo rodoviário que conecta o litoral, o Agreste, a região Central e o Oeste potiguar.

“Quando o presidente Lula pediu que cada governador indicasse três prioridades para o Novo PAC, eu não titubeei: a duplicação da BR-304 foi a primeira delas”, afirmou.

Segundo a governadora, a obra responde a uma demanda histórica da população e cumpre papel estratégico para o desenvolvimento e para a segurança viária.  “Esta é uma conquista esperada há 60 anos pelo povo do Rio Grande do Norte. A duplicação da BR-304 simboliza a presença do Estado brasileiro, o planejamento e o compromisso com a vida, com a segurança e com o desenvolvimento. Foi com o Novo PAC e com a decisão política de priorizar a infraestrutura que conseguimos tirar essa obra do papel e transformá-la em realidade”, declarou.

Novos pedidos

A chefe do executivo estadual fez, ainda, a solicitação de ampliação do trecho de 7 quilômetros, compreendendo o bairro Redenção em Mossoró e o contorno que dá acesso aos municípios de Tibau e Aracati. “E fechamos com a boa notícia que há muito tempo a gente vem lutando, que é a estrada do Cajueiro.

Presenças

Também compareceram a solenidade o vice-governador, Walter Alves, o secretário da Fazenda, Cadu Xavier, representando todos os demais titulares das pastas do executivo estadual, o prefeito, Lula Soares, e a vice-prefeita de Assu, Izabela Morais, o secretário nacional de trânsito, Adrualdo Catão, o diretor geral do DNIT, Fabrício Galvão, o superintendente geral do DNIT, Getúlio Batista, o ex-senador, Jean Paul, o ex-prefeito de Assú, Gustavo Soares, os parlamentares: deputado federal, Fernando Mineiro, a deputada estadual, Isolda Dantas, o deputado estadual, Francisco do PT, o secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Oliveira.

Os prefeitos: Acácio Brito (Serra Negra), Junior Evaristo (Paraú), Pinheiro Neto (Angicos), Francisco Antônio Faustino (Porto do Mangue), Canindé dos Santos (São Rafael), João Eudes (Itajá), Renan Mendonça (Upanema), Divanise Oliveira (Baraúna), Elvecio Gurgel (Janduís), João Maria (Fernando Pedrosa), Jairo Mafaldo (José da Penha) e Dra Laís (Pendências).

Os vereadores de Assú: Júnior do Trapiá (presidente da câmara), Clebson Corcino, Gigi Lopes (vice-presidente da câmara), João Walace, José Valterlanio, Letícia de João Paulo, Odelmo Rodrigues, Paulinho de Marlene, Pedro Filho, Priscila de Terceiro, Wedson Nazareno e Tê.

Perfil da obra

 * Trecho: Assu – Mossoró (Entroncamento RN-233).

 * Extensão: 57,6 km.

 * Investimento: R$ 367,5 milhões.

 * Prazo estimado: 36 meses.

 * Fonte de Recursos: Governo Federal / Novo PAC.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Repet
quinta-feira - 22/01/2026 - 23:26h
Cinema

“O Agente Secreto” disputará Oscar 2026 em quatro categorias

Wagner Moura: mais destaque (Foto: divulgação)

Wagner Moura: mais destaque (Foto: divulgação)

Por Anna Karina de Carvalho (Agência Brasil)

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Direção Elenco (nova categoria), enquanto Wagner Moura recebeu indicação a Melhor Ator por sua atuação no longa.

Com as quatro indicaçõesO Agente Secretchega ao mesmo número recorde de indicações do filme Cidade de Deus, em 2004.

Em outra frente, o país também aparece entre os destaques técnicos: Adolpho Veloso concorre a Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.

A lista foi anunciada nesta quinta-feira, (22) pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, marcando o início da etapa decisiva da 98ª edição do prêmio e confirmando um momento histórico para o cinema brasileiro.

Votação

A primeira fase de votação foi encerrada na sexta-feira (16). Mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica — entre atores, diretores, roteiristas e técnicos — participaram do processo, votando majoritariamente dentro de suas áreas, com exceção de Melhor Filme, que reúne o voto de todo o colégio eleitoral.

A cerimônia do Oscar 2026 acontece em 15 de março, e o anúncio desta quinta-feira já provoca clima de celebração no setor audiovisual brasileiro.

Brasil no Oscar

Melhor Filme

Agente Secreto disputa com:

Bugonia
F1
Frankenstein
Hamnet
Marty Supreme
Pecadores (Sinners) — Lidera as indicações com 16 nomeações no total
Sonhos de Trem (Train Dreams)
Uma Batalha Após a Outra (One Battle After Another)
Valor Sentimental (Sentimental Value)

Melhor Filme Internacional

Apontado como favorito, O Agente Secreto concorre com:

Valor Sentimental (Noruega)
Foi Apenas um Acidente (França)
Sirât (Espanha)
A Voz de Hind Rajab (Tunísia)

Melhor Direção de Elenco

Agente Secreto disputa com:

Hamnet
Marty Supreme
Uma batalha após a outra
Pecadores

Melhor Ator

Wagner Moura é candidato à estatueta ao lado de:

Timothée Chalamet (Marty Supreme)
Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra)
Michael B. Jordan (Pecadores)
Ethan Hawke (Blue)

A indicação vem após Moura ter vencido o Globo de Ouro de melhor ator em drama, consolidando a performance como uma das mais comentadas da temporada.

Melhor Fotografia

Com Adolpho Veloso, Sonhos de Trem enfrenta:

Uma Batalha Após a Outra
Pecadores
Frankenstein
Marty Supreme

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
quinta-feira - 22/01/2026 - 23:04h
Recomendação

Recomendação questiona desvio de função em hospitais do estado

Retomada de atendimento ainda passa afinação de entendimento entre as partes (Foto ilustrativa)

Profissionais estão saindo de suas funções para outro papel de forma ilegeal (Foto ilustrativa)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) expediu Recomendação para que o Estado acabe com o desvio de função de servidores em dois hospitais de Mossoró. A medida foca no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e no Hospital Regional Rafael Fernandes. O MPRN identificou que técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde estão realizando atividades de técnico em laboratório.

A recomendação é da 7ª Promotoria de Justiça de Mossoró.

Essa prática tem ocorrido de forma contínua e habitual nas unidades de saúde mencionadas. A atuação do MPRN busca garantir o cumprimento da lei e a organização correta dos cargos e serviços públicos. O desvio de função prejudica a qualidade do atendimento prestado aos pacientes. Além disso, a situação expõe os profissionais e os usuários a riscos desnecessários no ambiente hospitalar.

Aprovados

A recomendação destaca que existem candidatos aprovados em concurso público para o cargo de técnico em laboratório que ainda não foram chamados. A manutenção de servidores em funções diferentes das que deveriam exercer, para as quais foram contratados, impede a nomeação dos concursados.

O documento foi direcionado ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde Pública. O MPRN orienta que os desvios de função sejam interrompidos.

O Estado deve apresentar um cronograma detalhado para implementar essas mudanças administrativas. O planejamento precisa estar de acordo com os limites de gastos definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O objetivo é ajustar o quadro de funcionários sem comprometer o equilíbrio das contas públicas.

O Governo tem o prazo de vinte dias para enviar uma resposta formal sobre as providências tomadas, devendo ser acompanhado de comprovação das medidas adotadas ou programadas. O MPRN também orienta que não sejam criados novos casos de desvio de função.

Caso as orientações não sejam seguidas, o órgão poderá entrar com ações judiciais contra os responsáveis, inclusive Ação Civil Pública por improbidade administrativa.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
  • Repet
quinta-feira - 22/01/2026 - 22:03h
Política do RN

Ex-prefeito abre os braços para vingar eleitoralmente em 2026

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Nem governo nem Senado.

O ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PSD) abre os braços para não ser engolido pelos acontecimentos e trabalha para ser encaixado numa nominata a deputado estadual.

O tempo urge e ruge.

As conversas estão em andamento.

Em 2022, ele não vingou ao Senado e em 2024 foi derrotado à Prefeitura de Natal.

Em 2026, não cabe aventura, mas pragmatismo.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 22/01/2026 - 21:50h
Primeira mão

Indústria salineira do RN tem vitória impactante no STJ

Setor salineiro está asfixiado (Foto: Anderson Barbosa)

Setor salineiro é beneficiado por ação da Socel (Foto: Anderson Barbosa/Arquivo)

Esta semana, a indústria salineira do RN começou a ver restabelecida a verdade e aliviar-se do risco de ser inviabilizada por multas do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). As sanções, somadas, poderiam chegar a mais de 600 milhões de reais. Publicação no Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN) dessa segunda-feira (19) veio com decisão impactante.

Aconteceu no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, o julgamento do primeiro processo em que houve a análise de mérito da acusação feita pelo Cade, autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, de formação de cartel no setor salineiro. O entendimento do STJ é impactante para o setor que no país, em território potiguar, detém mais de 95% da produção de sal marinho.

Em voto do ministro Gurgel de Faria, o STJ rejeitou um recurso do Cade e anulou multa aplicada à Sociedade Oeste Ltda. (SOCEL), empresa industrial sediada em Mossoró.

A decisão confirmou entendimento do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que concluiu não haver provas de que a empresa e as demais congêneres tenham participado de cartel ou prejudicado a concorrência no mercado.

interpretações genéricas 

Segundo o STJ, a punição aplicada pelo Cade não poderia se sustentar apenas em suposições. Um laudo técnico independente, produzido durante o processo judicial, apontou que não houve combinação de preços nem prejuízo ao mercado consumidor.

Com isso, nesse caso, foi cancelada multa superior a R$ 5,9 milhões, além das penalidades impostas aos sócios da empresa.

De acordo com o advogado Marcos Araújo, que atuou na defesa da Socel, a decisão “reforça que acusações graves como a de cartel precisam estar baseadas em provas concretas, e não apenas em interpretações genéricas do comportamento do mercado”.

Este julgamento implicará na fixação de parâmetros para desconstituição das multas aplicadas às demais indústrias salineiras do Estado do RN.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 21/01/2026 - 23:52h

Pensando bem…

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.”

Sun Tzu

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 21/01/2026 - 23:48h
Duplicação da BR-304

Walter Alves recebe ministro dos Transportes no RN

O vice-governador do RN, Walter Alves (MDB), recepcionou o ministro dos transportes, Renan Filho (MDB, à noite desta quarta-feira (21) – em Mossoró.

Nesta quinta-feira (22), às 10h, no entroncamento da BR-304 com a RN-233, em Assú, Renan Filho autoriza o início das obras de duplicação da BR-304, trecho entre as duas cidades.

Será publicado ainda, o edital para a duplicação do trecho entre o final da Reta Tabajara, em Macaíba, e o município de Riachuelo, no Agreste Potiguar.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 21/01/2026 - 23:06h
Câmara dos Deputados

Nina Souza evita União Brasil para viabilizar eleição no PL

Nina Souza entre General Girão, Rogério e Álvaro hoje (Foto: Reprodução do BCS)

Nina Souza entre General Girão, Rogério e Álvaro hoje (Foto: Reprodução do BCS)

Secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal (SEMTAS), a vereadora licenciada Nina Souza será mesmo candidata à Câmara dos Deputados pelo Partido Liberal (PL).

Sua saída do União Brasil (UB) está decidida e o próprio presidente do PL no RN, senador Rogério Marinho, comunicou nesta quarta-feira (21) a chegada da secretária. Foi em evento de anúncio do ex-prefeito natalense Álvaro Dias (Republicanos) como pré-candidato a governador pelo bolsonarismo (veja AQUI).

Mulher do prefeito Paulinho Freire (UB), ela e o marido não se convenceram de que seria melhor continuar no partido, para viabilizar eleição. Bem que o presidente do UB no RN, ex-senador José Agripino, tentou.

No PL, Nina terá pela frente a concorrência interna com os deputados General Girão e Sargento Gonçalves. Deputada Carla Dickson, também do União Brasil, ainda não esclareceu sua escolha partidária em 2026. Mas o caminho do PL é uma hipótese muito provável. Está pavimentado.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 21/01/2026 - 22:18h
Política

Hermano Morais faz caminho de volta ao MDB para ser vice

Hermano tem história ligada ao MDB (Foto: ALRN/Arquivo)

Hermano tem história ligada ao MDB (Foto: ALRN/Arquivo)

O deputado estadual Hermano Morais começou a transição ou, para ser mais claro, o caminho de volta. Anunciou oficialmente nesta quarta-feira (21), a desfiliação do Partido Verde (PV), para retornar ao MDB.

Hermano, com quatro mandatos de vereador em Natal e na quarta legislatura na Assembleia Legislativa do RN, é proposto para ser candidato a vice em chapa ao governo que deve ser encabeçada pelo prefeito mossoroense Allyson Bezerra (UB).

Veja abaixo, Nota de Hermano Morais sobre sua posição:

Em respeito à opinião pública e a capacidade de diálogo que sempre pautaram minha trajetória pessoal e política, comunico ao povo potiguar, aos meus eleitores e aos meios de comunicação do RN, a decisão de me desfiliar do Partido Verde (PV) para retornar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Esta decisão é fruto de uma análise política conjuntural serena e transparente, fundamentada na vontade de melhor contribuir para o futuro do RN.

Com muita honra, aceitei o convite feito pelo presidente estadual do MDB e atual vice-governador, Walter Alves, para contribuir na construção de um novo projeto de desenvolvimento econômico e social para o nosso Estado.

Por oportuno, registro o meu agradecimento ao Partido Verde, do qual ora me despeço, em especial ao presidente estadual Rivaldo Fernandes, que em conversa respeitosa, republicana e democrática, compreendeu a decisão tomada.

Aos integrantes do PV, que tão bem me acolheram, gratidão na certeza de que seguiremos comprometidos com a defesa do desenvolvimento sustentável do RN.

Por fim, reitero o compromisso de bem representar o MDB na missão  que me for confiada nas próximas eleições, sempre com o propósito de defender os mais legítimos interesses do povo potiguar, conduta que tem norteado a minha presença na vida pública.

HERMANO MORAIS
Deputado Estadual

Nota do BCS – Em entrevista à imprensa de Natal na terça-feira (20), Morais antecipou que seria indicação do MDB a vice. Nos bastidores MDB e União Brasil estão fechados.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 21/01/2026 - 21:30h
Bolsonarismo

Álvaro entra no lugar de Rogério como pré-candidato a governador

Rogério apresentou Álvaro e contou com Styvenson para reforçar anúncio (Foto: Alexis Regis)

Rogério apresentou Álvaro e contou com Styvenson para reforçar anúncio (Foto: Alexis Regis)

O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) será o candidato a governador pela corrente bolsonarista. Depois da desistência do senador Rogério Marinho (PL) e do senador Styvenson Valentim (PSDB) refugar, Dias topou o desafio. É o jeito.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21), na sede do PL, em Natal.

Rogério apresentou o pré-candidato e enalteceu seu perfil e qualidades para defender a bandeira oposicionista.

Além de Rogério e Álvaro, Styvenson participou do evento político, que contou com a presença do prefeito natalense Paulinho Freire (UB), bem como a deputada federal Carla Dickson (UB).

“Acabou a época de promessa, viu, gente? Acabou a época de enganar as pessoas”, alertou Valentim.

Dia passado, Rogério deixou claro que não manteria sua pré-candidatura ao governo (veja AQUI). A justificativa? cumpriria missão política nacional, participando de coordenação de campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 21/01/2026 - 19:50h
Mérito

Ex-secretário municipal de Comunicação assume função federal

Regy Carte assume função em autarquia federal na Bahia (Foto: reprodução)

Regy Carte assume função em autarquia federal na Bahia (Foto: reprodução)

Quer uma notícia boa? Tome! O jornalista mossoroense Regy Carte tomou posse, nesta quarta-feira (21), no cargo de Analista Administrativo/Comunicação Social do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Ele ingressa no serviço público federal após aprovação na 1ª edição do Concurso Público Unificado Nacional (CPNU).

Nomeado em 29 de dezembro, o profissional passa a integrar, em cargo de nível superior, o quadro efetivo da Superintendência Regional do Incra na Bahia, sediada em Salvador.

Com 26 anos de carreira, Regy Carte atuou nas redações dos jornais Gazeta do Oeste, Jornal de Fato, Correio da Tarde, O Mossoroense e na TV Câmara Mossoró.

Também trabalhou em assessorias de comunicação da Câmara Municipal de Mossoró, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e na iniciativa privada. Foi secretário de Comunicação de Mossoró e, mais recentemente, editor do Blog Regy Carte.

O jornalista afirma estar preparado para a nova missão. “É uma honra fazer parte do Incra e atuar na promoção da reforma agrária, da governança fundiária e da regularização de territórios quilombolas no Brasil, contribuindo para a construção de um país mais justo e inclusivo”, destaca.

Nota do BCS – Íntegro, tecnicamente muito bom e amigo de raras qualidades, “Sir” Regys Campbell”, como o trato para ilustrar sua fidalguia, merece demais essa conquista. Mais uma. Outras virão. Aplausos, meu caro.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 21/01/2026 - 08:52h
RN

A hora de encaixar um bolsonarista raiz na chapa majoritária

Hélio: agenda cheia (Foto: José Aldenir)

Hélio: único bolsonarista raiz (Foto: José Aldenir/Arquivo)

Descartado pelo senador Rogério Marinho (PL) como uma opção ao Senado no bolsonarismo, este ano, Coronel Hélio Oliveira (PL) quer novamente se inserir na chapa majoritária oposicionista.

Com a desistência de Marinho à luta pelo governo estadual, vai “sobrar” lugar como segundo nome à luta senatorial. É aí que ele quer ser encaixado.

A chapa sem Rogério Marinho marcha para ter o ex-prefeito natalense Álvaro Dias (Republicanos) ao governo, Styvenson Valentim (PSDB) à reeleição ao Senado e… Coronel Hélio Oliveira como segundo nome.

Hélio Oliveira é de verdade o único bolsonarista raiz desse elenco.

Os demais o são de ocasião ou nem isso.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 21/01/2026 - 07:24h
Brasília

STF vive momentos tensos e presidente antecipa fim de suas férias

Do Canal Meio para o BCS

Fachin quer código e enfrenta resistência (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Fachin quer código e enfrenta resistência (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, antecipou a volta a Brasília por conta da repercussão negativa de decisões do ministro Dias Toffoli no caso do Banco Master.

Fachin, que só retornaria à capital para a abertura do ano judiciário no dia 2 de fevereiro, vem conversando com colegas para discutir saídas institucionais para a crise de imagem do tribunal e convencê-los a apoiar sua proposta de um código de conduta para o STF. Apesar do retorno, a Corte segue em recesso. (Folha)

Mas as polêmicas envolvendo o Master e o Supremo não devem arrefecer. Como conta Malu Gaspar, o escritório de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, representa o banco de Daniel Vorcaro no processo que investiga o empresário Nelson Tanure por insider trading em operações da Gafisa.

A pedido da defesa deste, o caso subiu para o Supremo e ficará sob a relatoria de Toffoli devido a conexões com as suspeitas de fraudes financeiras no Master. (Globo)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet
terça-feira - 20/01/2026 - 10:20h
Eleições 2026

Inviabilizado eleitoralmente, Rogério desiste de disputa ao governo

Sem Bolsonaro e com outro Bolsonaro empilhando estupidezes, mais problemas (Foto com recurso de Inteligência Artificial)

Marinho está sem fôlego para disputa e álibi disfarça essa realidade (Foto com recurso de Inteligência Artificial)

Do Blog Heitor Gregório

Durante reunião realizada na noite desta segunda-feira (19), na residência do deputado estadual Tomba Farias, na Praia de Pirangi, o senador Rogério Marinho (PL) comunicou a aliados que recebeu um apelo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir a coordenação da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL).

Segundo informações repassadas no encontro, o pedido teria sido feito por meio de um bilhete enviado através do advogado do ex-presidente. Com o apelo, Rogério Marinho deve se retirar oficialmente da disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte.

A confirmação pública da saída deverá ocorrer em coletiva de imprensa prevista até a próxima quarta-feira (21). Em decorrência da mudança de planos, o almoço com correligionários que estava marcado para a quinta-feira (22), na praia de Pirambúzios, deve ser cancelado.

Ainda de acordo com interlocutores, nesta terça-feira (21) o senador terá conversas políticas com o senador Styvenson Valentim (PSDB) e com o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), para tratar dos próximos passos do grupo político no estado.

Nota do BCS – Estava escrito. E várias vezes assinalamos que sua postulação não era certa e irremovível. O álibi encontrado à desistência é verossímil, mas não espelha a verdade. Marinho está eleitoralmente sem fôlego. Já chegou no “teto” das intenções de voto e caminhava para ser terceiro colocado na corrida ao governo. Depois detalharemos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 19/01/2026 - 23:56h

Pensando bem…

“As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.”

Friedrich Nietzsche

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.