sexta-feira - 05/12/2025 - 17:40h
Eleições 2026

Flávio Bolsonaro é escolhido para disputa presidencial; Rogério dá apoio

Reprodução do BCS

Reprodução do BCS

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi anunciado nesta sexta-feira (05), como nome escolhido pelo próprio pai, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para ser candidato à Presidência da República em 2026.

Em face da decisão, o senador e líder oposicionista no Senado, o potiguar Rogério Marinho (PL), emitiu uma nota de apoio e convocação à luta.

Veja abaixo e em print acima:

O presidente Jair Bolsonaro nos orienta que o candidato à Presidência da República será o Senador Flávio Bolsonaro.

Estaremos juntos na construção de um projeto que represente os valores do povo brasileiro, que ama nossa bandeira,sintetizados no respeito à família, na liberdade religiosa, no livre mercado e na liberdade de expressão.

Flávio, conte comigo!!

Rogério Marinho – Senador da República (PL/RN)

Nota do BCS – Flávio parece ser o menos estúpido dos filhos do ex-presidente, mas, assim mesmo, não difere muito dos manos.

O presidente Lula da Silva (PT) deve estar gargalhando.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 05/12/2025 - 15:48h
13 de Junho

Seleção do Brasil estreará em Copa do Mundo 2026 contra Marrocos

Troféu da competição foi exibido em sorteio (Foto: Reuters)

Troféu da competição foi exibido em sorteio (Foto: Reuters)

Do G1

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em evento realizado em Washington. Copa do Mundo ocorrerá em três países simultaneamente: EUA, Canadá e México.

O Brasil foi sorteado para o grupo C e terá como adversários Marrocos, Haiti e Escócia. A estreia da Seleção será diante dos marroquinos, no dia 13 de junho (sábado). 

O duelo contra o Haiti será no dia 19 (sexta-feira), e o confronto contra a Escócia, no dia 24 (quarta-feira).

Os jogos serão realizados em cidades do Leste dos Estados Unidos: as possibilidades são Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia. A tabela completa será divulgada neste sábado.

A abertura da Copa terá o duelo entre México e África do Sul, no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México – as mesmas seleções protagonizaram o primeiro jogo da Copa de 2010. A final será no dia 19 de julho, no Estádio MetLife, em New Jersey, cidade vizinha a Nova York.

Competição terá 48 participantes pela primeira vez na história. Com isso, a primeira fase contará com 12 grupos de quatro seleções. Os dois primeiros colocados de cada chave garantem vaga no mata-mata, além dos oito melhores terceiros colocados.

Veja formação de cada grupo abaixo:

GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte);

GRUPO B: Canadá, Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia) Catar e Suíça;

GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;

GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo);

GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;

GRUPO F: Holanda, Japão, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia;

GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;

GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;

GRUPO I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega;

GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;

GRUPO K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1(RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) Uzbequistão e Colômbia;

GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
sexta-feira - 05/12/2025 - 13:40h
Projeto Legis Vídeos

ALRN conquista pela quinta vez o Prêmio Assembleia Cidadã da Unale

Equipe da ALRN comemora quinta vitória na Unale (Foto: Eduardo Maia)

Equipe da ALRN comemora quinta vitória na Unale (Foto: Eduardo Maia)

É penta. Pela quinta vez, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte venceu o Prêmio Assembleia Cidadã da Unale. A conquista de 2025 veio com o projeto Legis Vídeos, na categoria Gestão, após votação aberta aos participantes da 28ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), em Bento Gonçalves (RS). O anúncio ocorreu nesta sexta feira (5), no encerramento do maior encontro parlamentar da América Latina, que reuniu cerca de 1.500 conferencistas do Brasil e do exterior.

“Mais uma vez, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte demonstra que o trabalho sério, técnico e comprometido dá resultados. Vencer mais um Prêmio Unale, dessa vez com o Legis Vídeos, reforça o compromisso da Casa com a modernização, a transparência e o acesso da população às atividades do Parlamento. Somos pentacampeões na categoria Gestão”, afirmou o presidente Ezequiel Ferreira de Souza, que foi eleito para secretário do Estado do Rio Grande do Norte na Diretoria Executiva da entidade, gestão 2026.

Das seis edições do prêmio Assembleia Cidadã, dividido em Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais, o Legislativo potiguar venceu cinco. Os prêmios anteriores vieram em 2019, com o sistema Legis RH; em 2021, com o e-Legis; em 2022, com o Legis Plenário, e em 2023 com o Assembleia e Você, na categoria Atendimento ao Cidadão todos desenvolvidos pela Diretoria de Gestão Tecnológica da Casa.

Reconhecimento

O diretor de Gestão Tecnológica e Inovação, Mário Sérgio Gurgel, comemorou o reconhecimento. “Estamos com a sensação de dever cumprido. Trabalhamos para a Assembleia e, quando o trabalho é bem feito, ele é reconhecido. Isso é um orgulho para nossa equipe e para toda a Casa.”

O coordenador de desenvolvimento de sistemas, Berg Freire, destacou o impacto do projeto. “Apesar de o Legis Vídeos já estar sendo distribuído para várias câmaras, ter o reconhecimento do Prêmio Assembleia Cidadã na Unale é a consagração do trabalho que fazemos com apoio da Mesa Diretora”.

O Legis Vídeos disputou o prêmio com os projetos Ecolegis, da Paraíba, e ALES Sustentável, do Espírito Santo. A premiação reconhece iniciativas que aproximam o Poder Legislativo do cidadão e incentivam práticas que qualifiquem a gestão, fortaleçam a transparência e possam ser replicadas em outras Casas Legislativas.

Legis Vídeos

O sistema organiza e disponibiliza sessões, audiências e conteúdos da TV Assembleia. A plataforma oferece busca avançada por parlamentar, tema ou data, recorte instantâneo de trechos em vídeo ou áudio e, em sua versão mais recente, integra recursos de inteligência artificial, como transcrição automática e geração de atas em tempo real.

As ferramentas já vêm sendo adotadas também por câmaras municipais e outros legislativos estaduais.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 05/12/2025 - 08:30h
Prêmio Atena 2025

Sindivarejo Mossoró é finalista em programa nacional da CNC

Banner do prêmio da CNC (Reprodução)

Banner do prêmio da CNC (Reprodução)

O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO) acaba de ser qualificado como finalista do Prêmio Atena 2025 — um reconhecimento nacional de excelência criado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O feito é superlativo para a entidade, pois disputa relevância entre centenas de congêneres de todo o país.

O Prêmio Atena é o principal programa de desenvolvimento do Sistema CNC. “Aparecer entre os finalistas significa que nossa instituição está entre as melhores do país em boas práticas sindicais, inovação e compromisso com a excelência. É algo que dividimos com demais dirigentes, associados, equipe de trabalho e a própria classe produtiva local”, salienta Michelson Frota, presidente do Sindivarejo Mossoró.

O resultado final será anunciado em 10 de dezembro, durante cerimônia nacional da CNC no Sesc Senac do Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A premiação funciona como um mecanismo de reconhecimento nacional que valoriza federações e sindicatos destaques na busca por melhores resultados e melhoria contínua. Por meio do Programa Atena, os sindicatos participam de capacitações, trocam boas práticas, acessam ferramentas de gestão modernizadas e sistemas que aprimoram significativamente seu desempenho institucional.

No caso do Sindivarejo Mossoró, ele concorre na categoria “Jornada Atena”, que reconhece entidades que aderiram ao programa e seguiram sua trajetória de desenvolvimento ao longo do ano.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 05/12/2025 - 07:22h
Confronto

Senado prepara lei para rebater blindagem do STF

Charge de Marcelo Martinez

Charge de Marcelo Martinez

Do Canal Meio e outras fontes

A reação do Legislativo à liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que dificultou o caminho para o impeachment de integrantes da corte não deve se limitar à irritação. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), quer acelerar um projeto sobre os crimes de responsabilidade de autoridades como o presidente da República e os ministros do STF, substituindo a lei de 1950 cujos trechos foram considerados inconstitucionais por Gilmar.

O projeto permite que partidos, sindicatos e a OAB apresentem denúncias contra autoridades e limita o prazo para que os pedidos de impeachment sejam analisados. Na quarta-feira, Gilmar determinou (veja AQUI) que só a Procuradoria-Geral da República pode pedir o impeachment dos integrantes do Supremo e elevou o número de votos necessários para que o Senado inicie o processo. (Folha)

Alcolumbre telefonou aos ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin logo após tomar conhecimento da decisão liminar de Gilmar Mendes. As conversas foram interpretadas como uma tentativa de esfriar a crise que se instalou entre Senado e Supremo. Segundo relatos, Moraes buscou apaziguar o presidente do Senado, com quem mantém boa relação, diante do forte incômodo provocado pela decisão de Gilmar, com o qual Alcolumbre ainda não falou. (Globo)

Já Gilmar dobrou a aposta nesta quinta-feira e, de quebra, deu um “pito” em Jorge Messias, o indicado pelo presidente Lula para o Supremo. Além de negar o pedido da Advocacia-Geral da União para reconsiderar a decisão liminar, o decano afirmou que o recurso apresentado pela AGU é “incabível” e que não há motivos para alterar a liminar, considerada por ele indispensável para corrigir “um estado de coisas incompatível com o texto constitucional”. Messias, que ainda ocupa o cargo de advogado-geral da União, entrou na polêmica em busca do apoio que precisa no Senado para ter seu nome aprovado para o STF. Ao que parece, agora ganhou desafetos também na Suprema Corte. (Folha).

Enquanto isso… O ministro Flávio Dino tomou outra decisão que afeta diretamente o Legislativo, determinando que o governo federal está proibido de receber, processar ou executar qualquer emenda parlamentar indicada pelos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). A ordem atinge cerca de R$ 80 milhões em emendas para o Orçamento de 2026. Ramagem foi condenado pelo STF a 16 anos por participação na tentativa de golpe e fugiu para os EUA, onde Eduardo Bolsonaro já vive desde o início do ano. (UOL)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 04/12/2025 - 23:54h

Pensando bem…

“Os amantes de Deus não pertencem a nenhuma casta.”

Ramakrishna

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
quinta-feira - 04/12/2025 - 20:50h
Santa Luzia

Quarto dia de Trezenário reúne centenas de fiéis

Centenas de fieis acompanham quarto dia do Trezenário da Festa de Santa Luzia, nesta quinta-feira (04), na Catedral que tem sua denominação, Centro de Mossoró.

Fotos: Luiz Henrique/Pascom

Vídeo: Pascom

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 04/12/2025 - 18:20h
Grave irregularidade

Estado atrasa repasses de consignados; servidor segue prejudicado

Comissão fez várias interpelações ao secretário do Governo do RN (Foto: João Gilberto)

Cadu Xavier prometeu dia 27 de agosto que em dezembro estaria tudo regularizado (Foto: João Gilberto/Arquivo)

Do Tribuna do Norte e BCS

Os atrasos nos repasses de empréstimos consignados pelo Governo do RN aos bancos continuam prejudicando servidores estaduais. Apesar de os valores serem descontados mensalmente em folha, as instituições financeiras não recebem as parcelas, e o governo não esclarece a situação. Reportagem da Tribuna do Norte não obteve retorno do governo sobre questionamentos a respeito dos fatos.

Na Assembleia Legislativa, o deputado Gustavo Carvalho (PL) cobrou respostas sobre o montante em atraso, a lista de débitos por banco, o destino dos valores descontados e a previsão de regularização. Ele afirma que não recebeu retorno nem do governo nem do Banco do Brasil, principal credor, e classifica a retenção como “apropriação indevida”. Diante da falta de explicações, anunciou que recorrerá ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público.

O deputado Luiz Eduardo (SDD) reforça que atrasos são relatados desde julho, com servidores sendo cobrados por parcelas já debitadas e até negativados. O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP/RN) também denuncia que o governo parcela os descontos, mas não repassa aos bancos, chamando o problema de “grave irregularidade” e citando casos de servidores cobrados por cartórios por dívidas já descontadas em folha.

Leia também: Sinsp/RN denuncia que Governo fica com consignado e prejudica servidor;

Leia também: Secretário garante que até dezembro regulariza consignados.

Dia 27 de agosto, na Comissão de Administração da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, “Cadu Xavier”, reconheceu atrasos, principalmente com o Banco do Brasil, que concentra 82% dos contratos. Segundo ele, o Estado desconta cerca de R$ 96 milhões por mês em consignados, mas enfrenta queda de arrecadação e aumento de despesas. Na ocasião, prometeu normalizar os repasses até dezembro e evitar negativação de servidores.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet
quinta-feira - 04/12/2025 - 17:14h
Decisão

Governo afasta policiais envolvidos em agressão à advogada

Reunião encaminhou a decisão tomada pelo Governo do RN (Foto: divulgação)

Reunião encaminhou a decisão tomada pelo Governo do RN (Foto: divulgação)

Após pedido da Ordem dos Advogados  do Brasil (OAB/RN), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED/RN) instaurou inquérito e afastou dez policiais militares envolvidos em agressão contra uma advogada. Episódio ocorreu no município de Serra do Mel.

O caso aconteceu durante a Festa do Caju, no domingo passado (30). A advogada informou que foi agredida, arrastada, algemada e conduzida à força até a sede da Polícia Militar. Ela disse ainda relatou que teve a carteira da OAB apreendida e que recebeu várias pancadas pelo corpo, inclusive com um cassetete, após intervir em uma ação da PM contra outra mulher durante o evento.

A informação sobre o afastamento dos policiais envolvidos foi confirmada durante reunião na tarde desss quarta-feira (3), reunindo a vítima, representantes da Seccional, OAB Mossoró, Sesed, Polícia Militar, Polícia Civil, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria das Mulheres.

“Nosso objetivo com a reunião foi trazer ao Estado providências imediatas a serem adotadas. Não só a instauração do procedimento, como também o afastamento dos envolvidos e a formatação de um acordo de cooperação para que possamos contribuir com a formação dos agentes de segurança e evitar que fatos como esse voltem a acontecer”, explicou Carlos Kelsen, presidente da OAB/RN.

Durante a reunião, a governadora Fátima Bezerra (PT) conversou por telefone com a advogada vítima das agressões, prestou solidariedade e afirmou que foi determinado rigor na apuração do caso. “Temos tolerância zero com qualquer tipo de violência. É dever do Estado proteger e zelar pela dignidade das pessoas”, disse.

Posição

O coronel Alarico Azevedo, comandante-geral da PM, explicou que os policiais foram afastados do serviço operacional e que a conduta deles não reflete o trabalho feito pela instituição.

“O inquérito já está instaurado, vamos formalizar o afastamento dos militares do trabalho operacional e divulgar para a sociedade o que a PM e a Sesed estão fazendo em relação ao caso e estamos à disposição da OAB”, afirmou o coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança do RN.

Advogada ficou com várias marcas da violência no corpo (Fotos: Iara Nóbrega/Inter TVCabugi)

Advogada ficou com várias marcas da violência no corpo (Fotos: Iara Nóbrega/Inter TVCabugi)

Nota do BCS – Vários homens fortemente armados e fisicamente acima da média, assim presumo, quando espancam uma pessoa indefesa – ainda mais mulher – dão profunda demonstração de fraqueza. A academia não ensina isso. E em casa, não deve ser exemplo que seus pais e demais familiares exaltem.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
quinta-feira - 04/12/2025 - 16:02h
Hospital Infantil

MPF celebra acordo que leva R$ 17,6 milhões ao Varela Santiago

Hospital aguarda há meses atualização de pagamentos (Foto: Arquivo)

Hospital é uma referência no RN e receberá suporte financeiro de peso (Foto: Arquivo)

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu destinar R$ 17,6 milhões para obras de ampliação da estrutura física do Hospital Infantil Varela Santiago, unidade de referência em pediatria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal, no Rio Grande do Norte. O valor corresponde à reparação por danos morais coletivos fixada em ação civil pública que discutiu a qualidade dos serviços de telefonia celular prestados pela operadora TIM no estado.

A ação foi baseada em relatório técnico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que identificou falhas graves na prestação do serviço, como impossibilidade de completar chamadas, quedas constantes e sobrecarga decorrente da oferta ilimitada de novas linhas. Após o esgotamento de todos os recursos judiciais, a condenação da TIM foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Com a definição do valor devido, a Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a TIM, para assegurar que a verba fosse aplicada em um projeto de elevado impacto social no estado onde ocorreram os danos. A escolha do Hospital Infantil Varela Santiago, indicado pelo MPF, seguiu os critérios da Resolução Conjunta CNMP/CNJ nº 10/2024, que orienta a destinação de valores indenizatórios a instituições com relevância social, capacidade de execução e regularidade jurídica e fiscal.

O acordo foi homologado pelo TRF5 em 3 de dezembro e a TIM terá 30 dias para efetuar o depósito do valor diretamente na conta bancária do hospital. Com isso, ficam encerradas tanto a ação civil pública quanto a ação rescisória relacionadas ao caso, com quitação mútua entre as partes.

Nota do BCS – Que notícia maravilhosa. Aplausos, aplausos para o MPF e todos os envolvidos nessa decisão.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 04/12/2025 - 14:30h
Reparos e prevenção

Robô, videomonitoramento e caminhão especial limpam galerias

Além de detritos normais,muito entulho é jogado em galerias; limpeza é profunda (Fotos: PMM)

Além de obstruções normais, muito entulho é jogado em galerias; limpeza é profunda (Fotos: PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), intensificou conjunto de ações voltadas à manutenção e ao fortalecimento do sistema de drenagem urbana. A Diretoria de Drenagem executa serviços preventivos e corretivos de desobstrução, limpeza e videomonitoramento das galerias pluviais, ampliando a segurança para a população e garantindo maior eficiência no escoamento das águas.

Paralelamente, é solicitado o apoio dos mais prejudicados: a população. Muitas galerias ficam lotadas de detritos e até animais mortos, além de restos de móveis, colchões etc. Tudo concorre para que em períodos de inverno, os próprios moradores sejam afetados.

Os trabalhos envolvem a retirada de resíduos, areia e sedimentos acumulados ao longo do tempo, recuperando o fluxo adequado nas redes. Para isso, estão sendo utilizados equipamentos de alta performance, como o caminhão Vac-All, que reúne hidrojateamento de alta pressão e sucção em sequência, permitindo a limpeza profunda das tubulações e restituindo sua capacidade original de escoamento.

Entre as inovações adotadas pela Prefeitura está o emprego de um robô de drenagem, tecnologia equipada com câmera de alta resolução que realiza inspeções internas nas galerias. A partir desse mapeamento detalhado, as equipes identificam obstruções, danos estruturais e pontos de desgaste que muitas vezes não são visíveis externamente.

Imagem e diagnóstico

As imagens geradas oferecem um diagnóstico preciso e orientam intervenções rápidas e pontuais, evitando transtornos maiores e obras emergenciais no futuro.

Videomonitoramento permite análise profunda para limpeza detalhada (Foto: PMM)

Videomonitoramento permite análise profunda para limpeza detalhada (Foto: PMM)

As equipes atuam com prioridade em áreas consideradas críticas, com histórico de baixa vazão e obstruções frequentes. O foco principal dessas ações é assegurar que o sistema de drenagem opere com o máximo desempenho, reduzindo riscos de alagamentos, preservando o pavimento e garantindo mais tranquilidade para a população.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
quinta-feira - 04/12/2025 - 07:50h
Mais crise

Gilmar blinda ministros do STF e irrita o Congresso

Gilmar Mendes agiu para proteger-se e ao poder onde tem assento (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Gilmar Mendes agiu para proteger-se e ao poder onde tem assento (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Do Canal Meio e outras fontes

Uma nova crise institucional se instalou em Brasília poucos dias depois de o Planalto e o Congresso aprofundarem as tensões entre os dois Poderes. Dessa vez, foi o STF o protagonista do embate, após o ministro Gilmar Mendes decidir, em liminar, que somente a Procuradoria-Geral da República poderá apresentar pedidos de impeachment contra ministros da Corte. Mendes também fixou que a abertura e a aprovação desses processos no Senado exigem quórum de dois terços — e não maioria simples, como prevê a legislação atual, de 1950.

Gilmar afirmou que o quórum atual fragiliza garantias como a vitaliciedade e a independência judicial e poderia submeter o Supremo ao controle político do Legislativo. Para ele, o uso do impeachment como forma de pressão constitui risco ao Estado de Direito. A decisão ainda precisa ser analisada pelo plenário do Supremo, o que deve ocorrer entre 12 e 19 de dezembro. (Metrópoles)

No final do dia, o governo entrou na polêmica tentando esfriar as tensões e aumentar a popularidade no Senado de Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula a uma vaga no STF. O advogado-geral da União pediu que Gilmar reveja a decisão. Em manifestação enviada ao gabinete do decano, a AGU solicita ainda que os efeitos da liminar sejam suspensos até que o tema seja julgado pelo plenário do STF, cuja análise está prevista para começar em 12 de dezembro, no ambiente virtual. (Veja)

Nos bastidores do Supremo, a liminar de Gilmar Mendes é vista como uma resposta preventiva a um possível avanço de uma maioria bolsonarista no Senado após 2026. Dentro da Corte, a avaliação é que a medida reduz o espaço para campanhas eleitorais baseadas na promessa de impeachment de ministros — uma bandeira que vinha sendo explorada por candidatos alinhados ao bolsonarismo. Ministros ouvidos reservadamente dizem ter sido surpreendidos pela amplitude da liminar e consideram que ainda há incertezas sobre a possibilidade de o plenário confirmar a exclusividade da PGR nos pedidos de afastamento. (g1)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), reagiu com dureza à decisão liminar do ministro Gilmar Mendes e disse que o Legislativo pode buscar proteger suas prerrogativas por meio de mudanças na Constituição. Em pronunciamento no plenário, Alcolumbre afirmou ter recebido a medida com “indignação, perplexidade e preocupação” e classificou o ato como uma tentativa de “usurpar prerrogativas do Legislativo”. O presidente do Senado, que mantém relação próxima com ministros do Supremo, cobrou “reciprocidade institucional” da Corte e advertiu que o Senado reagirá se considerar que suas competências foram violadas. (Valor)

Davi Alcolumbre comandou votação (Foto: Evaristo Sá/AFP)

Davi Alcolumbre se pronunciou com “indignação, perplexidade e preocupação” (Foto: Evaristo Sá/AFP/Arquivo)

Na Câmara, o clima foi de apoio ao Senado. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa aprovou a redação final do projeto que limita decisões individuais no Supremo Tribunal Federal (STF) e reorganiza o rito das ações de controle concentrado. A proposta, relatada pelo deputado Alex Manente (Cidadania-SP), segue agora de volta ao Senado, após ajustes feitos pelo colegiado.

O avanço do projeto na Câmara, em meio ao novo atrito entre Legislativo e Judiciário, foi lido por deputados como uma reação política ao STF e uma forma de retomar protagonismo institucional diante da decisão de Gilmar. (Globo).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 03/12/2025 - 23:52h

Pensando bem…

“A partir de um certo ponto, não há retorno. Este é o ponto que é preciso alcançar.”

Franz Kafka

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 03/12/2025 - 20:24h
Edição especial

Feira de Vinil e Afins de Mossoró celebrará 2 anos sábado

Banner de divulgação da Feira e da apresentação de Luíza Souza (Reprodução)

Banner de divulgação da Feira e da apresentação de Luíza Souza (Reprodução)

A tradicional Feira de Vinil e Afins de Mossoró chega ao seu segundo aniversário e comemora a data com uma edição especial no próximo dia 6 de dezembro (sábado), a partir das 18h, no Cafezal Café & Bistrô, localizado no Memorial da Resistência. O evento, que se consolidou como a maior feira dedicada ao vinil e à cultura analógica no Oeste Potiguar, promete uma programação diversificada e aberta ao público.

Desde sua criação, a Feira tem reunido colecionadores, apreciadores de música, expositores e artistas locais, fortalecendo a circulação da música física e estimulando a cena cultural de Mossoró. Nesta edição comemorativa, o público contará com uma série de atrações preparadas em parceria com expositores e apoiadores.

Música ao vivo

A programação inclui apresentação da cantora Luiza Souza, que sobe ao palco com o show “Canta as Divas da MPB”. A artista interpretará grandes sucessos de cantoras que marcaram a música popular brasileira, compondo o clima nostálgico que já se tornou marca da Feira.

Sorteio

Durante o evento, haverá sorteios de diversos brindes:

Vitrola Raveo

Kits de vinis

Action figures

Vouchers de consumação do Cafezal Café & Bistrô

Além de outros prémios oferecidos pelos expositores.

A cada R$ 30,00 em compras realizadas na Feira, o visitante recebe um cupom para participar dos sorteios ao longo da noite.

Referência

Realizada mensalmente, a Feira de Vinil e Afins já se tornou referência regional ao valorizar a cultura analógica, promover circulação de acervos musicais e ocupar um dos principais espaços de memória da cidade. Para os organizadores, celebrar os dois anos no Memorial da Resistência reforça o propósito do evento: estimular a convivência, fortalecer a cena cultural local e manter viva a paixão pelo vinil.

Serviço

Evento: Feira de Vinil e Afins de Mossoró – Edição Especial de 2 Anos
Data: 06 de dezembro
Horário: A partir das 18h
Local: Cafezal Café & Bistrô – Memorial da Resistência, Mossoró/RN
Entrada: Gratuita
Instagram: @feiradevinildemossoro

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 03/12/2025 - 16:30h
ALRN

Comissão de Saúde quer apurar desvio de remédios no Estado

Deputada Cristiane Dantas preside a Comissão de Saúde (Foto: João Gilberto)

Deputada Cristiane Dantas preside a Comissão de Saúde (Foto: João Gilberto)

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN acompanha com preocupação a Operação GH-404, que investiga o desvio do remédio “somatropina” na rede pública estadual (veja AQUI).

Em Nota, essa Comissão afirma que “as falhas de controle identificadas na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) e o impacto sobre pacientes que dependem do medicamento exigem respostas rápidas e transparentes.”

Abaixo, veja o restante da posição oficial desse colegiado técnico da Assembleia Legislativa do RN:

Nesse sentido, requisitamos informações oficiais à Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN) e ouviremos os gestores responsáveis, além de propor medidas para fortalecer a rastreabilidade e o controle de medicamentos de alto custo.

A Comissão reafirma seu compromisso com a defesa do interesse público, o respeito ao usuário do SUS e a transparência na gestão de políticas de saúde, reforçando que acompanhará todas as etapas da investigação e atuará para que situações como esta não se repitam no âmbito da rede assistencial do Estado.

Deputada Cristiane Dantas
Presidente da Comissão de Saúde – ALRN

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
quarta-feira - 03/12/2025 - 15:24h
2026 bem ali

“Campanha” já começou; daqui para frente vai ser assim

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Nas últimas semanas, a pré-campanha eleitoral do RN ganhou arranque e velocidade com declarações diretas, algumas indiretas, silêncios enigmáticos e bastidores tensos, que afloraram do governismo à oposição, e vice versa.

Daqui para frente vai ser assim.

Com o calendário eleitoral estabelecendo período mais curto à disputa oficial pelo voto, as campanhas cresceram para trás. É na pré-campanha que tudo pode ser decidido e as urnas apenas confirmarem acertos e erros crassos das escolhas.

Nominatas, política de alianças, estratégias e táticas, candidaturas, pesquisas, estruturas de rua, definição de fundo eleitoral, comunicação e outras questões estão à mesa em antes da campanha.

Antes das eleições de 1998, a lei não especificava a duração de uma campanha. Apenas dizia que deveria começar depois das convenções partidárias, que definem os candidatos que disputarão o pleito. Até 2012 chegavam a durar três meses ou até mais.

Com arrumações daqui e dali em minirreformas eleitorais, chegamos a partir de 2016 nesse encolhimento que se mantém até agora, com 45 dias.

É nesse quadrado e fora dele que o jogo do poder acontece.

E já começou no RN, pois 2026 é bem ali.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
quarta-feira - 03/12/2025 - 10:02h
Quarta-feira, 03

Missas, confissões, trezenário e oratório marcam Festa de Santa Luzia

Catedral centraliza programação religiosa e também irradia o peso social dos festejos (Foto: Pascom)

Catedral centraliza programação religiosa e também irradia o peso social dos festejos (Foto: Pascom)

Iniciada no dia 30 de novembro, a festa de Santa Luzia em Mossoró segue com uma intensa programação.

Nesta quarta-feira, terceiro dia de Trezenário, tem missas, adoração ao Santíssimo, confissões, oratório e muito mais.

Confira a programação de hoje:

6h – Missa na Catedral de Santa Luzia

07h às 10h – Confissões na Catedral de Santa Luzia

07h às 1h – Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Catedral de Santa Luzia

11h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Trezena Pregador: Seminarista Edson Danilo (Seminário Santa
Teresinha)

18h – Palco Luz, no adro da Catedral – Música religiosa, com João Neto

19h30 – Trezena, no adro da Catedral, com o pregador Pe. Francisco Cornélio Freire Rodrigues, Vigário Paroquial da Paróquia de São Manoel em Mossoró

21h – Oratório de Santa Luzia no adro da Catedral.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 03/12/2025 - 09:46h
Operação GH-404

Polícia combate desvio de remédios; servidores do Estado são afastados

PCRN começou ação logo cedo nesta quarta-feira (Foto: PCRN/Divulgação)

PCRN começou ação logo cedo nesta quarta-feira (Foto: PCRN/Divulgação)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (03), a “Operação GH-404”, destinada a desarticular um esquema criminoso voltado ao desvio de somatropina, hormônio de uso restrito e controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), distribuído na rede pública de saúde do Estado.

As investigações, conduzidas pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR/LD), tiveram início após comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN), que identificou divergências no controle de estoque e dispensações indevidas não reconhecidas pelos responsáveis legais dos pacientes.

Durante o cumprimento das medidas cautelares, autorizadas pela Justiça, foram apreendidos documentos, computadores, celulares e extratos bancários. A decisão judicial também determinou o afastamento cautelar de servidores públicos lotados na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), para garantir a continuidade das apurações.

A ação contou com o apoio institucional da Sesap/RN e da Unicat, além do suporte operacional da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), da PCRN.

A somatropina, hormônio de crescimento humano sintético (GH), tem uso restrito a indicações clínicas específicas, sendo proibida sua utilização para fins estéticos, de rejuvenescimento ou aumento de massa muscular.

O nome “GH-404” faz referência ao hormônio de crescimento humano (Growth Hormone – GH) e ao código “404”, expressão associada ao erro “não encontrado”, simbolizando as falhas de rastreabilidade e inconsistências identificadas no controle do medicamento.

O outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN se pronunciou, em nota, sobre a operação, e disse que isso é fruto de uma comunicação realizada pelas próprias instituições às autoridades policiais. Veja abaixo:

As gestões da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) esclarecem que a operação realizada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (3) é fruto de uma comunicação realizada pelas próprias instituições às autoridades policiais, com o objetivo de investigar suspeitas encontradas a partir de apurações internas.

A gestão coopera com toda a apuração e cumprimento das medidas judiciais de busca e apreensão e afastamento dos servidores investigados, tendo que suspender os atendimentos à população durante o período da manhã em virtude da operação policial, com a perspectiva de retorno do expediente à tarde.

Sesap e Unicat reforçam o compromisso em zelar pelos recursos públicos e pela saúde da população potiguar, sem compactuar com desvios de qualquer finalidade por parte de qualquer servidor.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde / Segurança Pública/Polícia
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 03/12/2025 - 08:38h
Ufersa Mossoró

Festival Literário tem bate-papos, música, livros e diversidade

Banner de divulgação

Banner de divulgação

Aberta no fim da tarde dessa terça-feira (02), a segunda edição do Festival Literário Macambira tem sequência nesta quarta-feira (03). Promovido no Campus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o evento é promovido pela Editora da Universidade (EdUfersa) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Neste segundo dia, a programação seguirá bastante diversificada. Veja abaixo:

17h – Batuques do DM

17h20 – Airton Cilon (Atração musical)

18h – Lançamentos de livro EdUFERSA

Periodicamente (Livia Cabral Maia)

A técnica como potência do humano (Fátima de Lima)

Saúde versus adoecimento psíquico no trabalho (Agostinha Mafalda)

O Educação para cuidar e saúde mental para aprender (Aridenise Fontenelle)

Educação infantil currículos e linguagens
(Elaine Sobral)

18h30 – Violões – NAC

18h50 – Bate-papo

(“O lugar do excluido na literatura”)

Mediação: Cícera Cajazeiras
Convidado: Octávio Santiago

Octávio Santiago é uma das atrações desta quarta-feira Foto: Rierson Marcos/Arquivo)

Octávio Santiago é uma das atrações desta quarta-feira (Foto: Rierson Marcos/Arquivo)

19h40 – Alex (Atração musical)

20h20 – Bate-papo

(“Suportes Alternativos da Literatura”)

Mediação: José Roberto Alves Barbosa
Convidados: Ayala Gurgel, Carlos Santos e Odemirton Filho

21h20 – Cabocla de Jurema (Atração Musical)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
quarta-feira - 03/12/2025 - 08:00h
Tecnologia

Se prepare para a nova revolução do Wi-Fi com Inteligência Artificial

Arte ilustrativa da página Root Nation

Arte ilustrativa da página Root Nation

O Wi-Fi 8 está chegando e vai muito além de velocidade.

O novo padrão combina rede sem fio com inteligência artificial, transformando roteadores em sensores capazes de reconhecer presença e movimento dos usuários para acionar automações inteligentes.

Em desenvolvimento, ele deverá prioriza a confiabilidade ultra-alta – em vez de apenas a velocidade máxima. Perspectiva de conexões mais estáveis, cobertura mais forte, menor latência e roaming mais suave, mesmo em ambientes com muitos dispositivos conectados.

Isso abre caminho para experiências inéditas, como:

✅ Videochamadas que mudam automaticamente do laptop para o celular quando você se levanta

✅ Apresentações que se conectam ao telão assim que o palestrante chega ao palco

✅ Luzes e dispositivos que reagem aos movimentos na casa ou no escritório

Outra grande evolução é a performance determinística: O Wi-Fi 8 será projetado para entregar velocidades e latências mais previsíveis, mesmo com muitos dispositivos conectados e diferentes tecnologias compartilhando as mesmas frequências.

O padrão também trará melhorias de segurança, com dados de acesso criptografados. Ele usará as mesmas faixas do Wi-Fi 7 (2.4, 5 e 6 GHz) e tem previsão de lançamento para dezembro de 2027.

Saiba mais AQUI.

Fonte: Mobile Time e outros endereços.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
quarta-feira - 03/12/2025 - 07:50h
Deputadas estadual e federal

Isolda Dantas fará dobradinha com Marleide Cunha em 2026

Marleide Cunha (de óculos) pela primeira vez é destacada em notícia oficial da legenda local (Foto: divulgação)

Marleide Cunha (de óculos) e Isolda (centro) vão estar juntas (Foto: Arquivo/2022)

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) vai fazer dobradinha em Mossoró com a vereadora Marleide Cunha (PT), nas eleições do próximo ano. Ela, em busca da reeleição; Marleide, na disputa à Câmara dos Deputados. Em 2022, Marleide foi concorrente da deputada, obtendo 8.313 votos no estado contra 57.046 da deputada.

Em conversa com o Blog Carlos Santos, Isolda esclareceu que  existirão outras parcerias em colégios eleitorais diversos do RN. Os alinhamentos devem acontecer com vários candidatos (as), como os deputados federais Fernando Mineiro (PT) e Natália Bonavides (PT), por exemplo, além de Samanda Alves (PT), vereadora de origem mossoroense que tem mandato em Natal.

Havia um plano preliminar de Isolda Dantas em ser candidata à Câmara dos Deputados, mas sob a expectativa de que houvesse ampliação no total de cadeiras nesse poder para o RN, o que não se confirmou.

Plenária

No sábado (29), a deputada realizou plenária em Mossoró no Hotel Villa Oeste, para apresentar balanço de seus dois mandatos estaduais e anúncio oficial de sua pré-candidatura à reeleição.

O evento contou com a presença de lideranças de todas as regiões do estado. A governadora Fátima Bezerra (PT), o pré-candidato ao governo do estado e Secretário da Fazenda Cadu Xavier, as vereadoras de Natal Brisa Bracchi (PT) e Samanda Alves, o secretário de Agricultura Familiar Alexandre Lima, o prefeito de Upanema Renan Mendonça (PP), vereadora local Plúvia Oliveira (PT) e outros apoiadores e militantes ligados a movimentos sociais das cidades e do campo.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 03/12/2025 - 07:20h
Senado

Lula ganha tempo para tentar emplacar nome no STF

Alcolumbre elevou o tom e Messias vive tensão e pode não vingar (Fotos: Lula Marques e Antônio Cruz/Agência Brasil)

Alcolumbre elevou o tom e Messias vive tensão e pode não vingar (Fotos: Lula Marques e Antônio Cruz/Agência Brasil)

Do Canal Meio e outras fontes

O governo conseguiu, ainda que por vias tortas e a um custo político alto, adiar a sabatina de Jorge Messias no Senado num momento político delicado entre o Planalto e o Congresso. Após ameaças públicas, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou o cancelamento da sabatina do indicado por Lula para o Supremo Tribunal Federal. A sessão estava prevista para 10 de dezembro, mas não poderá ocorrer porque o Palácio do Planalto ainda não enviou a mensagem formalizando a indicação ao Senado. Em comunicado interno, Alcolumbre classificou a demora como “grave” e “sem precedentes”.

A indicação de Messias ampliou o atrito entre governo e Senado. Alcolumbre articulava a nomeação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu aliado, e vinha manifestando insatisfação desde o anúncio feito por Lula. (g1)

O Planalto nega de pés juntos que deixou de enviar os documentos ao Senado para adiar a sabatina de Messias, mas o próprio presidente Lula tinha dado ordens para encontrar uma maneira de ganhar mais tempo, temendo que seu indicado fosse rejeitado. Lula decidiu reforçar a articulação política em defesa do nome de Messias, diante das resistências do presidente do Senado.

Segundo aliados, o Planalto avalia politicamente o momento mais favorável para encaminhar os papéis que destravam o processo. Esta é uma etapa obrigatória para a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Sem esses documentos, a análise não pode avançar. (Folha)

Lula já vinha monitorando o clima no Senado há dias e tinha informações de que Jorge Messias não obteria os votos necessários na sabatina. O presidente chegou a pedir ao relator da indicação, senador Weverton Rocha (PSD-MA), que apresentasse um parecer firme em defesa do advogado-geral da União. Weverton informou diretamente ao presidente ainda na segunda-feira que Messias não reunia votos suficientes para passar pela sabatina da CCJ. (CNN Brasil)

E Messias criou uma saia justa para a Frente Evangélica no Senado, conta o Painel. Inicialmente, a maioria pretendia votar contra a indicação, apesar de o advogado-geral ser evangélico, por conta de sua proximidade com o presidente Lula. Agora prevalece a visão “ruim com ele, pior sem ele”. Os senadores temem que, rejeitado Messias, o Planalto indique um “esquerdista puro-sangue” sem compromisso com pautas conservadoras. (Folha)

Miriam Leitão: “O governo conseguiu cometer uma sucessão de erros. Indicou Messias para o Supremo Tribunal Federal num feriado (20 de novembro), sem avisar antes ao senador Davi Alcolumbre, que tentava emplacar o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco. Depois de anunciar, o governo não enviou a comunicação oficial, tentando retardar o calendário da votação. Acabou conseguindo atrasar o calendário e aumentar a irritação do Senado com os procedimentos”. (Globo)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.