• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quinta-feira - 20/06/2024 - 23:54h

Pensando bem…

“Criamos nosso próprio destino pela maneira com a qual fazemos as coisas. Temos que aproveitar as oportunidades e sermos responsáveis pelas nossas escolhas.”

Ben Carson

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quinta-feira - 20/06/2024 - 20:20h
UFRN

Com 59 dias de greve, professores decidem voltar ao trabalho

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram pelo encerramento da greve da categoria. Foram 59 dias parados. A partir de consulta ontem e hoje (quinta-feira, 20), através do site do ADURN-Sindicato, veio a posição majoritária para fim do movimento.

Participaram do plebiscito 1.760 docentes, dos quais 61,48% votaram pelo retorno das atividades, 36,59% pela continuidade do movimento grevista e 1,93% se abstiveram.

A expectativa é de que as aulas retornem já na segunda-feira (24). Ou seja, 63 dias depois do início do movimento.

Na última terça-feira (18), a diretoria do ADURN-Sindicato já havia se posicionado em nota, orientando a categoria a votar pelo encerramento.

Houve assinatura do Termo de Acordo pelo PROIFES-Federação, garantindo aos professores o reajuste linear de 9%, em 2025, e de 3,5%, em 2026, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); o reajuste dos valores dos auxílios alimentação, creche e saúde; e o anúncio feito pelo Governo de R$5,5 bilhões para a consolidação e a expansão das universidades e dos hospitais universitários federais.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - Institucional - 25 Anos - Segundo Banner - 04-06-2026
quinta-feira - 20/06/2024 - 19:04h
Decidido

Servidores do IFRN aprovam fim de greve em assembleia geral

Assembleia geral também teve imposição de condições (Foto: divulgação)

Assembleia geral também teve imposição de condições (Foto: divulgação)

Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (20) em Natal, os servidores do Instituto Federal do RN (IFRN), representados pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional e Tecnológica (SINASEFE/RN), decidiram aprovar as propostas do governo para a reestruturação das carreiras.

Dos 891 votantes, 528 foram favoráveis à aceitação da proposta, 328 foram contrários e 35 se abstiveram.

A categoria condicionou o fim da greve à assinatura do acordo e também apontou que deve constar no documento as propostas que foram apresentadas pelo governo na última mesa, mas que não constam ainda no texto enviado pelo Ministério de Gestão e Inovação.

A assembleia aconteceu de forma híbrida, no auditório 1 do IFRN Campus Natal, zona leste, e através.

Principais pontos da proposta do governo para os técnicos-administrativos:

• Malha remuneratória com 19 padrões de vencimento e 12 meses de interstício para a progressão;

• Aceleração por capacitação que ocorrerá a cada 5 anos, com a discussão sobre critérios e regras relacionadas à transição para as/os atuais integrantes ocorrendo na CNSC-MEC;

• Fim da Correlação Indireta do Incentivo à Qualificação (IQ) – Todo Incentivo à Qualificação terá o percentual da correlação direta, com o fim da diminuição os percentuais que ocorre pela correlação indireta;

• Aumento do STEP – O step, hoje em 3,9%, aumentará para 4,0%, em janeiro de 2025 e 4,1%, em abril de 2026;

• Reajuste no piso de referência do PCCTAE – 9% de reajuste no piso do Nível de Classificação E, em janeiro de 2025, e 5% de reajuste no piso do Nível de Classificação E, em abril de 2026; (colocar o mês de abril);

• Reconhecimento dos Saberes e Competências (RSC) – o RSC será implantado para os integrantes do PCCTAE em abril de 2026, com a elaboração das regras e normativas sendo elaboradas e aprovadas no âmbito da CNSC-MEC;

• Correlação remuneratória dos Níveis de Classificação A, B, C, D com o Nível E a) Nível de Classificação A – 36%; b) Nível de Classificação B – 40%; c) Nível de Classificação C – 50%; d) Nível de Classificação D – 61%. Para ser encaminhado no MEC através da criação de Grupo de Trabalho: Reposição da greve por trabalho represado; jornada de 30h para os TAES; revogação dos decretos que impedem e suspendem a contratação de certos cargos; e inclusão no PCCTAE de jornadas específicas garantidas por lei (assistente social, jornalista, intérprete de libras).

Para os docentes, o governo apresentou:

• Elevação do reajuste linear oferecido até 2026 de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026; • Elevação de steps de 4% para 5% até 2026 (com exceção de Adjunto/DI e DIII-I, que passa de 5% para 6% até 2026);

• Elevação do valor salarial para ingressantes na carreira docente (MS e EBTT);

• Proposta de revisão da IN nº 66/2022; • Revogação da Portaria nº 983/2020;

• Isonomia entre docentes da carreira EBTT e do Magistério Superior, no que tange ao controle de frequência, com a alteração do decreto nº 1590/1996;

• Suspensão de recursos judiciais pelo MEC frente a decisão que conferiram o RSC para aposentado(a)s;

• Recomposição parcial do orçamento das instituições federais; • Conquista de 5600 bolsas permanência para estudantes indígenas e quilombolas;

• Implementação do reajuste de benefícios (auxílio-alimentação, auxílio-saúde suplementar e auxílio-creche), apesar de ainda não haver equiparação com os benefícios dos demais poderes;

• Início da Mesa Setorial Permanente de Negociação do MEC;

• Retomada da participação de entidades sindicais no Conselho Permanente de RSC.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 20/06/2024 - 18:22h
Memória

Centenário de Elizeu Ventania será destacado dentro do MCJ

Elizeu Ventania e Estação das Artes, que tem batismo com seu nome (Fotomontagem)

Elizeu Ventania e Estação das Artes, que tem batismo com seu nome (Fotomontagem)

A Prefeitura Municipal de Mossoró realizará este ano, na programação do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ), homenagem ao centenário do poeta Elizeu Ventania, que dá nome à Estação das Artes, maior palco da cultura mossoroense.

A homenagem acontecerá no palco principal do “Mossoró Cidade Junina”, em um momento especial de reconhecimento e lembranças do mestre da poesia popular.

Em breve, será divulgada data e mais detalhes sobre o momento marcante para a celebração dos 100 anos de Elizeu Ventania.

Elizeu Ventania

Patrono da Estação das Artes de Mossoró-RN, Elizeu Elias da Silva (Elizeu Ventania), nasceu em Martins/RN, em 20 de julho de 1924. Filho de Eustáquio Rodrigues da Silva e Maria Raimunda da Conceição.

Começou a trilhar o caminho da poesia em 1942, tendo participado de programas de rádios. Participou de vários festivais de violeiros em todo o Nordeste, chegando a gravar dois LPs de canções de sua autoria.

Elizeu é reconhecido como uma das maiores expressões da cultura popular em todo o Nordeste brasileiro.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
  • Tropical Foods - Nayara Souza -
quinta-feira - 20/06/2024 - 16:50h
Ajuste político

Lawrence apaga vídeo de apoio a Bolsonaro e ataque a governos do PT

Do Blog Saulo Vale

Pré-candidato a prefeito de Mossoró pelo PSDB, o presidente da Câmara Municipal Lawrence Amorim excluiu de sua rede social Instagram o vídeo que havia publicado no dia 12 de outubro de 2022, com ataque aos governos do PT.

Na longa mensagem, de três minutos e cinco segundos, ele também pediu votos para o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

O vídeo estava disponível na rede social de Lawrence até a manhã da terça-feira passada (18). Ou seja, foi excluído 615 dias depois de postado.

No discurso, Lawrence disse que “nos governos do PT os municípios viviam com pires na mão” e que votaria em Bolsonaro porque “acredito que ele vai estar mandando recursos para Mossoró, para o RN e melhorando a vida do nosso povo”.

Lawrence elencou uma série de ações que atribuiu a Bolsonaro em Mossoró, até mesmo recursos para o Anel Viário, obra que o PT local atribui em partes ao presidente Lula (PT).

Nota do Blog Carlos Santos – Lawrence não deveria ter tirado o vídeo e apagado esse capítulo de sua história. Pelo menos em termos de registro documental.

Qual o problema de mudar?

Agora ele está do outro lado, com o PT da deputada estadual Isolda Dantas e da governadora Fátima Bezerra. E daí?

A opinião pública que julgue e os julgue.

Com sua atitude, é que os aliados de agora podem começar a ficar apreensivos. E, até deduzam, que adiante ele fará o mesmo com eles: dará sumiço em vídeos, fotos, áudios e textos onde existam manifestações de suas escolhas e suas companhias, considerando conveniente se livrar de todos, por perderem o ‘prazo de validade.’

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 20/06/2024 - 10:52h
Excelência

Apenas UniCatólica ganha Selo OAB entre privadas do interior

Padre Demétrio recebeu o selo (Foto: Divulgação)

Padre Demétrio e o professor Júlio Thalles receberam o Selo OAB (Foto: Divulgação)

O curso de Direito da UniCatólica do RN foi o único, dentre as instituições privadas de ensino superior no interior do RN, a receber o selo “OAB Recomenda – 8ª edição”.

O padre Demétrio Júnior, pró-reitor administrativo, e o professor Júlio Thalles, coordenador do curso, estiveram nesta quarta-feira (19), em Brasília, para a cerimônia de homenagem.

“O nosso curso tem apenas seis de existência e já integra esse grupo seleto. Esse reconhecimento ressalta nosso compromisso com o ensino jurídico de excelência, de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda da OAB Federal”, comemorou padre Demétrio.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 1.900 cursos de graduação em Direito autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

Contudo, apenas aproximadamente 10% desses cursos receberam o Selo de Qualidade da OAB.

Essa chancela é um dos instrumentos criados pelo Conselho Federal da OAB para assegurar a qualidade dos profissionais da área.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação
  • Art&C - Institucional - 25 Anos - Segundo Banner - 04-06-2026
quarta-feira - 19/06/2024 - 23:56h

Pensando bem…

“Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.”

Confúcio

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 19/06/2024 - 23:30h
TCE/RN

Nome é escolhido para conselheiro e será sabatinado por deputados

Antônio Ed já tem atuado como conselheiro substituto (Foto: Reprodução)

Antônio Ed já tem atuado como conselheiro substituto (Foto: Reprodução)

Da listra tríplice em que estavam  e Antônio Ed Souza Santana, a governadora Fátima Bezerra (PT) escolheu esse último para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN). Todos concorriam pelo critério de merecimento e Antônio Ed foi o primeiro colocado.

Conselheiro substituto, Antônio Ed deverá substituir a conselheira Maria Adélia Sales, que afastou-se do colegiado por atingir o estágio compulsório.

Para efetivamente ser empossado, Antônio Ed Souza Santana passará por sabatina na Assembleia Legislativa. Sendo aprovado, terá nome encaminhado à nomeação pela própria governadora, para que na etapa seguinte o TCE/RN, comunicado da aprovação, marque sua posse.

Antônio Ed atuou como chefe da Controladoria Regional da União no Estado de Sergipe, além de ser autor do livro “Processos de Controle Externo”.

Próximo

O próximo nome a ser substituído no TCE/RN é o do conselheiro Tarcísio Costa, que já se afastou. Caberá a Assembleia Legislativa a indicação. O ‘pêndulo’ balança entre os deputados Gustavo Carvalho (PSDB) e George Soares (PV), que buscam votos dos colegas de parlamento.

Se Carvalho for o escolhido, assumirá em seu lugar o ex-deputado e suplente Getúlio Rêgo. Sendo Soares, quem retornará à Casa será o suplente e ex-deputado Vivaldo Costa (PV).

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - Institucional - 25 Anos - Segundo Banner - 04-06-2026
quarta-feira - 19/06/2024 - 21:50h
RN

Empresário Flávio Azevedo toma posse no Senado

O empresário Flávio Azevedo (PL-RN) tomou posse como senador nesta quarta-feira (19), em solenidade no Plenário do Senado. Ele foi eleito em 2022 como primeiro suplente de Rogerio Marinho (PL-RN), que se licenciou por 120 dias para tratar de interesse particular e deve ficar afastado até meados de outubro.

Após fazer o juramento de posse e prometer guardar a Constituição Federal e as leis do país, Azevedo elogiou a atuação de Rogerio Marinho e afirmou que fará “o possível” para substituí-lo.

— Vai ser muito difícil, quase impossível, substituir o senador Rogerio Marinho. É uma missão difícil e espinhosa, mas vou ter que fazer o possível para isso— declarou.

No breve pronunciamento de posse, o novo senador acrescentou que “quando a Justiça é injusta, nós temos todo o direito de desobedecê-la”.

— Eu faço dessa frase a minha inspiração para os quatro meses que vou passar aqui — disse.

Com informações da Agência Senado.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 19/06/2024 - 20:48h
Política

Convidados especiais vão nos ajudar a entender as eleições 2024

Hackradt e Praxedes abrem a série de convidados do BCS (Fotomontagem do BCS)

Hackradt e Praxedes abrem a série de convidados do BCS (Fotomontagem do BCS)

A partir do próximo domingo (23), o Blog Carlos Santos vai começar uma série de postagens especiais produzidas por jornalistas políticos e outros profissionais de Comunicação. Os convidados terão as “Eleições Municipais” como tema central para desenvolvimento de texto analítico/opinativo.

A estreia é com Sávio Hackradt, professor convidado da Escola de Comunicações e Artes (ECA) na Universidade de São Paulo (USP), e atuação em marketing político e eleitoral.

Também nesse mesmo domingo, a participação do jornalista Vonúvio Praxedes, do Grupo TCM, profissional com atuação em rádio, televisão e webjornalismo.

Outros nomes vão ser anunciados em breve.

Você vai gostar.

Aguarde.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Comunicado do Blog / Política
  • Art&C - PMM - Cidade Junina - Junho de 2024
quarta-feira - 19/06/2024 - 18:54h
Eleições 2024

Crispiniano Neto deve compor chapa sendo nome a vice

Crispiniano, Fátima e Moabe: Serra do Mel (Foto: redes sociais)

Crispiniano, Fátima e Moabe: Serra do Mel (Foto: redes sociais)

Por Vonúvio Praxedes (Blog Diário Político)

Os bastidores da política em Serra do Mel mostram que tem como certa a integração do poeta, jornalista e ex-presidente da Fundação José Augusto (FJA), Cripiniano Neto (PT), como nome a vice-prefeito na chapa encabeçada por Moabe Soares (PSD).

Moabe é o atual vice-prefeito do município e lidera a ala oposicionista.

Em recente agenda na capital, Moabe e Crispiniano estiveram com a governadora Fátima Bezerra (PT).

Nas redes sociais o pré-candidato ao executivo afirmou que aquela foi uma “ocasião onde apresentamos diversas demandas e soluções para os problemas que estão prejudicando nossa Serra do Mel”, pontuou Moabe.

Um evento de lançamento da chapa Moabe /Crispiniano está sendo organizado para os próximos dias.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 19/06/2024 - 18:02h
Convocação

Ato unificado de greve acontecerá na próxima sexta-feira

Ato Unificado de GreveO  Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação e Ensino Superior (SINTEST-RN) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional e Tecnológica (SINASEFE/RN) convocam os servidores da Universidade Federal do RN (UFRN) e do Instituto Federal do RN (IFRN) para um “Ato unificado de greve.” Será na próxima sexta-feira (21/06), com concentração às 8h, em frente ao IFRN Campus Natal-Central, na Av. Sen. Salgado Filho.

Os técnico-administrativos da UFRN estão em greve desde o dia 14 de março de 2024 e os docentes da instituição desde 22 de abril. Já os professores e técnico-administrativos do IFRN deflagraram o movimento paredista no dia 03 de abril.

As categorias reivindicam a recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior, a reestruturação das carreiras, reajuste salarial digno e a revogação das medidas prejudiciais aos serviços públicos.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - Institucional - 25 Anos - Segundo Banner - 04-06-2026
quarta-feira - 19/06/2024 - 14:24h
Mossoró

Cia. Pão Doce promove atividades culturais e educativas

CIa Pão Doce 20 anosAinda neste mês de junho, a população mossoroense poderá desfrutar de atividades culturais e educativas realizadas pela Cia. Pão Doce. As ações fazem parte da programação do projeto “Pão Doce 20 Anos”, iniciativa que comemora as duas décadas do grupo de teatro e que conta com fomento da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), através do Programa de Apoio a Ações Continuadas 2023. 

No próximo sábado (22), acontece a Oficina “Criando Narrativas Visuais Urbanas Por Meio da Técnica de Lambe-Lambe”, com a comunicóloga e diretora de arte Danielle S. Brito. O encontro acontece das 8h às 12h, no Espaço Teatro de Quintal.

A ação será aberta ao público, preferencialmente para crianças e adolescentes a partir de 12 anos da Rede Pública de Ensino e jovens do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Alto de São Manoel, em Mossoró/RN.

Para participar, o interessado ou a interessada deve garantir sua vaga através do link //forms.gle/YQ1Cp1pDxvsXJw3o6. Lembrando que o número total de participantes é de 20 pessoas. 

Dia 26

Já no dia 26 de junho de 2024 (quarta-feira), a artista e cirurgiã dentista Anna Gabriela irá ministrar a palestra “Desmistificando a Estomatologia Odontológica para Pacientes da Comunidade LGBTQIAPN+”. A palestra acontece no Espaço Cultural Teatro de Quintal, das 19h às 21h. E para garantir sua vaga, basta preencher o formulário //forms.gle/YQ1Cp1pDxvsXJw3o6.

Podem participar da ação membros da comunidade LGBTQIAPN+, a partir de 15 anos de idade. Os e as participantes ainda terão direito a um atendimento odontológico especializado pela própria profissional. A atividade será gratuita, abrangendo um número máximo de 30 pessoas. 

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
quarta-feira - 19/06/2024 - 13:22h
Sucessão municipal

Até que ponto vai o poder de transferência de votos do prefeito?

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Acompanho muitos malabarismos argumentativos que tentam, provar, capacidade de transferência de votos do prefeito natalense Álvaro Dias (Republicanos). Para essa corrente de pensamento, é o que impulsionará o deputado federal Paulinho Freire (UB) pro segundo turno.

Com certeza, o apoio do prefeito ao seu candidato é um aditivo importante, considerável, capaz de concorrer para levar Freire ao embate final no turno seguinte (se houver). Mas, não necessariamente determinante.

Quem está à frente e bem acima, é o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD).

A própria avaliação do Governo Álvaro Dias divide o eleitorado, como na mais recente pesquisa 98 FM/Instituto Consult, do dia 10 passado (veja AQUI). O resultado mostra que a cidade está literalmente rachada nesse ponto de análise. Veja boxe abaixo:

Governo Álvaro Dias

Aprova: 44%

Desaprova: 43,4%

Não sabe dizer: 12,6%

Será preciso muito mais do que o poder de transferência de votos do prefeito/máquina para levar a corrida eleitoral ao segundo turno. Pelo menos ao segundo turno.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Banner Rodapé - Material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quarta-feira - 19/06/2024 - 10:48h
Cidade Junina

Gusttavo Lima, Repentistas e outras atrações marcam semana

Estação é um dos polos e deverá receber outras multidões (Foto: João Batista)

Estação é um dos polos e deverá receber outras multidões (Foto: João Batista)

O São João mais cultural do mundo chega a sua terceira semana com uma ampla programação em seus diversos polos. Na Estação das Artes Elizeu Ventania, sobem ao palco principal do “Mossoró Cidade Junina” atrações como Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Simone Mendes e Leonardo.

Já no Polo Arraiá do Povo, apresentam-se nomes como Junior Vianna, Lairton dos Teclados e Ferro na Boneca.

Tem programação especial também no Polo Igreja São João, Circo do Forró, Cidadela, Polo Poeta Antônio Francisco, Chuva de Bala e Festival de Quadrilhas.

Confira tudo que acontece até o próximo domingo:

Polo Poeta Antônio Francisco

Local: Memorial da Resistência

Terça- 18 de junho

18h – XXIV Festival de Sanfoneiros de Mossoró e Região

Quarta – 19 de junho

18h – Kleber do Acordeon – “Forró do Buxinho”

19h – Uizamar e Banda

20h – Grupo Embalo do Forró

Quinta-feira – 20 de junho

18h – Oliveira Marcks Forrozeiro

19h – Jampinha e Pisada Diferente

20h – Talokudo

Sexta-feira – 21 de junho

18h – XXII Festival de Repentistas do Nordeste

Sábado – 22 de junho

18h – Festival de Sanfoneiros de Mossoró e Região

Domingo – 23 de junho

17h – Vamos contar histórias?

18h – Forró Music

19h – Nando Teclas Show

20h – Adailton dos Teclados – “O Charmozinho do Forró”

Polo Igreja de São João

Local: Rua Felipe Camarão

Terça – 18 de junho (sempre a partir das 21h)

Tremendões de Mossoró

Quarta – 19 de junho

Shalom

Quinta – 20 de junho

Luiz Henrique

Sexta – 21 de junho

Padre Nunes

Sábado – 22 de junho

Festival de Prêmios

Domingo – 23 de junho

Roberto Cantor e Banda

Polo Estação das Artes 

Local: Avenida Rio Branco

Quarta-feira – 19 de junho –  – A partir das 19h

Farra de Casal

Adna Santana

Vittor Fernandes

Gusttavo Lima

Quinta-feira – 20 de junho – A partir das 19h

Maycon Miller

Ávine Vinny

Jorge e Mateus

Rey Vaqueiro

Sexta-feira – 21 de junho – A partir das 20h

Jackson Menezes

Raphaela Santos

Simone Mendes

Bruno

Sábado – 22 de junho – A partir das 19h

Forró dos Contatinhos

Swellen Pimentel

Michele Andrade

Zé Cantor

Leonardo

Gusttavo Lima será uma das principais atrações (Foto: Web)

Gusttavo Lima será uma das principais atrações (Foto: Web)

Polo Cidadela

Local: Avenida Alberto Maranhão

Quarta-feira – 19 de junho

Palco 1 – a partir das 23h30

Horlando Perez

Allê Almeida

Palco 2 – a partir das 21h30

Nara Queiroz

Skema 2

Quinta-feira – 20 de junho

Palco 1 – a partir das 23h30

Mobydick

Carlos Júnior e Banda

Palco 2 – a partir das 21h30

Kelly Silva

Danda Akarajazz

Sexta-feira – 21 de junho

Palco 1 – a partir das 23h30

Gaby Viégas

Balada VIP do RN

Palco 2 – a partir das 21h30

Banda Zuyrê

Erik Sales

Heullinho

Sábado – 22 de junho

Palco 1 – a partir das 23h30

Cantora Lú

Symmara Fernandes

Yany Vieira e Banda

Palco 2 – a partir das 21h30

Banda Doutor Zé

Carlos Miranda

Robinzband

Domingo – 23 de junho

Palco 1 – a partir das 23h30

Banda Corcel 73

Rádio Moscou

Palco 2 – a partir das 21h30

Banda Forró Emoções

Bora de 2

Polo Circo do Forró

Local: Praça da Convivência

Terça-feira – 18 de junho – A partir das 19h

Beat With Sax

Quarta-feira – 19 de junho – A partir das 19h

Somos 3

Quinta-feira – 20 de junho – A partir das 19h

Milenny Souza

Sexta-feira – 21 de junho – A partir das 19h

Kayo k

Sábado – 22 de junho – A partir das 19h

G.i Cantor

Domingo – 23 de junho – A partir das 19h

Pablo Pires

Polo Arena Deodete Dias – Festival de Quadrilhas

Local: Corredor Cultural

Festival Interestadual Estilizado

Sexta-feira – 21 de junho – A partir das 19h

Filhos do Sol – Caucaia/CE

Quadrilha Junina Buscapé – Fortaleza/CE

Arraial Coração Nordestino – São Gonçalo do Amarante/RN

Quadrilha Estrela do Sertão – Boa Viagem/CE

Sábado – 22 de junho – A partir das 19h

Quadrilha Junina Tradição – Recife/PE

Quadrilha Canoa Veloz – Icapuí/CE

Quadrilha Junina Coração Sertanejo – Fortaleza/CE

Junina Encanta Ceará – Fortaleza/CE

Quadrilha Junina Festeja Siará – Quixeré/CE

Brilha São João – Limoeiro do Norte/CE

Junina Pé Quente – Fortaleza/CE

Junina Fogo de Paixão – Fortaleza/CE

Cangaço Nordestino – Fortaleza/CE

Grupo Junino Chapéu de Couro – Maracanaú/CE

Domingo – 23 de junho – A partir das 19h

Arraiá Cumpade Elton – Grossos/RN

Quadrilha Filhos do Sertão – Fortaleza/CE

Junina Sertão Dourado – Maracanaú/CE

Nação Nordestina – Juazeiro do Norte/CE

Quadrilha Ceará Junino – Fortaleza/CE

Nova Emoção – Maracanaú/CE

Girassol do Sertão – Russas/CE

Junina Babaçu – Fortaleza/CE

Império Nordestino – Paraipaba/CE

Quadrilha Junina Lumiar – Recife/PE

Polo Chuva de Bala no País de Mossoró

Local: Capela de São Vicente

Quinta-feira – 20 de junho

Anima Chuva – A partir das 20h

Aline Rocha

Espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró – a partir das 21h

Sexta-feira – 21 de junho

Anima Chuva – A partir das 20h

Jonas Filho

Espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró – a partir das 21h

Sábado – 22 de junho

Anima Chuva – A partir das 20h

Cacá Mendonça

Espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró – a partir das 21h

Domingo – 23 de junho

Anima Chuva – A partir das 20h

Gabriel Lima

Espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró – a partir das 21h

Polo Arraiá do Povo

Local: Parque de Exposições Armando Buá (Feira do Bode)

Sábado – 22 de junho – A partir das 11h

Thyalis Martins

Bruno Martins

Lairton dos Teclados

Junior Vianna

Domingo – 23 de junho – A partir das 11h

Forrozão de Antigamente Retrô

Gigantes do Arrocha

Lagosta Bronzeada

Ferro na Boneca

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
quarta-feira - 19/06/2024 - 08:34h
Governo do RN

Emerson Linhares vai à Comunicação e Ciretran tem outro supervisor

Sai Emerson e entra Daniel Saulo (Fotomontagem do BCS)

Sai Emerson e entra Daniel Saulo (Fotomontagem do BCS)

O bacharel em direito e jornalista Emerson Linhares está nomeado para compor equipe de Comunicação do Governo do Estado na função de coordenador.

Diário Oficial do Estado (DOE) publica portaria com data desta quarta-feira (19).

Ele estava até então lotado na 1ª Circunscrição do Trânsito (CIRETRAN), em Mossoró, como supervisor, escolha pessoal – sem qualquer interferência político-partidária – da governadora Fátima Bezerra (PT).

Como o Blog Carlos Santos antecipou dia passado (veja AQUI), a mudança nessa autarquia estadual acabou mesmo se efetivando com o nome assinalado em lugar de Linhares: Daniel Saulo Souza Rodrigues.

É indicação do grupo liderado pelo deputado estadual Bernardo Amorim (PSDB) e do pré-candidato a prefeito em Mossoró, vereador-presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB) – seu sobrinho.

Daniel Saulo estava na Chefia de Grupo Executivo, C-1, na mesma Ciretran.

Nota do BCS – Sucesso, meu caro Emerson, gente da melhor qualidade humana, que conheço há incontáveis anos. Mesmo apoio ao outro nomeado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - Institucional - 25 Anos - Segundo Banner - 04-06-2026
quarta-feira - 19/06/2024 - 07:38h
Entrevista

Lula ataca presidente do BC e diz não aceitar volta do bolsonarismo

Lula diz que "fascistas" e "trogloditas" do bolsonarismo não voltarão (Foto: O Globo)

Lula diz que “fascistas” e “trogloditas” do bolsonarismo não voltarão (Foto: O Globo)

Do Canal Meio e outras fontes

Em dia de reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) e véspera de decisão sobre os juros, o presidente Lula voltou a atacar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em entrevista à CBN, afirmou que o economista “não tem nenhuma capacidade de autonomia, tem lado político e trabalha muito mais para prejudicar o país”.

Lula citou o jantar do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em homenagem ao presidente da autarquia, dizendo que o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) tem mais influência nas decisões de Campos Neto do que ele, como presidente da República.

Ele também afirmou que não permitirá que “um fascista” e “trogloditas” voltem a governar o país. Disse que não quer discutir a reeleição de 2026, que “tem muita gente boa para ser candidato”, mas, “se for necessário”, disputará a eleição. “Pode ficar certo que meus 80 anos virarão 40. Mas não é a primeira hipótese.”

Inflação

A inflação, segundo Lula, está totalmente controlada e o Brasil tem alta de empregos. “Nós só temos uma coisa desajustada no Brasil neste instante: o comportamento do BC”, disparou. Sobre a provável manutenção da Selic em 10,5% ao ano, Lula disse que o país não precisa disso. E em alusão ao convite que Tarcísio teria feito para que Campos Neto seja seu ministro da Fazenda, em caso de vitória na eleição de 2026, Lula indagou se o presidente do BC “está disposto a fazer o mesmo papel que Moro fez, paladino da justiça com rabo preso com compromissos políticos”. (CBN)

Tarcísio de Freitas disse a interlocutores que os juros altos “obviamente” atrapalham a administração do estado, mas afirmou que não vai rebater Lula publicamente, conta Raquel Landim. Na visão de Tarcísio, a queda dos juros tem que vir acompanhada de responsabilidade fiscal e não dá para “cortar os juros na marra, como aconteceu na época do governo Dilma”. (UOL)

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 18/06/2024 - 23:54h

Pensando bem…

“Não se pode julgar no escuro.”

Provérbio Indiano

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - Institucional - 25 Anos - Segundo Banner - 04-06-2026
terça-feira - 18/06/2024 - 18:42h
Fim de papo

Executiva Nacional do PT se apressa em avalizar apoio a Lawrence

PT - Partido dos TrabalhadoresDo Blog Carol Ribeiro/Diário do RN

A decisão do Partido dos Trabalhadores (PT) de Mossoró de não lançar candidatura própria à sucessão municipal, além de apoiar a pré-candidatura do vereador Lawrence Amorim (PSDB),  está homologada pela Executiva Nacional da sigla. Fim de papo.

No sábado (15), em plenária de “Tática Eleitoral” ocorrida no Hotel VillaOeste, o Diretório Municipal do partido decidiu por 19 votos a 5 que seriam essas suas posições quanto à chapa majoritária. Nem mesmo posição de defesa para indicação do vice de Amorim, atual presidente da Câmara Municipal de Mossoró, foi colocada como ponto pacífico.

Lawrence, com Bolsonaro, em 2022, não é problema para o PT (Foto: Reprodução)

Lawrence com Bolsonaro, em 2022, não é problema para o PT (Foto: Reprodução de vídeo)

Revolta

“Já tinha a reunião da Executiva Nacional agendada. A data desse encontro no último sábado já tinha sido ‘planejada’ para a Nacional bater logo o martelo. ‘Tática’ para não estender o debate”, contou ao Diário do RN Íbero Hipólito, membro da direção da corrente “Militância Socialista Mossoró (MS).

A própria tendência MS emitiu nota antecipadamente contra a posição partidária (veja AQUI), na quinta-feira (13).

A revolta de setores do partido é, sobretudo, porque o PT terceiriza candidatura a prefeito no momento mais incomum de sua história, tendo o domínio do governo estadual e presidência da república. O agravante, é o fato de que o escolhido como pré-candidato a prefeito votou e apoiou a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro (PL), em 2022.

Bolsonaro, diz o petismo, é inimigo público número 1 do partido e do país.

Uma das vozes dissidentes é da secretária estadual da Juventude do PT, Ana Flávia Lira (veja AQUI), ao lado da própria MS e da tendência Articulação de Esquerda. Segundo ela, a postura do partido “é um absurdo.”

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 18/06/2024 - 16:20h
STF decide

Servidores sem concurso podem ser aposentados pelo Ipern

Quadro de desequilíbrio entre ativos e inativos é preocupante (Foto ilustrativa)

Ipern tinha recebido grande volume de pedidos de aposentadoria (Foto ilustrativa)

O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, reafirmou a jurisprudência de que servidores admitidos sem concurso público ou que tenham adquirido estabilidade a partir da Constituição Federal de 1988 possam se aposentar através do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A medida beneficia mais de 3 mil servidores do Governo do Rio Grande do Norte.

A decisão, proferida no dia 11 de junho, encerra a discussão que envolvia o entendimento apresentado ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que estabelecia a data-limite de 25 de abril deste ano para que servidores contratados sem concurso se aposentassem pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (IPERN). Após a data, os trabalhadores teriam de se aposentar pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com a decisão, cuja relatoria é do ministro Luís Barroso, “são vinculados ao regime próprio de previdência social(…) as aposentadorias e pensões já concedidas ou com requisitos já satisfeitos até a data da publicação da ata de julgamento destes embargos declaratórios”.

Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), a decisão do Supremo Tribunal Federal reconheceu a atuação do Governo do Estado no tema, que protocolou, ainda no início do ano, uma reclamação contra a decisão do TCE. “Através de uma ação que ingressamos, o STF reconheceu o direito dos servidores públicos não concursados a optarem pela aposentadoria no chamado regime próprio da Previdência”, disse ela.

Suspensão de processo

O presidente do Ipern, Nereu Linhares, explicou que, a partir de agora, qualquer servidor público que preenchia os requisitos permanece com o direito de se aposentar pelo regime próprio na data em que lhe prover. “Isso evidentemente até completar os 75 anos”, comentou.

O Ipern recebeu 2.031 pedidos de aposentadoria somente nos dois primeiros meses de 2024. O número representou aumento de cerca de 400% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Ainda segundo ele, os servidores que já ingressaram com pedido de aposentadoria podem solicitar a suspensão do processo. “Finalmente, estamos trazendo tranquilidade aos servidores que agora podem, inclusive, procurar o setor responsável para desistirem do agendamento e dos seus processos de aposentadoria. Vocês são imprescindíveis. Continuem prestando bom serviço para o Rio Grande do Norte”, concluiu.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - Institucional - 25 Anos - Segundo Banner - 04-06-2026
terça-feira - 18/06/2024 - 15:48h
Política de alianças

Pré-candidato a prefeito ganhará controle da Ciretran em Mossoró

Sede da Ciretran em Mossoró (Foto: Arquivo)

Sede da Ciretran em Mossoró (Foto: Arquivo)

Mudança no cargo de supervisor da 1ª Circunscrição do Trânsito de Mossoró (CIRETRAN). Sairá o bacharel em direito e jornalista Emerson Linhares e entrará em seu lugar Daniel Saulo Souza Rodrigues.

O possível nomeado detém o cargo de Chefe de Grupo Executivo, C-1, desde 5 de março de 2022, na mesma Ciretran.

A virada de chave, ou a troca, deve-se à política de alianças do grupo governista estadual quanto à disputa eleitoral em Mossoró.

A indicação de Daniel Saulo é do grupo do pré-candidato a prefeito Lawrence Amorim (PSDB), liderado pelo seu tio e deputado estadual Bernardo Amorim (PSDB).

Presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim será o candidato a prefeito com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda da governadora Fátima Bezerra – veja AQUI.

Linhares tinha sido uma escolha pessoal da própria governante.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 18/06/2024 - 06:26h
Reflexão

Sobre pontes e fossos na vida e na política

Dois caminhos,Na política e na vida têm os que são ponte e existem aqueles que são fosso.

Entender essa lógica e separar um do outro dirão muito sobre erros e acertos.

Sobre vencer ou perder.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica / Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.