Da Band Jornalismo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial no primeiro turno em sete dos dez estados pesquisados pela Genial/Quaest em abril, mas perde para Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno no Sul e em São Paulo, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (6).
A pesquisa ouviu 11.646 eleitores com 16 anos ou mais em dez estados (SP, MG, RJ, BA, PR, RS, GO, PE, CE e PA) entre os dias 21 e 28 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para São Paulo e três pontos nos demais estados, com nível de confiança de 95%.
O petista vai melhor no Nordeste – com 53% em Pernambuco, 50% no Ceará e 49% na Bahia – e perde terreno no Sul e no Centro-Oeste, onde o senador registra seus melhores números.
Lula x Flávio
No confronto direto de segundo turno entre Lula e Flávio, o candidato do PL lidera em quatro estados.
O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem seus melhores desempenhos no Rio Grande do Sul (57% a 31%), no Paraná (50% a 30%), em Goiás (47% a 34%) e em São Paulo (47% a 35%).
Em Minas Gerais, Flávio aparece com 36% ante 39% de Lula – dentro da margem de erro –, enquanto no Pará o petista também enfrenta resultado apertado: 43% a 36% para o presidente.
Lula mantém vantagem mais confortável no Nordeste: 57% a 23% em Pernambuco, 56% a 22% na Bahia e 56% a 28% no Ceará.
No Rio de Janeiro, o petista lidera com 45% a 32%.
Lula x Zema
No confronto com Romeu Zema (Novo), Lula leva vantagem em oito dos dez estados. O melhor desempenho de Zema é em seu estado, onde aparece com 38% ante 37% de Lula — empate técnico dentro da margem de erro.
Em São Paulo, o governador mineiro registra 36% contra 35% do petista, também dentro da margem. Em Goiás, Zema tem 35% contra 33% de Lula.
Nos estados do Nordeste, o cenário é amplamente favorável ao presidente: Lula vence com 60% a 13% em Pernambuco, 58% a 17% no Ceará e 56% a 13% na Bahia. No Pará, o petista aparece com 42% contra 24% de Zema.
Lula x Caiado
No confronto com Ronaldo Caiado (PSD), o presidente também lidera na maioria dos estados, com exceção do próprio reduto do adversário.
Em Goiás, Caiado registra 51% contra 26% de Lula — a maior vantagem de qualquer oposicionista em qualquer estado nesta pesquisa. Em São Paulo, o governador aparece com 34% contra 35% do petista, resultado dentro da margem de erro.
Nos demais estados, Lula vence com folga: 57% a 17% no Ceará, 56% a 17% em Pernambuco e 56% a 15% na Bahia. No Rio de Janeiro e no Pará, o petista também mantém vantagem – 32% a 22% e 43% a 25%, respectivamente.
Em Minas Gerais, Lula tem 38% contra 26% de Caiado, e no Paraná, 29% a 32%, sendo este o único estado fora de Goiás em que Caiado supera o presidente.












































