Compreendendo que Mossoró, capital do semiárido brasileiro, possui uma grande importância cultural para o Brasil, três mossoroenses apostaram na construção de um projeto que torne viável a consolidação de um território criativo no interior do Rio Grande do Norte. Foi assim que surgiu o “Programa Potyguar Criativo”, aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC.) em chamamento público para propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável de Territórios Criativos, no âmbito da Lei Rouanet, Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
O projeto representante do RN no Brasil Criativo está autorizado a captar até R$ 4,8 milhões em patrocínio, via renúncia fiscal, com execução prevista para o período de até 36 meses.
O programa prevê o desenvolvimento de uma série de ações na Microrregião de Mossoró, Oeste Potiguar, atendendo aos municípios de Areia Branca, Assu, Baraúna Grossos, Governador Dix-sept Rosado, Mossoró, Serra do Mel, Tibau e Upanema.
Com o objetivo de qualificar a cadeia produtiva da criatividade no Nordeste brasileiro, o Programa visa capacitar profissionais para atuar em diversas áreas da economia criativa, do audiovisual ao setor técnico e a cultura popular.
Em parceria com as universidades e instituições culturais do estado, o Potyguar Criativo busca viabilizar a criação do Observatório Potyguar de Economia Criativa (OBPEC) para o fomento de pesquisas e monitoramento de dados sobre o setor criativo no território.
“A ideia nasceu a partir do lançamento do primeiro território criativo, pelo MinC, que foi o Kariri Criativo, no Ceará. Ali começamos a enxergar a possibilidade de Mossoró assumir esse protagonismo, apresentando uma proposta de território cultural, com capacidade de geração de renda e emprego para toda a cadeia produtiva da cultura. Por meio do diálogo com Pedro Azevedo e Gerson Nogueira, gestores da empresa Casamarela Economia Criativa, conseguimos concretizar a proposta e tê-la aprovada. Estamos muito felizes”, comenta Esdras Marchezan, jornalista, professor universitário, e um dos idealizadores do programa.
A coordenação executiva do programa estará a cargo da Casamarela Economia Criativa LTDA., agência de gestão cultural e criatividade sediada em Mossoró, que está se consolidando na cidade com a execução de projetos culturais com alto impacto social.
Mobilização
“O Brasil Criativo representa um momento histórico para a cultura do nosso país e é a oportunidade perfeita para revelar novos talentos. Mossoró já é uma cidade reconhecida como um importante polo produtivo e agora é hora de darmos um novo passo. Vamos fazer um trabalho intenso de mobilização por toda a região e queremos consolidar o Oeste Potiguar como um território criativo de relevância nacional”, explica Pedro Azevedo, Gestor da Casamarela e um dos idealizadores do programa.
“Me sinto honrado em integrar a equipe gestora do Programa Potyguar Criativo. Um projeto pensado com muito carinho e o objetivo de qualificar a cadeia produtiva da criatividade em nossa região. Mossoró é uma cidade multicultural e, agora, temos a oportunidade de potencializar o desenvolvimento sustentável do Oeste potiguar”, comenta Gerson Nogueira, também gestor da agência proponente e um dos idealizadores do “Potyguar Criativo”.
Com a aprovação pelo MinC, a equipe técnica iniciou a fase de estabelecimento de parcerias institucionais e captação de recursos junto a empresas enquadradas no regime do lucro real. “Empresários e empresárias que desejam somar a este programa estratégico estão convidados a construir essa iniciativa conosco. Por meio da renúncia fiscal, é possível apoiar o desenvolvimento da economia criativa local, gerar impacto social positivo e, ao mesmo tempo, agregar valor institucional às marcas parceiras.”, destaca Pedro.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.









































