segunda-feira - 12/01/2026 - 14:20h
Fechado

Deputado Kleber anuncia apoio a Allyson, Zenaide e Fátima

Reunião de Kleber juntou apoiadores de todas as regiões do RN (Fotomontagem do BCS)

Reunião de Kleber juntou apoiadores de todas as regiões do RN (Fotomontagem do BCS)

O deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) juntou, nesta segunda-feira (12), aliados de todas as regiões do RN, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças populares. O encontro em imóvel no bairro Alecrim, Natal, que sedia seu grupo empresarial, serviu para que ele anunciasse sua posição em relação à chapa majoritária 2026 no estado.

Declarou apoio ao nome do prefeito mossoroense Allyson Bezerra (UB) ao governo, além da governadora Fátima Bezerra (PT) e senadora Zenaide Maia (PSD) ao Senado.

Ele também deixou claro que vai se transferir para um dos partidos federação União Brasil (UB)-Progressistas (PP).

Rodrigues faz parte da bancada do governismo estadual na Assembleia Legislativa e foi reeleito em 2024 com 61.074 votos.

Depois destacaremos bastidores desse acontecimento político e possíveis desdobramentos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 12/01/2026 - 09:44h
Luto

Atriz Titina Medeiros recebe homenagens emocionantes

Corpo da artista falecida no domingo chegou à noite ao teatro (Foto: divulgação)

Corpo da artista falecida no domingo chegou à noite ao teatro (Foto: divulgação)

Natal se despede da atriz potiguar que encheu o Rio Grande do Norte de orgulho. O Teatro Alberto Maranhão (TAM) abriu suas portas na noite deste domingo (11) para o velório da inesquecível atriz Titina Medeiros. Embora o início oficial estivesse marcado para às 22h, a comoção já tomava conta do local muito antes, com a presença de personalidades como a governadora Fátima Bezerra (PT), amigos próximos e administradores da carreira da artista, todos aguardando para prestar suas últimas homenagens.

O ator César Ferráreis, márido de Titina, recebia os abraços e pêsames dos presentes, evidenciando o amor e o legado que a atriz deixou. O palco do TAM, que tantas vezes aplaudiu seu talento, foi adornado com diversas coroas de flores, um sinal do carinho e respeito de fãs e colegas.

Em um momento de profunda emoção, o caixão contendo o corpo da atriz adentrou o teatro pela porta da frente, às 22h40, sendo carregado por amigos produtores culturais. A entrada foi marcada por uma salva de palmas unânime, um último e comovente aplauso que ecoou pela casa de espetáculos, misturado a lágrimas e gritos pelo seu nome. O caixão foi então conduzido ao palco. Por aproximadamente dez minutos, a cortina se fechou, reservando um momento de intimidade e despedida aos familiares. Após esse período, a cortina reabriu, permitindo que admiradores e colegas se aproximassem para o adeus final.

Acari

O início do velório contou com a expressiva presença de diversos artistas e fazedores da cultura potiguar, que vieram prestar solidariedade e celebrar a vida e obra de Titina.

Em Natal, o velório segue aberto para visitação pública até às 09h da manhã, quando logo após o cortejo fúnebre segue para a cidade de Acari. Às 14h está previsto o velório na Casa de Cultura de Acari até às 17h, Logo após deve acontecer o sepultamento no cemitério da cidade.

Titina Medeiros, cujo nome de batismo era Izabel Cristina de Medeiros, nasceu em Currais Novos, mas foi em Acari, sua cidade de criação, que construiu suas raízes. A atriz lutava contra um câncer de pâncreas, vindo a falecer na manhã deste domingo (11). Sua trajetória artística foi marcada por papéis memoráveis, entre eles a icônica Socorro em “Cheias de Charme”, novela de 2012 onde se consagrou como a “personal colega” da cantora Chayene. Titina também brilhou em outras produções da teledramaturgia brasileira, como “A Lei do Amor”, “Amor Perfeito” e “Mar do Sertão”. Sua última aparição em folhetins foi na novela “Rancho Fundo”, exibida em 2024.

Leia tambémMorre em Natal a atriz seridoense Titina Medeiros

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 12/01/2026 - 08:38h
O agente secreto

Filme brasileiro ganha duas estatuetas no Globo de Ouro

Do Canal Meio para o BCS

Kleber e Wagner obtiveram vitórias memoráveis para cinema nacional (Foto: Amy Sussman / Getty Images via AFP)

Kleber e Wagner obtiveram vitórias memoráveis para cinema nacional (Foto: Amy Sussman / Getty Images via AFP)

É do Brasil! O Agente Secreto entrou para a história do cinema na noite de domingo (11), em Los Angeles-EUA, ao vencer a categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Globo de Ouro, superando rivais de peso como Foi Apenas um acidente e Valor Sentimental. O diretor Kleber Mendonça Filho subiu ao palco com Wagner Moura e outros integrantes do elenco do longa, após a atriz Minnie Driver anunciar o prêmio com um “parabéns” em português.

No discurso, Kleber saudou o público brasileiro, agradeceu a equipe e incentivou jovens cineastas. “Esse é um momento muito importante da História para fazer filmes. Jovens, façam filmes”. O Brasil já havia tirado uma casquinha da estatueta, em 1960, com Orfeu Negro, falado em português mas creditado à França, que encabeçou a produção, e teve Central do Brasil como primeiro filme 100% nacional premiado, em 1999, além de ter acumulado indicações com Cidade de Deus e Diários de Motocicleta. A festa só não foi completa porque o longa perdeu Melhor Filme de Drama para Hamnet. (Globo)

Não parou por aí. Wagner Moura venceu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama desbancando Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White. Com isso, ele se tornou o primeiro brasileiro a ganhar na categoria, um ano após a vitória inédita da atriz Fernanda Torres.

No palco, ele destacou o tema do filme, sobre memória e valores em tempos difíceis, e em português saudou o público no Brasil com um “Viva o Brasil! Viva a Cultura brasileira!”. Com a estatueta, Moura volta a ficar bem posicionado para receber uma indicação ao Oscar, cuja lista será anunciada no próximo dia 22. (Estadão)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
segunda-feira - 12/01/2026 - 06:48h
Assembleia Legislativa do RN

Fátima vai à luta para ter governador em sua cadeira

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

A governadora Fátima Bezerra (PT) faz plantão em tempo integral para conseguir maioria consistente na Assembleia Legislativa do RN (ALRN), a fim de eleger seu sucessor para mandato-tampão até o fim do ano.

Colegiado tem 24 votos e ela deseja colocar seu pré-candidato ao governo e atual secretário de Estado da Fazenda, auditor fiscal Cadu Xavier (PT), como o governador eleito pela ALRN.

Reuniões, ligações telefônicas e compromissos são postos à mesa para amarrar votos.

A luta é hercúlea.

Ô luta medonha!

Leia tambémMeu “primo” topa ser governador do RN

Leia tambémPrefeito do Seridó é trabalhado para ser governador-tampão

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 12/01/2026 - 06:00h
Bastidores

Prefeito do Seridó é trabalhado para ser governador-tampão

Fernandinho não tem medo de sombra em nova gestão Foto: BCS)

Fernandinho está pronto para o desafio (Foto: BCS em junho de 2023)

Prefeito reeleito de Acari (região Seridó) ano passado, Fernando Antônio Bezerra (Podemos), o “Fernandinho”, é nome trabalhado pelo senador Rogério Marinho (PL) para ser o governador-tampão do RN, até o fim deste ano.

A eleição indireta a governador parece inexorável, com renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT), o refugo do vice-governador Walter Alves (MDB) e a convocação do pleito indireto pelo Tribunal de Justiça do RN (TJRN).

Os bastidores políticos estão escaldantes e bastante tensos.

Pré-candidato a governador nas eleições de outubro deste ano, Marinho quer uma pessoa sua na cadeira de Fátima Bezerra, em pleno ano eleitoral.

Leia também: Meu “primo” topa ser governador do RN.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 12/01/2026 - 05:38h
Vacância no cargo

Meu “primo” topa ser governador do RN

Cláudio identificou que Sindicato prejudica alunado (Foto: Arquivo/TN)

Cláudio Santos é desembargador do Tribunal de Justiça do RN (Foto: Arquivo/TN)

Fátima Bezerra (PT) vai renunciar ao governo. Continuar até o fim do mandato, nem pensar.

O vice Walter Alves (MDB) não pega a responsabilidade de sucedê-la. Quer ser candidato a deputado estadual.

Na Assembleia Legislativa, o presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) concorrerá à reeleição e não deseja agarrar essa bomba por poucos meses.

No Tribunal de Justiça do RN (TJRN), o presidente-desembargador Ibanez Monteiro tem o dever de ocupar as funções, com essa fila de desistência, mas pelo o que se comenta nos intramuros da Corte, refuga.

Porém, como reza a Constituição, de lá deverá sair alguém para pelo menos ficar 30 dias como governador e convocar eleições indiretas no âmbito da Assembleia Legislativa do RN (ALRN).

Ninguém quer. Ninguém quer, vírgula.

Cá para nós e o povo da rua… perguntem ao meu “primo” Cláudio Santos, desembargador, se ele topa ser governador.

Sondem.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 11/01/2026 - 23:50h

Pensando bem…

“Cada momento que você vive no passado é um momento desperdiçado no presente.”

Tony Robbins

 

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 11/01/2026 - 14:00h
Vá em paz

Morre em Natal a atriz seridoense Titina Medeiros

César Ferrário e Titina: a triste partida de uma pessoa muito especial (Reprodução de Print de vídeo)

César Ferrário e Titina: a triste partida de uma pessoa muito especial (Reprodução de Print de vídeo)

Morreu neste domingo (10), em Natal, a atriz Titina Medeiros, 48. Era casada com o ator, músico e produtor cultural mossoroense César Ferrário.

Ela enfrentava um câncer no pâncreas há alguns meses.

Natural de Currais Novos, Izabel Cristina de Medeiros (Titina) projetou-se além dos limites de sua cidade e divisas do RN, a partir da capital do RN, com papeis no teatro. Era uma das estrelas da companhia Clows de Shakespeare.

Seu talento se destacou tanto que ganhou espaço na cobiçada dramaturgia da Rede Globo de Televisão.

Atuou em algumas novelas como “No Rancho Fundo”, cinema e também séries

Nota do BCS – Descanse em paz, moça. Nossa solidariedade à sua família.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet
domingo - 11/01/2026 - 10:42h

Boa romaria faz, quem em sua casa está em paz

Por Odemirton Filho

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Na época da minha juventude, lá pela década de oitenta, comecinho dos anos noventa, qualquer coisa era motivo para sair de casa, fosse um bate-papo na calçada de um amigo, fosse uma festa, eu fazia tudo para comparecer. No entanto, com o passar dos anos, percebemos que pouquíssimos lugares valem o aconchego do nosso lar. Na verdade, não sei se ficamos ranzinzas ou seletivos com o tempo.

Contudo, para garantir o devido processo legal, deixe-me apresentar defesa. Hoje, nem todo lugar me apraz. Penso duas ou três vezes antes de sair de casa. Explico:

As festas de hoje em dia raramente têm mesas e cadeiras para que a gente possa descansar um pouco. Do início ao fim da festa, somos “obrigados” a ficar em pé, com os pés e a lombar doendo, ou seja, uma verdadeira tortura. Compramos a entrada da festa e ainda temos que pagar por uma mesa para colocar a bebida.

Além disso, as filas para se comprar bebidas e tira-gostos são intermináveis. Os banheiros? Ora, ora, são químicos.

Se estamos na praia, principalmente nesse período de veraneio, as barracas e restaurantes estão sempre lotados. Normalmente, esperamos uma eternidade para ser servidos, e ficamos rezando pra cerveja não está quente; e nem vou falar sobre os preços. É claro que existem exceções, há locais com bom atendimento, preço justo e festas organizadas.

Nunca é demais lembrar que a insegurança e a violência são outros motivos pelos quais pensamos com redobrada cautela antes de sair de casa.

Sim, eu sei deve que ser a idade, pois, quando era jovem, todo e qualquer lugar me agradava. Pra se ter ideia, já tomei cerveja quente numa vaquejada; dormi dentro de um carro a noite inteira, e normalmente somente saía das festas quando “pegava o sol com a mão”.

Atualmente, na maioria das vezes, prefiro ficar em casa, tomando umas doses de uísque, acompanhado de tira-gostos. Ao lado da minha mulher, dos meus filhos e neto, escuto as músicas do tempo da minha juventude.

Quando não tô a fim de sair ou beber, deito na minha rede, “curiando” as redes sociais ou assistindo a Netflix, porque, como diz o ditado popular, boa romaria faz, quem em sua casa está em paz.

Odemirton Filho é colaborador do Blog Carlos Santos

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 11/01/2026 - 09:28h

Nem Nelson

Por Bruno Ernesto

Foto ilustrativa de Larissa Amorim (01/2026)

Foto ilustrativa do Teatro Nelson Rodrigues no RJ, de Larissa Amorim (01/2026)

Seria difícil imaginar alguém deixar Nelson Rodrigues encabulado. Logo ele, cuja mão firme, pensamento aguçado, imaginação singular e língua afiada, tanto marcou uma geração.

Aliás, só encabulou quem a carapuça lhe serviu; que se diga.

Dias atrás, num vaivém, acabei por esquecer de fotografar a fachada do teatro homônimo do anjo pornográfico, localizado – estratégica e ironicamente – bem ao lado da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Acredito que fizeram de propósito.

Ainda mais irônico, é o fato do teatro estar localizado na Avenida República do Paraguai, cujo país no meu tempo era sinônimo de mercadoria falsificada e que toda feira da sulanca que se valorizasse, a vendia com exclusividade. 

Embora Nelson Rodrigues se considerasse um conservador, no que sabia fazer de melhor, era um transgressor dos costumes; um indisciplinado. Um reacionário.

Por sinal, registre-se que a naturalidade da hipocrisia – infelizmente – vem se deteriorando nos últimos tempos. Dificilmente você encontra um hipócrita convicto, embora o comportamento se mantenha inalterado como outrora.

Não por onde, aquele pensamento indizível, que outrora era incorruptível, e somente revelado num descuido, agora se confunde com o a própria naturalidade da pessoa, e já não se mantém aquele segredo imaculado de outrora. 

A surpresa do mau-caratismo até perdeu a graça, diria ele.

Talvez tenha sido essa a razão dele ter dito que não há admiração mais deliciosa do que a do inimigo. Ou, talvez, que o dinheiro compra tudo. Até amor verdadeiro.

Acredito que até quando dizia que não se deve apressar em perdoar, pois a misericórdia também corrompe, queria novamente dizer que, além de todos os defeitos do adulto, o jovem tem mais um, que é a imaturidade.

Se naquele tempo escarnecia com propriedade o que de pior existia no comportamento humano – o pensamento indizível e a hipocrisia -, talvez hoje, nem Nelson Rodrigues saberia descrever o que seria o pior.

De todas as suas – digamos – observações, ainda fico com a que melhor retrata o há de pior na natureza humana, pois ainda pode-se dizer que atrás de todo paladino da moral, vive um canalha.

Bruno Ernesto é advogado, professor, escritor e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mossoró – IHGM

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 11/01/2026 - 07:20h

A traição de Dante

Por Marcelo Alves

Escultura de Dante Alighieri em Florença, autor -

Escultura de Dante Alighieri em Florença, em frente à Piazza do Santa Croce, obra de Enrico Pazzi, século XIX

Dias atrás, conversamos aqui sobre a “Divina Comédia” (1321), de Dante Alighieri (1265-1321), como exemplo “avant-garde” – bem anterior ao “Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister” (1795-1796) de Goethe – de um “bildungsroman” (romance de formação). Nesse “épico do aprendizado”, Dante percorre, acompanhado pelo grande poeta pagão Virgílio (70aC-19aC), seu mentor e guia, em meio a sucessivas lições e master classes, o Inferno, o Purgatório e o Paraíso em busca da verdade revelada. E temos, assim, entre outras maravilhas, o texto dito fundador da língua italiana e uma das obras fundamentais da literatura mundial. Maravilha! 

Entretanto, há algo de trágico na interpretação da “Divina Comédia” como “bildungsroman”: o final da relação entre Dante e Virgílio, entre o pupilo e seu mentor/guia, com a negação ao autor da “Eneida” (19aC), por parte de Dante, de qualquer possibilidade de salvação na vida em Cristo. Virgílio, que guia seu pupilo à luz, é, ao final da peregrinação conjunta, destinado ao Inferno, deixando perplexos e mesmo indignados muitos dos mais aficionados leitores da “Comédia”. 

Profundamente trágico. Injusto também? Por mais que lamentemos – e que o próprio Dante lamente – não havia mesmo jeito de o pupilo “salvar” o seu “dolicissime patre”? Ou estamos diante, como se referiu George Steiner (em “Lições dos mestres”, Record, 2005), da “sombra da traição projetada onde mais se concentrava a luz da felicidade [paternidade]”?

O destino de Virgílio parece estar sendo selado durante o decorrer da comédia. George Steiner lembra que o poeta russo Óssip Mandelstam, autor de “Conversa sobre Dante”, já havia observado que “os números revelam muito da sensibilidade de Dante. Noventa citações de Virgílio no Inferno, trinta e quatro no Purgatório, apenas treze no Paraíso. Esse diminuendo preciso corresponde à dependência decrescente do discípulo em relação ao seu Mestre, à redução da dívida que tem a Comédia para a Eneida.

As traduções diretas da obra de Virgílio ocorrem sete vezes no Inferno, cinco vezes no Purgatório, mas apenas uma vez na esfera celeste. Em contraponto, as Escrituras são traduzidas doze vezes no Paraíso, oito vezes no Purgatório, mas apenas uma vez nas profundezas do Inferno. De mais a mais, as alusões à Eneida nos oitavo e nono cantos do Paraíso são ásperas. A maestria pagã [a partir de certo ponto da peregrinação] não é mais bem-vinda”. Se a chamada “tragédia da comédia” é incipiente no Inferno, ela vai se tornando “inevitável” no decorrer da jornada via Purgatório ao Paraíso. 

É certo, outrossim, segundo Dante, que Virgílio resiste à lei do Salvador (é “ribellante a la sua legge”) e até “duvida da missão divina de Beatriz e de sua proteção”. Mesmo que o assustado discípulo muitas vezes retorne, tal qual criança, ao mestre (“voltei-me para o oceano de toda sabedoria”), “o discípulo peregrino intui que um misterioso fallimento, uma falha inexplicável, impede o mestre de fazer uso de toda a sua clarividência”. Virgílio não ouviu o “Verbo”. A “luz” não lhe foi possível pessoalmente atingir. E a fama é uma “glória secular que se estende para além da morte”. O “defeito do cristal” não poderia mesmo ser reparado. Nem seu mister de guia do pupilo na “Comédia” pode colocar o mestre pagão nos braços de Cristo. Dante manda seu “dolicissime patre” para junto de “le genti antiche ne l’antico errore” no primeiro círculo do Inferno.

Todavia, contraditoriamente, na “Comédia”, a graça da salvação é dada a quatro supostos pagãos (os dois primeiros no Purgatório; os dois últimos no Paraíso): a Estácio (45-95), poeta latino que, aparentemente, em vida, já era, curiosamente inspirado pela Eneida, cristão velado; Catão, o jovem (95aC-46aC), por sua vida e morte heroica e moral, sacrificando-se pelos outros; o imperador Trajano (53-117), que foi resgatado do limbo pelas preces do Papa Gregório por haver governado seu povo com Justiça; e Rifeu, soldado troiano da “Eneida”, que foi o mais equânime e justo entre aqueles que “fizeram Roma”. E mesmo “a mitologia medieval teria dado a Dante ampla licença para ‘salvar’ Virgílio”, como lembra George Steiner. Então, por que essa intransigência de Dante que nos deixa perplexos? “Que espécie de traição é essa? (‘Que vingança edipiana?’, seria a pergunta em linguagem psicanalítica)”. 

Leia também: A formação de Dante

Embora me cause tristeza – e mesmo ojeriza – essa tão comum traição à paternidade (“a mais terrível sombra projetada onde mais se concentra a luz da felicidade”), não condeno Dante – e quem sou eu para condenar o “divino” autor? Qualquer que tenha sido o personalíssimo motivo de Dante – explicar esse motivo demandaria ter acesso às “áreas vitais da sensibilidade labiríntica” dantesca –, acredito que Virgílio esteve sempre teologicamente condenado. E se não o foi por razões acuradamente teológicas, o foi pelo seu fatum literário. Ele deveria mesmo ir (injustamente?) para o Limbo, o primeiro círculo do Inferno, para que pudéssemos discutir mais esse mistério dantesco, inclusive aqui nesta singela crônica.

Marcelo Alves Dias de Souza é Procurador Regional da República, doutro em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL E membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL 

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 11/01/2026 - 04:24h

Livros e leituras

Por Marcos Ferreira

Foto e edição do autor do texto

Foto e edição do autor do texto

Hoje acordei me sentindo leve. Melhor dizendo, de bem com a vida, feliz com os amigos que tenho e com certas conquistas materiais. Acordei motivado, disposto a exibir, expor o bem-estar que me envolve. Talvez isso tenha a ver com os quatro livros que li nas duas últimas semanas. Consumi um pedaço de dezembro e uma pontinha deste janeiro debruçado sobre as obras que revelarei logo a seguir.

Essas leituras interromperam um longo hiato de minha falta de interesse para conhecer o trabalho de outros autores. Pois é, o desânimo, a preguiça e o fastio me dominaram por quase um ano. Pode ser, como sou péssimo para memorizar datas, seguir o relógio e o calendário como se deve, existe a possibilidade de que o intervalo sem abrir um livro e ler seja maior. Porque, afora os contratempos, afora a dedicação aos meus próprios escritos, parece até que 2025 passou ligeiro feito assim um rastilho de pólvora. 

Acho adequado usar a ordem de chegada. Começo, então, com Au Revoir, Mon Ami! — O Auto da Boa Morte, de autoria do poeta e prosador Júlio Rosado. Temos aqui um romance (quiçá uma novela) de fôlego e engenhosidade. O bom humor, a crítica corrosiva e a tragicomédia neste auto da boa morte são a tônica, a espinha dorsal da narrativa, cuja quantidade de personagens representa um desafio a mais para o ficcionista estreante. Não é coisa fácil caracterizar, movimentar (como em um tabuleiro de xadrez) tantos tipos marcantes e caricatos. Contudo Júlio conduziu todo esse elenco com pulso firme e notável mestria. Não vou, como está na moda dizer, dar spoiler. Nem acerca desta obra nem no tocante aos outros três títulos. O leitor que adquira esses trabalhos, saboreie as folhas e tire as conclusões que julgar apropriadas. 

Seguindo o critério da chegada, em uma visita que me fez em uma tarde de que não lembro a data, rolou um cafezinho e fui presenteado pelo poeta, artista plástico e músico Airton Cilon com uma nova reunião de seus poemas. Com pouco mais de sessenta páginas, Inverno é uma seleta para maiores de dezoito amores. Sensível, versejador inveterado de uma paixão característica e plural, Cilon não nega a sua veia doce e transborda neste opúsculo toda a sua alma de bardo profundamente romântico.

Sem rimas e muito menos métrica, os versos de Inverno são por completo livres e ratificam a temática que o autor produz e publica desde os tempos dos cadernos de cultura dos jornais impressos, sobretudo no jornal O Mossoroense. Vejamos este exemplo do poema Amor e Contradição: “Sempre fui um/ romântico incurável, /um poeta errante/ passível de contradições, /um reincidente na arte/ de amar errado.” Novamente proponho ao leitor que encontre e constate todo o romantismo de Airton Cilon. 

Faço uma pausa para um banho e um café. A tarde se arrasta nublada, abafadiça e cheia de poeticidade como um soneto do vate parnasiano Olavo Bilac. Bem, vou preparar a cafeteira. Daqui a pouco estarei de volta à escrevinhação. Restam dois livros sobre os quais desejo produzir algumas linhas. Ressalto, entretanto, que este relato não pode ser classificado como resenha e ainda menos um ensaio. Estou a anos-luz de um crítico literário. Isto é meramente um registro superficial. Suponho, porém, que nem é necessário fazer esta advertência. Até daqui a pouco. 

Pronto, já regressei do banho e do cafezinho. Mantenho à mesa, à direita da escrivaninha, uma pequena caneca de café que vou bebericando aqui e acolá. O livro da vez é Mais Perto de Você: Notas de Amor e Cura, espécie de catarse da lavra de Carlos Oliveira, jovem e talentoso autor que faz a sua estreia no universo da literatura. O rapaz também é mossoroense, profissional do ramo de marketing. Reside fora do Brasil há vários anos. É, pelo que consta em seu livro, um cidadão do mundo. Mais Perto de Você: Notas de Amor e Cura, trabalho publicado primeiramente em inglês nos formatos impresso e digital pela Amazon, é uma longa viagem que o autor realizou pelos sinuosos e por vezes sombrios caminhos de sua mente.

Carlos faz um mergulho nas próprias entranhas psíquicas para encontrar a si mesmo e também interagir (por meio de sua escrita amena e com uma sintaxe de se tirar o chapéu) com um número expressivo de pessoas. O resultado dessa viagem, entrementes, é uma densa, didática e fraterna relação com todos que orbitam o mundo de Carlos Oliveira. 

Vejam (quebro o trato e exponho um spoiler) o seguinte fragmento: “A Parte Dolorosa de Encontrar a Si Mesmo: A parte dolorosa de encontrar a si mesmo é a luta para traçar nosso próprio caminho enquanto buscamos conforto em um lugar onde já não pertencemos. É nessa busca por pertencimento que corremos o risco de nos perder.” Mais Perto de Você: Notas de Amor e Cura, sejamos corretos, não pode ser meramente definido como um livro de autoajuda. Nada contra o referido gênero. Vai muito além disso. Ao longo destas páginas o autor consegue transcender tal modalidade literária e tocar, com ternura e competência, o coração do leitor. 

O quarto e último livro é Compassos Autobiográficos — Trajetória de Vida e Trabalho, conteúdo (como o próprio título informa) autobiográfico assinado pelo escritor e jornalista Passos Júnior. O autor é jornalista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui vasta experiência em rádio, televisão, jornal impresso e assessoria de imprensa. É especialista em educação sexual e estudos afro-brasileiros, além de mestre em gestão de processos institucionais pela UFRN. No decorrer de mais de quatro décadas, atuou na Rádio 96 FM, na Rádio e TV Tropical, no jornal Tribuna do Norte, nas assessorias de comunicação da Secretaria de Saúde e de Comunicação Social da Prefeitura do Natal, no jornal Correio da Tarde e na assessoria de comunicação do governo do estado do Rio Grande do Norte. 

Desde de 2010, em Mossoró, através de concurso público, é jornalista da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido (UFERSA). Desenvolveu projetos que entrelaçam história e imagem, sempre marcados pelo compromisso com a memória, a cultura e a educação. Com vigor narrativo e um olhar atento à escuta, Passos Júnior utiliza o audiovisual e a literatura como ferramentas para preservar memórias, valorizar o conhecimento e contribuir para a construção de novos saberes. Passos, enfim, com uma escrita afiada e direta, contribui com a história da comunicação social do Rio Grande do Norte e alhures. Eis, portanto, minhas leituras mais recentes. 

Marcos Ferreira é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • Repet
sábado - 10/01/2026 - 23:48h

Pensando bem…

“Perder-se também é caminho.”

Clarice Lispector

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sábado - 10/01/2026 - 16:50h
Educação sem 13º salário

Sinte diz que aposentados e pensionistas não receberam pagamento

Em vídeo postado à tarde deste sábado (10), o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN), Bruno Vital, assinala que aposentados e pensionistas da Educação do Estado não receberam o 13º salário de 2025, no dia de ontem.

Garante que entidade fará protesto na segunda-feira (12).

Governadora Fátima Bezerra (PT) assegurou que tudo seria coberto nessa sexta-feira (09). Não cumpriu a palavra.

Por lei, pagamento deveria ter sido pago até o dia 20 de dezembro.

Leia tambémAposentados e pensionistas da Saúde não recebem o 13º

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 10/01/2026 - 13:38h
Governo do Estado

Aposentados e pensionistas da Saúde não recebem o 13º

Banner de divulgação da nota do Sindsaúde

Banner de divulgação da nota do Sindsaúde

Neste sábado (10), o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (SINDSAÚDE/RN) emite nota em suas redes sociais, se dizendo enganado pelo governo estadual. Na verdade, aposentados e pensionistas não viram a cor do 13º salário de 2025. Por lei, deveria ter sido pago até o dia 20 de dezembro, mas gestão estadual assegurou que ontem, sexta-feira (09), estaria na conta.

Veja abaixo o que postou o Sindsaúde/RN:

O Governo Fátima Bezerra (PT) havia prometido que o pagamento seria realizado nesta sexta-feira (09), porém o compromisso não foi cumprido. Trata-se de mais um episódio de irresponsabilidade, descaso e desrespeito com quem contribuiu por décadas com o serviço público e hoje exige, no mínimo, dignidade.

Na tarde de sexta-feira, o sindicato entrou em contato com o secretário adjunto de Administração, Carlos Cerveira, que informou que a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas já estava pronta.

A tarde de sexta (09), o sindicato entrou em contato com o secretário adjunto de Administração, Carlos Cerveira, que informou que a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas já estava pronta.

Segundo ele, estava aguardando a autorização da Secretaria de Planejamento para autorizar o pagamento. No entanto, o atraso persiste, aprofundando a insegurança e a angústia dos aposentados e pensionistas.Para nos do Sindsaúde/RN, é revoltante o descaso e a falta de respeito ao não efetuar o pagamento na sexta, conforme prometido. Mais revoltante ainda é o silêncio do governo, que sequer se posiciona para dar uma explicação aos aposentados e pensionistas, deixando famílias sem qualquer resposta ou previsão de pagamento.

O Sindsaúde/RN não aceita esse atraso absurdo. Diante desse cenário, juntamente com outros sindicatos, estará nesta segunda-feira (12), a partir das 9h, na Secretaria de Planejamento, localizada no Centro Administrativo, para exigir do governo o pagamento imediato do 13° salário dos aposentados e pensionistas. É fundamental que aqueles e aquelas que puderem se somar a essa luta também marquem presença.

Não aceitaremos promessas vazias nem mais um capítulo de descaso com quem tem direito a receber em dia.

Nota do BCS – Aposentados e pensionistas da Educação também não ré e eram o 13º.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sábado - 10/01/2026 - 03:30h
Cultura

Festival Literário de Tibau terá sua primeira edição este mês

Logomarca da Flitibau

Logomarca da Flitibau

Sol, mar, corpos dourados, aquela cervejinha, música…tudo que é típico de um veraneio em Tibau está se repetindo agora. Mas tem uma novidade no forno.

Três jornalistas e um poeta, todos escritores, resolveram acrescentar ao cenário paradisíaco de Tibau, na Costa Branca do RN, a paixão pelos livros.

Daí nasceu a ideia do I Festival Literário de Tibau (FLITIBAU), no dia 31 deste mês, às 16 horas, no espaço @villadotibau_

A proposta de Lúcia Rocha, Raí Lopes, Emanuela de Sousa e Júlio Rosado é instigar a celebração da leitura, com valorização de autores, saberes e a identidade local.

O @flitibaurn vai proporcionar lançamento de livros, rodas de conversas, sarau de poesias, sessões de autógrafos e feira de artesanato, num lugar aconchegante e regado por deliciosos cafés.

Vamos?

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
  • Repet
sexta-feira - 09/01/2026 - 17:40h
2026

Sem Walter governador, sucessão estadual dá cambalhotas

Fátima Bezerra não tem conseguido ser clara e hábil para tratar de questões polêmicas e o pre-sal também não ajuda (Foto: autor não identificado)

Fátima Bezerra tem motivo para estar muito preocupada e descabelada (Foto: autor não identificado)

Estou em Natal. Cá, alguns setores da imprensa afirmam – sem rodeios – que a decisão do vice-governador Walter Alves (MDB) está mesmo tomada: não vai assumir o governo estadual em março.

Estava escrito. Falta agora, apenas ele fazer o anúncio oficial, de próprio punho, ou voz.

A governadora Fátima Bezerra (PT) estava ciente dessa posição. A reunião entre ambos, no fim do ano passado (veja AQUI), deixou claro que Waltinho não quer carregar o fardo que será repassado por ela.

Vai largar o mandato, mas para concorrer a uma vaga à Assembleia Legislativa, onde começou sua trajetória política.

Os desdobramentos de sua posição terão efeitos no governismo e na oposição, até por seu ineditismo. É caso único.

O que parece claro, a partir daí, é que o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), não topa assumir o mandato-tampão. Tem reeleição a deputado estadual com previsão tranquila.

Então, como reza a Constituição, assume o presidente do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), desembargador Ibanez Monteiro, para convocar eleição indireta. A Assembleia Legislativa será o colégio eleitoral, com qualquer deputado podendo concorrer ou outra pessoa fora desse poder.

Pelo visto, 2026 guarda fortíssimas emoções.

Sucessão vira de ponta cabeça. Dá cambalhotas.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 09/01/2026 - 15:24h
Registro

Academia de Medicina do RN empossa nova diretoria

Dirigentes tem mandato de dois anos (Foto: ACADMRN)

Dirigentes tem mandato de dois anos (Foto: ACADMRN)

Academia de Medicina do Rio Grande do Norte (ACADMRN), fundada em 01 de outubro de 1985, localizada em Natal, RN, empossou sua nova diretoria.

A solenidade ocorreu nesse ultimo dia 1º de Janeiro.

Veja a relação e respectivos cargos da diretoria para o período 2026-2027:

Presidente: Gutenberg do Amaral Gurgel.

Vice-presidente: Pedro Oliveira Cavalcanti Filho.

1ª Secretária: Romeica Cunha Lima Rosado Batista.

2º Secretário: Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho.

1ª Tesorera: Emilia Maria Trigueiro Morais de Paiva.

2º Tesorero: Elio José Silveira da Silva Barreto.

Nota do BCS –  Nosso querido Dix-sept Sobrinho, mossoroense da gema, é o primeiro médico do interior do RN a tomar posse (15 de março de 2025) na Academia de Medicina do Rio Grande do Norte e fazer parte de diretoria. Segmento está muito bem representado.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet
quinta-feira - 08/01/2026 - 23:54h

Pensando bem…

“A paciência é uma virtude caluniada, talvez porque seja a mais difícil de por em prática.”

Sigrid Undset

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quinta-feira - 08/01/2026 - 22:28h
Decisão

TCE mantém exigências sobre emendas parlamentares

Matéria deve ir a plenário na quarta-feira (Arte ilustrativa)

Matéria segue posição adotada pelo STF, justifica o TCE/RN (Arte ilustrativa)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) indeferiu os pedidos formulados pela Federação dos Municípios do RN (FEMURN), pela Federação das Câmaras Municipais (FECAM) e pela Associação dos Profissionais da Contabilidade Pública do RN (ASPCONP-RN) que buscavam flexibilizar prazos e exigências relacionadas à execução de emendas parlamentares municipais no exercício de 2026.

A decisão foi proferida pelo presidente do TCE-RN, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, e tem como base determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854, relatada pelo ministro Flávio Dino.

As entidades solicitavam, entre outros pontos, a prorrogação do prazo para envio de informações ao Tribunal, a autorização para uso de assinatura eletrônica via conta GOV.BR, a suspensão de efeitos sobre a Certidão de Regularidade e esclarecimentos sobre o alcance das exigências para municípios sem emendas impositivas.

No entanto, o TCE-RN destacou que os prazos e condicionantes estabelecidos na Resolução nº 034/2025 decorrem diretamente de decisões do STF, que possuem eficácia vinculante e alcance nacional. Assim, não cabe ao Tribunal de Contas estadual flexibilizar prazos ou instituir regime de transição que possa reduzir os efeitos jurídicos da decisão da Suprema Corte.

A Resolução nº 034/2025 estabelece que a comprovação de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares é condição prévia para o início da execução orçamentária desses recursos em 2026. Segundo o TCE-RN, essas exigências não têm natureza punitiva, mas configuram requisito jurídico indispensável para a liberação dos recursos públicos, conforme determinado pelo STF.

Quanto à exigência de assinatura eletrônica com certificado digital ICP-Brasil, o Tribunal ressaltou que a norma foi publicada com antecedência suficiente e que a emissão do certificado é um procedimento célere, inclusive com validação remota, não caracterizando barreira excessiva aos gestores.

LOA

Sobre o escopo das obrigações, o TCE-RN esclareceu que municípios cuja Lei Orçamentária Anual (LOA) não prevê emendas parlamentares não estão sujeitos às etapas de transparência e rastreabilidade, devendo apenas declarar formalmente essa inexistência no Sistema de Emendas Parlamentares disponível no Portal do Gestor.

Ao final, o Tribunal reiterou que mantém estrutura de suporte técnico aos jurisdicionados por meio da Central de Atendimento ao Jurisdicionado (CAJ) e que o sistema permanece aberto para regularização das informações, mas reafirmou a impossibilidade de afastar ou mitigar as exigências constitucionais fixadas pelo Supremo Tribunal Federal.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Repet
quinta-feira - 08/01/2026 - 21:28h
Prefeitura de Mossoró

Alunos exemplares farão primeira viagem do “Partiu, Brasil”

Programa pioneiro levará para Brasília 20 estudantes que se destacaram na rede municipal
Reunião ocorreu nesta quinta-feira (Foto: Walmir Alves/PMM)

Reunião ocorreu nesta quinta-feira (Foto: Walmir Alves/PMM)

Ansiedade dos alunos e corações apertados de mães e pais. Esses foram os sentimentos expressados na manhã desta quinta-feira (8), durante a reunião para alinhar os últimos detalhes da primeira viagem do programa “Partiu, Brasil”. A reunião aconteceu no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo.

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a reunião teve como objetivo repassar para mães, pais e alunos toda a logística da primeira viagem do programa “Partiu Brasil”, que terá como destino a capital Brasília-DF, que acontecerá no próximo dia (19).

O “Partiu Brasil” foi criado pela Prefeitura de Mossoró, dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, visando garantir aos alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de realizar intercâmbio cultural pelo Brasil. “Nós estamos na concretização do ‘Partiu Brasil’, um programa pioneiro na região Nordeste e nessa primeira etapa nós vamos levar os alunos a Brasília, onde eles terão acesso a toda parte política, histórica e geográfica da cidade. Estamos aqui com mães e pais para acertar todos os detalhes da viagem”, destacou o secretário de Educação, Leonardo Dantas.

Para os alunos, mães, pais e professores o programa “Partiu Brasil” representa uma oportunidade muito importante. “Pra mim foi uma emoção ter um programa como esse para viajar, conhecer outras cidades e para ter acesso eu estudei muito, me preparei para tirar boas notas e quando fui contemplada fiquei muito feliz e estou muito ansiosa para a viagem”, declaração é da aluna Ana Alice Marcelino, 12 anos, do 8º ano da Escola Municipal Professor Antônio Fagundes. A mãe de Ana Alice, Francisca Neta Marcelino, disse que está muito feliz e agradecida pela filha estar participando do programa.

“Eu estou muito feliz porque quando eu estudava nunca tive uma oportunidade como essa e agora vejo minha filha tendo essa oportunidade,” ressaltou.

Escola se destaca

A Escola Municipal Professor Antônio Fagundes teve o maior número de alunos aprovados na seleção do programa “Partiu Brasil”. Dos 20 contemplados, 12 são alunos da unidade.

“Esse foi o resultado de um trabalho que fazemos na escola de incentivo aos alunos e no ano passado dedicamos todos os esforços para que se destacassem e obtivemos bons resultados”, relatou o diretor da Escola Antônio Fagundes, José Altemar.

José Altemar, diretor de escola em destaque (Foto: PMM)

José Altemar, diretor de escola em destaque (Foto: Walmir Alves/PMM)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação
quinta-feira - 08/01/2026 - 20:30h
Brasília

Lula veta dosimetria, projeto que aliviaria pena de Bolsonaro

Lula diz que não se deve esquecer atos golpistas (Foto: Reuters)

Lula diz que não se deve esquecer atos golpistas (Foto: Reuters)

Da CNN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente nesta quinta-feira (8/1) o PL da dosimetria, aprovado em dezembro pelo Congresso.

O projeto reduz a pena de condenados por crimes relacionados aos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente Lula já havia anunciado em dezembro que vetaria a proposta.

Com o veto de Lula, o projeto volta ao Congresso e os parlamentares vão decidir, em sessão conjunta, se mantêm ou derrubam a decisão.

Para derrubar o veto, será necessário o apoio de 257 deputados e 41 senadores.

Se derrubado, o projeto de lei entra em vigor após sua promulgação, que pode ser feita por Lula ou pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Relator do projeto da dosimetria na Câmara, o deputado Paulo Pereira (Solidariedade-SP), conhecido como Paulinho da Força, disse que Lula “tocou fogo” na bandeira branca que o Congresso teria entregue a ele com a aprovação da redução de penas.

Assinatura

A assinatura do veto se deu durante cerimônia organizada pelo governo para marcar os três anos do 8 de Janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes pedindo por uma intervenção federal.

O presidente Lula tinha até o dia 12 de janeiro para vetar a proposta. O veto, assinado nesta quinta-feira, é simbólico por marcar os três anos dos atos marcados por depredações em Brasília.

A cerimônia contou com a presença de governistas e de movimentos populares alinhados à esquerda, e se iniciou com gritos de “sem anistia”.

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não compareceram ao evento.

“Não temos o direito de esquecer do passado. Por isso não aceitamos nem ditadura civil nem ditadura militar. Viva a democracia brasileira”, disse Lula em seu discurso.

Saiba mais AQUI.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso ThreadsAQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.