quinta-feira - 25/06/2026 - 15:34h
Classes D/E

Brasileiro melhora de vida, mas ascensão é muito frágil

Gráfico do Valor Econômico

Gráfico do Valor Econômico

A parcela da população brasileira nas classes D/E caiu para 19,4% em 2025 e atingiu o menor nível desde 2012. Isso significa que cerca de 41 milhões de brasileiros vivem em domicílios com renda de até R$ 760 por pessoa.

Por que isso aconteceu? Os dois principais fatores apontados como responsáveis pela queda são a melhora no mercado de trabalho e os programas de transferência de riqueza, como o Bolsa Família.

Apesar do crescimento, essa ascensão pode ter acontecido de forma frágil.

Na prática, muitas pessoas não conseguiram acumular patrimônio suficiente para sustentar essa melhora de forma independente. Esse grupo ainda fica sujeito aos auxílios do governo e à taxa de juros, por exemplo.

Desigualdade

Em meio a esse cenário, a diferença de renda média por pessoa é expressiva: nas classes D/E fica em R$ 453, enquanto na classe A fica em R$ 14.214 — 31x maior.

A maior parte da população brasileira (56%) está agrupada na classe C (C1 e C2). A renda média por pessoa ficou em R$ 1.921 para a C1 e R$ 1.104 para a C2 em 2025. O principal vetor de melhora foi o mercado de trabalho, que conseguiu absorver boa parte dos trabalhadores pouco escolarizados.

No fundo, houve uma ascensão das classes mais baixas, mas que ainda precisam ser validadas com o tempo e com os diferentes cenários econômicos.

“Boa parte das famílias que saíram recentemente da pobreza ainda vive em vulnerabilidade financeira elevada,” aponta Flávio Ataliba, estudioso da Fundação Getúlio Vargas (veja AQUI). Segundo ele, o Bolsa Família foi o principal vetor de melhora.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
quinta-feira - 25/06/2026 - 11:30h
2 de julho

Leilão do TRT-RN terá imóveis de Natal, Mossoró e Parnamirim

Banner de divulgação

Banner de divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) vai realizar o segundo leilão do ano no dia 02 de julho (quinta-feira), a partir das 9h, no Depósito Judicial do TRT-RN, localizado na Rua Dr. Nilo Bezerra Ramalho, nº 1790, Tirol. Acontecerá na modalidade híbrida, permitindo a participação tanto presencial quanto online.

Para participar, é necessário realizar o cadastramento prévio no site do leiloeiro oficial (//www.fidelisleiloes.com.br/).

O edital do leilão foi expedido pela Central de Apoio à Execução (CAEX), sob a coordenação da juíza do trabalho Stella Paiva de Autran Nunes, com bens penhorados nas Varas do Trabalho e na CAEX. Estarão disponíveis para arrematação apartamentos, terrenos, veículos, salas comerciais, equipamentos de academia e itens de ótica.

Natal

Em Natal, o destaque de maior valor é um apartamento no Edifício Mansão Georgina, no bairro de Petrópolis, com 208,26 m² de área privativa, avaliado em R$ 1.732.000,72. Também na capital, há um apartamento no Mirante das Dunas Residencial, em Candelária, avaliado em R$ 1.000.000,00, além de um prédio comercial no Bairro Nordeste, na Avenida Felizardo Firmino Moura, onde funcionava uma marmoraria, avaliado em R$ 420.000,00.

Mossoró

Fora de capital, há um apartamento no Condomínio Spazio Di Mônaco, em Mossoró, com três suítes e varanda gourmet em uma área de 207,0450 m², avaliado em R$ 1.193.000,00, sendo o valor mínimo para arrematação em R$ 357.900,00.

Parnamirim

Em Parnamirim, está em oferta um terreno de 4.000,00 m² no Loteamento Parque das Árvores, avaliado em R$ 800.000,00, enquanto em Caicó, encontra-se disponível um terreno urbano de 1.000,00 m² na Rua Emídio Félix, avaliado em R$ 300.000,00, sendo o valor mínimo para arrematação em R$ 120.000,00.

Entre os itens leiloados, tem também óculos de marcas variadas, principalmente de grife, máquinas de academia, de uma antiga unidade da Arena Fitness, além de veículos que vão de caminhões pesados como o VW/24.280 a automóveis em estado de sucata.

Os bens poderão ser arrematados em conjunto ou individualmente. O preço mínimo de venda em segunda praça é, em regra, de 50% do valor da avaliação. Não serão aceitos lances vinculados a qualquer condição adicional às disposições do edital. O pagamento do valor total da arrematação (para quitação à vista) ou o pagamento do sinal (para os casos de parcelamento) deverá ser realizado pelo arrematante no dia do leilão (02/07/2026). Confira o edital completo atualizado (clique AQUI).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 25/06/2026 - 09:26h
7 anos e 9 meses

Autor de atropelamento fatal é condenado para regime semiaberto

Netão, a vítima, tinha intenso trabalho social em Mossoró; julgamento foi nessa quarta-feira (Foto: Mossoró Hoje/Alexandre Pinto)

Netão, a vítima, tinha intenso trabalho social em Mossoró; julgamento foi nessa quarta-feira (Foto: Mossoró Hoje/Alexandre Pinto)

O professor Lucas Vinicius do Vale Lopes, 24, foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão, em regime semiaberto, pelo atropelamento e morte do servidor público José Martins Veras Neto (Netão Veras), 58. A vítima, tinha intenso trabalho social em Mossoró, trabalhando como voluntário para instituições filantrópicas.

O júri popular ocorreu nessa quarta-feira (24), no Fórum Dr. Silveira Martins, em Mossoró, julgou por homicídio doloso, caso ocorrido dia 22 de março de 2025, na Avenida Coelho Neto no Conjunto Abolição III em Mossoró. Lucas dirigia carro em alta velocidade e bateu na traseira da moto pilotada por Netão Veras.

Sua condenação acabou sendo uma vitória pessoal e de sua defesa, feita pelos advogados Otoniel Júnior, Nilton Filho e Bruna Vidal. Pelo Ministério Público atuou o promotor Ítalo Moreira, enquanto os advogados Marcos Freitas e Rafaella Xavier reforçaram a acusação.

O júri foi presidido pelo juiz Vagnos Kelly de Figueiredo, que após 15 anos na função se afasta do trabalho ligado à 1ª Vara Criminal. Assumirá outra vara na comarca local.

Dia passado, a família da vítima emitiu uma “Carta aberta à sociedade mossoroense” (veja AQUI) em que pedia justiça.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Segurança Pública/Polícia
quinta-feira - 25/06/2026 - 09:02h
MCJ 2026

Um show nos céus

O céu brilhou mais forte com o show de drones comandando pelo DJ Alok no Mossoró Cidade Junina (MCJ), à noite dessa quarta-feira (24).

Foi lindo. Foi impactante.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 25/06/2026 - 08:30h
Jacques Wagner

Líder do Governo Lula diz que se afasta de função em “comum acordo”

No App "X" (antigo Twitter), Wagner deu sua versão sobre saída (Reprodução do BCS)

No App “X” (antigo Twitter), Wagner deu sua versão sobre saída (Reprodução do BCS)

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou seu afastamento da liderança do governo no Senado, seis dias após ser alvo da nova fase da Operação Compliance Zero, que investiga um esquema bilionário de fraudes envolvendo o Banco Master.

A decisão foi tomada após uma reunião de cerca de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada. Em publicação nas redes, Wagner disse que o afastamento foi de “comum acordo” e afirmou que sua prioridade será concentrar esforços na própria defesa e nas campanhas pela reeleição de Lula, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de sua própria candidatura ao Senado ao lado do ministro Rui Costa.

O “comum acordo” é a versão espalhada por Jacques Wagner e governo. Mas, o fato é que sua permanência ficou insustentável e o presidente Lula teme mais desgastes num ano eleitoral, com esse escândalo envolvendo um aliado e amigo com mais de 45 anos de convivência com ele.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 25/06/2026 - 07:20h
Mais problemas

Vídeo de Michelle escancara crise na família Bolsonaro

Michelle tem forte influência no eleitorado feminino, onde Flávio enfrenta resistência (Foto: Reprodução de vídeo)

Michelle tem forte influência no eleitorado feminino, onde Flávio enfrenta resistência (Foto: Reprodução de vídeo)

Do Canal Meio e outras fontes para o BCS

Azedou de vez a relação entre o pré-candidato do PL à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), e sua madrasta, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em um vídeo publicado no Instagram, ela afirmou ter sido “maltratada”, “desrespeitada” e “apunhalada” pelo enteado durante uma conversa telefônica. Segundo Michelle, o episódio ocorreu horas depois de tornar públicas suas críticas às negociações do PL com Ciro Gomes (PSDB) no Ceará.

A ex-primeira-dama afirmou que o telefonema foi feito após uma tentativa de contato de sua parte e que Flávio adotou um tom ríspido, exigindo que não interferisse nas decisões partidárias. (Globo)

Na tentativa de conter o estrago provocado pelo vídeo, Flávio Bolsonaro publicou no fim da noite um pedido de desculpas. “Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz, peço desculpas. Tenho por ela respeito e reconhecimento pelo trabalho no PL Mulher, pelo cuidado com meu pai e por tudo o que representa para o Brasil”, escreveu em suas redes. Ele disse ainda que chegou a procurá-la pela manhã e não foi atendido. (g1)

Nos bastidores, porém, o vídeo caiu como uma bomba. Segundo interlocutores, Flávio e seus irmãos Carlos e Eduardo cobraram de Jair Bolsonaro um gesto que desautorize Michelle. O ex-presidente, que está em prisão domiciliar e só tem contato direto com a esposa, ainda não se manifestou. (Amado Mundo)

Outro efeito do vídeo foi rachar o PL. Como conta Bela Megale, uma ala expressiva defende que Michelle seja destituída da presidência do PL Mulher, com bolsonaristas afirmando que ela “jogou a eleição no colo de Lula”. Para outros, a mensagem obriga Flávio Bolsonaro a conversar com a madrasta e abrir espaço para ela na campanha.

A preocupação no partido é grande porque Michelle tem forte influência no eleitorado feminino, grupo no qual a candidatura de seu enteado enfrenta a maior resistência. (Globo)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 25/06/2026 - 06:00h
Futebol

Galvão Bueno bate recorde como narrador de Copa do Mundo

Bueno: marcas gigantes (Foto: Instagram)

Bueno: marcas gigantes (Foto: Instagram)

Galvão Bueno entrou para o Guinness World Records ao atingir a marca de 148 partidas de Copa narradas na televisão.

O jogo dessa quarta-feira (24), em que o Brasil venceu a Escócia por 3 x 0, rendeu outro feito histórico: ele narrou o 100º gol brasileiro na competição.

Bueno atua nessa copa como narrador do SBT e Nsports.

“Eu sou um narrador, eu sou um apresentador de televisão, mas eu sou um vendedor de emoções e ando no fio da navalha. De um lado tem as emoções que eu jogo para o telespectador, milhões e milhões, dezenas de milhões de telespectadores. Graças a Deus está sendo assim no SBT e Nsports, fantástico. Estamos muito felizes”, disse Galvão Bueno em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Esporte
quinta-feira - 25/06/2026 - 04:22h
Sábado, 27

Saiba o que pode e não pode levar para o “Boca da Noite”

Cláudia Leitte é uma das grandes atrações (Foto: divulgação)

Cláudia Leitte é uma das grandes atrações (Foto: divulgação)

A Prefeitura de Mossoró reforça as regras de segurança para o “Boca da Noite” 2026, que será realizado no próximo sábado (27) a partir das 18 horas. Para o encerramento da 29ª edição do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ), medidas serão adotadas para garantir a segurança de todos e a organização do evento ao longo da avenida Rio Branco, no Corredor Cultural e imediações.

Com o objetivo de garantir a segurança de todo o público, fica proibida a entrada de garrafa de vidro e objetos cortantes em todo o perímetro da festa. Ademais, no encerramento do MCJ 2026, mesas e cadeiras não poderão ser levadas.

No evento, será permitida bebida em lata e garrafa pet. Cabe ressaltar que também há possibilidade de entrada com cooler e bolsa térmica, mas nos portões haverá fila exclusiva para o acesso à festa, onde as equipes de segurança fazem a revista.

A medida busca prevenir acidentes e aumentar a proteção do grande público durante o evento, que começa às 18h.

PODE:

Bebida em lata;

Garrafa pet;

Cooler e bolsa térmica (entrada específica para revista)

NÃO PODE:

Garrafa de vidro;

Objetos cortantes;

Mesa e cadeira

Atrações

ATRAÇÕES DO “BOCA DA NOITE”:

Chicabana

Cláudia Leitte

Mozão

Muny Santos

Davson Davis

Nataly Vox

Maxson Comando e Forró Com Ella

Lucas Lima

Banda Bakulejo

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 24/06/2026 - 23:52h

Pensando bem…

“Feliz de quem entende que é preciso mudar muito pra ser sempre o mesmo.”

Dom Hélder Câmara

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 24/06/2026 - 18:46h
Investigação

Polícia Civil prende mais um envolvido em atentado contra vereador

 Wilson Mariano da Silva Filho, de 26 anos, já tem homicídio no histórico de submundo Foto: reprodução do BCS)

Wilson Mariano da Silva Filho, de 26 anos, já tem homicídio no histórico de submundo (Foto: reprodução do BCS)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta quarta-feira (24), o terceiro suspeito de participação no atentado ocorrido em Mossoró, que resultou na morte do assessor parlamentar Alyson Dyego de Oliveira Morais, 36, e deixou ferido o vereador Cabo Deyvison (PL), dia 15 último (veja AQUI). Trata-se de Wilson Mariano da Silva Filho, 26

O investigado foi localizado em Mossoró, após trabalho contínuo de investigação. Com a nova prisão, a PCRN avança ainda mais na elucidação do caso e reforça o compromisso de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na ação criminosa.

As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos.

Informações que possam auxiliar investigações podem ser repassadas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181, avisa a PCRN.

Presos

Wilson Mariano da Silva Filho há poucos dias foi julgado e recebeu pena de 7 anos e 8 meses no Tribunal do Júri, pelo assassinato do tatuador Ariel Ribeiro, ocorrido no dia 7 de fevereiro de 2023, no bairro Boa Vista, também em Mossoró-RN. Ele teria dirigido um carro Corolla, preto, no atentado contra o vereador.

Antes dele, foram presos no dia 16 (veja AQUI) José Antônio da Costa e Vinicius Gabriel da Silva Freitas, que teriam participado diretamente do ataque a tiros, com uso de pistolas e um fuzil 5.56.

Veja vídeo da prisão AQUI.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 24/06/2026 - 18:00h
Inverno 2026

Reservatórios alcançam 53,04% da capacidade total de armazenamento

Umari fica localizada no município de Upanema (Foto: Igarn)

Umari fica localizada no município de Upanema (Foto: Igarn)

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) divulgou nesta quarta-feira (24) o Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do estado. Juntos, os mananciais monitorados acumulam 2.808.708.102 metros cúbicos de água, o equivalente a 53,04% da capacidade total de armazenamento, que é de 5.295.422.524 metros cúbicos.

Entre os maiores reservatórios do estado, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior reserva hídrica superficial do Rio Grande do Norte, acumula 1.027.294.183 metros cúbicos, correspondentes a 43,29% de sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 metros cúbicos.

A Barragem Oiticica, localizada em Jucurutu, segundo maior reservatório do estado, registra 560.823.966 metros cúbicos armazenados, o que representa 75,52% de sua capacidade total de 742.632.840 metros cúbicos.

Já a Barragem Santa Cruz do Apodi acumula 445.707.850 metros cúbicos de água, correspondentes a 74,32% de sua capacidade máxima, que é de 599.712.000 metros cúbicos.

O reservatório Umari, em Upanema, apresenta volume atual de 190.589.363 metros cúbicos, equivalente a 65,09% da sua capacidade total de 292.813.650 metros cúbicos.

Atualmente, três reservatórios monitorados pelo Igarn encontram-se com 100% da capacidade: Encanto, no município de Encanto; Lagoa de Pium, em Nísia Floresta; e Lagoa do Jiqui, em Parnamirim. Outros mananciais também apresentam volumes elevados, com destaque para Rodeador, em Umarizal (98,77%); Passagem, em Rodolfo Fernandes (98,60%); o açude público de Marcelino Vieira (98,44%), Riacho da Cruz II, no município de Riacho da Cruz (97,98%); Corredor, em Antônio Martins (97,63%); Lagoa de Boqueirão, em Touros (97,64%) e barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi (97,29%).

Por outro lado, 13 reservatórios permanecem em situação de alerta, com volumes inferiores a 10% da capacidade. Os menores percentuais observados são os da Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com apenas 0,08% da capacidade; Itans, em Caicó, com 0,63%; Totoró, em Currais Novos, com 1,42%; Jesus Maria José, em Tenente Ananias, com 1,91%; Dourado, em Currais Novos, com 3,05%; Alecrim, em Santana do Matos, com 3,59%; e Mundo Novo, em Caicó, com 4,33%.

O levantamento aponta ainda que 29 reservatórios estão com volumes entre 70% e 99,9% da capacidade, 10 entre 50% e 70%, cinco entre 30% e 50%, nove entre 10% e 30% e 13 abaixo de 10%. Os dados integram o monitoramento contínuo realizado pelo IGARN para acompanhar a situação hídrica do estado e subsidiar a gestão dos recursos hídricos potiguares.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 24/06/2026 - 17:24h
Pré-campanha

Kelps promete baixar o tom na luta interna pelo voto a federal

Kelps garantiu que não vai comprometer majoritária Foto: Reprodução)

Kelps garantiu que não vai comprometer majoritária Foto: Reprodução)

O pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, Kelps Lima, admitiu nesta quarta-feira (24) que pode reduzir o tom das críticas que vem fazendo aos deputados federais de sua própria federação caso elas passem a ser instrumentalizadas por adversários para atingir o pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra (União Brasil).

A declaração foi dada em entrevista aos jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo, no programa Meio Dia TCM, da 95 FM, Mossoró.

Kelps admitiu baixar o tom após o pré-candidato ao governo pelo PT, Cadu Xavier, divulgar um vídeo utilizando falas de Kelps com crítica à atuação parlamentar de deputados de sua própria federação. Na publicação, Cadu associou as críticas ao grupo político de Allyson e afirmou que o palanque do ex-prefeito de Mossoró convive com contradições “enquanto o nosso time segue trabalhando com um só compromisso”.

“Allyson é meu amigo, meu irmão. Eu acredito no projeto dele. Não há chances de eu fazer um movimento para prejudicar Allyson. Se for preciso eu baixar as críticas contra os deputados para não respingar em Allyson, eu baixo”, disse.

Segundo ele, a avaliação crítica que faz sobre a atuação dos deputados federais do estado não mudou, mas o tom das cobranças pode ser ajustado em nome do projeto político liderado por Allyson Bezerra.

As críticas de Kelps aos deputados de sua própria federação – João Maia, Robinson Faria e Benes Leocádio – têm gerado desconforto dentro do grupo político  e vêm sendo alvo de questionamentos por aliados e analistas políticos.

Críticas a Cadu

Durante a entrevista, Kelps também rebateu Cadu Xavier e disse que o petista “se aproveitou politicamente” de suas críticas aos deputados.

O pré-candidato do União Brasil afirmou que o ex-secretário estadual de Fazenda tenta se desvincular da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) ao afirmar que é “o Cadu de Lula” e não “o Cadu de Fátima”.

Para Kelps, a estratégia seria uma tentativa de evitar o desgaste político da atual administração estadual durante a disputa eleitoral de 2026.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 24/06/2026 - 15:28h
Apoio a idosos

Troféu Helena Barbalho é aprovado em iniciativa de Petras

Helena Barbalho dá nome a troféu proposto por Petras (Fotomontagem: Assessoria)

Helena Barbalho dá nome a troféu proposto por Petras (Fotomontagem: Assessoria)

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou o projeto de lei do vereador Petras Vinícius (PSD), que institui o Troféu Helena Barbalho. É uma honraria destinada a reconhecer pessoas, instituições e iniciativas que se destacam na defesa dos direitos da pessoa idosa.

A aprovação acontece durante o Junho Violeta, mês voltado ao combate à violência contra a população idosa.

A homenagem leva o nome de Helena Barbalho, referência na defesa dos direitos dos idosos em Mossoró, e eterniza seu legado em favor de uma sociedade mais humana e inclusiva.

“O Troféu Helena Barbalho nasce para reconhecer quem faz a diferença na vida dos nossos idosos. É uma forma de valorizar histórias de dedicação e reforçar, especialmente neste Junho Violeta, que respeito, cuidado e dignidade devem estar presentes todos os dias”, destacou o parlamentar.

Nota do Blog – A escolha do nome de dona Helena Barbalho à homenagem, é extremamente feliz. Dedicou sua vida – com devoção – ao bem comum.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 24/06/2026 - 11:38h
Mudança

Codern empossa novo Diretor Administrativo e Financeiro

Hugo Alexandre Menezes Fonseca da Codern (Foto: Divulgação)

Hugo Fonseca e Paulo Henrique Codern (Foto: Divulgação)

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) empossou, na tarde desta terça-feira (23), o novo Diretor Administrativo e Financeiro, Hugo Alexandre Menezes Fonseca. A nomeação foi aprovada durante Assembleia Extraordinária do Conselho de Administração (CONSAD), presidido por Luiza de Amorim Motta Deusdará.

A reunião foi realizada de forma híbrida e contou com a participação dos demais membros do CONSAD, além dos diretores Paulo Henrique Macedo, Diretor-Presidente da CODERN, e Paulo Sidney, Diretor Técnico e Comercial.

Graduado em Ciências Biológicas, Hugo Fonseca possui MBI em Perícia, Auditoria e Gestão, mestrado em Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), formação profissional em Comércio Internacional Brasil-China pelo Centro de Formação e Educação do Comércio de Xangai e pelo Ministério do Comércio da China. Atualmente, é doutorando em Petróleo e Gás pela UFRN.

Com ampla experiência na gestão pública e no desenvolvimento econômico, Hugo integrou, desde 2016, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC/RN), exercendo funções como Secretário, Secretário Adjunto e Coordenador de Desenvolvimento Energético. Entre 2024 e 2026, também atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e do Conselho Consultor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
quarta-feira - 24/06/2026 - 10:40h
Novo escândalo

PF diz que banco de Edir Macedo usou mesmo esquema do Master

Edir Macedo e o Digi +: sérios problemas (Foto: Banco Digi +/Facebook)

Edir Macedo e o Digi +: sérios problemas (Foto: Banco Digi +/Facebook)

Do Canal Meio e outras fontes para o BCS

Dois bancos, a mesma trama. A Polícia Federal apontou semelhanças entre o esquema investigado no Banco Digimais, pertencente ao bispo Edir Macedo, e o modelo de negócios que sustentou o Banco Master até sua liquidação pelo Banco Central. Segundo a PF, a instituição do líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) teria recorrido a manobras contábeis para ocultar sua real situação financeira e ampliar sua capacidade de captação de recursos. De acordo com a investigação, o Digimais inflou o valor de ativos, ofereceu CDBs com remuneração acima da média do mercado e utilizou estruturas financeiras que, na avaliação da PF, serviram para dar aparência de solidez ao banco.

Os investigadores citam, entre os exemplos, a superavaliação de títulos, imóveis e carteiras de crédito, além da substituição sucessiva de auditorias independentes para evitar ressalvas nos balanços financeiros. A operação também reforça a proximidade entre as duas instituições. O Digimais adquiriu ativos do Banco Master e chegou a negociar sua venda para Maurício Quadrado, ex-sócio de Daniel Vorcaro. (Folha)

Entenda as semelhanças apontadas pela PF entre as atuações dos bancos de Daniel Vorcaro e Edir Macedo. (Globo)

A ascensão do Digimais coincidiu com a chegada de executivos ligados ao círculo empresarial do bispo Edir Macedo aos principais cargos de comando da instituição. Entre os alvos da Operação Miragem está João Luiz Urbaneja, bispo da Igreja Universal que assumiu a presidência do Conselho de Administração do banco em 2024. Também é investigado Thiago Rodrigues Urbaneja, filho do bispo Urbaneja, que ocupava a presidência executiva do Digimais até o início deste ano. (Globo)

E o Ministério Público de São Paulo arquivou, no mês passado, um pedido para investigar a autorização concedida pelo governo de Tarcísio de Freitas para que o Banco Digimais oferecesse empréstimos consignados a policiais militares do estado. O convênio firmado com o governo paulista foi publicado em setembro de 2025 e abriu ao banco um mercado potencial de mais de 80 mil PMs da ativa. O Republicanos, partido do governador, tem ligação umbilical com a Igreja Universal. (Metrópoles)

Já o BTG Pactual deve abandonar as negociações para a compra do Banco Digimais após a operação da PF, segundo fontes envolvidas na operação. As conversas, que já estavam paralisadas, dependiam de uma injeção de recursos do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), alternativa que perdeu força após a deflagração da Operação Miragem. (Estadão)

Flávia Tavares:
 “A Operação Miragem da Polícia Federal mirou o Banco Digimais e o bispo Edir Macedo. O esquema investigado replica a tecnologia de fraude do Master — mas com uma diferença crucial: por trás do banco há um partido político, uma emissora de televisão, capelães dentro da PM paulista e um projeto de poder construído por décadas, que esteve perto de eleger um presidente da República”. A análise no Cá entre Nós. (Meio)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 24/06/2026 - 09:18h
Em busca de justiça

Carta aberta à sociedade mossoroense

José Martins Veras Neto ficou corpo no asfalto, após carro bater na traseira de sua moto (Imagens Passando na hora/Edição BCS)

José Martins Veras Neto e sua moto ficaram destroçados (Imagens Passando na hora/Arquivo/Edição BCS)

Tribunal do Júri Popular de Mossoró tem no banco dos réus nesta quarta-feira (24), Lucas Vinícius do Vale Lopes, de 24 anos. Foi denunciado por homicídio doloso, ao causar a morte de José Martins Veras Neto, o “Netão Veras”, em 22 de março de 2025, na Avenida Abel Coelho, no bairro Abolição III em Mossoró. Apuração mostrou que Lucas dirigia um veículo em alta velocidade, onde a quilometragem permitida não passa de 60 Km. Seu carro colidiu violentamente na traseira da moto pilotada por Netão, causando-lhe morte imediata.

Os trabalhos do júri serão presididos pelo juiz Vagnos Kelly de Figueiredo, a partir das 9 horas, no Fórum Dr. Silveira Martins.

A família da vítima emite “Carta aberta à sociedade mossoroense”, lembrando a tragédia e pedindo justiça. Leia abaixo:

Da família de José Martins Veras Neto (“Netão”) à sociedade mossoroense.

Estamos chegando ao dia da conclusão do julgamento relacionado à morte de nosso querido Netão, sentimos a necessidade de nos dirigir à população de Mossoró para expressar nossos sentimentos, nossa gratidão e nossas reflexões sobre todo o caminho percorrido desde aquele trágico dia que marcou para sempre nossas vidas.

Durante este período, enfrentamos a dor da perda, a saudade diária e a difícil espera pela atuação da Justiça. Nada será capaz de devolver a presença, o sorriso, a generosidade e o exemplo de homem que Netão representava para sua família, seus amigos, para a comunidade mossoroense e para as instituições na qual tinha tanto amor em servir junto com os irmãos do Mutirão de Mãos Dadas: APAE, Liga Mossoroense do Cancer, Lar da Criança Pobre.

Independentemente do resultado alcançado no julgamento, reafirmamos nosso respeito às instituições responsáveis pela condução do processo e agradecemos a todos que acompanharam o caso com seriedade, responsabilidade e compromisso com a verdade.

Também registramos nossa profunda gratidão às inúmeras manifestações de solidariedade recebidas. Cada mensagem, oração, abraço e gesto de apoio ajudou nossa família a encontrar forças para seguir em frente nos momentos mais difíceis.

Esperamos que este caso sirva de reflexão para toda a sociedade sobre a importância da responsabilidade, do respeito à vida e da conscientização no trânsito. Nenhuma família deveria passar pela dor que estamos enfrentando.

A memória de Netão permanecerá viva através de seu legado de solidariedade, amor ao próximo e dedicação às causas sociais que sempre abraçou com tanto entusiasmo.

Que a justiça, a paz e a valorização da vida continuem sendo princípios inegociáveis para nossa cidade.

A todos que estiveram ao nosso lado, o nosso sincero agradecimento.

Roberto de Freitas, sobrinho.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 24/06/2026 - 08:28h
Empatia e compaixão

Socorrista do Samu abre caminho correndo para salvar uma vida

O técnico de enfermagem Ezequiel Pedrosa abre caminho na rua, entupida de carros. Corre e apela para que deixem viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) passar. Empatia e compaixão para salvar uma vida. Mostra que é muito mais do que um servidor público: cumpre missão que vai além da remuneração recebida.

O registro é em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. A equipe transportava uma vítima de choque elétrico em estado grave. A cena foi registrada em vídeo e viralizou nas redes sociais.

Segundo ele, a medida foi necessária para garantir agilidade no deslocamento da equipe até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. A prioridade era reduzir o tempo de deslocamento até a unidade de saúde, já que o paciente apresentava múltiplas complicações e necessitava de atendimento especializado.

De acordo com Ezequiel, a ocorrência aconteceu por volta das 10h da manhã da segunda-feira (22). A equipe foi acionada para atender a vítima de choque elétrico seguido de uma queda de aproximadamente 4 metros de altura. Quando os profissionais chegaram ao local, o paciente estava desacordado.

A equipe da USA de Gravatá era composta por uma médica, uma enfermeira, o condutor do veículo e pelo técnico de enfermagem.

Após os primeiros atendimentos, o paciente foi colocado na ambulância para ser levado a uma unidade de saúde. Durante o deslocamento, porém, o quadro clínico se agravou. Segundo Ezequiel, o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória dentro da viatura e precisou ser reanimado pela equipe. Ao chegar à região central da cidade, a ambulância encontrou o trânsito completamente congestionado.

Foi nesse momento que o socorrista decidiu descer do veículo para tentar liberar a passagem.

🎥 @portalg1

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 23/06/2026 - 23:50h

Pensando bem…

“Não deixes que os elogios inflem o teu ego, nem que as críticas te desanimem. Conhece a ti mesmo e mantém a equanimidade.”

Marco Aurélio

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 23/06/2026 - 22:00h
Nota Pública de Repúdio

Juízes reagem ao ‘método da estupidez’ de Sargento Gonçalves

Gonçalves nos EUA em janeiro de 2025, para onde viajou no intuito de ver a posse do presidente Donald Trump (Foto: redes sociais/Arquivo)

Gonçalves nos EUA em janeiro de 2025, para onde viajou no intuito de ver a posse do presidente Donald Trump (Foto: redes sociais/Arquivo)

A Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte  (AMARN) emite Nota Pública de Repúdio, em que reage a declarações do deputado federal Sargento Gonçalves (PL), propagadas em redes sociais. Segundo Gonçalves veiculou semana passada, o Tribunal de Justiça do RN (TJRN) estaria pressionado a não escolher o juíz Henrique Baltazar como novo desembargador, por pressão de facções criminosas.

A estupidez de Sargento Gonçalves não é situação isolada, um disparate impensado. Na verdade, é método. A lacração segue roteiro para sustentar perfil de duelista e anteparo da sociedade, num jogo para mexer com a “torcida” que adora bravatas. Num ano eleitoral, então…

Leia a Nota Pública de Repúdio na íntegra:

A Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte – AMARN manifesta profunda preocupação e veemente repúdio a declarações recentemente veiculadas em espaços públicos e em redes sociais que insinuam ou sugerem a existência de influência de facções criminosas sobre decisões ou deliberações do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

As declarações foram proferidas no contexto de discussão envolvendo deliberação institucional do Tribunal de Justiça relacionada ao acesso de magistrado à composição da Corte. Em vez de se estabelecer o legítimo debate acerca dos critérios, fundamentos ou consequências da decisão adotada, optou-se por lançar sobre o Tribunal a gravíssima suspeita de que sua atuação estaria sujeita à influência da criminalidade organizada, imputação absolutamente incompatível com a seriedade do tema tratado e desprovida de qualquer suporte fático.

Não há espaço, em um ambiente democrático, para que acusações de tamanha gravidade sejam lançadas ao debate público sem nenhuma prova ou fundamento minimamente verificável.

Trata-se de afirmação extremamente grave, destituída de qualquer elemento concreto que a sustente e que atinge não apenas magistrados individualmente considerados, mas a própria credibilidade de uma das instituições fundamentais da República.

O Poder Judiciário potiguar é composto por homens e mulheres que ingressaram na magistratura mediante concurso público, submetem-se diariamente ao império da Constituição e das leis e exercem suas funções com independência, responsabilidade e compromisso com a sociedade. Divergências jurídicas, debates institucionais e posições distintas sobre temas relevantes fazem parte da vida democrática e do funcionamento regular dos tribunais. O que não se pode admitir é que, sem nenhuma prova e de forma manifestamente irresponsável, se lancem suspeitas destinadas a associar a atuação jurisdicional ou administrativa da Corte à ação de organizações criminosas.

A AMARN, ao tempo em que não se desvencilha do exercício de suas prerrogativas institucionais e estatutárias e, principalmente, da defesa de seus associados, reafirma sua absoluta confiança na integridade, na honorabilidade e na independência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, instituição centenária que presta relevantes serviços à população potiguar e que jamais se curvou a interesses ilegítimos ou a pressões oriundas da criminalidade organizada.

A liberdade de expressão e o legítimo exercício da atividade política não constituem salvo-conduto para a propagação de acusações infundadas. O debate público exige responsabilidade, respeito à verdade e compromisso com as instituições democráticas. Quando alguém atribui ao Poder Judiciário vínculos ou influência de facções criminosas sem apresentar uma única prova, não está exercendo crítica legítima, mas disseminando suspeitas incompatíveis com a gravidade da imputação formulada.

A magistratura potiguar não aceitará com resignação que sua honra institucional seja atingida por conjecturas, ilações ou acusações genéricas desprovidas de fundamento. Quem afirma deve provar.

Acusações dessa natureza, sobretudo quando dirigidas a uma instituição responsável pela garantia do Estado Democrático de Direito, exigem responsabilidade proporcional à sua gravidade.

O debate público deve ser pautado por fatos, responsabilidade e respeito às instituições republicanas. A defesa da independência do Poder Judiciário e da honra da magistratura não constitui interesse corporativo, mas compromisso permanente com a preservação da confiança da sociedade nas instituições que sustentam a democracia.

Arthur Cortez Bonifácio

Presidente

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 23/06/2026 - 17:38h
Produção agrícola

Isolda propõe Programa Quintais Produtivos para Mulheres Rurais

Isolda aguarda que governadora sancione projeto, ou seja, o transforme em lei (Foto: Divulgação)

Isolda aguarda que governadora sancione projeto, ou seja, o transforme em lei (Foto: Divulgação)

Nesta última semana, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) aprovou na Assembleia Legislativa do RN o projeto de lei que institui o Programa Quintais Produtivos para Mulheres Rurais. A iniciativa visa fornecer ferramentas, recursos e apoios necessários para promover e fortalecer a produção agroecológica das agricultoras potiguares.

Localizados próximos às casas rurais, os quintais produtivos costumam ser criados e manejados pelas mulheres para a produção de alimentos, além da criação de pequenos animais e da conservação da biodiversidade. O programa proporciona a autonomia econômica das mulheres rurais e ampliar o acesso às políticas públicas de apoio à produção e comercialização de alimentos e a tecnologias sociais de acesso à água potável, como as cisternas.

A governadora Fátima Bezerra (PT) deve sancionar a Lei criando um comitê para organizar, implementar, articular, acompanhar, monitorar e supervisionar as ações previstas no Programa Quintais Produtivos para Mulheres Rurais.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 23/06/2026 - 16:54h
Zona Leste

Allyson Bezerra recebe apoio público do 8º vereador em Natal

Hermano, Eribaldo e Allyson: política na zona Norte (Foto: divulgação)

Hermano, Eribaldo e Allyson: política na zona Norte (Foto: divulgação)

O vereador de Natal Eribaldo Medeiros (Rede) declarou apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) ao Governo do Estado.

A manifestação ocorreu durante encontro realizado nesta segunda-feira (22), no bairro das Rocas, na zona Leste da capital, que contou com a presença da senadora Zenaide Maia (PSD), pré-candidata à reeleição, e do deputado estadual Hermano Morais (MDB), vice na chapa de Allyson.

Com a adesão de Eribaldo, Allyson passa a contar com o apoio público de oito vereadores de Natal. Também já declararam apoio ao seu projeto político os vereadores: Tércio Tinoco, Paulo Henrique, João Batista, Herberth Sena, Cláudio Custódio, Fúlvio Saulo, Robson Carvalho, além do suplente de vereador Peixoto.

Durante o evento, Eribaldo afirmou que se identifica com a trajetória de Allyson por “também ter origem humilde e destacou a gestão realizada em Mossoró”. Já Allyson agradeceu o apoio e disse que a aproximação de lideranças da capital amplia a responsabilidade de sua pré-candidatura.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.