sexta-feira - 22/10/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Um segredo é pouco para um, suficiente para dois e demais para três.”

Provérbio Indiano

Categoria(s): Pensando bem...
sexta-feira - 22/10/2021 - 17:42h
Alerta

Postes da Cosern sofrem ataques para roubo de fiação

O webleitor Roberto de Freitas faz uma denúncia-alerta à Cosern, concessionária de serviços de energia do RN. Segundo ele, em Areia Branca, criminosos estão provocando danos a estruturas de postes para roubo de fios com cobre.

Poste fica à margem da BR-110 e está desfigurado pela depredação Foto: cedida)

Poste fica à margem da BR-110 e está desfigurado pela depredação (Foto: cedida)

Leia:

Prezado Jornalista Carlos Santos,

Venho através deste compartilhar situação que vem ocorrendo na comunidade de Pedrinhas aqui em Areia Branca/RN. A população de Areia Branca/RN pede socorro às autoridades e a Cia Elétrica (COSERN) uma ação de combate aos recorrentes furtos e danos provocados por terceiros (criminosos) nas redes elétricas que atendem a cidade e região.

Como pode verificar nas imagens registradas na manhã dessa terça-feira (19/10), postes localizados à beira da BR 110 km 06, que liga Areia Branca a Mossoró, tiveram suas bases destruídas para derrubada e posteriormente facilitar o furto do cabeamento elétrico (fio de cobre).

Além da consequência da ruptura do sistema elétrico, a queda dos postes pode ocasionar interrupção do fluxo na BR, ocasionando graves acidentes e até mortes. Na possibilidade de ser divulgado em seu conceituado blog, agradecemos!

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Faremos contato com a Cosern para termos uma versão oficial sobre providências para o caso e sabermos se seria esse mesmo o propósito dos delinquentes.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais / Segurança Pública/Polícia
  • Banner Art&C - Assembleia Legislativa - Setembro 2021 -
sexta-feira - 22/10/2021 - 16:44h
Cultura

Feira do Livro de Mossoró tem tudo para retornar em 2022

A Feira do Livro de Mossoró, que surgiu em agosto de 2005 com grande sucesso de público, tem tudo para retornar no próximo ano. O arrefecimento na pandemia da Covid-19 é um dos sinalizadores, além do seu reconhecido êxito sob vários aspectos, como fomento à cultura.

Feira do Livro em 2019 foi a última edição do evento (Foto: arquivo)

Feira do Livro em 2019 foi a última edição do evento (Foto: arquivo)

Iniciativa da empresa Oficina da Notícia, a feira já recebeu quase 800 mil pessoas longo das 15 primeiras edições, tornando-se um evento de caráter regional/estadual, inclusive trazendo importantes editoras brasileiras e escritores consagrados.

Não tivemos esse evento em 2020 e este ano, porém estou sabendo que existem bons sinalizadores de que seja retomado e em novo local, sem áreas anteriormente utilizadas, como Partage Shopping, Expocenter e Estação das Artes Eliseu Ventania.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Creio ter participado de todas as edições, sobretudo como leitor-comprador-incentivador, além de ciclos de palestras e debates. Dois deles, especialmente auspiciosos, conduzindo bate-papo com os jornalistas e escritores Vicente Serejo e Lira Neto.

Estou no aguardo.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Cultura / Gerais
sexta-feira - 22/10/2021 - 13:22h
"Menino pobrezinho"

Há um ano debate político apontava rumo de vitória histórica

Vista como 'imbatível', Rosalba cometeu pecado aproveitado com precisão por Allyson Bezerra

Toda campanha político-eleitoral tem vida própria, marcas próprias, metabolismo próprio. Seu espírito, o ‘espírito do seu tempo’. São jingles, cores, retóricas, novos e velhos personagens, promessas antigas com roupagem recauchutada, incidentes naturais e fatos fabricados, além de lugares-comuns que nunca saem de moda e da boca dos políticos, como o substantivo masculino “povo”.

Debate TCM-Telecom juntou os seis candidatos a prefeito de Mossoró no dia 22 de outubro de 2020 (Foto: Arquivo BCS)

Debate TCM-Telecom juntou os seis candidatos a prefeito de Mossoró no dia 22 de outubro de 2020 (Foto: Arquivo BCS)

Mas, também, são disputas que ao desfiarmos sua cronologia identificamos um ponto, aquele momento onde o resultado começou a ser gerado, para ser parido nas urnas.

No caso da eleição do então candidato à Prefeitura de Mossoró, servidor público federal, engenheiro e deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade), 28 anos em 2020, poucos têm dúvidas – entre especialistas e leigos que viveram esse certame político tão próximo – que o debate TCM-Telecom foi o divisor de águas (veja AQUI). Foi o start, a centelha propulsora de sua vitória contra a “imbatível” prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Até então, uma “inderrotável” nas lutas paroquiais em Mossoró.

Hoje, sexta-feira, 22 de outubro de 2021, faz exatamente um ano desse acontecimento jornalístico e político promovido pelo grupo administrador da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom). Os seus desdobramentos foram vesuvianos. Paulatinamente soterraram a ‘vitória certa’ do rosalbismo e agregados. Em dois momentos desse duelo de vozes, gestuais, argumentos e do marketing eleitoral, Allyson foi capaz de tirar completamente do jogo quem ainda tentava polarizar com a prefeita, a ex-prefeita Cláudia Regina (DEM), e deixar cambaleante a própria Rosalba.

Mediado pelo jornalista Moisés Albuquerque, o debate começou de forma surpreendente, após apresentação pessoal de cada um dos seis debatedores-candidatos a prefeito. Cláudia Regina, com rosto cerrado, olhos vítreos na direção de Allyson Bezerra, foi para o ataque sob instrução de uma “cola” (pergunta por escrito) no púlpito onde estava.

Na ânsia de associar o adversário à imagem do ex-prefeito Francisco José Júnior, julgando-o como um jovem despreparado e produto de marketing virtual cosmético, cópia de “Silveirinha” (citou depreciativamente), Cláudia acabou desfigurada por ele (veja vídeo mais abaixo). A partir daí, vagou sem prumo e rumo. Os dias seguintes, até as eleições de 15 de novembro (24 dias depois), a rebaixaram à quarta colocação em votos.

Momento decisivo

O debate de quase 3 horas estava próximo do fim, quando Rosalba soltou um comentário que soou a deboche. Tratou o deputado nascido no Sítio Chafariz, zona rural do município, como “pobrezinho”. Balbuciava explicações sobre cerca de R$ 12 milhões desviados (segundo denúncias processuais que a envolvem) do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, quando se atreveu à zombaria inconsequente.

Loquaz, de raciocínio ágil e inteligência política, Allyson deixou a adversária grogue ao definir aquela postura como uma visão “preconceituosa”, mexendo com o inconsciente de milhares de pessoas.

Mesmo antes do fim do debate, a provocação da “Rosa” foi transformada em combustível para a arrancada dele. Allyson Bezerra virou o “Menino pobrezinho”, com trechos do debate e jingles popularizando o episódio nas redes sociais (mais de 400 mil visualizações em várias plataformas como no Instagram – veja AQUI – em poucos dias) e ruas. A virada começou ali.

Bastidores

Rosalba precisava ir ao debate? Uma corrente de integrantes da cúpula de sua campanha entendia que não. E tinham até a justificativa prontinha e arrumada. A prefeita teria sofrido um mal-estar no dia anterior (21 de outubro) e foi internada no Hospital Wilson Rosado (HWR) – veja AQUI. Até horas antes do programa havia a dúvida: ela vai ou não vai?

Metendo a mão com força numa mesa que era rodeada por integrantes do grupo rosalbista/campanha, Cadu Ciarlini – filho da candidata e dublê de marqueteiro – deixou claro quem mandava. “Ela vai!”

Quando a mãe-candidata disparou a asneira do fim do debate, Cadu baixou e apertou a cabeça com as mãos, acusando o golpe numa sala próxima do estúdio, na TCM-Telecom. Desde então, a campanha foi descendo a ribanceira até se precipitar à derrota histórica. Nem mesmo a importação de pessoal de marketing, como o consagrado marqueteiro Raimundo Luedy, nos últimos dias, ressuscitou a candidatura cadavérica e insepulta de Rosalba.

Comemoração e arrancada

A reação da retaguarda de assessoria e marketing de Allyson Bezerra foi inversamente proporcional. O clima foi de euforia. Sentia-se que prefeita tinha dado o ‘mote’ para o restante da campanha.

Na preparação do candidato ao debate, por longas horas, discutindo os mais variados temas e estratégias (ataque e defesa), inclusive sob a hipótese de ausência da prefeita, em momento algum ninguém poderia imaginar tamanho escorregão da favorita. Nem o candidato. Contudo, ele não deixou passar.

Desde então, paralelamente atraiu a atenção de grande margem de indecisos, além de galvanizar centenas e milhares de potenciais eleitores de Cláudia e da deputada Isolda Dantas (PT). Ambas, a propósito, terminaram como forças-auxiliares de Rosalba, promovendo campanhas anti-Allyson no rádio-TV, redes sociais e ruas. As urnas deram seu veredito (veja AQUI).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política / Reportagem Especial
  • Banner - Executiva - Detran/RN - 01 a 31 de Agosto de 2021
sexta-feira - 22/10/2021 - 10:02h
Levantamento

Em 16 pesquisas, Fátima Bezerra apareceu em 1º em 15 delas

Success and victory concepts.Levantamento pari passu do jornalista Washington Rodrigues – Blog do Washington – mostra que até esse momento foram divulgadas 16 pesquisas eleitorais no RN, somente esse ano, algo incomum noutros estados federados.

Das 16 pesquisas feitas até agora (de âmbito estadual ou em municípios específicos como Apodi, Natal, Mossoró, Caico etc.), a governadora Fátima Bezerra (PT) aparece em primeiro lugar em 15 delas.

Veja as notícias relacionadas a cada pesquisa e a data de cada uma AQUI e AQUI (a mais recente).

Apesar da larga quantidade de sondagens favoráveis, a atual governante está longe de ser considerada como virtual reeleita, mesmo que favorita. Cada pesquisa retrata aquele momento. Não tem o poder de ser oráculo, antecipando quem ganha ou perde o pleito que só acontecerá em outubro do próximo ano.

Depois comentaremos.

Peraí!

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
sexta-feira - 22/10/2021 - 09:10h
Governo do RN

Sem pagamento há 4 meses, médicos avisam que vão parar serviços

Hospital conta com cerca de 30 médicos da Sama (Foto ilustrativa/Mossoró Hoje)

Hospital conta com cerca de 30 médicos da Sama (Foto ilustrativa/Mossoró Hoje)

A empresa Serviços de Assistência Médica e Ambulatorial Ltda. (SAMA) protocolou notificação assinalando que irá suspender seus serviços no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi. O secretário de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), médico Cipriano Vasconcelos Maia, foi cientificado nessa quinta-feira (21).

O valor cumulativo devido pelo Governo do RN, em quatro meses, chega exatamente a R$ 926.630,38 (novecentos e vinte e seis mil, seiscentos e trinta reais e trinta e oito centavos).

Os serviços seguem ocorrendo, ainda, mas diante do atraso haverá descontinuidade.

A Sama atua nesse hospital desde 1º de julho do ano passado, com uma equipe médica em torno de 30 profissionais, sendo três por dia.

De uma fonte do Governo do RN, nossa página ouviu informação de que o assunto é tratado com máximo interesse. Deverá se manifestar à solução do impasse com brevidade.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Saúde
sexta-feira - 22/10/2021 - 08:04h
Busca do consenso

Entidade empresarial começa a discutir eleições internas

Consenso, união, entendimento, pacto, política, executivos,A Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) começou a discutir processo eleitoral institucional.

Em dezembro (data a ser definida) deverá promover eleições à sua diretoria.

Atualmente, a entidade centenária é comandada pelos empresários Vilmar Pereira (presidente) e Nilson Brasil (vice).

Essa semana já ocorreu reunião de diretoria para tentar avançar nas conversas que rumam para nova chapa consensual.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais
sexta-feira - 22/10/2021 - 07:22h
Belchior

Os 75 anos de sonho e de América do Sul de um grande artista

Belchior 75 anos - evento no Boulevard Central em Mossoró, dia 22 de Outubro de 2021O Fã-clube Alucinação realiza nesta sexta-feira (22), comemoração pelos 75 anos do cantor e compositor cearense Belchior. É o Tributo Belchior – 75 Anos.

O evento terá como palco o Shopping Boulevard Central, a partir das 20h.

Música com a banda Mestre Zuza.

O local também será um espaço para exposição e venda de vinis, camisetas e souvenires, além da exposição Alucinação, com diversas recordações do cantor e compositor cearense falecido em abril de 2017.

As senhas serão limitadas e serão vendidas ao custo de R$ 15,00, somente no local.

Serviço

O QUÊ: TRIBUTO BELCHIOR – 75 ANOS
QUANDO: sexta-feira, dia 22, a partir das 20h
ONDE: Shopping Boulevard Central
CUSTO: R$ 15,00 individual.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais
  • Banner - Executiva - Detran/RN - 01 a 31 de Agosto de 2021
quinta-feira - 21/10/2021 - 23:56h

Pensando bem…

“O maior de todos os mistérios é o homem.”

Sócrates

Categoria(s): Pensando bem...
quinta-feira - 21/10/2021 - 23:10h
LMECC

Pai de vereador tem quadro de saúde bem delicado

É muito preocupante o quadro de saúde de Arnor Duarte de Morais, pai do vereador mossoroense Didi de Arnor (Republicanos).

Ele está internado em uma unidade hospitalar da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).

Natural do Apodi, prestes a completar 59 anos (11 de novembro), Arnor é empreendedor do ramo de reciclagem.

Teve também atuação como líder comunitário no bairro Ouro Negro, integrou a Polícia Militar do RN e foi atleta do Baraúnas e Potiguar nos anos 90.

Estamos na torcida por sua saúde, mesmo diante da gravidade do caso.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Banner Art&C - Assembleia Legislativa - Setembro 2021 -
quinta-feira - 21/10/2021 - 22:36h
Aplausos

Temos promotor público em Mossoró

Pessoa: sem holofotes e com ações práticas (Foto: arquivo)

Pessoa: sem holofotes e com ações práticas (Foto: arquivo)

O promotor de Justiça Rodrigo Pessoa de Morais, da 1ª Promotoria de Mossoró, que também é ouvidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), tem feito um trabalho silencioso e de enorme valia à saúde pública.

Avesso a holofotes e refratário à manufatura caudalosa de recomendações ‘impositivas’, ele tem optado por juntar peças do quebra-cabeça institucional, com foco na necessidade do cidadão. Investe no diálogo, para que entes e agentes públicos possam dar solução a problemas delicados.

Ano passado, sua participação na costura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) subscrito pelo MPRN, Governo do Estado e Município de Mossoró, resultou na conversão em tempo ágil do Hospital São Luiz como hospital de campanha contra a Covid-19. Prefeitura e Estado até então batiam cabeça, num jogo de empurra-empurra.

Aplausos, por favor.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
quinta-feira - 21/10/2021 - 21:52h
RN

Rogério Marinho anuncia investimentos de cerca de R$ 280 milhões

O O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), anuncia, nesta sexta-feira (22), investimentos de cerca de R$ 280 milhões, que deverão ser aplicados em empreendimentos nos próximos anos, para garantir segurança hídrica, saneamento e desenvolvimento regional e social do Rio Grande do Norte.

Marinho: programação até o sábado (Foto: arquivo)

Marinho: programação até o sábado (Foto: arquivo)

A programação tem à frente o ministro do MDR, ex-deputado federal Rogério Marinho (sem partido).

Veja abaixo:

22 de outubro (sexta-feira)

Visita às obras da Barragem Passagem das Traíras
Horário: 8h
Local: Barragem Passagem das Traíras
Endereço: Sítio Passagem das Traíras
Cidade: Jardim do Seridó (RN)

Visita a empresa integrante do Projeto Pró-Sertão
Horário: 10h
Local: Nobre Confecções
Endereço: Rua Francisca Azevedo, s/n – Petrópolis
Cidade: Jardim do Seridó (RN)

Lançamento da Rota da Moda e visita à exposição de produtos das Rotas de Integração Nacional
Horário: 11h
Endereço: Rua Manoel Elpídio, 258 – Penedo
Cidade: Caicó (RN)

Liberação de recursos para a Barragem de Oiticica
Horário: 14h30
Local: Barragem Oiticica
Endereço: Povoado Oiticica – Zona Rural
Cidade: Jucurutu (RN)

Lançamento do edital para o projeto básico da Adutora do Agreste Potiguar a anúncio da instalação de 60 cisternas
Horário: 17h
Local: Prefeitura Municipal de São Tomé
Endereço: Praça Antônio Pereira da Silva (ao lado do Estádio Rainel Pereira)
Cidade: São Tomé (RN)

23 de outubro (sábado)

Assinatura da autorização de reforço da Subestação João Pessoa II
Horário: 11h
Local: Sede da Fiern
Endereço: Avenida Senador Salgado Filho – Lagoa Nova
Cidade: Natal (RN)

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública
  • Banner - Executiva - Detran/RN - 01 a 31 de Agosto de 2021
quinta-feira - 21/10/2021 - 20:52h
Sexta, 22

TRT inaugura novas instalações do Fórum Trabalhista de Mossoró

Inauguração terá presença da desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro (Foto: TRT21)

Inauguração terá presença da desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro (Foto: TRT21)

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) inaugura as novas instalações do Fórum Trabalhista de Mossoró. O evento acontece na próxima sexta-feira (22), a partir das 9h, e contará com a presença da desembargadora presidente, Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro.

A obra realizada no Fórum Desembargador Silvério Soares (FDSS) inclui a reforma do espaço de espera e a construção da unidade de cadastramento e acesso de pessoas às Varas do Trabalho e setores administrativos.

Também foram instalados painéis de fechamento no sistema ‘pele de vidro’, em toda área do limite perimetral.

Após a solenidade de inauguração, haverá a leitura das atas de correição realizada nas 2ª e 4ª varas do Trabalho de Mossoró.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 21/10/2021 - 20:22h
Eleições 2022

PSDB encomenda pesquisa para consumo interno

Pesquisa, pesquisa de campo, pesquisador, pesquisa política, pesquisa eleitoralDo Blog Saulo Vale

O PSDB vai colocar pesquisa eleitoral, qualitativa e quantitativa, nas ruas de Mossoró, através do Instituto Ts2.

Avaliação dos governos municipal, estadual e federal.

Nomes à Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado, Governo do RN e Presidência da República.

A pesquisa é para consumo interno.

A legenda quer priorizar as disputas proporcionais, mas também não quer dar ponto sem nó nas majoritárias.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
quinta-feira - 21/10/2021 - 19:50h
OAB/RN

Elisângela Fernandes e Marilda Almeida registram chapa

Marilda e Elisângela: chapa progressista (Foto: Aldair Dantas)

Marilda e Elisângela: chapa progressista (Foto: Aldair Dantas)

Elisângela Fernandes, candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), e Marilda Almeida, vice, registraram a chapa “Por uma Ordem Progressista” nesta quarta-feira (20). Entre os principais pontos defendidos pelas pré-candidatas estão o fortalecimento da instituição, defesa das prerrogativas da advocacia, priorização da qualidade de vida do advogado e da advogada, mudança de paradigma no tratamento e atenção dispensados à advocacia iniciante, remuneração digna para a categoria, e posição da OAB perante a sociedade.

A íntegra da carta programática pode ser acessada na página @porumaordemprogressista no Instagram.

Acompanhada por apoiadores, a advogada Elisângela Fernandes destacou a importância da participação da advocacia neste novo momento que inicia visando ao debate que verdadeiramente interessa à categoria, baseado em propostas reais e factíveis construídas coletivamente.

“Convidamos toda a advocacia a participar desse debate de construção de uma OAB mais fortalecida, mais justa, mais igualitária porque acreditamos fortemente que essa transformação só será possível de ser feita coletivamente”, afirmou a pré-candidata à presidência da OAB-RN.

Perfil

Elisângela Fernandes

Inscrita na Ordem desde 2002, Elisângela Fernandes acumula a experiência profissional de quase duas décadas na advocacia e paralelamente uma ativa participação, nos últimos 10 anos, nas comissões temáticas e Conselho Estadual. O que a faz, de um lado, defender com conhecimento de causa a importância da valorização da advocacia, e, de outro, compreender o papel fundamental da instituição nesse processo.

Marilda Almeida

Marilda Almeida, inscrita na OAB/RN em agosto de 2003, nasceu em São Paulo, formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Braz Cubas em 1983. Milita na advocacia criminal, integrou a Comissão da Infância, Juventude e Idoso da OAB/RN de 2010 a 2012 e atuou na Assistência Jurídica da Seccional de 2003 até 2018.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 21/10/2021 - 12:22h
Blog do BG/Consult

Fátima Bezerra e Garibaldi Filho lideram pesquisa ao Governo e Senado

Garibaldi e Fátima têm posições de dianteiras em suas respectivas faixas de disputa (Foto: Canindé Soares/Arquivo)

Garibaldi e Fátima têm posições de dianteiras em suas respectivas faixas de disputa (Foto: Canindé Soares/Arquivo)

Mais uma pesquisa na praça. Agora, do Blog do BG com trabalho realizado pelo Instituto Consult de Natal, divulgado nessa quarta-feira (20).

Veja o resultado da Estimulada para Governo do RN e  Senado. A governadora Fátima Bezerra (PT) aparece em primeiro lugar à reeleição em 2022 e o ex-senador Garibaldi Filho (MDB) ocupa a primeira colocação ao Senado, quando apenas uma vaga estará em disputa:

Governo

Fátima Bezerra (PT) – 30.65%
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 21.24%
Álvaro Dias – (PSDB) – 11%
Styvenson Valentim (Podemos) – 8.71%
Benes Leocádio (Patriotas) – 3.35%
Nenhum 14.41%
Não sabe 10.65%

Rejeição

Fátima Bezerra (PT) – 33%
Styvenson Valentim (Podemos) – 12,3%
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 5,5%
Álvaro Dias – (PSDB) – 4,4%
Benes Leocádio (Patriotas) – 4,3%
Nenhum 9%
Todos – 13,3%
Não sabe – 29,7%

Senado

Garibaldi Filho (MDB) – 20,59%
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 14,24%
Fábio Faria (PSD) – 8,94%
Rogério Marinho (sem partido) – 8,29%
Rafael Motta (PSB) – 5,24%
Jean-Paul Prates (PT) – 3,47%
Nenhum – 21,24%
Não Sabe – 18%

Rejeição

Jean-Paul Prates (PT) – 11,4%
Fábio Faria (PSD) – 10,8%
Rogério Marinho (sem partido) – 9,8%
Garibaldi Filho (MDB) – 6,3%
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 3,3%
Rafael Motta (PSB) – 2,5%
Nenhum – 11,3%
Todos – 20%
Não Sabe – 34,4%

O Consult entrevistou 1700 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 5 e 8 de outubro.

Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Banner - Art&C - PMM - Luminárias e Cidade Verde - 08-10-21
quinta-feira - 21/10/2021 - 11:50h
TJRN

Prefeito sofre novo afastamento; vice assume governo

Sael foi reeleito em 2020 (Foto: Jaílton Rodrigues)

Sael foi reeleito em 2020 (Foto: Jaílton Rodrigues)

O prefeito reeleito de Porto do Mangue (região da Costa Branca, 234,5 km de Natal), Hipoliton Sael Holanda Melo (MDB), o “Sael Melo”, foi afastado pela segunda por força judicial. A decisão foi tomada nessa quarta-feira (20) pelo desembargador Cornélio Alves.

Além dele, também foi afastado o gerente Contábil do Município, Elizeu Dantas de Melo Neto.

Em 18 de junho, Sael Melo já tinha perdido o cargo provisoriamente, no rastro da denominada “Operação Terceiro Mandamento” (veja AQUI e AQUI), desencadeado pelo Ministério Público do RN (MPRN). Porém, dia 18 de setembro, obteve liminar e ficou aboletado no cargo até aqui.

A exemplo da vez anterior, será substituído pelo vice-prefeito Francisco Antônio Faustino(PROS).

A Operação Terceiro Mandamento identificou existência de fraudes em contratos na Prefeitura de Porto do Mangue.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
quinta-feira - 21/10/2021 - 11:02h
TRE/RN

TJRN define listas tríplices para titular e suplente da categoria jurista

O Pleno do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) definiu, na sessão desta quarta-feira (20), a formação da lista tríplice para juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) da classe jurista, além da relação de três postulantes ao cargo de suplente.

Para membro titular da vaga ficaram em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, os advogados Fernando de Araújo Jales Costa, Felipe Maciel Pinheiro Barros e Renier Pereira da Rocha Nunes.

A eleição da lista para membro suplente, classe jurista, ficou assim definida:  1º) Daniel Cabral Mariz Maia;  2°) Marcelo Galvão de Castro e 3°) Romy Cristine Nunes Sarmento da Costa.

A definição sobre os primeiros lugares para titular e suplente ficará a cargo da Presidência da República.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Banner - Quixote - Câmara de Mossoró - Transparência - 2021 - Setembro
quinta-feira - 21/10/2021 - 10:20h
Evento

Prêmio Band contempla gestões com avanços; Mossoró é destaque

Prêmio Band Cidades Excelentes 2021 - 21 de Outubro de 2021É ás 18h dessa quinta-feira (21), a solenidade de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes 2021. A iniciativa é da Rede Bandeirantes de Rádio e TV (Band RN), em parceria com Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN), Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e Áquila Consultoria em Gestão. Será no auditório da Casa da Indústria da Fiern.

O prêmio decorre de levantamento de desempenho nos eixos de eficiência fiscal, desenvolvimento, saúde, infraestrutura e educação, a partir dos dados extraídos do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) – veja AQUI, da Áquila, plataforma que congrega 41 indicadores.

Com a recente divulgação do levantamento sobre administração dos 5.570 municípios brasileiros, Mossoró obteve destaque no bloco das cidades com mais de 100 mil habitantes no RN, sendo neste grupo: Geral (1°), Saúde (1°), Educação (1°), Infraestrutura (1°) e Desenvolvimento (3°).

Alegria

No RN, além de Mossoró, aparecem Macau, São Gonçalo do Amarante, Cruzeta, Messias Targino, Viçosa, Currais Novos, São José do Seridó, Macaíba, São Bento do Norte, Rui Barbosa, Parnamirim, Ouro Branco, Parelhas, Pau dos Ferros, Caicó, Natal, Janduís, Nova Cruz, Touros, Santa Cruz, Serra do Mel e Alto do Rodrigues.

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), de Mossoró, deverá participar da solenidade. Ao grupo Band Natal declarou receber com alegria e humildade, “sabendo que muito ainda deve ser feito, na administração municipal. Cada nova avaliação positiva aumenta nosso dever de aprimorar processos e oferecer melhores serviços ao povo de Mossoró”.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 21/10/2021 - 09:02h
Magna/Sebastião

Chapa “Identidade OAB” faz registro para disputa de Seccional do RN

Sebastião e Magna fazem parte de ala oposicionista estadual (Foto: divulgação)

Sebastião e Magna fazem parte de ala oposicionista estadual (Foto: divulgação)

“Identidade OAB”. Esse é o nome da chapa encabeçada pela candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- RN), Magna Letícia. Ganhou o número 20 como registro, ao ser habilitada nessa quarta-feira (20), na sede da Ordem em Natal.

Candidata de oposição à Seccional potiguar da OAB, Magna Letícia tem ao seu lado o candidato a vice-presidente Sebastião Jales, Marcelo Maranhão como Secretário Geral, Hagaemerson Magno como Secretário Geral Adjunto, Rossana Fonseca para presidente da Caixa de Assistência de Advogados do Estado (CAARN), Paulo Coutinho como Conselheiro Federal Titular e Marisa Almeida como Conselheira Federal Suplente.

Todos os membros da chapa e as propostas do grupo serão apresentados à advocacia em evento especial nesta quinta-feira (21), às 19 horas, no Imirá Plaza, em Natal.

As eleições vão acontecer dia 19 de novembro próximo.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público
  • Banner - Executiva - Detran/RN - 01 a 31 de Agosto de 2021
quinta-feira - 21/10/2021 - 08:38h
Política

Dois vereadores formam bancada que nem é oposição nem é governo

Os vereadores Zé Peixeiro (Progressistas) e Didi de Arnor (Republicanos) instituíram a bancada da minoria na Câmara Municipal de Mossoró, segundo eles, em alternativa às bancadas de governo e de oposição.

Zé Peixeiro e Didi de Anor não se adaptaram ao novo governismo (Foto: Edilberto Barros)

Zé Peixeiro e Didi de Anor não se adaptaram ao novo governismo (Foto: Edilberto Barros)

Eles requereram a criação do novo bloco à Mesa Diretora, na sessão ordinária desta quarta-feira (20). O pedido foi admitido pela Presidência da Casa, com base no artigo 48 da Lei Orgânica.

Assim, o vereador Zé Peixeiro passa a ser líder da minoria no Legislativo. Ao evocar essa condição, terá direito diferenciado à palavra nas sessões, equivalente às lideranças do governo e da oposição.

Em caso de ausência, será substituído pelo vice-líder, Didi de Arnor. “O bloco da minoria terá orientação de independência”, assegura Zé Peixeiro. Ele e Didi são dissidentes da bancada governista atual. Foram reeleitos no arco de alianças do rosalbismo em 2020, formado em apoio à então prefeita não reeleita Rosalba Ciarlini (PP).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
quinta-feira - 21/10/2021 - 07:30h
Serra de João do Vale

Ministério garante recursos para início de obras em estrada

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) aloca recursos da ordem de R$ 9 milhões para obras da estrada à Serra do João do Vale, no Rio Grande do Norte. Os recursos são estabelecidos através do aviso de Licitação (RDC Eletrônico Nº 28/2021 – UASG 195006), publicada na edição desta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU).

Serra de João do Vale tem enorme potencial para ecoturismo, turismo de aventura e investimento imobiliário (Foto: arquivo)

Serra de João do Vale tem enorme potencial para ecoturismo, turismo de aventura e investimento imobiliário (Foto: Léo Melo )

Segundo documento, a licitação está prevista para 27 de dezembro na modalidade concorrência pública. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), empresa pública vinculada ao MDR, ficará responsável pela execução dos serviços junto à empresa ganhadora.

A expectativa é que as obras comecem ainda no primeiro semestre de 2022, a partir do cumprimento de toda um trajeto burocrático.

Serra tem c3rca de 750 metros de altitude (Foto: autoria não identificada)

Serra tem c3rca de 750 metros de altitude (Foto: Léo Melo)

O pavimento asfáltico é uma reinvindicação antiga de moradores e empreendedores que enxergam no turismo um potencial de crescimento para a localidade.

Reportagens e determinação

O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) participou das tratativas para a viabilidade do projeto e comentou a decisão:

– “Graças ao ministro Rogério Marinho, ao presidente Bolsonaro e à nossa determinação, acredito que vamos finalmente alcançar esse benefício para a região e RN”.

O Canal BCS (Blog Carlos Santos) postou série de matérias sobre história e potencial turístico da Serra de João do Vale, fomentando exumação de luta por esse empreendimento e outros investimentos. Veja série abaixo, assinada pelo jornalista Tárcio Araújo:

Série Especial

Leia também: Serra de João do Vale, um destino a ser descoberto no RN;

Leia também: Serra de João do Vale tem marcas de disputas coloniais;

Leia também: História de beatos e messianismo lembra Canudos;

Leia também: Articulações tentam viabilizar estrada.

Com potencial para o desenvolvimento do turismo local, a Serra de João do Vale padece pela falta de infraestrutura de estrada.  Localizada entre os municípios de Jucurutu-RN, Triunfo Potiguar-RN e Belém do Brejo do Cruz-PB, a 275 km de Natal e 130Km de Mossoró, estando a 750m acima do nível do mar, o lugar desponta como próximo destino serrano do Rio Grande do Norte. Falta pelo menos essa estrada.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.