sexta-feira - 26/11/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave importante para a autoconfiança é a preparação.”

Arthur Ashe

Categoria(s): Pensando bem...
sexta-feira - 26/11/2021 - 16:12h
Nome a estadual

Vice-prefeito de Mossoró deixa PSD para ‘se aproximar’ de Fátima

Fernandinho (camisa azul) está em seu primeiro mandato eletivo

Fernandinho (camisa azul) está em seu primeiro mandato eletivo

Do Blog Ismael Sousa

O vice-prefeito de Mossoró, Fernandinho das Padarias, deixou o PSD para se filiar ao Republicanos. Ele também anunciou aproximação politica com a governador Fátima Bezerra (PT).

A mudança de partido visa abrir caminho para uma candidatura a deputado estadual. Apesar da aliança com o PT, Fernandinho nega rompimento com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Nota do Canal BCS – No PSD, Fernandinho já tinha legenda à nominata a deputado estadual, sem qualquer veto dos dirigentes estaduais.

No Republicanos, em aliança com o PT, terá o apoio da governadora Fátima para concorrer no mesmo espaço geopolítico (Mossoró) da deputada estadual Isolda Dantas (PT), uma das prioridades dela?

Por enquanto, e até aqui, o Republicanos no RN tem o deputado federal Benes Leocádio como pré-candidato a governador pelo bolsonarismo, aliado do ministro Rogério Marinho (sem partido), do Ministério da Integração Regional (MIR).

Nas eleições municipais, o Republicanos foi um dos 11 partidos que apoiaram o projeto derrotado, de reeleição, da então prefeita Rosalba Ciarlini (PP)

Estranho, confuso.

Mas…

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Banner - Dois.a - Governo do RN - 01 a 30 de Novembro 2021 -
sexta-feira - 26/11/2021 - 15:00h
RN

Produção de petróleo em campos maduros sobe 300%

O estado já é o maior produtor de petróleo em terra no Brasil, informa governo federal

Em dois anos, a produção de petróleo por pequenos operadores no Rio Grande do Norte aumentou 300%. Saltou de 4 mil barris de petróleo equivalente/dia (bpe/d), em 2019, para 16 mil bpe/d, em 2020. O balanço foi apresentado pelo secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Rafael Bastos, no VI Fórum Onshore Potiguar, realizado nesta quinta-feira (25) no Garbos Recepções e Eventos, em Mossoró/RN.

Secretário Rafael Bastos participa de fórum, de Brasília, por videoconferência (Foto: Edilberto Barros)

Secretário Rafael Bastos participa de fórum, de Brasília, por videoconferência
(Foto: Edilberto Barros)

Os chamados produtores independentes, que hoje operam campos maduros comprados da Petrobras, já respondem por 43,2% da produção do Estado, que produz hoje 37 mil bpe/d em 70 campos produtores, a grande maioria em terra (onshore). Esse desempenho faz do Rio Grande do Norte, segundo Bastos, o maior produtor de petróleo em terra no Brasil, e o quarto em produção nacional, se somados petróleo e gás.

“Também é digno de destaque que, dos 52 pedidos à ANP de redução de royalties para até 5% por empresas de pequeno porte, 39 pedidos provêm do Rio Grande do Norte”, destaca o secretário. Essa medida, segundo ele, representa investimentos adicionais, com aumento da vida útil pelo fator de recuperação dos campos produtores, manutenção da indústria de bens e serviços e empregos locais.

Royalties e participação

Dados da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), também apresentados no VI Fórum Onshore Potiguar, confirmam esse cenário positivo. A organização já congrega seis das 11 empresas operadoras em produção no Rio Grande do Norte.

Somente dos associados da ABPIP, houve recolhimento de royalties de cerca de R$ 181 milhões em 2021, até setembro passado.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Economia
sexta-feira - 26/11/2021 - 14:32h
Conquista

Assembleia Legislativa do RN é bicampeã em prêmio de gestão

O trabalho de modernização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte volta a se destacar no país. Concorrendo ao prêmio Unale Assembleia Cidadã 2021, o sistema e-Legis conquistou o bicampeonato da categoria Gestão durante a 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que vem sendo realizada ao longo da semana em Campo Grande (MS). A Casa já tinha sido premiada na mesma categoria em 2019.

Unale Assembleia Cidadã 2021 foi entregue ao legislativo potiguar (Foto: João Gilberto)

Unale Assembleia Cidadã 2021 foi entregue ao legislativo potiguar (Foto: João Gilberto)

O prêmio foi divulgado nesta sexta-feira (26) durante encerramento da 24ª Conferência da Unale. Cada projeto vencedor receberá a quantia de R$ 20 mil para serem investidos em projetos futuros, além do selo da Assembleia Cidadã e o troféu transitório – que será entregue em solenidade na Assembleia Legislativa do RN e que fica em exposição na Casa pelo prazo de um ano.

O sistema e-Legis é uma ferramenta desenvolvida pela Casa para gerenciar o ciclo do processo legislativo, tornando-o totalmente eletrônico, desde a concepção das proposições nos gabinetes parlamentares até a sua votação em Plenário.

O e-Legis começou a ser desenvolvido em 2018 com sua primeira versão implantada em agosto de 2019. Com a pandemia do Covid-19, em 2020, e a adoção das medidas de distanciamento social, a necessidade de criar alternativas para dar continuidade às atividades legislativas impulsionou o desenvolvimento do Módulo de Plenário do e-Legis, integrado com o painel eletrônico, e do Sistema de Deliberação Remota (SDR).

Êxito

A experiência positiva foi notada por outras instituições, que demonstraram interesse via termo de cooperação técnica e cessão de direitos de uso.

“O êxito na premiação demonstra para todo o Brasil o direcionamento correto e o trabalho eficiente de todos os setores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte”, disse o deputado Gustavo Carvalho (PSDB).

O mérito foi compartilhado também pela diretora administrativa da Assembleia do RN, Dulcinea Brandão. “Essa premiação reflete o reconhecimento das outras casas legislativas do País e da Unale, principalmente, quanto a excelência na gestão do presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) frente ao Parlamento potiguar”, afirmou.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Política
sexta-feira - 26/11/2021 - 13:28h
Bye

Ex-prefeita se prepara para viagem à Europa

tipos-de-malasA ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) afivela as malas para viagem demorada à Europa.

Agora em dezembro, bye.

Residindo entre Mossoró e Tibau, a ex-prefeita viajará na companhia do marido e ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado.

Ano novo e mais umas semanas serão por lá, em especial na Alemanha.

Boa viagem, gente!

Cuide-se.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
sexta-feira - 26/11/2021 - 10:48h
Na televisão

“A Luz” de Santa Luzia num bate-papo com padre Flávio Augusto

Recebi convite e, de pronto aceitei, para participar do programa “A Luz”, que é apresentado pelo pároco da Catedral de Santa Luzia e coordenador da Festa de Santa Luzia 2021 em Mossoró, padre Flávio Augusto Forte Melo.Carlos Santos - banner de chamada do programa A Luz, dia 29 de novembro de 2021, com Padre Flávio Augusto Melo Forte, dentro da Festa de Santa Luzia 2021 - CorretoSerá às 17h de segunda-feira (29), através do Canal 10 da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom) e de suas plataformas virtuais, com reprise no domingo (5 de dezembro), às 12h30.

No programa, a gente vai conversar com padre Flávio sobre a programação religiosa e social, a retomada de atividades presenciais, religiosidade, fé, o poder catalizador da padroeira e outros assuntos correlatos.

Até lá, então.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais
  • Banner - Dois.a - Governo do RN - 01 a 30 de Novembro 2021 -
sexta-feira - 26/11/2021 - 10:02h
Economia

Sindilojas de Mossoró divulga horários comerciais do ciclo natalino

Horários do Ciclo Natalino em Mossoró, Sindilojas, 2021O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDILOJAS) divulga os horários de funcionamento do segmento comercial mossoroense no período natalino.

Inclusive no dia 13 de dezembro, data da padroeira católica local, Santa Luzia, é facultado ao lojista a abertura de 8 às 15 horas, conforme amparo da cláusula nº 43 da Convenção Coletiva do Trabalho 2021/2022.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Economia / Gerais
sexta-feira - 26/11/2021 - 09:26h
Em Natal

Morre Ângelo Fernandes, o grande diretor da Difusora Mossoró

Ângelo Fernandes era natural de Santana do Matos no RN e foi quem transformou a Difusora numa marca forte (Foto: Jota Régis/arquivo)

Ângelo era natural de Santana do Matos e transformou a Difusora numa marca forte (Foto: Jota Régis/arquivo)

Faleceu por volta das 3 horas dessa sexta-feira (26), no Hospital Rio Grande, em Natal, Ângelo Augusto Fernandes, 78. Será sepultado às 18h no Cemitério Morada da Paz – Emaús (Parnamirim).

Originário de Santana do Matos, desde o início do mês que Ângelo, ex-diretor da Rádio Difusora de Mossoró por longos anos e sócio-proprietário da Rádio Cabugi do Seridó (Jardim do Seridó), lutava contra a Covid-19.

Hipertenso e diabético, ele chegou a receber as duas doses de vacina estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunicação (PNI) do Governo Federal.

Nota do Canal BCS – Que Ângelo descanse em paz. Minha solidariedade à sua família e amigos/colaboradores mais próximos.

De minha parte, a gratidão pela convivência no trabalho em alguns momentos que atuamos na Rádio Difusora de Mossoró, emissora que ele transformou numa marca forte. Coleciono situações de muito aprendizado e histórias hilariantes com ele (algumas depois relatarei aqui).

Ao telefone, cessam suas ligações em incontáveis vezes, sempre com o preâmbulo absolutamente pessoal e afetuoso com que me abordava: “Meu Guru”.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Comunicação / Gerais
quinta-feira - 25/11/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.”

José Saramago

Categoria(s): Pensando bem...
quinta-feira - 25/11/2021 - 21:40h
Transporte de cabotagem

Senado aprova projeto que beneficia o setor salineiro

Torres: projeto necessário Foto: cedida)

Torres: projeto necessário (Foto: cedida)

O Senado federal aprovou o PL 4199/2020 – Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem – BR do Mar, na noite desta quinta-feira (25).  O projeto amplia a navegação por linhas de cabotagem (entre portos brasileiros) de modo a substituir gradativamente as rotas rodoviárias do transporte de cargas, para reduzir os custos das empresas.

Agora, o texto seguirá para votação na Câmara dos Deputados.  

A medida vinha sendo defendida por diversos segmentos da indústria brasileira e no Rio Grande do Norte, em especial pelo setor salineiro, por meio do Sindicato das Indústrias de Extração do Sal do RN (SIESAL/RN) com o apoio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).    

O presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância do projeto BR do Mar para a economia, sobretudo neste momento de retomada. E ressaltou a atuação dos diversos atores da indústria local e nacional para aprovação do projeto junto ao Senado.   

Frete

“O Setor salineiro do RN e todos os setores da economia nacional, que dependem ou que pretendem depender do transporte de cabotagem, estarão beneficiados e, portanto, de parabéns”, destacou Airton Torres, presidente da Siesal.

O setor ganha, ainda, com a prorrogação do benefício da não incidência do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) para cargas cuja origem ou destino seja portos localizados nas regiões Norte  ou Nordeste.  

O AFRMM, na navegação de cabotagem, custa 10% do valor do frete aquaviário, na navegação de longo curso esse valor é de 25% e na navegação interior fluvial e lacustre atinge 40% do valor do frete aquaviário. 

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Economia / Política
  • Banner Art&C - Assembleia Legislativa - 31 de Setembro 2021 -
quinta-feira - 25/11/2021 - 21:12h
Câmara Municipal

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade Ambiental é criada

Sena: Frente é aberta à sociedade (Foto: assessoria)

Sena: Frente é aberta à sociedade (Foto: assessoria)

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na tarde desta quinta-feira (25), a criação da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade Ambiental e Gestão dos Resíduos Sólidos, projeto de lei proposto pelo vereador Herberth Sena (PL). O objetivo desta Frente é contribuir para implementação de políticas públicas que possibilitem, no âmbito do município de Natal, uma gestão pública integrada, eficiente e ambientalmente sustentável.

A Frente terá caráter suprapartidário, ou seja, sua participação é facultada a todos os vereadores da Câmara de Natal.

Além dos parlamentares, também será permitida a participação, na condição de membros colaboradores, de profissionais envolvidos com o tema, representantes da sociedade civil organizada, cidadãos interessados, bem como organismos públicos interessados e/ou envolvidos com os temas abordados pela Frente.

“A propositura desta Frente obedece aos interesses sociais da nossa capital, especialmente porque esse tema é de grande relevância para a sociedade. É indispensável garantir a todos o acesso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e uma sadia qualidade de vida, conforme dispõe a Constituição Federal”, justifica Herberth Sena.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
quinta-feira - 25/11/2021 - 20:36h
CPI da Covid

Testemunha recebeu R$ 2,5 milhões para desenvolver respirador

A CPI da Covid da Assembleia Legislativa se aproxima do término de seus trabalhos e, nesta quinta-feira (25), ouviu mais três pessoas, sendo um investigado e duas testemunhas sobre contratos investigados pela comissão. Entre os ouvidos estava o engenheiro Antônio Carlos Alvares Fasano, que falou como testemunha sobre o contrato do Consórcio Nordeste.

Kelps aponta que valor final ficaria muito superfaturado (Foto: Eduardo Maia)

Kelps aponta que valor final ficaria muito superfaturado (Foto: Eduardo Maia)

No depoimento, o engenheiro e empresário confirmou que havia sido contratado para desenvolver um respirador pulmonar para a Biogeoenergy, que venderia os equipamentos à Hempcare para atender demanda do Consórcio Nordeste.

Segundo o depoimento de Fasano, que não é investigado pela CPI e não tem quaisquer acusações contra ele, a empresa Biogeoenergy buscou seus serviços para o desenvolvimento de um respirador pulmonar de baixo custo e que pudesse ser utilizado para o tratamento da covid-19. O serviço consistia em desenvolver e fornecer a tecnologia para viabilizar o novo ventilador, cedendo ainda cinco protótipos e treinando equipe de engenheiros que daria continuidade à produção dos equipamentos na sede da empresa, em Araraquara (SP). Inicialmente, ele recebeu R$ 500 mil, mas o primeiro protótipo precisou ser aperfeiçoado.

De acordo com o que disse à CPI, a mudança no protótipo precisou ocorrer para que o equipamento atendesse às especificações que viabilizaria a utilização dos respiradores para outros casos que não fossem a covid-19.

Custos 10 vezes maiores

O valor inicial era de R$ 8 mil e, com as mudanças implementadas após estudos e trabalho de sua empresa, o custo ficaria em R$ 15 mil. Pelo serviço e para a compra de novas peças, Fasano disse ter recebido outro adiantamento no valor de R$ 2 milhões da Biogeoenergy.

Segundo o presidente da CPI, deputado Kelps Lima (Solidariedade), os custos dos aparelhos ao Consórcio Nordeste seriam 10 vezes maiores do que os gastos com a produção. A testemunha confirmou que representantes da Hempcare, empresa que firmou contrato com o Consórcio Nordeste para a aquisição de 300 respiradores oriundos da China, acompanharam parte do desenvolvimento do protótipo.

A fabricação, porém, sequer chegou a ser iniciada porque houve a “Operação Ragnarok”, apreendendo os equipamentos na fábrica da Biogeoenergy e apurando possível fraude envolvendo a Hempcare.

“Os respiradores não existiam. Sendo desenvolvido, eles custariam ao povo do Nordeste dez vezes mais do que o seu custo”, resumiu Kelps Lima.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Banner - Quixote - Câmara de Mossoró - Transparência - 2021 - Setembro
quinta-feira - 25/11/2021 - 20:10h
Eleições 2022

Allyson posa com seu ‘estadual’, mas guarda anúncio para dezembro

Jadson deverá ter o nome anunciado pelo prefeito em poucos dias (Foto: Super TV/Reprodução)

Jadson deverá ter o nome anunciado pelo prefeito em poucos dias (Foto: Super TV/Reprodução)

Do Blog Saulo Vale

O prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade) chegou ao VI Fórum Onshore Potiguar ao lado do ex-vereador Soldado Jadson (Solidariedade), nome do governismo local para disputar vaga à Assembleia Legislativa.

Os dois posaram para fotos durante o evento, que ocorre nesta quinta-feira (25), no Garbos Hotel.

Questionado se havia mesmo definição, Allyson respondeu que “estamos fazendo análise”, mas teceu elogios ao nome de Jadson.

“Estamos fazendo uma análise. Jadson é um nome importante do nosso partido. É um dos primeiros filiados do Solidariedade em Mossoró. Quando cheguei [no partido], ele já estava. Coordenou nossa campanha e a nominata mais vencedora de Mossoró. É um nome que está cotado e bem aceito”, disse.

“Queremos no início de dezembro ter essa definição de fato e apresentarmos a cidade de Mossoró um estadual que possa encaminhar pautas na Assembleia”, acrescentou.

Allyson voltou também a falar que seu nome à Câmara dos Deputados é o do presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade).

Confira a entrevista:

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
quinta-feira - 25/11/2021 - 14:52h
Super TV

Carlos Santos fala de sucessão presidencial à política do RN

Da Super TV

Criador e editor do Canal BCS (Blog Carlos Santos), o jornalista Carlos Santos foi o entrevistado dessa semana do programa PodFalar, da Super TV.

O programa foi ao ar nesta quarta-feira, 24 de Novembro, às 20h, pelo canal aberto 14.1, Brisanet 173 e pelas redes sociais. No comando, o jornalista Saulo Vale e o advogado Jaílton Magalhães.

O bate-papo descontraído abriu espaço para Carlos Santos falar sobre vida profissional, infância, educação, direito, imprensa e muita, muita política.

Ele avaliou a sucessão presidencial, possibilidade de retorno de forças tradicionais da política do RN na campanha 2022, formação de grupo e pré-candidaturas do prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade), o futuro do rosalbismo e rosadismo, corrida à Câmara Federal, avaliação dos atuais senadores e outras questões.

Acompanhe.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Comunicação / Comunicado do Blog / Política
  • Banner - Art&C - PMM - Luminárias e Arborização - 01 a 30 Novembro de 2021 -
quinta-feira - 25/11/2021 - 13:42h
Veja

Diocese apresenta programação da Festa de Santa Luzia 2021

Mossoró celebra a Festa de Santa Luzia 2021 no período de 03 a 13 de dezembro, com o tema “Igreja, Comunidade Casa da Palavra e da Missão”. A abertura será na primeira sexta-feira do mês, 03 de dezembro, a partir das 19h, no adro da Catedral, com missa, cerimonial de instalação e show com Padre Nunes.

O novenário, que acontecerá de 04 a 12, contará com a participação de sete bispos, incluindo o nosso Dom Mariano Manzana, de várias dioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com pregações que terão como centro a Palavra de Deus.

Catedral de Santa Luzia é símbolo da maior festa cristã do RN (Foto: Glauber Soares)

Catedral de Santa Luzia é símbolo da maior festa cristã do RN (Foto: Glauber Soares)

 

O vigário geral da Diocese de Santa Luzia e coordenador da festa, Padre Flávio Augusto Forte Melo, reforça que entre as atividades da festa estão definidas as duas procissões no encerramento, dia 13. A Procissão da Luz, à meia-noite, quando a imagem oficial de Santa Luzia será conduzida para a Matriz de São José, em alusão ao ano dedicado a São José, e a tradicional procissão,  às 17h, saindo da Capela de Mãe Rainha, no Ulrick Graff, Paróquia de São Manoel, em direção à Catedral, com o cerimonial de encerramento, bênção do Santíssimo, descerramento das bandeiras e o show de prêmios.

Programação

Festa de Santa Luzia 2021

Tema: “Igreja, comunidade, casa da PALAVRA e da Missão” 

PRÉ – FESTA 

PEREGRINAÇÃO

13.09 a 03.12 

TORNEIO ESPORTIVO DE SANTA LUZIA

05.11 a 05.12

Abertura: 19h

Local: Ginásio Carecão (CDSL)

Encerramento: 08h

Local: Catedral de Santa Luzia 

LOJINHA DE SANTA LUZIA

16.11 a 13.12

Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral)

14.11 a 02.12 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda a sexta)

                          08h às 12h (sábado)

03.12 a 13.12 – 08h às 21h30 

CONVIVÊNCIA FRATERNA

03.12 a 12.12 – 17h

Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 

DIA 03.12 – SEXTA-FEIRA – ABERTURA OFICIAL 

19h – Missa e Cerimonial Oficial de INSTALAÇÃO DA FESTA DE SANTA LUZIA 2021.

Celebrantes: Dom Mariano Manzana, Bispo Diocesano de Mossoró

                       Dom Limacêdo Antônio da Silva, Bispo auxiliar de Olinda e Recife – PE

21h – Show com Padre Nunes

Local: Catedral de Santa Luzia

DIA 04.12 – SÁBADO – 1° DIA DO NOVENÁRIO

TEMA: “E a palavra se fez carne e habitou entre nós” Jo, 1,14

NOITEIROS: Paróquia São João Batista, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Encontro de Casais com Cristo – ECC, Comunidade Veni Creator Spiritus, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Pessoa Idosa e Rotary Clube Mossoró.

06h – Missa na Catedral de Santa Luzia

07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia

09h – Noveninha de Santa Luzia – Capela São Pedro, Jucuri – Paróquia de São João Batista

11h – II LEILÃO DA LUZ

Local: Restaurante Buscapé Budd

11h30 –  Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Padre Diogo Deveson de Souza e Silva

16h – I CORRIDA KIDS

Local: Colégio Diocesano | Faculdade Católica do RN

17h30 – Palco Luz – Música religiosa

19h30 – Novena. Pregador: Dom Magnus Henrique Lopes – Bispo de Salgueiro – PE

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo 

DIA 05.12 – DOMINGO – 2° DIA DO NOVENÁRIO

TEMA: “O Espírito do Senhor me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” Lc 4, 18

NOITEIROS: Paróquia Menino Jesus, Movimento de Cursilhos de Cristandade – MCC, CEBI, Terço na Praça, Comissão Pastoral da Terra e Lar da Criança Pobre de Mossoró.

05h30 – XIV CORRIDA DA LUZ

Saída: Catedral de Santa Luzia

06h – Missa na Catedral de Santa Luzia

07h – XV CAVALGADA DA LUZ

Saída: Pesque e Pague dos Santos – Pintos

Chegada: Capela Nossa Senhora Aparecida – Rincão

09h – Noveninha de Santa Luzia – Matriz da Paróquia Sagrada Família

09h – Missa na Catedral de Santa Luzia

11h –  Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Professora Me. Zélia Cristina P. Nascimento

17h30 – Palco Luz – Música religiosa

19h30 – Novena. Pregador: Padre Antônio Carlos Dantas –  Pe. Carlinhos

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

DIA 06.12 – SEGUNDA-FEIRA – 3° DIA DO NOVENÁRIO

TEMA: “Em atenção à tua Palavra, lançaremos as redes” Lc 5,5

NOITEIROS: Paróquia São Paulo Apóstolo, Movimento dos Focolares, Terço da Sagrada Família, Comunidade São Pe. Pio, Comunidade Renascer, projeto Reviver, Nova Jerusalém Leiga e Família Esperança.

06h – Missa na Catedral de Santa Luzia

07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia

09h – SESSÃO SOLENE A SANTA LUZIA – CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ

11h30 –  Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Padre Francisco Valci de Queiroz Belarmino

17h30 – Palco Luz – Música religiosa

19h30 – Novena. Pregador: Padre Francisco Isaías da Costa

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo 

DIA 07.12 – TERÇA-FERIA – 4° DIA DO NOVENÁRIO

TEMA: “O semeador saiu a semear” Mc 4,3

NOITEIROS: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, CÁRITAS, Pastoral Social, Pastoral do Batismo, Terço dos Homens, Lions Clube Abolição, Lions Clube Mossoró e CEAPAC.

06h – Missa na Catedral de Santa Luzia

07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia

11h30 –  Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Padre Jeferson Naldo Carvalho da Silva

17h30 – Palco Luz – Música religiosa

19h30 – Novena. Pregador: Dom Bernardino Marchió (Dom Dino) – Bispo Emérito de Caruaru – PE

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo 

DIA 08.12 – QUARTA-FEIRA – 5° DIA DO NOVENÁRIO 

TEMA: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” Lc 1,38 

NOITEIROS: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Legião de Maria Mossoró, Colégio Sagrado Coração de Maria, Comunidade Obra Nova, Ordem Franciscana Secular – OFS, Colégio Diocesano Santa Luzia, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e Sociedade São Vicente de Paulo.

06h – Missa na Catedral de Santa Luzia

07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia

11h30 –  Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Padre Francisco Márcio Bezerra dos Santos – Nova Jerusalém

17h30 – Palco Luz – Música religiosa

18h – Procissão saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

          Procissão saindo da Igreja Matriz de São José

19h15 – ENCONTRO DAS IMAGENS DE NISSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E SÃO JOSÉ EM FRENTE A CATEDRAL DE SANTA LUZIA, ENCERRANDO O ANO DE SÃO JOSÉ

19h30 – Novena. Pregador: Padre Charles Lamartine de Sousa Freitas

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo 

DIA 09.12 – QUINTA-FEIRA – 6° DIA DO NOVENÁRIO 

TEMA: “Felizes de vocês os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence” Lc 6,20

NOITEIROS: Paróquia de São José, Renovação Carismática Católica – RCC, Liga Mossoroense de Estudo e Combate ao Câncer – LMECC, Rede Feminina de Combate ao Câncer Mossoró e Região –  RFCCMR, Associação Apoio ao Portador de Câncer Mossoró e Região –  AAPCMR, Movimento Apostólico Mãe Rainha de Schöenstatt, Projeto Esperança Pe. Guido Tonelotto e Pastoral dos Condomínios.  

06h – Missa na Catedral de Santa Luzia

07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia

11h30 –  Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Padre Francisco Gessenilton do Nascimento – Pe. Jessé

17h30 – Palco Luz – Música religiosa

19h30 – Novena. Pregador: Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo de Natal

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

DIA 10.12 – SEXTA-FEIRA – 7° DIA DO NOVENÁRIO 

TEMA: “Ouvir a Palavra é construir sua casa sobre a rocha” Mt 7,24

NOITEIROS: Paróquia de São Manoel, Comissão das Santas Missões Populares, Infância e Adolescência Missionária – IAM, Segue-me, Terço da Juventude, Comunidade Fides in Deum, Pastoral Familiar, Comunidade Católica Boa Nova e Setor Diocesano da Juventude.

06h – Missa na Catedral de Santa Luzia

07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia

09h – Noveninha de Santa Luzia – Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

11h30 –  Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Padre Valdércio Márcio da Silva Oliveira

17h30 – Palco Luz – Música religiosa

19h30 – Novena. Pregador: Dom Antônio Carlos Cruz Santos – Bispo de Caicó

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

DIA 11.12 – SÁBADO – 8° DIA DO NOVENÁRIO 

TEMA: “Não ardia o nosso coração quando ele nos explicava as Escrituras” Lc 24,32 

NOITEIROS: Paróquia Sagrada Família, Comunidade Obra Nova, Mãos Ensanguentadas de Jesus, Terço Nossa Senhora da Redenção, Comissão das Campanhas, Comunidade Shalom e Pastoral Catequética.

06h – Missa na Catedral de Santa Luzia

07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia

09h – Noveninha de Santa Luzia – Matriz da Paróquia São Francisco das Chagas, Maísa

11h30 –  Missa na Catedral de Santa Luzia

14h –  V CAMINHONEIROS DA LUZ

Saída: Aeroporto Dix – Sept Rosado

Chegada: Largo da Capela Divino Pai Eterno – Nova Mossoró

16h – Novena. Pregador: Padre Manoel Pereira Henrique de Araújo Neto – Pe. Netinho

17h30 – Palco Luz – Música religiosa

19h30 – Novena. Pregador: Dom Francisco de Sales Alencar Batista – Bispo de Cajazeiras – PB

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

DIA 12.12 – DOMINGO – 9° DIA DO NOVENÁRIO 

TEMA: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos” Mt 28,19 

NOITEIROS: Paróquia de São Francisco das Chagas – Maísa, Seminário Santa Teresinha, Apostolado da Oração, Associação Santa Teresinha, Equipes de Nossa Senhora e Equipes Jovens de Nossa Senhora, Comissão dos Diáconos Permanentes e Filhos Ausentes. 

06h – XII PEDALADA DA LUZ

Saída: Matriz de Nossa Senhora de Fátima – Abolição II

Chegada: Catedral de Santa Luzia

06h – Missa na Catedral de Santa Luzia

09h – Missa na Catedral de Santa Luzia

11h –  Missa na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Padre Francisco Crisanto B. de Araújo – Reitor Seminário Santa Terezinha

17h30 – Palco Luz – Música religiosa

19h – XIII MOTO ROMARIA

Saída: Motoeste Honda

Chegada: Catedral de Santa Luzia

19h30 – Novena. Pregador: Dom Mariano Manzana – Bispo Diocesano de Mossoró – RN

21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo

21h – Show no Adro da Catedral – Renno Poeta

00h – PROCISSÃO DA LUZ 

DIA 13/12 – SEGUNDA – FEIRA – DIA DE SANTA LUZIA

05h – Missa na Catedral de Santa Luzia

06h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia

08h – Missa na Catedral de Santa Luzia

08h – II REVOADA DA LUZ

Local: Aeroporto Dix – Sept Rosado Mossoró

10h – MISSA SOLENE na Catedral de Santa Luzia presidida pelo Bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana

14hMissa na Catedral de Santa Luzia

15h – Missa Capela Mãe Rainha, conjunto Ulrick-Graff

17h –  PROCISSÃO DE SANTA LUZIA

Saída:  Capela Mãe Rainha – Ulrick – Graff

Cerimonial de Encerramento

6ºGrande Sorteio de Santa Luzia

Local: Catedral de Santa Luzia

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 25/11/2021 - 10:40h
Saúde

Começa nessa quinta a 33ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RN

33ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RN - 25 e 26 de novembro de 2021A saúde da mulher em cenário de pandemia é um dos principais temas em discussão na Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (SOGORN).  O evento científico acontecerá nesta quarta (25) e quinta (26), em formato online. O evento abordará a atualização de estudos e tratamentos relativos às epidemias que atingem diretamente as mulheres.

A abertura da 33ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RN ocorre às 14h de hoje. Toda programação é virtual (veja AQUI).

O impacto da Covid-19 sobre a gravidez, mortalidade materna e seus desafios futuros, os novos estudos sobre o tratamento de miomas, possibilidades atuais de contracepção, prevenção da prematuridade e estratégias para redução da mortalidade materna por hemorragia no Brasil são alguns dos temas de destaque no evento.

Entre os nomes de referência nacional que participam da Jornada estão os de Agnaldo Lopes da Silva Filho – presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO);  Rossana Pulcineli – presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP); Luciano Pompei – professor da Faculdade de Medicina do ABC e Fernanda Spadotto Baptista – médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O evento é voltado para profissionais da área de saúde, especialmente médicos ginecologistas e obstetras. A participação também é aberta aos estudantes de Medicina, residentes, além dos demais profissionais da atenção primária, como do Programa Saúde da Família (PSF). Informações e inscrições no site do evento: //33jornada.sogorn.com.br/

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Saúde
quinta-feira - 25/11/2021 - 09:36h
Presidência

União Brasil recua de nome próprio para apostar em Sérgio Moro

Por Mariana Haubert (Poder 360)

A cúpula do União Brasil, fruto da fusão entre o DEM e o PSL, concluiu nesta 3ª feira (23.nov.2021) que a única 3ª via possível nas eleições presidenciais de 2022 é a do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sergio Moro. O partido pretendia lançar o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta ao Palácio do Planalto em 2022, mas ele deverá abrir mão da disputa.

Moro e Mandetta pode ser chapa a ser apresentada na campanha do próximo ano (Fotomontagem)

Moro e Mandetta pode ser chapa a ser apresentada na campanha do próximo ano (Fotomontagem)

Filiado ao DEM, o nome de Mandetta havia sido aventado tanto pelo seu atual partido quanto pela legenda futura como opção viável para a disputa eleitoral, mas a entrada de Moro no jogo inviabilizou sua possível candidatura.

O União Brasil, porém, ainda sonha em compor a chapa com Moro e pode indicar o ex-ministro para a vice. Integrantes da cúpula do novo partido nunca deixaram de conversar com o ex-juiz. No início, havia uma pequena esperança de que poderiam convencê-lo a integrar a legenda.

Quando Moro oficializou sua ida ao Podemos, porém, as conversas passaram a girar em torno da composição de chapa. Esses diálogos devem, inclusive, se intensificar a partir de agora.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
quinta-feira - 25/11/2021 - 08:50h
Luto

Morre em Mossoró o ator e bailarino Heverton Cândido

Herverton tinha apenas 34 anos Foto: redes sociais)

Herverton tinha apenas 34 anos Foto: redes sociais)

Notícia triste para começarmos o dia. Falecimento do ator e bailarino mossoroense Heverton Cândido, 34.

Foi encontrado sem vida em sua casa. Passava por dificuldades pessoais e foi alcançado pela depressão, comenta-se.

“Rapaz que se dava bem com todo mundo. Ele nos apoiava muito nas causas da inclusão, fazia trabalhos voluntários  às comunidades, no campo social”, retrata o ex-vereadora Petras Vinícius (União Brasil).

“Descanse, querido. Daqui, sua luz seguirá brilhando nos palcos e bastidores de nossos corações”, disse Isolda Dantas (PT), deputada estadual.

“Era uma pessoal sempre alegre, muito gentil. Estou passada”, admitiu Christianne Alves, do Blog da Chris.

O velório acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Maiores informações atualizaremos nessa mesma postagem.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Cultura / Gerais
  • Banner - Executiva - Detran/RN - 10 a 30 de Novembro de 2021
quarta-feira - 24/11/2021 - 23:56h

Pensando bem…

“Para encontrar nossos limites, precisamos forçá-los.”

Herbert Simon

 

Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 24/11/2021 - 19:20h
Hoje e quinta-feira

Governadora participa de dois eventos em Mossoró

Fátima Bezerra fica até quinta-feira em Mossoró (Reprodução Canal BCS)

Fátima Bezerra fica até quinta-feira em Mossoró (Reprodução Canal BCS)

A governadora Fátima Bezerra (PT) cumpre mais uma agenda em Mossoró, participando nesta quarta (24) da Abertura da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) 2021 e, na quinta-feira (25), do Fórum Onshore Potiguar de Petróleo e Gás.

A solenidade de abertura da 23ª edição da Expofruit começa às 19h30, na Estação das Artes. O evento segue até a sexta-feira (26), com o tema “Valorizando as Oportunidades na Fruticultura”.

No dia seguinte, a indústria onshore brasileira se reunirá no Garbos Recepções, a partir das 9h, para discutir avanços e oportunidades no mercado local.

Serviço:

Expofruit – Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada

Data: 24 de novembro (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Estação das Artes Eliseu Ventania (Av. Rio Branco – Centro)

Fórum Onshore Potiguar de Petróleo e Gás

Data: 25 de novembro (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Garbos Recepções (Avenida Lauro Monte, nº 1.301 Abolição I)

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Economia / Gerais
quarta-feira - 24/11/2021 - 19:04h
CMM

Plenário lê 172 emendas da Loa 2022; votações serão em dezembro

Na sessão desta quarta-feira (24), o plenário da Câmara Municipal de Mossoró leu as 172 emendas dos vereadores e vereadoras à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 (Projeto de Lei do Executivo 05/2021).

As propostas de alteração ao texto foram encaminhadas para análise da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC), que tem o dia 7 de dezembro para decisão sobre as emendas.

Dia 8 de dezembro, está prevista a primeira votação da LOA e, no mesmo dia, após duas sessões extraordinárias, a segunda votação. Dia 15, será feita a leitura da redação final e envio ao Executivo para sanção.

Previsão orçamentária

A LOA é planejamento de curto prazo, com previsão de receitas e despesas. Inclui toda programação dos gastos para o ano seguinte e descreve programas, ações e despesas.

Para 2022, estima o orçamento da Prefeitura em R$ 851 milhões e 486 mil. O projeto foi tema de audiência pública na Câmara, no último dia 8, quando a Prefeitura apresentou resumo do projeto.

Algumas das ações previstas no Orçamento 2022

Implantação de sistema de informações gerenciais da gestão pública

Construção de quadras de esportes e ginásios

Construção de unidades de educação infantil

Implantação de escolas em tempo integral

Formação continuada para profissionais da alfabetização

Implantação de cursos de línguas estrangeiras

Realização de feiras de ciências escolares

Ampliação das atividades de esporte e lazer

Fortalecimento dos conselhos municipais

Construção de novas unidades de saúde

Reformas das unidades de saúde

Programa de informatização das unidades de saúde

Treinamento e aperfeiçoamento da guarda civil

Ações de combate à violência doméstica

Monitoramento de vias públicas

Plano da mobilidade urbana

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
quarta-feira - 24/11/2021 - 18:40h
Força e coragem

Deputado fala sobre drama de drogas em sua família

O deputado Francisco Medeiros, o “Francisco do PT”, se pronunciou na sessão desta quarta-feira (24) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, pedindo licença para se referir a um problema de natureza pessoal. Ele falou sobre a prisão de um irmão por parte de mãe, que portava drogas, arma e munição. Em casa, no oitavo dia da Covid-19 que contraiu, o parlamentar disse que falava sobre o assunto sem se vitimizar nem vitimizar sua família ou qualquer pessoa que, porventura, esteja passando pelo mesmo problema.

Francisco fez um depoimento forte, sem se vitimizar (Foto: reprodução)

Francisco fez um depoimento forte, sem se vitimizar (Foto: reprodução)

“Sou filho de mãe alcoólatra”, disse o deputado, relatando o problema de vício com o qual convive desde criança, e ressaltando que a mãe se livrou do problema há cerca de 15 anos. “Mas esse é um drama que nunca se ausentou de nossa família”, afirmou Francisco do PT, relatando que, mesmo não concordando, sempre buscou ajuda para o irmão dependente químico.

“Nunca viramos as costas”, disse o deputado, lembrando que toda e qualquer forma de ajuda deveria contar também com a aceitação do irmão, que segundo ele, é vítima de uma doença que em muitas vezes traz ‘consequências negativas para a sociedade’.

Em nota enviada à imprensa, sobre episódio da prisão do seu irmão de prenome Fernando, o deputado assinalou que “nunca acobertamos e nem acobertaremos qualquer erro cometido por ele. A prisão ocorrida nesta terça-feira (23) será tratada pela justiça, dentro da lei, como deve ser com qualquer cidadão brasileiro”.

Nota do Canal BCS – A postura do deputado é de uma decência enorme. Já o admirava por seu trabalho, polidez, agora muito mais. Seu drama pessoal e familiar, deve encontrar em todos nós o apoio e a torcida para que tudo seja superado.

Ter um familiar nas condições em que seu irmão chegou é angustiante, não tenho dúvidas. Da mesma forma que não se vitimiza, também não é correto que qualquer um use o episódio para tentar lhe diminuir como homem e político.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.