Fiquei boquiaberto com Antônio Tavernard. É um artista autodidata. Mestre das tintas e dos pinceis.
No "Pasárgada", seu restaurante na Praia de Upanema (Areia Branca), uma atração adicional à culinária é seu rol de quadros.
Ano passado fez sua primeira exposição na Capitania das Artes em Natal. Mas o que guarda em seu atelier parece um tesouro sem fim.
"O sapateiro", "a bailarina" e outras telas em óleo parecem revelar um mundo à parte, com vida própria.
Enchi a alma.
Fui-me embora de Pasárgada, mas parece que nunca mais estarei longe de lá.
Amigo Carlos:
Ainda menino, Toinho de Zé Tavernard já mostrava seus pendores para a pintura. Sua primeira obra, se não me engano,
O Homem Foguete, foi exposta no bar de Clodomiro, e chamou a atenção da cidade inteira, pela grande perfeição. Para ele, Toinho, o abraço de Chico de Neco Carteiro
Caro Carlos Santos,
As pinturas de Antonio Tavernard realmente são especialíssimas. O seu acervo é de uma beleza incomparável. A exposição realizada em Natal, na Capitania das Artes e na Fundação José Augusto, não teve a meu ver, a merecida divulgação até mesmo entre a comunidade areia-branquense em Natal, da qual faço parte. Tive a oportunidade de visitá-las, mas sentí a ausência dos conterrâneos que costumam prestigiar o artista da terra. Toinho Tavernard além de um grande anfitrião em seu “Pasárgada”, um grande pintor é ainda o melhor intérpetre de Nelson Gonçalves. Quem já o ouviu, pode confirmar. Ou seja, é um areia-branquense de grande e diversificado talento que orgulha a todos os seus conterrâneos. Seu depoimento, Carlos, revela a sensibilidade do jornalista que prestigia a arte areia-branquense. Vamos, então, todos à “Pasárgada”.
Carlos Santos,
O dote artístico de Antonio Tavernard (Toinho de Zé Tavernard) não se limita aos pincéis. É também um bom professor da língua inglesa e excelente cantor, intérprete das músicas de Nelson Gonçalves.
Dono de um incomparável talento para a pintura, além dos dotes de excelente intérprete de Nelson Gonçalves, Toinho Tavernard orgulha a comunidade areia-branquense. O ideal é que seu vôo artístico atinja outros mundos.
Vale salientar que a grande musa inspiradora é a sua esposa Marinete Tavernard. Formam um casal perfeito.Casal amigo,recebe com fidalguia e um grande papo. A leitura tambem é seu forte. Parabens Toinho. Areia Branca precisa aproveitar a sua cultura e seu talento.