• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 08/12/2010 - 12:48h

A Câmara de Mossoró e a Câmara da Prefeitura de Mossoró


Há alguns meses encontrei-me com o vereador governista Francisco Dantas da Rocha,  o "Chico da Prefeitura" (DEM), à saída do plenário da Câmara de Mossoró.

Sempre sorridente e, às vezes irônico, ele dessa feita soltou uma máxima óbvia ou quase óbvia, tratando-me com o bordão que o caracteriza:

– Quem manda é a maioria, "juventude!"

Realmente é o comum. É o óbvio nas casas parlamentares. Tanto faz aqui como nos Estados Unidos, Japão ou algum país europeu.

O legislativo, denominado de "casa do povo", é ocupado por bancadas que se rivalizam e ter maioria é quase sempre sinal de vantagem em votações.

Pela primeira vez em quase seis anos de gestão, segundo mandato, a prefeita de direito de Mossoró, Fátima Rosado (DEM), não possui a maioria na Câmara Municipal. Está inferiorizada em um voto.

Placar de 6 x 7.

Isso explica, sem justificar, o ambiente conturbado e moralmente insalubre, em que se transformou a Casa nas últimas semanas.

Culpa-se a Câmara como um todo, tanto nas conversas informais do cidadão como através de setores da imprensa e na mídia social. Exagero! Meia verdade.

A generalização e certa miopia atribuem a esse poder o pecado por tudo. É mais fácil do que apontar o dedo na direção do Executivo e sua ingerência perniciosa.

Simplesmente a Câmara de Mossoró é vítima da intolerância, da inabilidade política e da arrogância.

Inferiorizado, o governismo partiu pro tudo ou nada. Conta, nessa operação, com a participação desesperada e sem limites, do próprio presidente desse poder, o vereador Claudionor dos Santos (PDT).

Outros vereadores colaboram por omissão; alguns por consórcio cúmplice e aspirações escusas.

O governo quer, a todo custo, voltar a ser maioria. Justo, muito justo.

Para isso, como já postado neste Blog no dia passado, desencadeou uma operação de guerra. Precisa que a Câmara não funcione, ao mesmo tempo em que procura cooptar um vereador pelo menos da oposição ou do chamado "Bloco Independente".

Tem conseguido o primeiro objetivo e aspira o outro.

A fase seguinte, com a maioria retomada, é impor outra vez sua vontade com a vantagem  numérica.

O raciocínio de Chico da Prefeitura valeu e valia enquanto o Governo "Da Gente" (deles) tinha a maioria. Chegou a ter 10 vereadores contra 3 da oposição, mas sem um pingo de talento à política, extraviou esse capital.

Em desvantagem, o mesmo governo e os remanescentes de sua bancada tentam, de qualquer modo, quebrar a ordem legal, princípios morais, a tese política defendida por Chico da Prefeitura e uma lei da matemática: 7 é maior do que 6.

Portanto, fiquemos atentos ao que se passa na Câmara de Mossoró.

Ela chegou a esse estágio porque, por certas circunstâncias, não é mais a Câmara da Prefeitura de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Tiago Silva diz:

    Caro Carlos Santos, estava lendo as notícias internacionais e pude observar que não é só a Câmara Municipal de Mossoró que anda pegando fogo. Veja aí o que aconteceu ontem na Coréia do Sul quando o parlamento ia votar o Orçamento:

    //noticias.terra.com.br/mundo/fotos/0,,OI141752-EI294,00-Orcamento+leva+parlamentares+sulcoreanos+as+vias+de+fato.html

  2. Juciara Cavalcante diz:

    é lamentável e vergonhoso ver a que ponto chegou a CMM de mossoró, mas de quem é a culpa mesmo? claro que da população que os elegeu por um brinde momentâneo qualquer.

  3. flavio cesar diz:

    Caro Carlos,

    Nem é Câmara de Mossoró, nem Câmara da Prefeitura de Mossoró.

    A Câmara é de:… CLAUDIONOR PARAGUASSU.

  4. leonardo araujo diz:

    Mais vergonhoso ainda, seria ver um desses vereadores hoje oposição,dizer que olhou para o lado do povo e voltar para a vergonha do lado de claudionor .

  5. ANTONIO DIAS diz:

    Está faltando somente a nossa querida prefeita, se render e CHAMAR o velho ravengar para contonar tal situação. TODA MOSSORÓ sabe que parte destes vereadores querem OUTRA COISAS?????????????????????. que não cabe aqui mencionar.

  6. Marcelo Salazar diz:

    Caro amigo. Não sou de Mossoró, mas moro em Mossoró a alguns anos, e por isso me sinto um mossoroense. O fato é que nos últimos dias tenho vergonha do que estã ocorrendo aqui em nossa cidade, já sabia que a base da prefeita costumava passar o rlo compressor em tudo, mas não sabia que eles fariam isto com a tanta CARA DE PAU, será que a justiça não esta vendo o que acontece no Cãmara? O regimento interno está no lixo? o que temos aqui é um novo hittler, que impõe as coisas a força. Espero que a sociedade coloca o que está vendo em pratica nas proximas eleições. Um abraço

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.