Há alguns meses encontrei-me com o vereador governista Francisco Dantas da Rocha, o "Chico da Prefeitura" (DEM), à saída do plenário da Câmara de Mossoró.
Sempre sorridente e, às vezes irônico, ele dessa feita soltou uma máxima óbvia ou quase óbvia, tratando-me com o bordão que o caracteriza:
– Quem manda é a maioria, "juventude!"
Realmente é o comum. É o óbvio nas casas parlamentares. Tanto faz aqui como nos Estados Unidos, Japão ou algum país europeu.
O legislativo, denominado de "casa do povo", é ocupado por bancadas que se rivalizam e ter maioria é quase sempre sinal de vantagem em votações.
Pela primeira vez em quase seis anos de gestão, segundo mandato, a prefeita de direito de Mossoró, Fátima Rosado (DEM), não possui a maioria na Câmara Municipal. Está inferiorizada em um voto.
Placar de 6 x 7.
Isso explica, sem justificar, o ambiente conturbado e moralmente insalubre, em que se transformou a Casa nas últimas semanas.
Culpa-se a Câmara como um todo, tanto nas conversas informais do cidadão como através de setores da imprensa e na mídia social. Exagero! Meia verdade.
A generalização e certa miopia atribuem a esse poder o pecado por tudo. É mais fácil do que apontar o dedo na direção do Executivo e sua ingerência perniciosa.
Simplesmente a Câmara de Mossoró é vítima da intolerância, da inabilidade política e da arrogância.
Inferiorizado, o governismo partiu pro tudo ou nada. Conta, nessa operação, com a participação desesperada e sem limites, do próprio presidente desse poder, o vereador Claudionor dos Santos (PDT).
Outros vereadores colaboram por omissão; alguns por consórcio cúmplice e aspirações escusas.
O governo quer, a todo custo, voltar a ser maioria. Justo, muito justo.
Para isso, como já postado neste Blog no dia passado, desencadeou uma operação de guerra. Precisa que a Câmara não funcione, ao mesmo tempo em que procura cooptar um vereador pelo menos da oposição ou do chamado "Bloco Independente".
Tem conseguido o primeiro objetivo e aspira o outro.
A fase seguinte, com a maioria retomada, é impor outra vez sua vontade com a vantagem numérica.
O raciocínio de Chico da Prefeitura valeu e valia enquanto o Governo "Da Gente" (deles) tinha a maioria. Chegou a ter 10 vereadores contra 3 da oposição, mas sem um pingo de talento à política, extraviou esse capital.
Em desvantagem, o mesmo governo e os remanescentes de sua bancada tentam, de qualquer modo, quebrar a ordem legal, princípios morais, a tese política defendida por Chico da Prefeitura e uma lei da matemática: 7 é maior do que 6.
Portanto, fiquemos atentos ao que se passa na Câmara de Mossoró.
Ela chegou a esse estágio porque, por certas circunstâncias, não é mais a Câmara da Prefeitura de Mossoró.
Caro Carlos Santos, estava lendo as notícias internacionais e pude observar que não é só a Câmara Municipal de Mossoró que anda pegando fogo. Veja aí o que aconteceu ontem na Coréia do Sul quando o parlamento ia votar o Orçamento:
//noticias.terra.com.br/mundo/fotos/0,,OI141752-EI294,00-Orcamento+leva+parlamentares+sulcoreanos+as+vias+de+fato.html
é lamentável e vergonhoso ver a que ponto chegou a CMM de mossoró, mas de quem é a culpa mesmo? claro que da população que os elegeu por um brinde momentâneo qualquer.
Caro Carlos,
Nem é Câmara de Mossoró, nem Câmara da Prefeitura de Mossoró.
A Câmara é de:… CLAUDIONOR PARAGUASSU.
Mais vergonhoso ainda, seria ver um desses vereadores hoje oposição,dizer que olhou para o lado do povo e voltar para a vergonha do lado de claudionor .
Está faltando somente a nossa querida prefeita, se render e CHAMAR o velho ravengar para contonar tal situação. TODA MOSSORÓ sabe que parte destes vereadores querem OUTRA COISAS?????????????????????. que não cabe aqui mencionar.
Caro amigo. Não sou de Mossoró, mas moro em Mossoró a alguns anos, e por isso me sinto um mossoroense. O fato é que nos últimos dias tenho vergonha do que estã ocorrendo aqui em nossa cidade, já sabia que a base da prefeita costumava passar o rlo compressor em tudo, mas não sabia que eles fariam isto com a tanta CARA DE PAU, será que a justiça não esta vendo o que acontece no Cãmara? O regimento interno está no lixo? o que temos aqui é um novo hittler, que impõe as coisas a força. Espero que a sociedade coloca o que está vendo em pratica nas proximas eleições. Um abraço