• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 07/05/2010 - 19:36h

“A cidade” de Osair Vasconcelos em livro

A Livraria Potylivros já disponibilizou nas duas filiais de Mossoró o livro “A cidade que ninguém inventou ”, do jornalista Osair Vasconcelos. O livro traz relatos do período em que o autor viveu em Macaíba – da segunda metade dos anos 50, quando nasceu, à primeira metade dos anos 1970. 

“São relatos da vida banal”, resume o jornalista. “Fatos da vida pequena, do que se passava nas calçadas”.

Para o autor, os fatos relatados em nada mudaram a vida da cidade nem interferiram na sua história. “No máximo”, avalia, “importou alguma coisa na vida de quem a viveu, como a moça que foi expulsa aos gritos pelo padre durante a missa do domingo à noite, ante a igreja lotada, porque ousou entrar de minissaia”.

As histórias partem das lembranças de Osair Vasconcelos, que conheceu as centenas de personagens constantes dos livros, interagiu com muitos deles e, em alguns casos, até chegou a protagonizar pequenos acontecimentos que agora fazem parte da sua memória. 

Em suas 210 páginas o livro traz muitas histórias e ainda mais personagens de um tempo em que Macaíba – hoje praticamente integrada a Natal – era ainda uma comunidade com muita vida própria, personagens pitorescos, alguns dramáticos, todos muitos próprios de uma cidade cuja arquitetura urbana era a dos casarões e até solares herdados do seu apogeu econômico. 

A cidade que ninguém inventou  é uma edição da Z Comunicação com patrocínio cultural da Prefeitura de Macaíba. 

Nota do Blog – Que bela iniciativa a sua, Osair.

Reminiscências, vindas assim, plasmam não apenas um sentimento telúrico, mas a própria alma de um citadino criança que, adulto, sente vontade de olhar para trás.

Compartilhe:
Categoria(s): John Deacon

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.