• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 02/06/2024 - 08:18h

A conta está chegando

Por Marcos Ferreira

Foto extraída da Web

Foto extraída da Web

Talvez o colapso absoluto, o apocalipse total, ainda demore um século. Ou, quem sabe, bem menos do que isso. Não sei. O que sei é que a conta está chegando. Os cientistas estão carecas de nos alertar sobre essa questão.

Uma espécie de Zaqueu, antigo cobrador de impostos em Jericó, baterá à nossa porta. E, ao que parece, ele vem a galope. Trata-se de uma dívida que geramos e que não pode ser paga com nenhum cartão de crédito. Quando o sapato realmente apertar, quando chegar a hora da onça beber água, não mais será possível pendurar a despesa num prego, parcelar em prestações a perder de vista.

Este globo azul, nosso lindo planeta Terra, mostra-se de saco cheio, zangado. Já não tolera como antes tantas agressões e desumanidades da destrutiva raça humana. O Homem é essencialmente mau, pernicioso, um corpo estranho, um tumor que a Natureza decerto vai expelir.

Sim, há muita gente boa por aí, pessoas que agem de modo admirável, que respeitam e tentam fazer do nosso habitat um lugar melhor. Esses, infelizmente, são um tiquinho, uma gota de sensatez no oceano das maldades do bicho-homem. Chuvas diluvianas, furacões, fortes ondas de calor, terremotos e temperaturas glaciais surgem mundo afora. É isso. A conta está chegando com juros altíssimos e não temos como pagá-la. Gastamos até o último níquel de paciência da Natureza. Ninguém se engane, não suponham que este planeta será destruído. Não como se imagina.

O que está em avançado processo de extinção é a nossa permanência sobre a face da Terra. O planeta vai cobrar o que devemos, vai se livrar dos tumores que somos nós: a nociva humanidade. O desrespeito à fauna e à flora e a cobiça que nos leva a incontáveis e irreparáveis agressões ao meio ambiente não ficarão impunes. Não. Nada disso receberá indulto. O débito é astronômico e inegociável.

Não sou cientista nem religioso. Todavia tenho olhos com que ver e ouvidos com que ouvir. Os sinais estão às escâncaras. O derretimento dessa “geleira do juízo final”, por exemplo, é uma reação da Natureza entre o sem-número de consequências pelas quais teremos que responder. Aquelas suaves e inócuas palavras do sumo pontífice pedindo um cessar-fogo são um risco n’água. Ninguém (entenda-se Rússia e Israel) dá a mínima. Com as exceções já referidas, o Homem é o pior inquilino que habita a Terra. Sim. O ser humano é uma besta-fera falsamente civilizada. Sob as barbas e olhos das grandes e pequenas nações, o tirano da Rússia prossegue massacrando a Ucrânia. Idosos, mulheres e crianças somam a maior quantidade de mortos.

Em Gaza é ainda pior. Com sangue nos olhos e nas mãos, Benjamin Netanyahu, primeiro-demônio de Israel, também comanda uma guerra covarde contra a Palestina, genocídio que já resultou em milhares de mortos, civis inocentes, sobretudo (repito) mulheres, crianças e idosos. Enquanto isso os terroristas do Hamas, verdadeiros alvos do exército israelense, continuam vivinhos da silva.

O jumento é bom. O Homem é mau. É mais ou menos assim que dizia Luiz Gonzaga em uma de suas músicas de maior sucesso.

A Terra, como sempre, vai renascer do cataclismo. O mesmo não se pode dizer da espécie humana. É possível que não reste ninguém para repovoar este planeta. Nem mesmo os imortais das academias de letras, supostamente imorredouros. A hecatombe aqui abordada não representa uma simples crônica distópica. Não é mera distopia! E não acho que Deus ou Jesus Cristo moverá uma palha sequer para salvar a nossa pele.

O Criador também está de saco cheio. Tal coisa não é de hoje. Segundo as Escrituras, o Todo-Poderoso ficou transtornado e lavou as mãos desde aquele terrível dia em que crucificaram o Nazareno, o filho unigênito do Altíssimo.

As tragédias são brutais. As guerras e a fúria da Natureza têm se revelado piores do que em todas as etapas da era medieval. As superpotências bélicas e econômicas cairão de joelhos, as mãos erguidas para o Céu, pedindo clemência. Mas aí será tarde demais. Como diz o conto bíblico, haverá choro e ranger de dentes. Acho muito improvável que dessa vez surja um Noé com uma arca salvadora.

Se tal arca por acaso aparecer, creio que será (merecidamente) para resgatar um bocado de bichos ditos irracionais. Esses não têm culpa alguma no cartório planetário. E eu, que nem sei rezar, apenas aguardo nosso fim.

Marcos Ferreira é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. François silvestre diz:

    Belo e certeiro artigo. Somos a pré-humanidade. E talvez nem deixaremos a humanidade nascer de nós, por nos destruirmos antes.

    • Marcos Ferreira diz:

      Mestre François Silvestre, muito obrigado pela leitura e opinião. Estou aqui esperançoso de recebê-lo qualquer dia desses aqui na minha modesta Casa Branca para um cafezinho e uma boa conversa com nosso Editor e outros amigos afins. Um ótimo domingo para você. Abraços.

  2. Bernadete Lino diz:

    Há muitos anos que a terra vem dando sinais de que é abusada; cada um querendo usufruir o melhor dela; esculhambação total. Só como exemplo, a quantidade de lixo gerado por cada pessoa é um absurdo. Não jogar no lixo o que pode ser descartado já seria uma pequena contribuição. Cada chuva devolve pra dentro das casas, o lixo jogado de forma irresponsável. Sei que existem problemas sociais bem sérios que fazem com que os sem teto construam em lugares de risco. Tem o agronegócio desmatando pra produzir mais e a balança comercial com números lindos. O consumo interno fica prejudicado. Melhor vender e receber em dólar. Na verdade, falta consciência de cidadania, irmandade, amor ao próximo. Levar vantagem é a premissa. Concordo com tudo que você descreveu, querido escritor. O tema é abrangente. Não quero escrever mais do que você. Parabéns pela crônica! Tem uma música de Roberto Carlos, que diz: “eu queria ser civilizado como os animais”.

    • Marcos Ferreira diz:

      Querida Bernadete Lino, boa tarde. Considero que você já é um patrimônio afetivo e intelectual do Blog Carlos Santos. E, sobretudo, uma grande incentivadora deste catador de palavras. Muito obrigado. Beijos.

  3. Raimundo Gilmar da Silva Ferreira (Gilmar) diz:

    Gostei muito desse artigo. Uma reflexão perfeita.
    Me reportou para “Lamento de Raça”, canção do meu conterrâneo parintinense, Emerson Maia. Penso que pode ser ouvida no YouTube.

    • Marcos Ferreira diz:

      Prezado Raimundo Gilmar,
      Boa tarde.
      Fico feliz que você tenha gostado e se identificado com meu texto. Desejo um ótimo domingo para você, muita saúde e paz. Hoje e sempre.
      Abraços.

  4. VANDA MARIA JACINTO diz:

    Olá, Marcos!

    O homem, no misterioso processo da vida tornou- se egoísta. Assim sendo, entre os tantos caminhos a seguir, somos donos das nossas escolhas.

    Obrigada pela reflexão!
    Abraços

    • Marcos Ferreira diz:

      Amiga Vanda,
      Boa tarde.
      É como você disse. Somos responsáveis por nossas escolhas. Ou seja, a espécie humana está buscando a própria extinção. Mais cedo ou mais tarde, é o que vai acontecer.
      Abraços.

  5. Amorim diz:

    Bom dia, só não ver qu não quer.
    Nosso planeta é um ser vivo; está apenas regindo
    Acredito que civilizações avançadas e super povoadas jamais iram invadir nosso planeta. Esperam a destruir por meio.de armas atômicas pra depois recuperar e colonizar.
    China investe em produção dr alimentos; EUA investe em armas.
    Estou sendo dramático ou realista;não sei.
    Um abraçaço

    • Marcos Ferreira diz:

      Meu prezado amigo Marconi Amorim,
      Como diz o ditado, estamos em maus lençóis. E, mais cedo ou mais tarde, esses lençóis nos custarão bem caro.
      Abraço e muita saúde e paz para você.

  6. Amorim diz:

    NR. Qu= quente
    Destruir = destruição

  7. Amorim diz:

    Nr2. Qu= quem

  8. Valdemar Siqueira Filho diz:

    Parabéns bela reflexão,
    Acredito que não faremos falta para o planeta.
    Trágico para nós.
    Abração

    • Marcos Ferreira diz:

      Amigo Valdemar,
      Tudo isso que o planeta vem sofrendo é muito lamentável e realmente trágico, mas estamos cavando nossa própria cova. Acho que tantos eventos cataclísmicos mundo afora são sinais muito fortes de que a espécie humana está à beira do colapso.
      Forte abraço para você e Bete.

  9. Aurineide diz:

    “Qto mais conheço os Homens, mais prefiro os animais “!

    • Marcos Ferreira diz:

      Prezada Aurineide,
      Esse ditado é mais que racional. A espécie humana, salvo exceções, não vale muita coisa.
      Abraços.

  10. RAIMUNDO ANTONIO DE SOUZA LOPES diz:

    Creio ser bem assim da forma como descreveu, inclusive, com algumas dessas reflexões. O homem não terá um reinado mais prolongado, acredito. A Terra? Espero que o próprio reinado seja mais harmonioso. Bem, se não for das máquinas, acho que sim.

    • Marcos Ferreira diz:

      Amigo escritor Raimundo Antônio de Souza Lopes,
      Vejo tudo isso com muita tristeza e decepção. O Homem é um trem desgovernado, ou coisa pior. Vai continuar massacrando este planeta até chegar o momento em que a extinção de nossa espécie será irremediável. Mais cedo ou mais tarde. Infelizmente.
      Abraços e uma semana com saúde e paz para você.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.