No Sertão Central, precisamente em Lajes, reencontro João Gomes, o “João do Cabrito”, curtindo sua aposentadoria após quase 36 anos à frente do restaurante “Cabrito do João”.
Sentado numa cadeira, à sombra de uma árvore na lateral do prédio que abrigou seu negócio, ele mantém o hábito saudável da prosa. À minha chegada, levanta-se educadamente para me receber e, com voz amena, cordial, coloca-me em dia sobre alguns assuntos. E, claro, falamos sobre política.
O falecido deputado estadual Nélio Dias dizia que “João é o Ibope do Sertão”. A definição tem razão de ser. Quem quiser saber muito da política da região, e além dessa área geográfica, precisa conversar com ele. Até hoje é assim.
Quanto ao Cabrito do João, o comércio foi arrendado ao ex-garçom Manoel Wilame Gabriel, ganhando o batismo de “Restaurante Bode do Gabriel” na fachada. Mas, mantém na lateral e numa placa mais à frente o nome fantasia original: “Cabrito do João.”
Ah, a comida sertaneja continua ótima.
Inté, João e Gabriel.
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
Hum…será que houve a costumeira cordialidade na gratuidade gastronômica ?. Soube, por fontes fidedignas, que vc. anda com uma filhote de cascavel no bolso para evitar “meter a mão no bolso” à procura dos níqueis para cobrir as despesas. Réplica perfeita do Tio Patinhas. Essa é de lascar. Quem será o seu rival Patacôncio mossoroense ???.
O seu João é uma figura impar, cordial, inteligente, sempre que estou de passagem por Lajes, a parada é obrigatória.