• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
segunda-feira - 14/12/2009 - 14:34h

A culpa não é de Sandra (o fracasso dos sicários da imprensa)

As vaias assacadas contra a prefeita Fátima Rosado (DEM) na madrugada de domingo (13), em plena festa de Santa Luzia, ainda ecoam nesta segunda (14). São perturbadoras, sim.

A espontânea manifestação, quando a prefeita teve seu nome mencionado, não é um fato qualquer. Trata-se de uma reprovação pública à sua tibieza. É também censura à forma como transformou uma outorga popular (dada em 2008) em usurpação de confiança. Traição.

O que pode ser avaliado ainda, nesse episódio, entre tantos outros aspectos, é o fracasso da política de comunicação do Palácio da Resistência. Mesmo com milhões despejados em jornais, rádios, revistas, carros-de-som, TV´s e pontuais webmídias, o governo não consegue engabelar a opinião pública.

O fenômeno é tão marcante, que contraria uma velha teoria de marketing, vendida como verdade suprema: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade."

Foi criada pelo ministro da propaganda nazista, Joseph Goebells, mas desmentida na Mossoró da "Era das Trevas" encarnada por "Fafá", mas personificada pelo caráter autossuficiente do seu irmão, agitador cultural Gustavo Rosado (PV). 

O rolo-compressor da "assessoria de incenso" pegou o viés da pura agressão, leviandade e satanização de contrários. É um enorme desastre. Não consegue provar que é verdadeiro o sorriso "Colgate" da prefeita.

E por que algo de força tão descomunal malogrou?

As explicações estão no ar. Numa avaliação empírica ou científica elas aparecem facilmente. A mídia não propaga a imagem do governo ou da suposta governante. Sob inspiração doentia de Gustavo, a comunicação espelha seu temperamento impulsivo, arrogante e sem escrúpulos.

Abre mão da informação para apostar no insulto. Não defende, ataca; nâo informa, deforma; não rebate, destrata.

Esse modelo de antagonismo de resultados, mexe e remexe com imagens estereotipadas. Seu substrato é a inverdade.

"Turma do Mal"

No enredo, de um lado é escalada a "turma do bem", ou seja, os que são pagos para deificar a prefeita e o governo. Do outro, a "turma do mal", ou seja, quem se atreve a pensar e ter autonomia, mesmo que a crítica ajude à gestão.

Produz-se em Mossoró uma inusitada batalha de versões, obrigando a sociedade a garimpar a verdade. Tentativa árdua que objetiva separar o inverossímil da realidade. Numa extremidade estaria a imprensa "marrom", golpista; noutro ponto diametralmente oposto, a imprensa "azul-turquesa". 

Essa ciranda-cirandinha desmoraliza, em essência, a própria mídia de Mossoró – com honrosas exceções. O descrédito resulta na inaptidão para influir no básico, como atestar que o "Governo Da Gente" é capaz e probo. Milhões jogados fora.

Forma opinião quem tem opinião. É como fazer uma gemada: impossível aprontá-la sem ovos. 

Em nome de sua sobrevivência "agora", boa parte da imprensa encarna o desonroso papel de sicário dos donos do poder. Num passado remoto, o mandonismo tinha o suporte de capangas com outras armas. Era a "tropa de choque" pro "prende e arrebenta" ou "mata e esfola".

Em Mossoró, hoje, quem atravessar o caminho dessa patota "vai pro pau", linguagem da marginália – muito usual nos intramuros da prefeitura. 

Exemplo recente é o vereador oposicionista Genivan Vale (PR), que virou inimigo do regime. Bem-articulado e autônomo, o parlamentar está na alça de mira. 

Ele foi demonizado como homofóbico, depois de participar de um diálogo banal com o governista Flávio Tácito (PSL), colega de plenário. A farsa bizarra rendeu choro, mas sobretudo um noticiário hipócrita. Não colou. Nem colaria. O texto não entraria em cartaz num teatro insalubre da periferia paulistana.

Os poderosos, incapazes de uma leitura desapaixonada do cenário, optam por repetir erros e insistem em teorias conspiratórias. Além disso, não são do ramo.

É provável que espalhem que a regente das milhares de vozes de apupos, contra a atordoada Fátima, tenha sido a deputada federal Sandra Rosado (PSB). Não, a culpa não é de Sandra. Outra hipótese é que assegurem ser tudo inverídico. São versões recorrentes.

Porém é certo que vem por aí algum tipo de vingança, escolhendo vítimas a dedo. Ordens de quem está pagando, com o dinheiro do contribuinte.

Essa banda da imprensa de aluguel (barato) lembra muito os "popas", sacerdotes de segunda classe nos rituais de sacrifício humano em templos de Roma na antiguidade. O papel deles era preparar as vítimas pro fim. Nunca ascendiam a postos mais elevados na hierarquia. Mortos-vivos.

E assim tem sido através dos tempos. 

Foto – Fátima Rosado e Sandra Rosado (Acervo Blog do Carlos Santos

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Adriano Freitas diz:

    Realmente o povo já reconhece o desastre chamado Fafá Rosado e sua turma. As vaias soam como um banho extasiante de início de justiça na terra de Santa Luzia. Não poderiam ter escolhido lugar mehor e na frente de uma artista Nacional. É por atitudes como as que vêm se sucedendo vindas do palácio da Resistência, que as atitudes populares se manifestam. Eu pelo menos, faço a minha parte em abrir os olhos dos incautos eleitores e tentar mostrar o que Fafá, sua turma ou qualquer outra pessoa vinculada aos “terroristas”. E esclarecer a quem quiser que não votem em nenhum vereador traidor, nem nela e nem em irmão insano.

  2. denilson duarte diz:

    realmente sei porque esse espaço é tão lido pelo palacio da resistencia.Voçe caro carlos consegue deixar ate os mal informado sobre politica apa dos verdadeiros acontecimentos abrindo-lhes os olhos, mostrando a verdadeira farsa da prefeitura de mossoro. E o bom que tenho uma amiga que trabalha no gabinete da prefeita e me falou que hoje estar entendendo melhor o jogo dos seus senhores dono deste engenho de mentiras.Que pena ela diz:”que prescisa fazer vista grossa pois depende das migalhas que caem da mesa do faraó.”.e assim caminha a humanidade dos humanos que não tem direito de falar o que pensam.parabens carlos santos pelo trabalho desenvolvido durante esse ano.

  3. Bruno Barreto diz:

    Vc escreveu exatamente o que eu penso sobre setores da mídia mossoroense. Parte da imprensa de Mossoró atua como a “Polícia do Pensamento” do livro “1984” de George Orwel.

  4. ze roberto diz:

    Sair como vítima e achar que o povo tem” pena” e vota neles,isso é mais uma das características dos coloridos.Homi,sei não,vá cagar!
    Não só vaias,merda neles!

  5. Aldenilson Teodosio da Silva diz:

    Carlos e pior é que esse epísódio não foi o primeiro, ouvi de algumas pessoas que foram a inauguração do Hiper Bom Preço afirmarem que também quando foi anunciado a presença da Sra. Prefeita, uma sonora vaia foi assacada contra a mesma. Não sei se é verdade, pois lá não estava.

  6. MARCOS PINTO - ADVOGADO. diz:

    ENTRISTECE-ME VER PSEUDOJORNALISTAS TRAVESTIDOS DE COMENTARISTAS POLÍTICOS QUE ATÉ POUCO TEMPO “DESCIAM O MALHO” NA OLIGARQUIA NUMERADA E QUE, NÃO MAIS QUE DE REPENTE ( R$$$$$$) PASSAM A VERDADEIROS GHOST WRITERS (ACHO QUE É ASSIM QUE SE ESCREVE EM INGLÊS OS CAPACHOS PAGOS PARA ELOGIAREM!) É POR ESSE TRISTE CENÁRIO QUE A IMPRENSA NATALENSE VEZ POR OUTRA LEVA A DE MOSSORÓ AO ILÁRIO.

  7. Fred diz:

    Exemplo da turma do mal são os agentes de trãnsito que tiveram a coragem de bater em tão pouco tempo nas falhas administrativas da prefeitura, e receberam em troca dos babões da camara e da própria prefeitura diga-se de passagem de Gustavo foi um regimento esdruchulo que foi motivo de piada no dia da votação. Varias pessoas rindo da cara dos políticos com essa lei bizarra.

  8. rodrigo diz:

    se a culpa é de Sandra porque o povo não vaia Rosalba?

  9. Leonardo Araujo diz:

    ¨Se quer conhecer o carater de uma pessoa é só dar poder a ele¨.

  10. MARCOS PINTO- ADVOGADO. diz:

    …ESPEREM AÍ ! SANDRA ESTÁ TIRANDO O EXCESSO DE MAQUIAGEM DO ROSTO OU ESTÁ ENXUGANDO AS LÁGRIMAS DE CROCODILO DE TANTO RIR DA VAIA DADA EM FAFÁ ?

  11. Izaurinha diz:

    A culpa é de uma assessoria pífia e de um contingente de pessoas desqualificados q fez dessa gestão verdadeiro desastre em marcha à ré. em política ter carisma, lealdade e respeito é sobretudo um vasto chão a caminhar e isso eles a patota não utilizou de tal prerrogativa portanto, a fafá o q é de fafá!

  12. MARCOS PINTO- ADVOGADO. diz:

    SÓ EXISTE UMA CULPADA ! – A ROSALBA ROSADO, QUE ELEGEU FAFÁ PARA SUCEDÊ-LA E AINDA HOJE A RESPALDA NAS TROPELIAS COMETIDAS PELO SACRIPANTA GUSTAVO ROSADO.

  13. Emerson Rallison Castro Da Silva diz:

    Recordo-me que em varios anos nessa mesma festa de Santa luzia nos anos que Rosalba era prefeita a imprensa noticiava as vaias dadas a Rosalba pelo povo e que entao a mesma nao teria mais prestigio com a populaçao.Ate Hoje essa professia ta para se comprir,e enquanto ela nao se cumpre FAFA sera a proxima vitima dai vamos esperar mais tres anos.Nesses proximos tres anos desejo que a prefeita trabalhe cada vez mais pela cidade de Mossoro ,apesar de nao morrar nessa cidade mais venho todos os dias e tenho sobrinhos que sao mossoroenses e por isso que eu adoro mossoro,e para essa administraçao desejo todo sucesso do mundo!

  14. George Duarte diz:

    NÃO VEJO DIFERENÇA EM AMBAS, TODAS SÃO ROSADOS, TODOS SÃO ROSADOS, ACHO QUE A VAIA DEVERIA SER PRA AMBOS “ROSADOS”, ALGUÉM ESQUECE QUE ESSAS SENHORAS JA ESTIVERAM JUNTAS? E HOJE ESTÃO “OPOSTAS”, UMA VAIA PRA ESSA CAMBADA EU APLAUDIRIA DE PÉ. ESPERO VER ESSAS OLIGARQUIAS(MAIA,ROSADO,ALVES) BEM DISTANTE DE MOSSORÓ E DO ESTADO, ASSIM O POVO QUEIRA, ASSIM O POVO ALMEJE, ASSIM O POVO ENTENDA, CASO NÃO CONSIGA ESPERO QUE MEUS FILHOS E NETOS CONSIGAM. DESDE JA ESTOU FAZENDO MINHA PARTE CONSCIENTIZANDO-OS.

  15. Evilásio Justino diz:

    Opa! Deixe eu dar minha contribuição.. HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  16. HENRI diz:

    A PREFEITA DE MOSSORÓ, SE PREPAREM A RESPOSTA MAIOR VAI SER EM 2010, UM GRANDE NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO… A REELEIÇÃO DO MARIDO DELA,DOUTOR LEONARDO,DEPUTADO QUE O POVO DE MOSSORÓ, QUASE NEM VER PELAS RUAS DA NOSSA MOSSORÓ!…GENTE VAMOS FAZERMOS CAMPANHA CONTRA A REELEIÇÃO DE DOUTOR LEONARDO EM 2010. EM REPUDIO A MAL ADMINISTRAÇÃO DE FAFÁ.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.