A política é emblemática. Veja o atual estágio de pré-campanha municipal das duas maiores cidades do RN.
Na capital, há pelo menos cinco pré-candidatos a prefeito: Micarla de Souza (PV), Rogério Marinho (PSB), Hermano Morais (PMDB), Fátima Bezerra (PT) e Luiz Almir (PSDB).
Em Mossoró, de fato existe apenas uma: a prefeita Fafá Rosado (DEM). À distância, quase que como anticandidato, o ex-vice-prefeito Antônio Capistrano (PC do B), espécie de Dom Quixote.
Em Natal, nenhum dos nomes apresentados até agora faz parte de clãs oligárquicos.
Já no fantasioso "País de Mossoró", espécie de "Mundo Mágico de Oz", só há menção a um mesmo tronco familiar: Rosado. Os escassos "adversários" da prefeita são seus primos em segundo grau. A deputada e secretária da Agricultura do RN, Larissa Rosado (PSB), e o secretário estadual do Desenvolvimento, Marcelo Rosado (PR).
Nenhum deles quer concorrer à prefeitura. Busca uma "nomeação".
Quanto a Natal, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PSB), apesar de liderado da governadora Wilma de Faria (PSB), imprime marca própria de relevo no governo municipal e pontifica em sua sucessão.
Fafá Rosado (DEM), prefeita de estilo tatibitate, aparece como simples liderada da ex-prefeita e senadora Rosalba Ciarlini (DEM), alheia ao que acontece em sua administração. Quem manda é seu irmão caçula, o agitador cultural Gustavo Rosado. A prefeita encarna uma cópia malfeita da antecessora, apesar de popular.
Sem foco administrativo, a gestão de Fafá está imersa em denúncias e investigações que vão do nepotismo ao empreguismo.
Ainda dizem que Mossoró respira política 24 horas/dia. Balela.
Política é por essência uma atividade superior. Pressupõe entrechoque de idéias, concorrência, visa o bem comum, se alicerça em conceitos nobres e não é movida por comportamento reducionista, excludente e primitivo.
Mossoró, que vende mitos de pioneirismo, pelo menos num ítem supera Natal, apesar de não ser algo meritório: quer inventar a "democracia sem disputa." A idéia é fazer uma eleição de mentirinha em 2008.
A engenhoca está bem-encaminhada.























Faça um Comentário