O jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, editor da coluna Radar, faz matéria informativo-analÃtica sobre a polÃtica do RN. É em seu Blog.
O blogueiro Oliveira Wanderley é quem "pesca" o registro, que reproduzo abaixo. O tÃtulo é este: Divisão no clã dos Alves.
Leia.
Depois de 40 anos atuando lado a lado, o ex-presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, e o lÃder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, estão cada vez mais divididos.
Tudo começa no plano nacional: enquanto Henrique alardeia aos quatro ventos apoio a Dilma Rousseff, Garibaldi está cada vez mais alinhado com José Serra. Mas é no plano estadual que a tensão se acentua.
Henrique está próximo da governadora Wilma de Faria. Nesta segunda-feira chegou a levar uma série de prefeitos do PMDB para audiência com Wilma. O problema: Wilma é candidata a uma das duas vagas para o Senado em 2010.
E os outros candidatos fortes no Rio Grande do Norte são o lÃder do DEM, José Agripino Maia, e o próprio Garibaldi. É uma eleição que já se anuncia disputadÃssima.
Por trás da troca de afagos entre Henrique e Wilma está o anseio do lÃder do PMDB em ser o candidato da base aliada de Lula ao governo. O presidente vem afagando o ego do peemedebista em busca de um palanque seguro para Dilma.
Já Garibaldi, anunciou publicamente que apoiará Rosalba Ciarlini, a candidata do DEM e, portanto, de Serra ao governo.
Ainda faltam 15 meses para o inÃcio da campanha. Até lá, a tendência é os dois de alguma forma se acertarem no plano estadual. Mas a confusão dos primos-caciques dá uma mostra de como deverá ser o apoio do PMDB em 2010. Seja a Dilma, seja a Serra.
Nota do Blog – Interessante a abordagem de Lauro, mesmo sem revelar qualquer novidade, porque é a visão de quem está no epicentro do poder, BrasÃlia. Por lá é que começará a ser decidido o cenário paroquial de 2010.
Quem tem voto é gari, henrique pode ter o comando do partido, quero ver como ele vai si virar.
Muito interessante mais este desconforto polÃtico partidário e familiar que é alvo deste comentário.
Será que o povo, notadamente o Norte-Riograndense tenha a memória tão curta a ponto de não se lembrar o por quê de o Deputado Henrique Alves não ter sido candidato a Vice-Presidente na chapa de José Serra????, apenas porque o mesmo tem uma pequena poupança de 15 milhões de dólares no exterior – palavras estampadas na grande imprensa, ditas pela sua ex-esposa – caiu a candidatura de Henrique, e o candidato preferente seria Garibaldi, não o foi por ser primo de Henrique, responsável por tamanho escândalo.
Hoje, só porque é casado com a filha de Michel Temer, eleito Presidente da Câmara, se sente no direito de se candidatar a Governador????? – eu, ( Valtércio Anunciato Da Silveira ), estava no comÃcio da candidata Lanice Ferreira, aqui em Gov. Dix-sept, quando o senhor disse que, ” estava assim com o homem ( Lula) e que transformaria a Cidade. Depois, desceu do palanque e foi dançar lambada, completamente embriagado. Eu vÃ.
O nosso já moribundo Rio Grande do Norte, não merece tamanho castigo, e mais, estão esquecendo um polÃtico de nome Agnelo Alves. O que será que ele pensa desta divisão???