Difícil acompanhar reportagem de ontem do Fantástico Rede Globo de Televisão, sobre a Transposição do Rio São Francisco, efeitos da seca, sem ficar emocionado. Magoa demais.
Gado morrendo, sertanejo chorando. Bicho e bicho homem vítimas da insensibilidade de homens e não da seca. Seca não é fenômeno no semi-árido, é o comum.
Eu confesso-lhe: às vezes evito circular por esse sertão, para não testemunhar tudo isso ao vivo. A gente volta desfigurado emocionalmente.
A própria reportagem da jornalista Sônia Bridi eu apenas ouvi; evitei ver.
Superfaturamento da Transposição do Sâo Francisco é compreensível. Tem que deixar a parte de muitos vigaristas em todo o percurso. Sai caro.
A gente paga a conta.
O sertanejo sofre a dor maior. De novo. Como sempre.
Carlos Santos,
Concordo plenamente. Ontem assisti ao Fantástico e palavras idênticas ao seu comentário expressei . Em pleno século XXI, ainda convivemos com esse quadro absurdo, onde o homem do campo é lesado em seus direitos e ainda usam a seca como argumento para se omitirem da reponsabilidade de agirem com ações eficazes e responsáveis.
Num país sério, muitos dos nossos representantes e gestores deveriam estar na cadeia. São verdadeiros criminosos. Alguns deles podem ser comparados aos piores assassinados. Infelizmente, pousam de “santinhos” e nós os enaltecemos a cada eleição. Infelizmente…
Infelizmente, a seca nos faz lembrar algo que em tempo de progresso E crescimento econômico ESQUECEMOS COMPLETAMENTE somos FILHOS DO SERTÃO E A SECA É O LEGADO QUE CARREGAREMOS ENQUANTO MANTIVERMOS NOSSA INGENUIDADE POLÍTICA.
Está precisando aparecer um JESUINO BRILHANTE para descarar estes políticos potiguares – Leia-se toda a bancada federal do RN no Congresso Nacional, que juntamente com a incompetente ROSALBA ROSADUS estão cerrando fileiras nos desmandos e na “arte secular” de relegar os humildes sertanejos à própria sorte. Cito como caso concreto o estoque de milho da CONAB em Mossoró (Antiga Cibrazém) que desde meados de Dezembro do ano passado está beirando os 5% , deixando todos os agricultores revoltados e em estado de desespero, por verem os seus rebanhos sendo dizimados pela fome, causada pela falta de milho, quando se sabe que o governo federal tem um estoque regulador suficiente para sanar ou pelo menos atenuar esta triste situação do caprinovicultor potiguar. Agora pergunta-se: Quem foi que viu algum parlamentar do RN subir a Tribuna da Câmara dos Deputados ou do Senado para protestar contra este triste cenário de seca e de fome dos rebanhos bovino, caprino e ovinos ? Mas com certeza no próxima ano estarão todos com as mesmas promessas descaradas de sempre, e o povo como sempre feito gado em direção ao abatedouro. Tá bom de todos os dias pedirmos para veicular nas rádios do RN a música DISPARADA, do grande Jair Rodrigues, para ver se esse povo se toca e usa o voto como arma de protesto, anulando-os ou votando em pessoas que não tenham nenhum vínculo com o sistema político dominante. Ô Vida de gado!.
Eu acho é pooooooooouuuccooooooooooo, continuem ACREDITANDO no LULINHA !!!!!!!! Babacas !!!!!!!
REPORTAGEM DE DÁ DÓ E MUITA DOR. QUE COISA HORRÍVEL VER UM ANIMAL DEFINHAR ATÉ A MORTE, PERDER AS FORÇAS ATÉ NÃO SE AGUENTAR DE PÉ. O SERTANEJO AINDA FALOU QUE UMA DELAS NA HORA DA MORTE OLHOU PARA ELE E ESCORREU “LÁGRIMAS” DE SEUS OLHOS. GENTE PODE PARECER ABSURDO, MAS EU ACREDITO, OS ANIMAIS TEM UMA SENSIBILIDADE SEM TAMANHO E SEU OLHAR FALA O QUE ELES NÃO PODEM ESPRESSAR ORALMENTE, SÓ QUEM POSSUI É QUEM SABE. MUUUUUIIIITO TRISTE !!!!!! MORTE AOS CORRUPTOS, SALAFRÁRIOS, PILANTRAS, DESUMANOS E IMUNDOS !!!!