• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 06/04/2008 - 07:19h

A estratégia

"O desprezo é a forma mais sutil de vingança" (Baltasar Grancián)

Não, meu caro amigo, pode ficar tranqüilo, pois isto nunca irá acontecer: nem voltei e nem pretendo, de jeito nenhum, voltar ao PT. Até porque, mesmo que o PT venha, novamente, defender as bandeiras da ética, da honestidade, da moralidade, das boas causas, isso soaria como Cassandra – aquela mulher que falava a verdade, mas ninguém acreditava.

Se deixei de escrever artigos sobre Lula e o PT (o último artigo que fiz foi em 06/09/2007) é porque, além do tédio que é falar destes dois, percebi que tinha que mudar a estratégia. Afinal, quanto mais são mostrados os desmantelos desse (des)governo  Lula, mais ele aumenta a sua popularidade. E por que isso acontece? É fácil de entender: a opinião pública detesta a verdade; não foi à toa que ela crucificou Cristo.

Upton Sinclair teve a lucidez de perceber que “é muito difícil fazer um homem entender algo quando o seu salário depende de ele não entender”. Portanto, bolsa família, bolsa escola, vale gás, vale tapioca, etc, etc… compram, facilmente, a consciência  de quem nunca a teve.

Além disso, não devemos nunca nos esquecer do que sabiamente Nietzsche ensinava: “Aquele que vive de combater um inimigo tem interesse em que ele continue vivo”. Quando batemos muito num adversário, podemos cair no erro de transformá-lo em vítima: “Não! Eles não são tão ruins assim…”.

A dose excessiva do remédio vira veneno e pode promover efeitos colaterais indesejáveis, aprendi isso no segundo ano de Medicina, na disciplina de Farmacologia. Então, o que devemos fazer? Cruzar nossos braços? Assistir aos absurdos, de camarote? Fazer de conta que isso não nos atinge? É claro que não!

Mas, devemos saber que a ira, a revolta, o ódio… não vencem a batalha. É com o riso que se vence, dizia Nietzsche. E seria hilariante se todos os meios de comunicação deste país, a partir de agora, deixassem de veicular as “pérolas” ditas pelo nosso (infelizmente) Presidente e a sua “companheirada”.

Já pensaram se naquele papo de botequim de quinta categoria, que Lula disse ter tido com o Presidente norte-americano (“Bush, meu filho, resolva sua crise”), ninguém tivesse feito nenhuma referência – nenhuma nota nem mesmo no rodapé da página de um jornal -, uma pessoa personalista como o Lula teria morrido de raiva. E seu fígado, é claro, pagaria o pato…

Pois ele sabe mais do que ninguém que Nelson Rodrigues tinha razão ao dizer: “Pior do que a morte é o esquecimento”. E um Lula não falado é um Lula morto.

Pois bem, meu caro amigo, esta vai ser a minha estratégia, quer dizer, a estratégia que aprendi com o sábio Sun-Tzu: “O chefe habilidoso conquista as tropas inimigas sem lutar”. Até por que, concordo com o Bispo Fulgêncio (467 d.C), quando disse: “A verdade aparecerá mesmo que a mutilemos”.

Lula por si só irá se autodestruir. A podridão exalada do seu governo sufocará qualquer possibilidade de troca de oxigênio. E sem oxigênio, não há vida. E a necrose, causada pela falta de oxigênio do PT comerá todos os seus tecidos. A autofagia será inevitável.

E olha que não precisaremos esperar muito tempo não, e nem ir tão longe. O deputado Fernando Mineiro e a sua pré-candidatura a prefeitura do Natal que o digam…

Francisco Edilson Leite Pinto Júnior é escritor, professor e médico – edilsonpinto@uol.com.br

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. Jorge Augusto diz:

    Coitado desse pobre Edilson! Você resolveu ficar calado por que os fatos o fizeram calar! O Brasil está melhor e apenas alguns frustrados e cheios de ódio ideológico esperneiam. Mas pra falar a verdade ninguém estava sentido sua falta não! Afinal quem é você? Lula está morrendo de medo de seu “silêncio”! ahahahahahahahahahahahahaahahah

  2. Raimundo DANTAS Godeiro Filho diz:

    A elite desse País, na realidade torce para que tudo dê errado no governo de Lula. Quebram a cara. Você deve ser parte desses que torcem para isso. Deve ganhar muito bem. Sempre que alguém deseja criticar o Lula, o argumento é um só. Se você é um formador de opinião, porquê não vai tentar mudar a cabeça de milhões de brasileiros? Vai fazer alguma coisa Edilson!

  3. lucia de fatima santos diz:

    Edilson Junior, Parabéns pelo belo e verdadeiro artigo. Dá gosto ler pessoas como você, Carlos Santos, Carlos Duarte, Eliete e outros cidadãos que não perderam a capacidade de se indgnar, e nos ajudam a mantermos a esperança de dias realmente melhores.

  4. Francisco Rodrigues da Costa diz:

    O maior inimigo do Brasil não é Lula. Não foi FHC. Tampouco os Militares. Todos foram iguais na ganância pelo Poder. Os que vierem depois de Lula, caso permaneça esse modelo político, não serão diferentes. O MAIOR INIMIGO DO BRASIL chama-se REELEIÇÃO. Exterminem esse cancro destruidor que farão o maior BEM ao nosso País.

  5. Ricardo Jose de ARRUDA Neto diz:

    Caros Jorge Augusto e Edilson, respeito o pensamento de ambos, porque entendo que a liberdade se afirmar o que se pensa é uma das maiores virtudes do regime demorático. Todavia, uma coisa afirmo com firmeza histórica e atual: o PT e o o Governo coordenado pelo Presidente Lula têm muito mais acertos do que equívocos ou eventuais falhas. A vida real do povo brasileiro sobretudos das classes sociais mais carentes econômicamnente e socialmente falando, mostra o quantoas transformações no Brasil estão acontecendo para melhor. A estrela do PT e as forças políticas e sociais aliadas estão fortes no bom sentido!

  6. Paulo Gilberto Morais dos Santos - J. Pessoa (PB) diz:

    O artigo escrito por você, Edilson, traduz à perfeição o que pensam muitas pessoas, inclusive eu.

  7. Railton Melo diz:

    Quem é Edilson Pinto, esse cara é tão ruim, que não
    consegue ser nenhuma das três coisas; escritor, professor e
    médico.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.