Infelizmente fui obrigado a circular de carro esta semana no centro de Mossoró, em horário comercial. Uma enorme atribulação.
Priorizei, ao final, situar o veÃculo numa maior distância do local desejado, a insistir em querer um ponto mais cômodo.
Pude conversar com consumidores, passantes e alguns lojistas; falei com mototaxistas, taxistas e amigos diversos.
Constatei o óbvio: tornou-se um estresse a circulação e estacionamento de veÃculos na área central da cidade. E vai piorar.
Mas por favor não vamos atribuir a culpa desse cenário estressante à Prefeitura de Mossoró, responsável pela gestão do trânsito. Ela tem parcela de responsabilidade, mas deve ser posta no cadafalso.
Cada um de nós precisa assumir sua fatia do problema, contribuindo para que possa ser minimizado.
O setor produtivo, por exemplo, como é de nossa cultura, cruza os braços e espera que o público resolva tudo por decreto, num passe de mágica.
CDL, Sindivarejo, Acim e outras entidades estão modorrentas, esparramadas no comodismo, quando deveriam tomar a frente de movimento para alterar esse quadro. Devem fazer algo.
Mossoró precisa ser discutida como "Metrópole do Futuro", epÃteto comprado à revista Veja e não transformada numa SuÃça pelo avesso.
Dentro de muito pouco tempo, o centro comercial de Mossoró será vÃtima de um fenômeno próprio dos incapazes, egoÃstas e estúpidos: por falta de respeito ao consumidor, o impedindo de "ir e vir", vai experimentar o êxodo para outras áreas.
É inaceitável que boa parte do estacionamento limitado do centro, em frente às lojas, termine ocupado pelos veÃculos dos próprios lojistas, seus familiares etc. Quase ninguém está agindo através de seus órgãos de classe ou iniciativa própria, para ensejar a circulação do freguês.
Insulta-se quem paga, agride-se quem compra, pune-se a razão de ser do capital: o capital.
Mossoró é realmente um caso à parte.
Mesmo com tanta gente concorrendo contra, ela cresce, incha, engorda dispara. Mas não convém abusar da própria sorte.
….e asfixia o ativo mais importante dessa pirâmide;o trabalhador, que alem de ser mal pago,paga uma tarifa para ter acesso ao seu local de trabalho.
o mossoro west shooping continua “esfolando “os funcionarios das lojas ,ali,estabelicidas.
peço as autoridades de MOSSORO que nao silencie,especialmente aos que tem comercio naquele estabelecimento,fiquem do lado dos mais fracos,fiquem do lado dos que vcs chanam de “COLABORADORES”.
B TARDE CARLOS
E pode piorar, aqui em Recife hoje existe um carro licenciado no Detran para cada 3 habitantes, são 19 mil licenciamento de carros por mês em Pernambuco e a maioria na região metropolitana. Mesmo com edifÃcios garagem e outros estacionamentos, estacionar no centro da cidade é um sofrimento, além de que algumas ruas e avenidas do centro são exclusivas para ônibus e taxi. Abraços.
Tem um lojista estabelecido em uma esquina da Rua Cel Vicente Saboia que todo santo dia coloca uma bicicleta “guardando” a vaga do seu carro, em frente a sua loja, se quiser conferir é só passar lá a partir das 7 horas da manha, no entanto não é só ele, no centro da cidade vejo isso todos os dias em várias ruas.
Tbm sei de um lojista que segura sua vaga proximo a sua loja e na sombra, chega logo cedo,Atenção CDL esse é nosso tipo de empresario´???
È preciso mesmo que os orgãos competentes tomem providencias,quanto ao nosso transito. Nao sei se as Auto escolas estao realmente ensinando mesmo porquem pasmem tem motoqueiro ultrapassando pela direita e a inda chinga o cara dizendo errado. Tem q estruturar e organizar nosso transito, veja bem a avenida q dar acesso ao shoppingo vc pode entrar e retornar em todo o percursso ate chega a BR, absurdo e o q é pior sem nenhuma segurança e tem mais o tem de carro estacionado na pista de rolamento obrigando o motoirta utilizar somente a esquerda, isto aconte nao so na avenida q dar acesso ao shopping como tbm na presidente dutra. OUtra que a gerencia de transito tem q tomar providencias sao retorno errados entre as pontes e mais grave ainda quem sai do banco do brasil do vila oesteq insiste em sair direto em direção ao centro, nao indo ate o retono com segurança q fica um pouco atraz. providencias muito necessarias e fazer valer com seriedade.
Mossoró sera a metropole do futuro com governantes com mentalidde de cidadezinha do interior. Não se fala em investimentos em transporte público de qualidade, mais investimentos em sinalização em geral, mais agentes de trânsito, criação de estacionamentos, tudo que realizam é a força ou quando o MP determina. enfim investimentos pesados para uma metropole do futuro. O que estou vendo crescer e realmente estou assutado é a violência tanto dos marginais quanto a dos acidentes de trânsito. Ontem ao meio dia um individuo na rua Vesceslau Brás com Delfim Moreira disparou seis tiros para o ar e calmamente na sua bicicleta foi embora e olha que fizeram uma operaçao com helicoptero e tudo, acidentes pessoalmente vi uns quatro. Estou assustado com tanta violência e descaso com a obediência as leis e os motovigias continuam infernizando a vida dos moradores do bairro à noite com seus avisos sonoros. PQP!!!!