• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 05/09/2010 - 12:50h

A frieza das ruas e o “peixe” – Eleições 2010

Tenho acompanhado movimentações políticas aqui no Rio Grande do Norte. Mas por força de compromissos fora, espiei também campanhas na Paraíba e Ceará.

Em todos os lugares a atmosfera é a mesma: os políticos esforçam-se para levar o povão às ruas, mas com pouco resultado em termos de volume.

A disputa é "eletrônica": em rádio/TV e via Internet. Mesmo assim, com pouco ou quase nada a despertar o interesse alheio.

Nas ruas ainda sobrevivem os carros de som e alguma panfletagem, com militantes pagos.

Com o fim do showmício, da distribuição gratuita de cachaça, maior vigilância quanto ao abastecimento de veículos, veto ao uso de camisetas, bonés etc. na propaganda, só sobrou o próprio candidato. E poucos conseguem catalisar a multidão.

Existem algumas raridades mesmo.

Nesse sábado acompanhei em Mossoró vários trechos da carreata e comício da "Força da União", encabeçada pela senadora e candidata ao governo Rosalba Ciarlini (DEM).

Em todo o trajeto, consideráveis manifestações de apoio, cenas de fanatismo, acenos e simbologias de reforço à sua postulação.

Entretanto ao final da mobilização, perto da meia-noite, sobrou basicamente os militantes à frente do palanque. Boa parte da massa já tinha ido embora ou ficara no meio do caminho, após saudar a candidata.

Com legislação a cada dia mais restritiva quando aos gastos de propaganda em rua, caminhamos para disputa ainda mais frias.

Concorre ainda para a distância povo-político, essa miscelânea de nomes, siglas  e ideologias, num mimetismo só comparàvel aos camaleões. Sem a polarização de cores, gestos e "bichos" como "bacuraus" e "bicudos", não sobrou quase nada para esquentar a campanha.

Tem muitas mudanças sociológicas ocorrendo a passos largos e nem todos os políticos e marqueteiros percebem isso. Está cada dia mais difícil "vender" o peixe. Explicado porque muitos, que podem, insistem em "comprar".

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. pedra de abelha diz:

    fui a mossoró acompanhar a mobilização da rosa, nunca tinha visto nada igual, como o povo de mossoró abraçou a candidatura da rosa.

  2. itamar de sousa diz:

    carlos santos,bom final de domingo
    a falta de interesse por parte do povo,decorre da falta de politicos sérios,os que estao aí,nao sao confiaveis,alias,eu nunca tinha visto uma safra de politicos tao ruins,esta safra que nos representam,cada dia ,se tornam mais mediocre,estes 3 senadores,tiveram desempenho mediocres,os deputados federais ,idem[com poucas exceçoes]estaduais,prefiro nao comentar,alias,se nao existissem,nao faziam falta.
    o senhor fala da falta de entusiasmo ,ao final dos comicios,só restando os simpatizantes[leia~se,cargos comissionados,e ospagos p segurar bandeiras]eu chego a conclusao;OS PEIXES NAO PRESTAM,AS AGUAS ESTAO POLUÍDAS,E O POVO ,FAZ COMO SE ESTIVESSEM EM UM PROGRAMA DE AUDITÓRIO,SÓ COMEM O PEIXE SE PAGAREM!!!!
    CARO JORNALISTA,OBG P O ESFORÇO,EM MANTER ESTE BLOG, BOA BOITE.

  3. Nunes diz:

    Mossoró jamais terá manifestação igual, intensa e soberana a qual rendeu-lhes à doutora Rosalba na tarde /noite de ontem pelas ruas da cidade. Uma verdadeira manifestação de amor e culto a única mulher da terra predestinada na política.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.