• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quarta-feira - 05/03/2008 - 18:02h

A lâmina, afiada, da “guilhotina” que mata reputações

Há dias acompanho cobertura pelo Blog do Evânio (endereço aqui ao lado), da polêmica em torno de suposta agressão do ex-vereador José Emídio a um portador de necessidade especial. Impressiona-me o enredo com claro conteúdo ficcional.

Apesar de não me surpreender, vejo a dimensão da maldade que envolve poder e capital. O soldo obtido com a dor alheia é regra, não exceção. É fácil perceber que alguém financia – com numerário público, por debaixo da mesa, ou do próprio bolso – essa manipulação odiosa.

De novo, setores da imprensa mossoroense entram no ritmo do "tudo por dinheiro". Confunde-se assessoria de imprensa com "assessoria de incenso"; agência de marketing com "agência de massacre".

A honra alheia é enxovalhada, porque tem alguém disposto a pagar – sem qualquer escrúpulo, além de outros tantos ansiosos pela grana de origem espúria. Vale tudo. Vergonhoso.

Nesse ínterim, não faltam ainda os menos atentos, que terminam dando eco à notícia por inocência, num arroubo de espírito justiceiro e cidadania. O episódio deve alertá-los, pois serão outras vezes assediados para igual fim.

Recebi material sobre o assunto em minha caixa postal. Confesso que após ler o conteúdo, dei o destino conveniente: a lixeira.

Foi a partir de acessos diários ao Blog do Evânio, que alcancei o submundo onde isso fora gerado. Tratei de fazer minhas checagens etc para fechar o enredo. Não era preciso ir longe. O odor ajuda na descoberta.

A origem é a mesma de outras tantas patifarias. O expediente de aspergir lama sobre a honra alheia, por trocados, é hábito nessa cloaca, valhacouto de marginais travestidos de jornalistas.

Quem financia esse tipo de leviandade, não perde por esperar: adiante será alvejado pela própria máquina que ajuda a manter viva. Essa gente que banca a canalhice contra adversários, inimigos ou pobres desafetos, será imolada também. É só uma questão de tempo. E mais dinheiro, lógico, do lado oponente.

Lembram-me François Robespierre e Joseph Guilhotin. O primeiro, advogado, foi um dos líderes da matança pós-Revolução Francesa; o segundo, médico, reinventou a "guilhotina". Essa engenhoca utilizada no assassinato de milhares de homens e mulheres, terminou os alcançando. Os dois morreram sob a lâmina oblíqua que incentivaram a funcionar.

Quanto à vítima dessa vez, José Emídio, conheço-o há uns 20 anos.

Não tenho amizade próxima, mas escassas situações de convivência com ele. Os depoimentos colhidos e meu testemunho pessoal, não o identificam como atrabiliário, truculento e intolerante. É-me uma pessoa cortês, de fácil convivência e polida. Fala mansa, gestos moderados e olhar sereno.

Não duvido que José Emídio possa ter transbordado de fúria. Não duvido mesmo. Todavia interpreto como pouco provável que o episódio divulgado tenha ocorrido. Não bate.

O ex-vereador – tudo indica – é vítima de uma sórdida combinação de politicalha com o "trabalho" de alguns gigolôs do jornalismo. Essa espécie sobrevive graças à conivência de uns, medo de outros e cobertura de corruptores.

Minha solidariedade, Emídio.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. João Railson diz:

    Carlos,

    Tenho dito, a prefeita de férias Fátima Moraes que só não será candidata e prefeita de Assú, eleita em 2008 se não quiser, ou por pura burrise, está ela sendo acessorada por nada mais nada menos do Zé Maria (DEM), digo Zé Maria está fazendo o jogo de Ronaldo e Fátima está caindo nessa, se Fátima perde o apoio de Danúbio perderá 40% das chances que tem, e olhe que o jogo de Zé Maria é esse e ta tudo combinado. ANOTE AÍ…

  2. José Emídio de Oliveira diz:

    Carlos, as materias mentirosas divulgadas nos tres Jornais de Mossoró visa tão somente mim atingir politicamente. como vc leu, as materias são iguaias, as manchetes e fotos idem, não ouviram minha versão. Se a materia tivesse cunho jornalistico, ao menos eles teriam o cuidado que o Advogado Evanio Araujo teve de ouvir a Repótagem da Inter TV. Mas, a finalidade não era essa, confirmada quando visirei as redações do jornais, a resposta era a mesma, veio do departamento comercial. Vou declarar uma coisa a você e seus leitores. O passo mais dificil que dei em minha vida, foi deixar um adorado filho de 18 anos na sepultura. Apesar do sofrimento e da angustia que passo, vou superar. por ultimo, calar minha voz, jamais, vou continuar falando por quem não tem voz, ou não tem coragem de falar.
    Muito obrigado pela solidariedade e um abraça.

  3. Jorge Augusto diz:

    Pois é Carlos! Tenho um amigo que já foi vítima dessa quadrilha! Ele costuma dizer: são bandidos com uma “caneta” (teclado) na mão e que utilizam um meio de comunicação para extorquir e enxovalhar a honra alheia! E olhe que ele nem político é, “apenas” foi vilipendiado por vingança pessoal! Depois do caso dele, tinha acalmado, mas parece que agora, ano eleitoral, a máquina destruidora de honras vai funcionar a todo vapor! Mas a esses cuidado: tem gente que não resolve isso pelos meios legais não!

  4. Tomaz Neto diz:

    Você é sempre o CARLOS SANTOS QUE CONHEÇO, sempre dando uma lição a estes cafajestes que usam o jornalismo para fazerem todo tipo safadeza. Conheço JOSÉ EMÍDIO. É UM RAPAZ DE BEM.

  5. antonio tarcísio diz:

    Caro Carlos Santos, já de muitos anos temos convivido em nossa Dix-sept Rosado com o ex-vereador José Emídio, alguns anos como correligionários e outros como adversários políticos e posso te dizer que acredito plenamente que José Emídio não praticou a agressão física que fora esplanada em alguns jornais mossoroense, sabe-se lá a que preço, mas certamente com objetivos não muitos louváveis, aliás, como assim tem agido alguns politiqueiros da cidade.

  6. Antonio Pedro da Costa - advogado diz:

    CARLOS,
    Nada a acrescer ao seu desabafo. Concordo em gênero, número e grau com a sua análise. Conheço Zé Emídio. Pode apostar que toda essa nojeira não passa de armação política contra ele. Minha solidariedade, Zé Emídio.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.