• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 26/08/2007 - 11:30h

A lei do carma

Carma nada mais é do que o conjunto de ações dos homens e as suas conseqüências. Segundo Isaac Newton, a cada ação, surge uma reação de mesma ou maior intensidade. Por isso, só colhemos o que plantamos.  

Cristo como bom entendedor da física e da lei do carma já ensinava: “Não julgues para não ser julgados; com a mesma medida que julgares, serás julgado”. Portanto, deveríamos a cada segundo, antes de agir, pensar primeiro: “O que isso causará de bom ou de mau? Trará felicidade para mim e para quem está perto de mim?”.

Sei que, assim, transformaríamos a nossa vida num jogo de xadrez, onde os enxadristas simulam cada jogada e as suas possíveis conseqüências… no entanto, seríamos mais prudentes e saberíamos, como Baltasar Gracián, que quando bem conhecida a causa se conhece o efeito…  Santo Agostinho, quando se deparou com a questão: “o que é o tempo?”, sabedor da lei do carma, respondeu brilhantemente: “Se ninguém me perguntar eu sei, mas se alguém me perguntar e eu tiver de explicar, aí eu já não sei”.

Tudo isso porque passado, presente e futuro se confundem a cada momento. Independente de gostarmos ou não, tudo, absolutamente tudo, que está acontecendo no presente e poderá acontecer no futuro, é decorrente de nossas escolhas no passado.

Nietzsche tanto sabia dessa ligação dos três tempos (passado, presente, futuro) que, no seu livro A Gaia Ciência, fez referência aos fatos que se repetiram no passado, ocorrendo no presente e se repetindo no futuro… Li, certa vez, em Deepak Chopra que “O passado é história, o futuro é mistério, o presente é uma dádiva e por isso se chama presente”.

Então, não poderemos, de forma alguma, menosprezar o presente que estamos recebendo agora… Verdadeiras lições da lei do carma… Que lições? Ora, meu caro leitor: as vaias que o presidente Lula tem levado por esse país afora (na abertura dos Jogos Panamericanos, no lançamento do PAC em Aracajú, no último dia 16, novamente, no Rio…).

É só o presidente Lula colocar a cabeça de fora, sair de Brasília: tome vaia. Uh! Uh! Uh! Uh! Fora Lula! Cansei da sua farsa e da podridão do seu governo! Fora Lula! Já vai tarde! E o danado é que Lula, com a sua amnésia estratégica (“não sei de nada!”), esqueceu não só a ética e a honestidade que pregava em praça pública, mas esqueceu também que ninguém mais, ninguém menos do que ele e a sua “militância” do PT foram quem ensinou o povo brasileiro a vaiar. Na era Fernando Henrique era um tal de “o povo unido jamais será vencido!”; fora FHC!, etc, etc…

Agora o presidente quer ir contra a física (contra a lei do carma) e contra grande parte dos que estão revoltados com tanta sujeira, corrupção e desmantelos no seu (des)governo – e tentam protestar de forma legítima através das vaias, já que o judiciário e o legislativo fazem ouvidos de mercadores -, e fica indignado com esses apupos (vaias mesmo), chegando a dizer a seguinte pérola para o governador do Rio (o berço das vaias): “ Sérgio, você nunca mais fique nervoso com o pessoal que protesta. Porque esse pessoal é tão jovem e tão desprovido de consciência política que vem protestar com nariz de palhaço, quando o palhaço é uma coisa alegre."

Realmente, somos todos palhaços… e o gesto (batendo uma mão fechada em outra aberta) do seu assessor direto, o Marco Aurélio Garcia ou “o relaxa e goza” da ministra Marta mostram muito bem como eles nos vêem e nos tratam. E só conseguimos reagir a esses absurdos com vaias apenas. O que é uma pena…Insensibilidade e pouco caso são os sentimentos que norteiam estes “homens” que (des)governam este país. Mas, um dia essa palhaçada toda acaba.

Lula, com certeza, terá o seu final melancólico como Sarney, Collor de Mello, FHC e tantos outros. Um dia o circo irá pegar fogo e os palhaços – como somos conhecidos hoje – serão respeitados (pelo menos até um novo circo ser amardo de novo: logo após as eleições).

Esse é o carma que teremos que suportar e Deus sabe até quando… até deixarmos de ser palhaços… quem sabe…

Francisco Edilson Leite Pinto Júnior, professor, médico e escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. sandro costa diz:

    TEXTOZINHO REAÇA,NÃO AGUENTEI IR ATÉ O FIM!

  2. abimael costa diz:

    Carlos vc não tinha um artigo mais interessante para postar não?Basta o jh com esses textos babacas.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.