Os números, para qualquer direção que se fixe o olhar, são aterradores. Praticamente inexiste sinalizador de mudança, reação ou fôlego das candidaturas majoritárias das coligações "Vitória do Povo" e "Coragem Pra Mudar".
Os nomes ao Governo do Estado e Senado alinhados ao Governo Federal, à gestão do presidente Lula (PT), estão na contramão do desempenho vigoroso da candidata presidencial Dilma Roussef (PT).
Segundo os números do Ibope, o eleitorado do Rio Grande do Norte separa de forma cirúrgica a disputa nacional da paroquial. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
A 22 dias das eleições de 3 de outubro, o quadro é francamente favorável a vitória, em primeiro turno, da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), da aliança "Força da União".
Os candidatos ao Senado, senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM), estão surfando na "crista da onda". Wilma de Faria (PSB) definha.
Os candidatos a Governo do Estado Iberê Ferreira (PSB) e Carlos Eduardo (PDT), respectivamente da Vitória do Povo e Coragem Pra Mudar, parecem enterrados numa areia movediça: quanto mais se mexem, pior ficam.
Nas quatro pesquisas ao Governo do Estado, do dia 14 de agosto para esse sábado, 11 de setembro, Rosalba esteve sempre com folgas à frente de Iberê e os demais adversários. Nos números da Estimulada, a vantagem é de 14% sobre seus contendores e 27% imposta apenas a Iberê.
Rejeição
A senadora cresceu 5% num comparativo com a pesquisa Ibope anterior, de 19 de 30 de agosto. Iberê perdeu 2% e Carlos Eduardo 1%.
Em termos de Rejeição, há também uma distância superlativa entre Rosalba e Iberê, o principal adversário.
Enquanto ela possui apenas 17% (a menor entre os candidatos), Iberê carrega 27%. Ou seja, a repulsa do eleitor a seu nome é maior do que a preferência, haja vista que o atual governador alcançou 23% de intenções de voto.
Sobre o Senado, Garibaldi consolida-se como primeiro colocado, sendo virtual reeleito. José Agripino tem motivos para sorrir, pelo mesmo motivo: marcha à reeleição.
Wilma contraria o histórico pessoal de crescer dentro da própria campanha. O Ibope constata seu desabamento da última pesquisa para agora, em 5%. Garibaldi "engordou" 6% e Agripino capitalizou-se com 7%.
Diante de quatro pesquisas Ibope, hoje a 21 dias das eleições, podemos afirmar que as eleições estão resolvidas?
Pesquisa não preconiza vitória ou derrota. Pesquisa procura medir intenções de voto. Voto mesmo, só em 3 de outubro.
Só uma hecatombe altera o curso dessa história. Caso isso ocorra, não apenas o Ibope mas todos os demais institutos de pesquisas fecharão suas portas, por absoluta incapacidade de fazer o básico do seu ofício: pesquisar.
Como se diz aqui no sertão, quando há um fato consumado: "Morreu Maria Preá!"
Foto – Rosalba e seu vice, Robinson Faria (PMN), em Mossoró (04-09-10)
Veja clicando AQUI, um relatório maior sobre os números do Ibope para Governo, Senado e Presidência da República.
Mais uma mprova Lula trabalhou tem aceitação aqui foi Rosalba que trabalhou, nao adianta Lula vir aqui.
Mais uma vêz, Mossoró faz uma Governadora! Viva Mossoró, Viva o Povo Mossoroense, abaixo os oportunistas de plantão.
Parabéns Rosalba.
essa foto registra o maior acontecimento histórico da política atual do RN no dia 04/09/2010 em um resgate dos grandes movimentos políticos, na junção de massas e na espontanea denominação do nome da ROSA governadora do RN. Mossoró é assim, alicerçada na política e sustentada na palavra da mulher predestinada na política que é nossa Rosalba Ciarlini ROSADO.
INFELISMENTE COM A ASCENÇAO AO GOVERNO,DE UM DOS PIORES QUADROS QUE O SENADO DO BRASIL JÁ TEVE[SITE TRANS PARENCIA BRASIL]MARIA PREÁ MORRE[POVO]E O MAIS TRISTE,É CONSTATAR,QUE UMA “RUMA DE MALA SEM ALÇA RESSUSCITARÁ”
TRISTE RN,ENQUANTO EM OUTROS ESTADOS DO BRASIL,AS OLIGARQUIAS SE ACABAM,AQUI ,O ELEITOR FORTALEÇE~A,É SE AFUNDA MAIS NA MISÉRIA, ARRE ÉGUA
Rosalba começou a ser a furura governadora, quando em dois e seis derrotou para o senado o todo poderoso Fernando Bezerra e o companheiro LULA. ou não foi?
Só que essa MARIA PREÁ da candidata do DEM(O) tá podre e exalando um insuportável mau cheiro das praças construídas em Mossoró com preços superfaturados. O perigo reside no fato de que a Polícia Federal realize alguma operação nesta reta final pra colocar aquelas pulseiras brilhosas em quem surrupiou às escâncaras o erário público da cidade de Tamangandápio.
Ô amigo Carlos, será que a candidata do DEM(O) aumentou seu cachê? Ê bicho, lembrai-vos de que no pleito de 2006 teve uns colegas seus que se trumbicaram de verde e amarelo apostando as fichas em pesquisas baseadas em 816 pessoas.
Consta nos registros da história: O pior governador do RN foi DIX-SEPT ROSADO, que em cinco meses de governo demitiu 50% do funcionalismo público estadual, que tinha quatro mil funcionários. Que DEUS nos livre desse retrocesso, até porque a Presidente DILMA não vai apoiar uma administradora com raízes na Ditadura Militar.
Ô Izaurinha, vc já viu o escândalo do IBOPE no Amapá? O dono do Instituto IBOPE cobrou um milhão de reais para fraudar pesquisa no Amapá? (Vide portal Cláudio Humberto/Blog Thaisa Galvão). Quanto o Carlos Augusto Rosado terá pago para fraudar esta última do IBOPE/RN ?
o marcos pintos, esta ficamdo doido, vai perder sua boquinha no governo do estado por isso esses ataques a rosa e seus eleitores, carlos não publicou algums comentarios meus pq achou ofensivo mais deixar passar os comentarios desse sujeito mau educado q esta ficando doido……….
O verdadeiro CEGO é aquele que não quer ver. É você mesmo, PAI DINÁ de Mossoró. Se conforme, a ROSA vai ser sim , a nossa GOVERNADORA.
vejo bem mais q isso… vejo até sua insistencia em querer driblar-nos a imagem de sua candidata já surrada de guerra… a guerreira wilma q nunca fez nem faria, a qual vc já tanto abocanhou ! lave sua boquinha qdo for dirigir-me a palavra, aqui é um espaço virtual, DEMocrático público e notório de respeito, repito: respeito.
Caro Carlos, faço minhas as palavras escritas no comentário do amigo Cláudio Montenegro. A vitória de Rosalba ao governo do RN começou a desenhar-se qdo a mesma derrotou o “todo-poderoso” esquema do senador Fernando Bezerra em 2006, saindo de Mossoró praticamente desconhecida no restante do estado, sendo apenas a “Rosa de Mossoró”. Rosalba não parou um só instante de trabalhar sua eleição nesses últimos 4 anos e o quadro que aí está só faz justiça à sua capacidade administrativa, ao seu carisma pessoal e à sua força e determinação. Só não tem visto e reconhecido isso, os que insistem em seu radicalismo cego. Os próprios apoiadores de Iberê e Vilma, há muito sabem que entrariam numa campanha perdida, porque a diferença entre Rosalba e os outros candidatos, é que o voto dela é dado com amor, de coração, por reconhecimento pelo o que a mesma sempre fez por Mossoró e pela confiança no que ela fará pelo RN. Acompanhei-a esse fds pelo Seridó e testemunhei o carinho com que as pessoas a recebem e ouvem seus discursos, com os olhos brilhando de esperança. Qto aos senadores Garibaldi e JA, além da competência e experiência comprovadas dos dois, o “novo voto casado” funcionou sem falhas, a integração entre os 3 nem de longe passa pelo putro palanque. Existe um verdadeiro “abismo” entre Iberê e Vilma, e Hugo Manso. Portanto, q impressão que se tem é que são 2 chapas distintas dentro de 1 só. Acho que a eleição está decidida, apesar de ter a certeza de que não podemos parar de conquistar mais e mais votos para o nosso “canteiro” e confio que nossa ROSA vai fazer o melhor governo que esse estado já vivenciou.