quinta-feira - 04/08/2011 - 11:48h
Que país é este?

A porra do Brasil

“Que país é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção?”

A indagação é de Juan Arias, correspondente de El Pais (Espanha) no Brasil.

Nota do Blog – Sim, que país é este?

Em seus shows pelo Brasil afora, a banda Capital Inicial costuma cantar a música “Que país é este?” da Legião Urbana, letra de Renato Russo.

E a multidão que cantarola a letra, em histeria, grita lá de baixo… “É a porra do Brasil” (…).

Depois, não acontece mais nada. Só alegria.

Somos uma “massa-gente”, como diria o professor Darcy Ribeiro, ou “massa-povo”, nas palavras do também professor Oliveira Vianna, sem discernimento individual ou motivação coletiva para lutar por seus próprios e relevantes interesses.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. William diz:

    O sisitema eleitoral brasileiro junto com as instituições tornou a maioria do povo corrupto. Quem não é esta isolado, omisso ou lutando contra uma mulltidão de corruptos em todo lugar sem nenhum resultado pratico. O povo brasileiro só pensa em sexo, carnaval, religião e futebol. Estão esperando Jesus Cristo vir resolver tudo.

  2. Geraldo Fagundes diz:

    O mundo todo sabe que apenas os brasileiros não percebem que 99% do politicos que eles elegem são corruptos e ladrões. O mundo todo também sabe que o brasileiro aprendeu a conviver com a corrupão, a defender os corruptos e a ficar calado quando é o certo seria gritar.
    O povo norte americano costuma dizer que o povo brasileiro é ” Happy Idiot”.

    Tradução: Idiota Feliz.

    O povo americano está certo.

    • Carlos Andre diz:

      Boa tarde Geraldo!

      O problema é que o brasileiro no geral, fora a regra, é corrupto e desonesto, os politicos eleitos são o reflexo dos valores que o povo compartilha, para mudar os politicos tem que se mudar a cultura do “jeitinho brasileiro”.

  3. George Filadelfo diz:

    Vamos marchar em busca de uma educação de qualidade. Já disseram antes: “Só há um problema nacional. A educação do povo”. Vamos às ruas, pedir a aprovação do Projeto de Lei de autoria do Senador Cristóvam Buarque. O projeto preconiza que todo filho/a de político seja matriculado em escola pública. Só espero que o referido projeto determine que a matrícula seja feita em escola pública brasileira, senão, os políticos endinheirados mandarão seus pupilos para os EUA, Londres, Alemanha, França…

  4. Hermiro Vieira Gurgel Filho diz:

    Santos, Santos,
    Minha memôria está um pouco cambaleante mas lembro-me de um episódio não muito distante.
    É o caso da cidade de Guamaré RN. O prefeito à epoca individuo nacionalmente conhecido chamado de João “Peido” pilantra digo, João Pedro foi acusado não por terceiros mais pela justiça estadual, nacional, e tudo mais, de furtar milhões de reais dos cofres do município dito. Pois bem, está preso?, devolveu o denháro?, prestou álgum tido de serviço a comunidade?, os seus bens foram leiloados para arrecardar dinheiro e devolver aos cofres públicos? .
    Hê, justiça!
    Quando álguém perde uma ação na justiça se não conseguir a “justiça gratuíta” o magistrado ordena: Envie o nome do réu para à dívida ativa do estado. Tá certo, é lei. E por que não mundam a lei para colocar o joão peido na cadeia?.
    Lí em um blog que o atual prefeito de Antonio Martins saiu do PT (graças a Deus), e foi recebido lá em Caraúbas em grande festa pela cúpula estadual do PMDB com grande entusiásmo.
    Diga aí, Carlos,
    O último pagamento dos funcionários da prefeitura de lá receberam os seus proventos com CHEQUES SEM FUNDOS. isso é honestidade ou corrupção?
    o povo brasileiro é ” Happy Idiot”.
    Concordo!

  5. Victor diz:

    Acredito que o grito inicial de convocação da massa deve surgir de pessoas como vc, Carlos Santos, que tem um veículo de comunicação à disposição e é um formador de opinião. Acredito que com a iniciativa dos blogueiros do rn, poderíamos fazer uma grande manifestação contra a corrupção a nivel estadual.

  6. zeroberto diz:

    Sem muita onda,todos nós,ou quase,ficamos naquela: “Um dia ele se lasca”,aí,tudo se resolve.

  7. Luzia Bessa diz:

    Olha Carlos Santos, realmente você tem total razão, é uma coisa ridícula a corrupção em todos os recantos desse país, em todos os níveis do mais alto ao mais baixo escalão social. Talvez o analfabetismo político seja o fator determinante para essa “aceitação passiva generalizada”, pois o analfabetismo político está presente em todas as classes sociais.

  8. Generino diz:

    BRASILEIRO não quer JUSTIÇA, quer VANTAGEM. Não quer o fim da CORRUPÇÃO, quer UMA BOQUINHA.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.