Depois de fechar 23 abatedouros de animais em Mossoró, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) demonstra vontade de trabalhar em conjunto com outros órgãos públicos e representantes do setor, à regularização desses negócios.
Em reunião ontem na Câmara de Mossoró, proposta pelo vereador Genivan Vale (PR), um caminho consensual começou a ser trilhado, em defesa da saúde pública e também de emprego e renda de dezenas de pessoas. Vários setores interessados no tema estiveram presentes, além de mais de 20 responsáveis por abatedouros interditados por falta de condições sanitárias.
Da reunião, comenta o vereador Genivan Vale, saiu uma pauta de ações: reunir grupo de microempresários para reunião com técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para regularização da empresa; formar associação/cooperativa; dar continuidade à fiscalização; identificar abatedouros mais próximos das condições de funcionamento para acolher a demanda; procurar firmar parceria com abatedouro legalizado para os não-legalizados atuarem enquanto não conseguem se adequar às normas exigidas para o funcionamento.Além disso, foi acordado visitas aos abatedouros fechados para ver se poderão permanecer no local, promover articulação de parceria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente (Idema) com a Gerência Ambiental de Mossoró, objetivando que a gerência emita licença. Como também os vereadores buscarem a possibilidade de dispensa das taxas de regularização.
Faça um Comentário