quarta-feira - 15/10/2025 - 13:32h
Visita técnica

Acadêmicos de Medicina da Uern conhecem realidade da saúde pública

Estudantes e docente conheceram estrutura e papel técnico do órgão estadual (Foto: 2ª Ursap)

Estudantes e docente conheceram estrutura e papel técnico do órgão estadual (Foto: 2ª Ursap)

Acadêmicos do segundo período do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram, na manhã de quarta-feira (15), uma visita técnica à II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), em Mossoró.

A atividade, realizada das 9h às 11h, teve como objetivo aproximar os estudantes dos diferentes níveis de atenção à saúde, proporcionando uma compreensão prática sobre o funcionamento dos serviços públicos. A visita integra as ações da disciplina Saúde Coletiva e Vivência na Comunidade II.

O grupo foi recepcionado pela coordenadora do Núcleo Técnico da II Ursap, enfermeira Ana Clara de Souza Rêgo; pela referência da Vigilância Epidemiológica, Lucélia Pansard; e pela presidente do Comitê Regional de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, enfermeira Vilcelânia Alves. As profissionais apresentaram as atribuições e o funcionamento dos diversos setores da instituição.

Durante a programação, os estudantes conheceram a estrutura administrativa e os programas desenvolvidos pela unidade, como o Programa de Controle das Arboviroses, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde Mental e Saúde Prisional, Programa Saúde na Escola (PSE) e Programas de Controle da Hanseníase e Tuberculose, entre outros.

Também foram abordadas as ações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, o Núcleo de Saúde do Trabalhador, o Núcleo de Zoonoses, o Programa Regional de Imunizações e o papel da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), responsável pela assistência farmacêutica estadual.

A professora Ellany Gurgel Cosme do Nascimento acompanhou os estudantes durante a atividade. Titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), Ellany é doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do RN (UFRN) e docente adjunta do curso de Medicina da Uern.

A II Ursap é um dos seis centros regionais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), atuando como unidade estratégica da gestão estadual. Com sede em Mossoró, o órgão abrange 14 municípios da 2ª Região de Saúde e, em Assú, coordena mais 12 municípios da 8ª Região.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.