Do UOL, Tribuna do Norte, BCS, G1 e outras fontes
O representante comercial Thiago Almeida Paula, residente em Mossoró, estava entre os passageiros da aeronave ATR-72 da companhia Voepass que caiu na tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, São Paulo. O avião pousaria no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, mas ‘desabou’ sobre um condomínio, com morte de 61 ocupantes, sendo quatro tripulantes.
Natural de Fortaleza, o empresário estava em viagem a trabalho e deixou esposa e filha de 9 anos.
Thiago residia há vários anos em Mossoró, onde morava no bairro Planalto 13 de Maio. Ele era membro da igreja Assembleia de Deus Pão de Vida, no bairro Doze Anos. Familiares e amigos confirmaram que ele estava em voo para São Paulo, de onde seguiria para Recife antes de retornar a Mossoró.
O que causou o acidente?
Na área onde sobrevoava o avião comercial de médio porte que caiu, nesta sexta-feira, havia um alerta para “formação severa de gelo”, segundo informou o site sueco Flightradar24, que rastreia voos internacionais. Segundo especialista ouvido pelo UOL, pode ter acontecido uma “perda súbita de sustentação da aeronave”, chamada de estol.
Para Raul Marinho, piloto e presidente do Grupo Brasileiro de Segurança da Aviação Geral (BGAST), a hipótese da queda ter sido causada pela formação de gelo nas asas da aeronave ATR-72, da Voepass Linhas Aéreas, é “plausível”. “Existiam características de formação de gelo naquele momento em que o avião estava passando. Então, [a hipótese] é coerente. Olhando, à primeira vista, é bastante provável, inclusive”, afirmou ele.
O presidente do BGAST explica que a formação de gelo sobre as asas de uma aeronave é causada por uma condição atmosférica em que a água fica abaixo de 0ºC e, quando o líquido se choca com a asa, forma-se uma camada de gelo.
Aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50 e a previsão de aterrissagem era às 13h45.
Mossoró
A Voepass opera no Aeroporto Dix-sept Rosado desde o início do ano. Chegou a anunciar suspensão do serviço, mas voltou atrás, garantindo continuidade pelo menos até dezembro próximo. Nesse ínterim, tem se caracterizado por uma avalanche de queixas quanto a atraso e cancelamento de voos, a ponto de enviar passageiros por via rodoviária em vez em um de seus aviões do mesmo modelo que caiu hoje.
ATR-72
A avião ATR-72 é tido como um dos mais modernos e seguros da atualidade, mesmo não sendo a jato e, sim, turboélice. Ele é usado por mais de 200 operadoras em todas os continentes do mundo, com foco em linhas regionais.
A empresa Voepass tinha cinco modelos do avião. A Azul Linhas Aéreas (que também opera em Mossoró com esse tipo de aeronave) é a empresa com o maior número de aeronaves ATR 72: trinta e três. A MAP Linhas aéreas tem seis delas.
Saiba mais detalhes técnicos sobre esse avião clicando AQUI e AQUI.
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
Deus o tenha. Sem sofrimento todos chegam no solo sem vida