Um tiro no pé. A governadora Fátima Bezerra (PT) resolveu botar sua infantaria para atacar prefeitos que integram a Federação dos MunicÃpios do RN (FEMURN). É a tática para desviar o debate do assunto que realmente interessa aos executivos municipais e que incomoda o governo: débitos multimilionários do Estado que não são honrados com as prefeituras. Ela parece esquecer que a grande maioria lhe apoiou à reeleição.
Nesta manhã, no Centro Administrativo em Natal, a Femurn reúne prefeitos para protesto público, pedindo regularização de dÃvidas. O problema não é novo. Arrasta-se há anos. Agora, eles estão com a ‘corda no pescoço’ e resolveram reagir, com cobrança mais incisiva. Porém, o governismo estadual procura jogar opinião pública contra a Femurn, classificando todos de “bolsonaristas” (generalização) e o movimento de um ato partidário.
No inÃcio da sua segunda gestão, em janeiro deste ano, Fátima atraiu a Femurn para perto de si a partir de articulação do vice-governador Walter Alves (MDB). Foi eleito o prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos (MDB), como presidente; a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), sendo a vice (veja AQUI). Afinação total com a governadora.
Estava escrito
Já no dia 9 de fevereiro, Fátima Bezerra publicou o decreto de número 32.424, que instituiu o Comitê Interfederativo de Integração com os MunicÃpios. Numa postagem no dia 8 de fevereiro, o Blog Carlos Santos antecipou que esse colegiado formado por governo e gestores municipais (veja AQUI) serviria como “câmara de negociação para conter a insatisfação crescente dos prefeitos com débitos do Estado em relação aos municÃpios.” Bingo.
Acuados por problemas e sem ter esse Comitê Interfederativo servindo ao entendimento, a Femurn faz a defesa institucional das prefeituras. As contas estão chegando. Integrantes do próprio Governo Fátima Bezerra já deram declarações públicas afirmando que o erário estadual está asfixiado. Sem saÃda. DaÃ, coleciona apropriação indébita, segura o que não lhe pertence, mas aos entes federados municipais.
Segundo Carlos Eduardo Xavier, secretário da Tributação, o RN vive uma “tempestade perfeita, com queda na arrecadação após mudanças nas alÃquotas de ICMS no ano passado e o aumento significativo da folha de pessoal” (veja AQUI).
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O velho “TEMPO” é o senhor da razão.
A governadora nunca deve ter sonhado estar como vitrine hoje, sempre foi a mestra do jogo de pedras.
Essa senhora virou piada. O RN de ladeira a baixo na gestão de quem bradou na campanha que sabia fazer, agora dê conta do recado e pelo menos da folhja de pagamento p ver se o povo do RN vende o almoço p comprar a janta. Em 2026 o povo esuqece o hoje e irão votar nela para senadora.
Nem o Lula, com todo o empenho e carisma popular saneará a imagem negativa e negativada da Fátima Bezerra. Segue célere a mesma trajetória de fiasco politico-eleitoral da Wilma de Faria. Está fadada a uma retumbante derrota ao Senado. Anotem e confiram.