Alerta no sertão paraibano com vazamento na parede da “ensecadeira” do açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras-PB (472 km de João Pessoa-PB). Em obras há pelo menos quatro anos, o reservatório apresenta ruptura nesse serviço, com água descendo para o açude de São Gonçalo, em Sousa-PB, que já sangra há semanas.
O curso normal das águas é o rio Piranhas, entrando no RN, onde ganha o nome de Piranhas-Açu.
Em entrevista ao Diário do Sertão, de Cajazeiras, o engenheiro Fernando Figueiredo explicou o que estava ocorrendo e o papel da ensecadeira. Segundo ele, trata-se “de uma barreira para que a água seja contornada e você consiga trabalhar lá dentro. O que é essa ensecadeira essencialmente? É uma obra de terra, feita com solo, solo compactado para impedir que a água chegue onde estão tendo as obras.” Se houver transbordamento, o Boqueirão não vai estourar, mas ocorrerá perda de todo investimento na ensecadeira, “porque o volume de água é gigantesco”.
Vídeo que se espalha em redes sociais mostra início de ruptura e apreensão de populares. O Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) emitiu nota sobre o problema. Nela, afirma: “algumas medidas estão sendo tomadas na barragem” e que após uma diminuição de 10cm no volume do açude, “uma equipe especializada está realizando monitoramentos contínuos no local”.
Acrescenta também que profissionais e equipamentos trabalham na elevação da cota do coroamento e, se necessário, promoverão o içamento das comportas do vertedouro para uma maior descarga do volume de água.”
Informações atualizadas apontam que o açude está com 122.480.509 m³ de água. Sua capacidade máxima é de 293.617.376) m³.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
E para o Itans vem água de onde, só Deus sabe.
Cuide do Açude de Buquerao Engenheiro Avido se não ele vem parar na Barragem Armando Ribeiro em Assu Rn