Com um contingente de 2.246.691 eleitores, o Rio Grande do Norte pode eleger, ou não, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda no primeiro turno.
Segundo os mais recentes números do Ibope (veja postagens mais abaixo, veiculadas ontem), ela tem 10% de maioria em relação aos demais adversários.
Mantendo essa dianteira, Rosalba pode se eleger sem precisar de novo embate no segundo turno.
Em tese, quando votos estariam separando a senadora dos contendores, para vencer em um só turno?
A pergunta é comum.
Vamos tomar por base o que aconteceu em 2006 para tentar "adivinhar" algo aproximado. Os 10% representariam cerca de 160 mil votos, que precisam ser cobertos pelos adversários em dez dias.
!6 mil votos/dia
Em 2006, o Rio Grande do Norte teve o registro de 2.101.144 eleitores, mas houve comparecimento de 1.789.912 pessoas (85,18%), com 1.541.150 (86,12%) de votos válidos.
Foram 311.232 abstenções (14,81%), além de 56.656 (3,17%) de votos em branco e 192.106 (10,73%) de nulos ao Governo do Estado.
Ou seja, 559.994 votos deixaram de ser aproveitados, o que representa 28,71% do total de eleitores aptos.
Se esse percentual for aplicado ao eleitorado deste ano, representa algo em torno de 650 mil votos sem aproveitamento (abstenções, branco e nulo).
Em tese, as eleições de 2010 terão – por esse comparativo com 2006 – por volta de 1,600 milhão de votos válidos (nominais e de legenda).
Simplificando: os 10% desse volume representariam 160 mil votos. Ou seja, mais de 16 mil votos/dia para o segundo turno.
Como costuma disparar um locutor esportivo… "Haja coração!"
Aguarde: Adiante, mais material analítico-opinativo sobre números de pesquisas do Instituto Ibope.
Com uma observação: Quem garante a lisura nestes percentuais apresentados pelo IBOPE, depois que o próprio dono afirmou que terceiriza a aplicação dos questionários, a famosa pesquisa de campo, que é feita por um Instituto de fundo de quintal ? O IBOPE pesquisou 812 eleitores em 04 dias e não informa quais e quantos são os municípios pesquisados. ACREDITAR ? QUEM HÁ DE ?
Quem que esteja na traseira das pesquisas,acredita nelas? Ninguém,é fato,resta apenas desmintí-las,é bom para o seu próprio ego,se assim não acreditar,quem há de? Quando o pinto pia,o pirão tá quente ou acabou-se.
E uma outra questão…visite a página do Ibope e perceba que não lá mais disponibilizado o relatório da última pesquisa, aliás das 3 últimas…
Cadê a lisura? Um outro fato…o SINDUSCON patrocinou as duas pesquisas anteriores a esta última…e o SINDUSCON tenta alavancar a direita e colocar para baixo Carlos Eduardo…
Aguardemos a Vox Populi…e o dia 03 de outubro…
Abraços
Não pode nem comemorar o Ibope
Depois que o marketing de Iberê detonou o Ibope na pesquisa anterior, espalhou que o instituto tinha até enviado um emissário que teria proposto “um por fora” para “ajeitar” as pesquisas (sem provar nada), que o episódio do Amapá poderia ter se repetido aqui, nem pode comemorar a subida do Governador na pesquisa desta semana.
Pra recordar: no Amapá um candidato disse que teria recebido proposta para mudar resultado de pesquisas. e na mesma semana aqui em Natal o marketing de Iberê embalou a “denúncia”.
Botou até no programa eleitoral uma reação ao Ibope, exibindo recortes de jornal para comprovar o que estava dizendo: o maior instituto do país, para o marketing de Iberê, não tem credibilidade nenhuma.
Mas nem sei mesmo por que tanta euforia pelos 6 pontos a mais no Ibope.
Na segunda feira desta semana o instituto Start já havia constatado que o Governador atingira os 29 pontos percentuais.
Postado por RRH às 06:49 0 comentários