O advogado Erick Pereira, doutor pela PUC-SP e professor de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN), prevê que a proposta de “Ficha Limpa” – em tramitação no Congresso Nacional – será questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
"Esse projeto não pode entrar em vigor porque é inconstitucional. Ele tem um clamor social muito forte, mas há um questionamento, e esse projeto vai acabar no Supremo Tribunal Federal. Não é possível só por decisão de segundo grau um agente público sofrer a condenação de ser excluído do processo eleitoral", comenta.
"O grau de civilidade de uma nação é medido pelo princípio da inocência, restringindo esse princípio, por mais que sejamos favoráveis ao projeto, afeta-se a civilidade de uma nação. É o próprio cidadão quem deve escolher o representante, fazendo uma avaliação de quem merece o mandato de representação," sequencia.
– Não podemos criar como solução para a corrupção esse projeto de ficha suja. Não vejo com muita credibilidade pelo simples fato de aprovar pelo clamor social. O que se deveria fazer é trabalhar a conscientização do eleitor na hora de escolher o representante – aponta.
Extraído do Correio Braziliense e Território Livre.
Nota do Blog – Em postagem ontem sobre esse tema, alertando ser leigo no assunto, ponderei que acreditava em questionamento da matéria no STF.
Érick Pereira, um especialista no assunto, dá uma palavra mais confiável e em face do seu vasto conhecimento sobre o tema.
Veja ainda hoje:
– Expofruit revela enorme aceitação;
– Betinho Rosado, voto contra Projeto Ficha Limpa;
– Governo "Da Gente" tem outra derrota humilhante na Justiça;
– LIberdade de expressão é vítima de outra ação judicial dos "donos do poder";
– Wilma de Faria vai participar de evento do PT.
E muito mais.
Civilidade, é? O povo se deixar comprar por uma feirinha, materiais de construção, cargo comissionado e por aí vai… O que o Poder Judiciário deveria ter é vergonha na cara e julgar os que estão sendo acusados de crimes, mais isso não acontece porque a corrupção no Brasil é enorme e a impunidade, maior. Esse país jamais irá cumprir seu ideal. Os criminosos agradecem.