Três representantes dos agentes de trânsito de Mossoró reuniram-se ao final da manhã de hoje na Câmara de Mossoró. Apresentaram um pleito delicado à Casa.
A categoria que ainda está em estágio probatório nos quadros da Prefeitura de Mossoró – com acesso por concurso público, quer direito a porte de arma em serviço. A primazia seria para salvaguardar a própria segurança dos agentes.
A reunião com os vereadores aconteceu na sala do presidente da câmara, vereador Claudionor dos Santos (PDT).
A princÃpio, é pouco provável que os vereadores acatem – agora – o pleito. Pode acontecer adiante.
A municipalização do trânsito de Mossoró foi aprovada pela Câmara Municipal na legislatura passada.
Os agentes estão atuando nas ruas com caráter educativo, sem ainda exercitarem sanções contra eventuais infratores.
Entretanto diversos incidentes foram registrados entre agentes e condutores de veÃculos.
Nota do Blog – É precipitada a reivindicação dos agentes. Será que a cúpula da prefeitura está a par dessa aspiração e concorda com ela?
Não creio.
O trânsito de Mossoró tem atmosfera viciada por décadas de relação promÃscua entre motoristas e guardas estaduais. Não é fácil nem rápido o seu reparo.
Armar dezenas de jovens, investidos de tamanho poder, é acender estopim para consequências danosas.























Se isso acontecer é da vez que me mudo pra Tibau. Absurdo total esse pleito. E vão sair atirando nos cidadãos só por discordarem da maneira com que são abordados pelos agentes de trânsito?? Antes de pleitearem armas devem é se fazer cursos de relações humanas para tratar melhor os contribuintes que pagam seus salários.
Concordo plenamente com voce, só uma clausula desse assunto, ainda acho muito desepreparo por parte desses novos agente de transito, porque nem conhece a cidade direito, hoje estive com um e falei que aquele ponto X de certa praça em nossa cidade não é ponto de moto e sim de carro e o mesmo me respondeu o seguinte tudo isso aqui e de moto os carros e que estão invadindo, tem que ser preparado, moro desde que nascia nessa cidade, a vários anos dirijo e sei que dirijo bem e sei suficiente as leis do transito se falei e pq sei que estou certa, eles e que precisam ser preparados aqueles meninos que estão se infiltrando agora na profissão preparem para que possam ser futuros profissionais.
Quanto a este pleito dos agentes de trânsito, não vejo na CMM competência legal ou legislativa para altorizar porte de armas para quem quer que seja. No mérito em sÃ, também entendo ser impossÃvel o atendimento ao pleito, uma vez que estes exercer apenas função administrativa, tal qual os agentes de vigilância sanitária ou fiscais de tributo; não são policiais, na acepção popular da palavra.
Neu deus será que ficou louco todo mundo, esses mininos brincadno de guara de transito está uma loucura,imagina voce colocando uma arma de fogo nas maos deles, vai sobrar para alguém, deus nos acuda.. Vamos rezar para isso não aconteça..
Observações Pertinentes do Blog me trazem a Lembrança das Coerentes lições do meu mestre ANCHIETA ALVES, na cadeira Ciência PolÃtica, da antiga FURRN, acerca de PODER e suas implicações aos que vão exercê-lo por delegação do Estado.
deus nos livre de uma coisa dessa.Ja se acham os reis da cocada preta,imaginem com armas.VA DE RETRO SATANÀS
APOIO a reinvidincação dos jovens agentes de trânsito. Uma arma se torna necessário na nossa realidade principalmente eles que terão de enfrentar muita gente ignorante. Eu mesmo pretendo adquirir uma arma, registrar, fazer o porte de arma e tudo mais…Quanto a capacidade de saber usar ou não um arma a Prefeitura deve e pode oferecer cursos para tal finalidade e preprarar seus agentes… Todo bandido tem uma arma… Aqui e acolá aparece alunos na escola ou pivete na rua armado até os dentes… Todo cidadão de bem deve usar uma arma para sua defesa pessoal e familiar, porém tem obrigação de fazer cursos em academias ou clube de tiros e a arma legalizada. Prepare os agentes e deêm armas para sua defesa pessoal. Aproveito o espaço e lembro que os vigilantes noturnos motorizados continuam abusando do sinal sonoro das 22h00min à s 5h00min e ninguém tem coragem de combater esta imoralidade e creio que os mesmo também usam armas, será que são legalizados? E as motos estão em dia com emplacamento e a documentação? Esta empresa é lagalizada? SOS para impedir os vigilantes noturnos. Devido as pesoas pagarem os mesmo para vigiar as ruas não dá o direito deles abusar do sinal sonoro que viola o CTB e a lei do silêncio.
Concordo em gênero e número. Há casos de alguns jovens (agente de trânsito) usar de má educação para com uma senhora. Então, devemos colher os dados de ambos os lados. Uso de armas é desnecessário e imprudente.
Aqui nesse paiseco eu não DUVIDO nada, imagine esses MOLEQUES trajado de amarelo enfrentando aqueles motoristas de CARAUBAS, PATU, UMARIZAL que se acham donos da praça da GAZETA, eu quero estar longe papai.
Lendo alguns comentários deste post, lembrei-me de algo “hilário” p/não dizer, deprimente. Outro dia saindo do Centro Administrativo, ao meu lado tres agentes de trânsito (trajando aquela fardinha cor de ovo), quando um deles recebe um chamado via radio p/ um determinado local da cidade, qdo surpreendentemente ao desligar o equipamente de voz um deles desabafa: – “é LASCA! ali naquela ponte saida para o alto são manoel é CAIXÃO e VELA PRETA!” Fico aqui imaginando Carlos Santos, como é difÃcil crer no q ouvi e saber q essas sao pessoas preparadas para todo tipo de abordagem ao cidadão contribuinte deste paiseco azul e amarelo… eu não acredito q usando esses termos alguem q está sob a responsabilidade de organizar e administrar a educação do transito seja no mÃnimo chamado de agente ou condutores do trânsiot. Lastimável, entregarmos mais uma pérola da cidada a “estrangeiros”, Abraços
Se queres desgenará uma pessoa dê poder, arma e dinheiro.
Imagine esses garotos armados até os dentes, discutindo com motoristas imprudentes (só o que tem em Mossoro), se´ra que o fato dos mesmos andarem armados faz com que a lei seja cumprida, e os policias de transito já não anda armado, e o transito mudou? é só uma questão de educação e muita multa,para começarem a ter conciência, quando doi no bolso doi na alma.
Acho impertinente a solicitação dos agentes de trânsito. A maioria é muito jovem, portanto, sem maturidade e controle emocional para portar arma mesmo que seja em uso exclusivo em serviço.