• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 04/08/2007 - 09:57h

Agripino aqui e alhures

Ao lado do professor Joanilson de Paula Rego, eu estive com o senador José Agripino Maia (DEM) no I Fórum sobre a Reforma Política da FAL – Faculdade de Natal – na noite desta sexta-feira (3). Antes do evento, promovido pelo DCE da FAL no auditório do TRE, Agripino teceu comentários sobre os últimos acontecimentos políticos aqui e alhures.

Renan Calheiros – Cai. Segundo Agripino, os partidos de oposição não vão deixar o assunto cair no esquecimento e já neste mês de agosto haverá uma decisão no Conselho de Ética do Senado. "O senador Renan Calheiros não tem a mínima condição de permanecer na presidência do Senado e também do Congresso Nacional. Tentamos um acordo, fizemos um apelo para que deixasse o cargo, mas ele resiste. O Senado terá de dar uma demonstração de altivez e dará. Até gosto de Renan, mas o Senado está acima de qualquer interesse individual de seus integrantes", comentou o líder do Democratas.

Substituto de Renan – Gerson Camata (PMDB-ES), aposta Agripino. "Garibaldi (Alves Filho) tem dificuldades com o Palácio do Planalto por ter sido relator da CPI dos Bingos". Reforma Política – O Senado já votou as propostas relativas à reforma política, disse o líder do DEM. O assunto está emperrado na Câmara dos Deputados. "Entre os pontos em análise – lista fechada, federação de partidos, fidelidade partidária e financiamento público de campanha -, acredito que o Congresso aprovará novas regras que garantam a fidelidade partidária", afirmou.

Operação Impacto – Caso complicado. Na valiação de Agripino, os vereadores de Natal sofrem um grande desgaste político com consequências ainda imprevisíveis no próximo processo eleitoral. "A eleição em Natal está aberta. Não dá para prever um cenário", disse o senador sem querer apontar os caminhos do DEM, partido que lidera.

Henrique e Wilma – "Wilma quer as verbas do Ministério da Integração Nacional (Geddel Vieira Lima, do PMDB, é o titular da pasta) e tem Henrique como interlocutor. Ela é espertinha".

Wilma e Henrique – "Henrique sonha em ser o candidato de Wilma ao Governo do Estado em 2010".

Senado – José Agripino garantiu que tentará renovar o mandato em 2010. Como? Nem ele sabe. Mas já começou a correr. Apesar de ter ido a Nova Iorque em julho (ninguém é de ferro!), ele tem se mostrado mais presente na capital e no interior do estado. Neste domingo visitará correligionários em Touros, na festa de aniversário do ex-prefeito Josemar.

José Agripino só quer ser Garibaldi!

Diógenes Dantas, jornalista, portal No minuto

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.