O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito, neste sábado (1°), o novo presidente do Senado pelos próximos dois anos. Para que um candidato fosse eleito, eram necessários ao menos 41 votos, ou seja, maioria absoluta.
Alcolumbre obteve 73 dos 81 votos no plenário do Senado e confirmou expectativas de que ganharia com facilidade. Na disputa, Alcolumbre derrotou os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), com 4 votos e Marcos Pontes (PL-SP), com 4 votos.
Esse será o segundo mandato de Alcolumbre no cargo. Antes, comandou a Casa Legislativa durante a primeira metade do governo de Jair Bolsonaro (PL) — que abrangeu o primeiro ano da pandemia de Covid-19 — entre 2019 e 2021. Na ocasião, ele recebeu 42 votos.
Após a eleição do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, os senadores elegeram o restante da Mesa Diretora. Como havia um acordo entre os partidos articulados previamente, não houve disputa e a votação se deu por aclamação. Veja como ficou:
Presidente
Entra: Davi Alcolumbre (União-AP)
O que faz: Representa e discursa em nome do Senado Federal. Convoca as sessões da Casa e as conjuntas do Congresso Nacional. Pauta as votações no plenário e supervisiona os trabalhos da instituição. Na ausência do presidente, do vice-presidente da República e do presidente da Câmara dos Deputados, é quem assume a Presidência em exercício
1º Vice-presidente
Eduardo Gomes (PL-TO)
O que faz: Substituiu o presidente em suas ausências e é autorizado pela Constituição Federal a promulgar uma lei, em caso de omissão do presidente da República e do presidente do Senado.
2º Vice-presidente
Humberto Costa (PT-PE)
O que faz: Na ausência do presidente e do primeiro vice-presidente, assume a Presidência do Senado.
1ª Secretária
Daniella Ribeiro (PSD-PB)
O que faz: Recebe e faz a leitura no plenário da correspondência recebida pelo Senado e dos documentos que façam parte do expediente da sessão. Rubrica a listagem especial com o resultado das votações. É responsável por expedir as carteiras de identidade dos senadores e supervisionar as atividades administrativas da Casa.
2º Secretário
Confúcio Moura (MDB-TO)
O que faz: É responsável por lavrar as atas das sessões secretas, proceder a leitura delas e assiná-las depois do primeiro-secretário.
3º Secretário
Styvenson Valentim (PSDB-RN)
O que faz: Responsável por realizar a chamada dos senadores quando necessária, contar os votos em pleitos da Casa e auxiliar o presidente a apurar as eleições.
4º Secretário
Dr. Hiran (PP-RR)
O que faz: o mesmo que o terceiro secretário
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Com informações de O Globo, CNN, UOL e G1
Faça um Comentário