Falecido no dia 6 de maio de 2006, o ex-governador do Rio Grande do Norte, ex-ministro da República (duas vezes) e seis vezes deputado federal AluÃzio Alves, hoje faria 90 anos de idade.
Nascido em Angicos no dia 11 de agosto de 1921, AluÃzio é até hoje um mito na polÃtica do Rio Grande do Norte e o potiguar de maior expressividade além de suas divisas, no século passado.
Formado em Ciências JurÃdicas (Direito), pela Faculdade de Maceió (AL), jornalista, empresário e polÃtico, ele foi eleito pela primeira vez em 1945, como deputado federal constituinte.
A partir daà veio uma trajetória incomum recheada de vitórias retumbantes e alguns insucessos singulares.
Homem que apoiou o nascimento do regime militar em 1964, também foi uma de suas vÃtimas, cassado em 1969. Retornou à s disputas eleitorais em 1982, concorrendo ao governo estadual contra o então engenheiro e ex-prefeito nomeado de Natal, José Agripino Maia, do PDS.
Terminou derrotado por mais de 107 mil votos de maioria, vÃtima do racha que provocou na oposição em 1978, além de vÃcios como o “voto vinculado” e a descomunal máquina pública.
Conheça AQUI nuances de um episódio dessa biografia, a “paz pública” de 1978 e suas consequências para as eleições de 1982.
Faça um Comentário