• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 06/06/2014 - 09:55h
Cordel

Aluno de escola mossoroense ganha prêmio de literatura

Com o tema “Um estado abençoado, um estado de energia”, o estudante Patrick de Carvalho Xavier, da Escola Municipal Professor Manoel Assis, venceu o VII Prêmio Cosern de Literatura de Cordel, categoria Ensino Fundamental. Estreante no concurso, o aluno de apenas 12 anos de idade não escondeu a emoção ao ouvir seu nome o grande vencedor da noite.

Vencedor é ladeado por secretária Iêda Chaves e diretora escolar (Foto: PMM)

“Nossa, eu não acreditava que pudesse ganhar e muito menos em primeiro lugar. Foi o meu primeiro cordel. Fiz depois de uma pesquisa e seminário na escola e nem pensei que tivesse ficado tão bom. Estou muito feliz”, falou Patrick abrindo um enorme sorriso.

Além do troféu, o estudante teve sua produção publicada em um livro e ainda recebeu R$ 1.000.00. “Ainda não sei o que vou fazer com esse dinheiro, mas o livro vou mostrar a todo mundo e guardar com muito orgulho”, disse mostrando um exemplar.

Outros premiados

A solenidade de divulgação e premiação do concurso aconteceu nesta quinta-feira (05/06) na Escola de Artes e contou com a presença da Secretária Municipal da Educação e do Desporto, Ieda Chaves; jornalista Bruno Falcão, representando a Cosern e Roberta Cavalcante, Gerente de Eventos da Oficina da Notícia, responsável pela realização da Feira do Livro.

Além de Patrick, o estudante Saulo Gabriel, da Escola Rotary foi agraciado com o segundo lugar na mesma categoria. O estudante produziu o cordel Minha Terra de Energia e representou a Escola Estadual Dom João Costa, onde estudava em 2013. O terceiro lugar ficou com João Marcelo de Umarizal com o cordel Energia do Sertão.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Mossoró.

Nota do Blog – Bacana demais esse tipo de certame.

É, de fato, estimulante para os estudantes.

Desperta o interesse por nossa cultura de raiz.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Meus parabéns a estes garotos.
    Agora serão usados como se o talento que possuem tivesse sido desenvolvido na escola.
    Patativa do Assaré, era analfabeto funcional e consagrou-se mundialmente como cordelista.
    Fazer cordel nada tem a ver com qualidade de ensino.
    Vejamsos a formação de Patativa do Assaré:
    “Foi estudar numa escola local com doze anos de idade, porém ficou poucos meses nos bancos escolares. Nesta época, começou a escrever seus próprios versos e pequenos textos. Ganhou da mãe uma pequena viola aos dezesseis anos de idade. Muito feliz, passou a escrever e cantar repentes e se apresentar em pequenas festas da cidade.”
    QUEREM ENGANAR MOSSORÓ USANDO ESTES INTELIGENTES GAROTOS.
    Mostrem alunos ganhando prêmios nas olimpíadas de matemática, etc.
    Vamos fazer um teste a nível de 3ª série com alunos da 5ª série?
    Por que não topam o desafio.
    DOIS ANOS DE ATRASO E MESMO ASSIM NÃO ACEITAM REALIZAR O TESTE.
    Não aceitam porque sabem que os alunos da 5ª série, em sua quase totalidade não sabem dividir, não sabem interpretar um texto por mais simples que seja.
    E ficam usando estes meninos como garoto propaganda de um ensino que não passa de uma fábrica de analfabetos funcionais.
    VAMOS FAZER O TESTE COM OS ALUNOS DA 5ª SÉRIE?
    ////
    OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA.
    O UNIFORME ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A MERENDA ESCOLAR É DE PÉSSIMA QUALIDADE.

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Esse exemplo de notícia é o que mais gosto. Aprecio demais o incentivo à cultura. A tradição cordelista está em nosso sangue. Os que compõem cordéis, a meu ver, mais das vezes, já nascem com o talento. Bom incentivá-los.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A QUALIDADE DO ENSINO EM MSOSSORÓ.
    “20 de junho 2013 às 08h37
    Sete estudantes do RN conquistam medalhas de ouro em Olimpíada de Matemática
    A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, participou no início da tarde desta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, da entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2012. Ela acompanhou os sete estudantes do Rio Grande do Norte, que conquistaram medalhas de ouro na competição. O Rio Grande do Norte foi um dos que mais se destacaram entre os estados de mesmo porte.
    Do Rio Grande do Norte, conquistaram medalhas de ouro os estudantes Darlan Gabriel de Medeiros Macedo, da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros (Acari); Juscelino Pereira de Araújo, do IFRN (Caicó); Nalbert Pietro Martins da Costa, da Escola Municipal Quarto Centenário (Natal), Edivania de Melo Silva, do IFRN (João Câmara); Leonardo Silva Nóbrega, Rannypetson Souza da Silva, e Lucas Torres de Souza, ambos do IFRN (Natal). O professor Antonio Roberto da Silva, do IFRN (Natal), também foi homenageado pelo desempenho no projeto.”
    Fonte: BLOG do BG
    //////
    ACARI, CAICÓ, NATAL, JOÃO CÂMARA.
    Esras as cidades que tiveram alunos aganhadores de medalhas nesta OLimpíada de Matemática.
    Mossoró?
    Não ria, Zé Ruela, não ria que o caso é para choro.
    Eu fico a imaginar o estardalhaço que fariam se um menino gênio ganhasse uma medalha numa olímpiada como esta. Seriam dias e dias de fotos em jornais e blogs, entrevistas nas rádios, etc.
    Vai mal, muito mal a educação em Mossoró. Perde para João Câmara, Acari e Caicó. Para Natal nem se fala…
    Será que ganha de Ouro Branco, Parelhas ou São Paulo do Potengi?
    Para de rir, Zé Ruela.
    ///////////////
    OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA.
    O UNIFORME ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.

  4. Ieda Chaves diz:

    Carlos
    Obrigada pela divulgação desta matéria, especialmente por apontar os resultados do incentivo à leitura que esse e outros projetos vem proporcionando aos alunos da Rede Municipal de Ensino, na zona urbana e rural, descobrindo talentos e despertando para a riqueza que é a cultura nordestina e brasileira. Outros projetos como: robótica educacional, em parceria com a UFERSA; EDUCARTE, em parceria com a UERN, Escola em Cena, em pareira com a Cia Máscara de Teatro, Pão doce na Rural, com a Cia Pão Doce de teatro, Repente na Escola, tem oportunizado a inserção de alunos em atividades de tecnologia e artes, com melhoria significativa no desempenho escolar e no desenvolvimento intelectual e social dessas crianças e adolescentes Anualmente tem crescido a participação de nossos alunos, com conquistas de medalhas, em Olímpíadas de História, Matemática, Lingua Portuguesa e Astronomia. Destaque-se ainda que temos alunos campeões regionais em karatê, Judô e Xadrez, integrantes do Programa Mais Educação. Fico feliz por essas crianças e suas famílias, de fato, a escola pública cumrpindo sua função social promove a insclusão social que tanto nossa sociedade clama. Nosso reconhecimento aos profissionais da Educação Municipal e aos monitores dos Programas que tem se empenhado em melhorar os resultados da educação pública.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      DESAFIO A QUE SEJA FEITO UM TESTE A NÍVEL DE 3ª SÉRIE EM ALUNOS QUE ESTEJAM CURSANDO A 5ª SÉRIE.
      POR QUE NÃO ACEITAM O DESAFIO?
      Não aceitam porque a fábrica de analfabetos funcionais está funcionando a pleno vapor.
      Existem alunos na 5ª série que não sabem fazer uma simples conta de dividir. Existem alunos na 5ª série que não consegue interpretar um texto de livro infantil.
      Querer esconder esta verdade usando como biombo a inteligência de um garoto chega a ser revoltante.
      DUVIDO QUE ACEITEM A REALIZAÇÃO DO TESTE.
      Fico sem entender como os defensores dos direitos humnaos, os que dizem lutar por justiça social se calam ante tudo isto. Se calam e aos domingos condenam Pilatos.
      Por que a Câmara de Vereadores não organiza, em conjunto com a Vara da infância e do Menor e mais as entidades que defendem os interesses da criança, um teste de avaliação para que todos saibam a relidade vivida em Mossoró por estas garotos que frequentam escolas públicas?
      Escrevo isto mas sei que não tocarei a sensibilidade de ninguém.
      Alguém lá se importa com o que acontece com estas crianças humildes?
      Vão se importar daqui a dez anos com o aumento da violência.
      QUE UM TESTE SEJA REALIZADO EM MOSSORÓ COM AS CRIANÇAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS.
      //////
      OS ALUNOS TOMAM ÁGUA NÃO FILTRADA NAS ESCOLAS DE SMOSSORÓ.
      O UNIFORME ESCOLAR, ESTAMOS EM JUNHO, AINDA NAÃO FOI ENTREGUE.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Vejam como pretendem confundir o leitor.
      “Anualmente tem crescido a participação de nossos alunos, com conquistas de medalhas, em Olímpíadas de História, Matemática, Lingua Portuguesa e Astronomia. Destaque-se ainda que temos alunos campeões regionais em karatê, Judô e Xadrez, integrantes do Programa Mais Educação. ”
      Primeiro afirmam que alunos conquistaram medalahas em Olimpíadas de Hiostória, Matemática, etc. MAS NÃO DIZEM QUE OLIMPÍADAS FORAM ESTAS.
      Em seguida colocam:”temos alunos campeões regionais em karatê, Judô e Xadrez, integrantes do Programa Mais Educação.”
      COLOCAM ALUNOS CAMPEÕES REGIONAIS.
      Quem lê fica a pensar que os os alunos ganaharam OLIMPÍAS REGIONAIS de matemática, língua portuguesa, etc.
      Cite as olimpíadas ganhas por alunos das escolas municipais de Mossoró em Matemática, Poertugûes, etc.
      Campeões regioanais de Karatê em disputas com Tibau e Martins…
      Para de rir Zé Ruela, que quem não tem o que mostrar não pode fazer outra coisa a não ser chamar saveiro de transatlântico.
      Vamos aguardar a relação dos ganhadores dass olímpiadas de MATEMÁTICA, HISTÓRIA, PORTUGUÊS, ASTRONOMIA…
      Zé Buchudinho já correu para armar uma rede.
      Não posso encerrar sem antes dar uma gostosa gargalhada.
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Se o principal objetivo da robótica educacional é promover estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, entre outros, COMO PROMOVER ISTO ENTRE ALUNOS QUE NÃO SABEM MULTIPLICAR, DIVIDIR, QUE NÃO CONSEGUEM INTERPRETAR UM TEXTO INFANTIL?
      Como desenvolver este tipo de projeto em aluno com FOME? Aluno com a boca cheia de dentes podres, aluno enxergando mal, aluno maltrapilhos?
      Chega de tanta cortina de fumaça.
      POR QUE NÃO ACEITAM FAZER O TESTE COM OS ALUNOS DA 5ª SÉRIE?
      /////
      OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA.
      O UNIFORME ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.

  5. erico abolição 2 diz:

    Meus parabéns Patrick de Carvalho Xavier !!!!!!!!!!!!!!!! mas nessa foto faltou a sua professora ou melhor era para ser o aluno e a mesma grande incentivadora do seus estudo . A secretaria somente aparece para tira foto Nei deveria estar e também a Diretora .

    Carlos santos você poderia buscar informação que é a professora de Literatura do Patrick de Carvalho Xavier .somente uma ideia assim realmente a matéria estaria completa .

    valew abraço !!! gosto muito do seu blog .

  6. Paulo Melo diz:

    A escola publica tem jeito sim.
    Não é tão difícil para se obter resultados.
    O trabalho que a Diretora Gerusa Gomes Morais desencadeia na escola municipal Manoel Assis, é digno, sério e repetidamente, ela colhe resultados, esse não é o primeiro e com certeza não será o último aluno, ou turma daquela escola que se vê reconhecido pelo seu esforço e principalmente pela sua qualidade.
    Parabéns ao jovem Patrick, mas sobretudo parabéns a todos que fazem parte da direção daquela escola.

  7. gilmar h diz:

    Alienação!

    • gilmar h diz:

      Alien Nação.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Alienação pura!
        Duvido aceitarem fazer um teste com os alunos da 5ª série a nível de 3ª série. Dois anos de diferença e não aceitam realizar o teste.
        A EDUCAÇÃO EM MOSSORÓ É UMA VERGONHA.
        /////
        O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
        OS ALUNOS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.
        A MERENDA ESCOLAR É DE PÉSSIMA QUALIDADE. APENAS R$ 0,60 É REPASSADO POR ALUNO DIA/LETIVO AOS COLÉGIO PARA FORNECIMENTO DA MERENDA ESCOLAR. APENAS SESSENTA CENTAVOS.

  8. Maria Elinete diz:

    Gostaria de saber onde estão as professoras desse aluno. O mérito é dele, mas a participação dos professores, ao longo de sua formação, deve ter sido fundamental. No momento da premiação, aparecem apenas pessoas que ocupam cargos.
    Será que essas pessoas também posam diante dos alunos que fracassam?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Cara Naria Elinete
      A última presepada que aprontaram foi mandar os alunos escreverem o que acham da escola.
      Ganharam medalhas não os alunos que retrataram a realidade que vivem nas escolas, mas os que fantasiaram e escreveram o que sonham ter como escola.
      E VÃO PUBLICAR, OU JÁ PUBLICARAM, ESTAS REDAÇÕES NA GAZETA DO OESTE.
      Interessante é o Jornal não ter ido até uma escola verificar a veracidade das informações contidas nas redações dos alunos.
      Por que a Gazeta do Oesta não realiza um teste com os alunos da 5ª série?
      Um teste supervisionado por um promotor da Vara da Infância e outras pessoas de reputação ilibida, como Padre Talvacy Chaves e Juiz Herval Sampaio, num colégio que seria escolhido através de sorteio minutos antes a aplicação do teste.
      Duvido que façam isto. DUVIDO!
      HOJE NÃO CUIDAM DESTAS CRIANÇAS. AMANHÃ ESTARÃO RECLAMANDO DO AUMENTO DA VIOLÊNCIA. ASSIM COMO A NATUREZA, AS PESSOAS TAMBÉM SE VINGAM QUANDO MALTRATADAS.
      ///
      O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
      OS ALUNOS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.
      A MERENDA ESCOLAR É DE PÉSSIMA QUALIDADE. APENAS R$ 0,60 É REPASSADO POR ALUNO DIA/LETIVO AOS COLÉGIO PARA FORNECIMENTO DA MERENDA ESCOLAR. APENAS SESSENTA CENTAVOS.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.