quarta-feira - 11/02/2026 - 06:48h
Destaque

Ambulatório da Ufersa realiza mais de 3 mil atendimentos médicos

O Ambulatório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) realizou 3.143 atendimentos médicos ao longo de 2025, segundo dados consolidados do serviço. A maior parte dos pacientes é residente em Mossoró, mas a unidade também recebeu encaminhamentos de diversos outros municípios da região Oeste potiguar, entre eles Caraúbas, Assú, Ipanguaçu, Upanema, Areia Branca, Serra do Mel, Grossos, Tibau, Apodi, Severiano Melo e Baraúna.

População é atendida diaramente - Foto: Eduardo Mendonça

População é atendida diaramente – Foto: Eduardo Mendonça

Os atendimentos são realizados no Ambulatório da UFERSA, localizado no campus central, em Mossoró (lado leste), com funcionamento de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O serviço é coordenado tecnicamente pela médica de Família e Comunidade Tammy Rodrigues, com apoio da enfermeira Janaína Queiroz. A unidade integra atividades assistenciais e de formação vinculadas ao curso de Medicina da universidade.

De acordo com o levantamento, a especialidade com maior número de atendimentos em 2025 foi a Psiquiatria, que registrou 644 consultas ao longo do ano. Em seguida aparecem Pediatria, com 484 atendimentos, Obstetrícia, com 318, Endocrinologia, com 317, e Medicina de Família e Comunidade, com 187 consultas. Outras áreas com volume significativo incluem Reumatologia (172), Acupuntura (170), Cardiologia (162), Nefrologia (158), Neurologia (153), Ginecologia (156) e Otorrinolaringologia (181). O serviço também contabilizou atendimentos em práticas integrativas, como Reiki, que somou 44 sessões no período.

A equipe assistencial é composta por três técnicas de enfermagem e médicos de 11 especialidades: Cardiologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Neurologia, Nefrologia e Medicina de Família e Comunidade. As consultas são, em geral, acompanhadas por um a três estudantes de Medicina, como parte das atividades de formação prática.

O acesso ao ambulatório ocorre mediante agendamento prévio, sendo que para a maioria das especialidades, é exigida ficha de encaminhamento emitida por algum médico. A exceção é o atendimento em Medicina de Família e Comunidade, que não requer referência e pode ser agendado diretamente pelo WhatsApp, no número (84) 3317-8263.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.