sexta-feira - 04/12/2015 - 09:44h
Saúde

Ameaça crescente com o Zika Vírus

Colegas, boa noite!

Cheguei agora há pouco de uma reunião no CRM (Conselho Regional de Medicina) sobre Zika Vírus. A situação é alarmante! Nem nós, como médicos, imaginávamos tamanho problema!

Só pra se ter ideia, o vírus pode ser transmitido através do esperma! Outro problema é que a pessoa pode ter a infecção sem aparecer sintoma algum.

Dentre as consequências, não é apenas a microcefalia que tanto se fala na mídia, mas o que se tem visto é uma verdadeira deteriorização do sistema nervoso dos bebês acometidos, com consequências graves no desenvolvimento da criança. Não existe tratamento, até o momento para a doença.

Exame, apenas nos 5 primeiros dias dos sintomas, depois não dá pra saber nem se você teve a doença! Também não se tem ideia de quanto tempo a pessoa infectada transmite o vírus, depois que os sintomas desaparecem.

Diante disso, a população deve tomar suas providências, pois esperar algo do governo sempre foi complicado. É preciso nosso esforço no combate aos criadouros de mosquitos, pratos de plantas, ralos q não são utilizados com frequência, pois os ovos do mosquito ficam viáveis até 1 ano sem ter contato com água, e bastando esse contato, novos mosquitos nascerão.

O pessoal da vigilância epidemiológica também pede esperar ao menos esse período mais crítico (que deve durar uns 8 meses) para engravidar.

Além disso, principalmente para as gestantes, uso de roupas que cubram o corpo (não basta ser saia ou vestido longos), repelentes indicados pelo médico do pré-natal, mosquiteiros ou telas…

A população precisa ser orientada, educada para isso, cada um é responsável pelo bebezinho que vai nascer na sua vizinhança!

Isso é muito sério! Fiquem com Deus!

* Texto enviado por uma médica neonatalogista do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) para colegas médicos.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Jornalista Carlos Santos. Fiz, há pouco tempo, um comentário grave sobre isso. Recomendei, mesmo sem ser médica, que postergassem a gravidez. Foi como se estivesse aconselhando às minhas filhas. No entanto, uma delas já estava grávida de poucos dias e não tinha como saber. Ontem, veio nos comunicar. Ficamos felizes, sim, mas sabendo dos cuidados que precisamos tomar. Digo nós, porque aqui em casa somos uma equipe. Muita união. Pois bem, independentemente do uso de roupas protetoras, como calças compridas, etc… o repelente precisa ser passado. Não pode ser esquecido. Se forem para o trabalho, tenham um, sempre, na bolsa. Aliás, podem até esquecer a bolsa, NÃO O REPELENTE! Que Deus nos ajude. O governo é irresponsável. Li um secretário de saúde de um estado dizendo: “Não posso aconselhar que engravidem ou que não engravidem.” Noutras palavras, disse NADA. Pois para qualquer pessoa de bom senso, claro que a gravidez deve ser evitada. Não pude evitar a gravidez de minha filha, pois quando fiz o alerta, ela já estava grávida…Peço a Deus que nos ajude e nos mande um bebê saudável. Que compense a minha luta pelas minhas filhas de Mossoró, do RN e do Brasil.

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Secretária Leodise Cruz. Com respeito, gostaria de sugerir à sra. que vá ao Prefeito e coloque-o a par dessa terrível situação. É preciso que a Prefeitura distribua repelentes às gestantes que não tenham como comprá-los. Essa medida era para ser tomada há tempos. Crie um Departamento de Proteção à Gestante. Divulgue a existência desse Departamento pela imprensa que, com certeza, será solícita. Essa atitude deverá ser tão rápida que quando a gestante vier se cadastrar o Departamento já terá os repelentes em disponibilidade. O meu amor por Mossoró, faz com que eu veja em cada grávida, uma filha.

  3. naide maria rosado de souza diz:

    Sr. Inácio de Almeida, peço a sua ajuda.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Sra. Naide Maria Rosado de Souza
      Conte sempre comigo para esta e para qualquer campanha que a senhora venha a empreender. Até porque se parte da senhora a causa é justa e perfeita.
      Já fiz um comentário/resposta a um apelo da senhora para que as autoridades cuidem deste grave problema que é o Vírus Zika.
      Lamento apenas contar apenas com este espaço para apoiar esta sua luta.
      A partir dos próximos comentários procurarei sempre tocar neste assunto que é da mais alta importância para a saúde de todos os brasileiros.
      Que Deus nos proteja.
      /////
      SAL GROSSO VAI PRESCREVER! SAL GROSSO VAI PRESCREVER!!!
      UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O PROBLEMA DO VÍRUS ZIKA. PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR.
      UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM ENTREGUES EM MOSSORÓ. EM JARDIM DO SERIDÓ FORAM!

  4. naide maria rosado de souza diz:

    Vingt-un Neto, Lahyrinho, Tomás Neto e demais vereadores estejam unidos nessa causa.
    Beto Rosado, venha a nós.
    Governador Robinson Faria, providências.
    Deputado Souza, amigo de Mossoró.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      AOS VEREADORES CITADOS PELA SRA. NAIDE MARIA ROSADO DE SOUZA
      UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O PROBLEMA DO VÍRUS ZIKA. PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR.
      //////////
      SAL GROSSO VAI PRESCREVER! SAL GROSSO VAI PRESCREVER!!!
      UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM ENTREGUES EM MOSSORÓ. EM JARDIM DO SERIDÓ FORAM!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.