• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 20/03/2014 - 09:30h
Copa do Nordeste/Estadual

America vence, mas não leva; Globo e Sta. Cruz ganham

Por Bruno Araújo (Editor)

Venceu, mas não levou. Assim foi a segunda partida da semifinal do Campeonato do Nordeste entre América e Ceará. Os Alvirrubros bateram o rival por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (19), na Arena das Dunas. Os gols foram marcados por Adriano Pardal e Gláucio ainda no primeiro tempo de jogo.

Jogadores do Ceará comemoram "derrota"; América teve dever quase cumprido (Foto:Wellington Rocha)

Apesar da boa apresentação e a vitória em casa, a derrota na primeira partida por 4 a 0 na Arena Castelão matou o sonho do time americano de voltar a disputar uma decisão do campeonato regional. No placar agregado, o Vozão venceu o confronto por 4 a 2 e enfrenta o Sport-PE na final da competição.

Agora, os rubros voltam a atenção para a disputa do Estadual, no qual enfrenta já no próximo domingo (23) o líder Globo, de Ceará-Mirim, pela quarta rodada do Estadual.

Pressão vermelha

Com a missão ingrata de ter que virar um placar desfavorável de 4 a 0 da primeira partida, os rubros partiram para cima em busca do primeiro gol. Mas o susto veio do lado do Ceará, mesmo com o zagueiro Sandro, de bicicleta, e a bola passou rente à trave.

Daí em diante, o América provou o desejo pela vaga e montou uma blitz na defesa rival. Logo aos nove minutos, Wálber recebeu dentro da área, cara a cara com o goleiro Luis Carlos, mas mandou longe da meta. Um minutos depois foi a vez de Gláucio levantar a torcida em grande jogada. O atacante se livrou do marcador e soltou uma bomba, o goleiro defendeu. No rebote, Wálber desperdiçou com o gol livre. Pouco depois foi a vez de o volante Val tentar de cabeça, mas direto para fora.

A pressão americana parecia não ter fim para a defesa cearense. A insistência seguiu até que aos 20 minutos de jogo. Adriano Pardal aproveitou bom passe de Val e tocou no canto esquerdo do goleiro Luis Carlos para abrir o placar. O Ceará respondeu imediatamente com Bill, fora da área, em chute perigoso para fora.

Pelo lado americano, Gláucio, por outro lado, não perdoou. Aos 29 minutos, o jovem atacante se livrou da marcação em bela jogada individual e chutou para fazer o segundo dos rubros.

A vitória por 2 a 0 animou os anfitriões que apertaram, mas tomaram um susto com Magno Alves, de cabeça, que só não diminuiu graças à grande defesa do goleiro Dida, no último lance de perigo do primeiro tempo.

Pé no freio

No retorno para o segundo tempo, a torcida americana esperava o mesmo ritmo. Com receio da reação americana em campo, o treinador do Ceará sacou Bill para a entrada de Tadeu. A marcação cearense melhorou e os rubros passaram a ter mais dificuldades para criar chances de gol.

Ainda assim, a esperança rubra se manifestou na iniciativa do atacante Adriano Pardal logo nos primeiros minutos em chute cruzado que a defesa afastou. Magno Alves tentou para o Ceará, mas o goleiro Dida impediu o gol do Vozão.

A partir de então, o jogo se tornou dramático para os dois times que tentavam defender seus objetivos. O América marcar ao menos mais dois gols para levar a decisão para os pênaltis, enquanto o Ceará impedir que os rubros ampliassem. O treinadores gastaram as mudanças com Índio Oliveira, Marcelinho e Dener entrando no América. No Ceará, Michel e Amaral entraram pelo rival.

O tempo correu para o fim e com a necessidade de fazer aos menos mais dois gols para levar para os pênaltis, o time da capital viu a chance de chegar à decisão da Copa do Nordeste se desfazer. Os potiguares por pouco não chegaram ao terceiro, numa bicicleta de Gláucio, aos 47 minutos, mas a defesa do goleiro Luis Carlos foi o último suspiro da esperança americana.

Ficha técnica:

Local: Arena das Dunas, Natal-RN
Horário: 22 horas
Árbitro: Jailson Macedo de Freitas (BA)
Cartão amarelo: Edson Rocha, Fabinho e Márcio Passos (América); Vicente, Marcos e Souza (Ceará)

América: Dida; Walber (Dener), Cléber, Edson Rocha e Raí; Márcio Passos (Marcelinho), Val, Tiago Dutra (Índio Oliveira) e Fabinho; Adriano Pardal e Gláucio. Técnico: Oliveira Canindé.

Ceará: Luis Carlos; Marcos, Sandro, Anderson e Vicente; João Marcos, Assisinho (Michel), Ricardinho (Amaral) e Souza; Bill (Tadeu) e Magno Alves. Técnico: Sérgio Soares.

Estadual

Pelo Campeonato Estadual, dois jogos abriram a rodada deste meio de semana. Mais uma vez, o incrível Globo deu demonstração de sua força que parece sem limites. Após vencer duas etapas do Estadual 2014, segue vencendo.

Nessa atual fase, equivalente ao segundo turno, emplacou terceira vitória. A vítima foi o Coríntians, que perdeu por 2 x 0 (veja AQUI). O jogo foi em Ceará-mirim, casa do Globo, gols de Rael e Ricardo Lopes (16º na competição), artilheiro isolado da disputa e do Brasil, na atualidade.

Já no Iberezão, o Santa Cruz local passou pelo Alecrim, com placar de 1 x 0 (veja AQUI). O gol foi de Maiquel.

 

 

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.