Uma péssima notícia. Para mim, até muito delicada de repassar.
Morreu hoje à tarde no município de Surubim (PE), de onde era procedente, o anestesiologista Frederico Miranda de Melo, o "Fred" Miranda.
Há anos estava radicado em Mossoró, sendo sua principal referência inicial o tio e também médico Clóvis Miranda.
As primeiras informações que colhi apontam para um acidente de trânsito. Seu carro teria colidido com outro.
Nota do Blog – De Fred sempre a imagem do sorriso perene, o cigarro inseparável, chinelão para cima e para baixo, camisa semi-aberta e bermuda.
Há poucos meses viajamos juntos para Martins e Portalegre. Dois dias de muito bom humor e uma enorme facilidade para fazer e conservar amigos.
Que Deus o receba.
Foto – www.azougue.com
P.S – Um grupo de amigos mobiliza-se em Mossoró para acorrer até Surubim, para acompanhamento de providências relativas ao corpo, velório, sepultamento.
Depois trago mais detalhes aqui e no meu Twitter: www.twitter.com/bcarlossantos
Amigo Carlos Santos: recebí agora do também amigo Rayovac, esta péssima notícia do querido amigo FRED MIRANDA. Há pouco mais de 120 dias, ao ser cirurgiado do coração, recebí do amigo vários telefonemas em Natal e logo quando cheguei fui por ele visitado na AGROTEC em diversas oportunidades e sempre havendo de nossa parte as famosas conversas sobre o fumo. Acredito que não só sou eu que estou abaladíssimo diante de tal fato. FRED era um grande amigo, um excelente médico, um ótimo pai, enfim, não por ter morrido, mas, era um cara legal. Como deve estar CARMEM LEDA, minha querida Carolzinha que ainda não deve a esta hora saber da perda grande e do abalo que vão ter. Estou bastante triste e com lágrimas nos olhos, ROGO A DEUS QUE O RECEBA NOS TABERNÁCULOS ETERNO. QUE DEUS SE APIEDE DE SUA ALMA E CUIDE BEM DELA. FRED MIRANDA, VÁ EM PAZ, UM ABRAÇÃO DE RAFAEL E SOCORRRO.
Sem duvida nenhuma uma grande perda pra nossa cidade. Uma pessoa de grande simpatia e pronto a servir ao próximo. Que Deus o tenha e conforte seis familiares
Trabalhei como enfermeira ajudando Dr. Fred em muitos procedimentos. Ele tem uma filha da idade de meu rapaz, sete anos. Nem sei o que escrever.
Conheci Dr Fred, através da amizade dele com meu irmão Dr Ronaldo Fixina.Recebi a noticia através dele, que estava muito emocionado e com muita tristeza pela perda do seu amigo. Lamento profundamente esta perda.E me ponho a refletir obre a brevidade da vida e sobre uma frase que li ha poucos dias:”da vida só se leva o que se deixa”.Deixa o exemplo da simplicidade, da alegria, do amigo correto, do profissional, enfim deve chegar a Deus de mãos cheias de coisas boas e isso para Deus deve contar muito.Lamento pela familia e por Mossoró.E por seus amigos que sentirão muito sua falta.
Caro Carlos…
a lembrança do sorriso perene, do cigarro inseparável e da camisa semi aberta marcam o amigo Fred Miranda….alguém que eu tinha uma convivência muito próxima, devido a enorme amizade dele com meu pai Getúlio e meu tio Juarez.
Que DEUS possa confortar a Carmem Leda e suas lindas filhas….
PESARES DE TODOS OS SEUS AMIGOS DA FAMÍLIA VALE E DO CONDOMÍNIO SALINAS.
FRED,para mim muito mais que um amigo,um conselheiro,um irmão…Ah com Fred me ajudou nas decisoes mais difícies da minha vida,falávamos quase que diarimente,nos encontravamos tb.Exemplo de Homem;justo,direito,humano,um grande pai,companheiro e MEU AMIGO!As vezes parecia grosso,não era,era simplismente espontanea,honesto,uma grande figura humana,falta-me palavras,sobram-me lágrimas,angústia,aperto.Deus com certeza fez festa para recebe-lo,enquanto estamos machucados,feridos,o reino do ceu está em FESTA.Como gostava de vc meu amigo,Fica aí com Deus e um dia qdo nos encontrarmos,colocaremos a conversa em dia….MARCELO DUARTE
Amigo Carlos…
Informando que nesta madrugada vários amigos de Fred Miranda e Carmem Leda se deslocaram para Surubim. Uma comitiva formada por Getúlio Vale, Juarez Vale e sua esposa Vaninha e seu filho Juarez Filho, Alexandrino Lima e sua esposa Dorinha e seus filhos Edgard e Doriana, Fernando Raiovac, Zelito Nunes, Pedrinho Alcantara, Wilson Duarte, Genivan Batista, dentre muitos outros que irão se despedir de nosso amigo Fred Miranda.
Caro Carlos Santos, Fred Miranda era muito querido por meu pai, Paulo Lúcio. Ele colocava Fred num patamar acima de honradez e amizade. Sempre que meu pai vinha me visitar aqui em Pernambuco, geralmente em períodos de fim de ano, encontrava-se com Fred por aqui, sempre ligava sabendo se ele estava ou não em PE. Uma perda lastimável, conheci-o e percebi que os elogios do meu pai a sua pessoa eram muito mais do que verdadeiros. Meus sentimentos à toda a família.
QUE POSSO DIZER NUMA HORA DESSAS? ME CHOCOU MUITO, QUANDO ABRI O BLOG E TINHA UMA MENSSAGEM DE DONA MAYSA, DIZENDO QUE FRED MIRANDA HAVIA MORRIDO. NÃO TENHO O QUE DIZER. NÃO POSSO DIZER NADA. NÃO SEI COMO DIZER.COMO VOU PASSAR PARA VOCÊS A MINHA TRISTEZA? COMO VOU FAZER COM QUE ENTENDAM O QUANTO É DIFÍCIL VER UM CARA DESSES INDO EMBORA ASSIM, DE FORMA TÃO BRUTAL? FRED ERA UM MENINÃO. MAS UM GRANDE HOMEM. E UM MÉDICO COMO POUCOS. EDUCADO, BEM HUMORADO, CORAÇÃO ABERTO, INGÊNUO, TRABALHADOR, E SOBRETUDO MUITO,MUITO, MUITO HUMANO. LEMBRO DE ALGUNS PACIENTES QUE SALVAMOS JUNTOS, QUANDO EU TRABALHAVA EM MOSSORÓ. PACIENTES QUE FIZEMOS RETORNAR A VIDA. E QUANDO O CASO ERA GRAVE, E ISSO ACONTECIA DEMAIS, FRED SE TRANSFORMAVA, E OS OLHOS ERAM DE PREOCUPAÇÃO. PREOCUPAÇAO PELA VIDA DO OUTRO. EU LEMBRO QUE ALGUMAS VEZES, QUANDO O PACIENTE MORRIA, FRED FICAVA MUITO TRISTE, NÃO FALAVA NADA, ACENDIA SEU CIGARRO, APAGAVA A LUZ DO BOM HUMOR, BAIXAVA A CABEÇA E IA EMBORA. IA TRISTE. E VOLTAVA, NO DIA SEGUINTE, AINDA CABISBAIXO.
O MÉDICO QUE, DEPOIS DE TRINTA ANOS DE SERVIÇO, AINDA SE EMOCIONA COM A MORTE DE UM PACIENTE, QUE SOFRE A PONTO DE PERDER O HUMOR, QUANDO AQUELE QUE MORREU, MUITAS VEZES ERA ALGUEM QUE ELE NEM CONHECIA, MEREÇE MUITO SER SEGUIDO. MAS COMO? DR. FRED MIRANDA MORREU ONTEM, EM MAIS UM ESTÚPIDO ACIDENTE DE CARRO, NESSAS ESTRADAS ASSASSINAS DO MEU BRASIL. COMO VAMOS SEGUIR SEU EXEMPLO FRED? COMO OS NOVOS VÃO SABER COMO ERA SUA ALMA, SUA PESSOA, SEU RESPEITO ILIMITADO PELO OUTRO, SE VOCÊ FOI EMBORA, FRED? GENTE COMO VOCÊ NÃO PODE MORRER, MEU AMIGO. FAZ FALTA DEMAIS. COMO VOCÊ, SÃO POUCOS FRED. NESSA BATALHA DE HUMANIZAR A MEDICINA, DE FAZER O PACIENTE SE SENTIR GENTE, O CONTINGENTE DE PESSOAS ILUMINADAS É PEQUENO. HÁ POUCOS COMO VOCÊ, MEU AMIGO. MAS NESSA VIDA, FRED, NÃO ESCOLHEMOS A HORA DE IRMOS, NÃO É? ENTÃO VÁ, MEU IRMÃO. SEI QUE VOCÊ ESTÁ NUM LUGAR MARAVILHOSO,RAPAZ! E NÃO PODE SER DIFERENTE.
SEI QUE É INJUSTO O QUE VOU FALAR, MAS, SÓ O QUE FICO REPETINDO COMIGO , O TEMPO TODO, É : VOCÊ NÃO PODIA TER NOS DEIXADO,VOCÊ NÃO PODIA TER NOS DEIXADO, VOCÊ NÃO PODIA TER NOS DEIXADO!!UFA!!
é com tristeza que recebi a noticia do Dr. Fred, LINDINHO, como Carmem Leda e os amigos chamavam. Um grande amigo, companheiro, que se foi. Va em paz, amigao. Dix-Sept e Lucia.
DOI PERDER ALGUEM MUITO QUERIDO!
Dr Fred Miranda, colega de trabalho de muitos anos, profissional exemplar, preparado, querido por todos! Operário da vida, sempre a disposição, amava o que fazia, no qual tenho um profundo sentimento de gratidão e respeito. Compartilhou comigo um dos melhores momentos da minha vida, que foi o nascimento do meu filho Hugo.
Você, pra mim, fez a diferença!
Dr Fred, Mossoró está mais escura sem você!
Que Deus o tenha em seu lado no paraíso!
Milene
Existem pesssoas que não morrem…Fred Miranda é um destes.Suas sandálias de sua humildade ,seu cigarro,disposição infinita e incasável ao trabalho,coragem,amizade,mandando todos tomar naquele lugar,seu time de coração ,o SPORT,seu sorriso,as “fofocas do plantão”,seus óculos,ajustando o foco cirúrgico com “mira telescópica”,seu suco no jantar,seu whisky no bar I.P.,”Ô XENTE”,assitir a GRANDE FAMÍLIA,sua “turma peso pesado”…,tudo isso volta a nossa mente.
Sua camisa aberta,seu chinelos,seus óculos,seu sono leve,com livro na mão,e de “boca aberta” continuaram dando plantões as quartas-feiras no TARCÍSIO MAIA, em nossas mentes e em nossos corações.
Não só a família Miranda,como todos seus médicos e funcionários dos hospitais que foram honrados de sua convivência ,estamos enlutados e com imenso vazio em nossa mente e em nossos corações.Todos nós passamos este dia muito mais tristes.
“DEUS QUER AO SEU LADO AS PESSOAS BOAS ,POR ISSO AS LEVAM MAIS CEDO”.
“ÔOXEN;VAI TOMAR NO …; E O SPÓORT”.
Deus lhe abençôe e conforte sua família.
Hoje no PROCAPE-HUOC em Recife,soube da morte de Fred(Mução);meu amigo e colega de Faculdade(Médicos-78-FESP-UPE)
Tipo inesquecível;sandália de couro cru,camisa(fio escócia)bem curtinha(“taioba”) e calça bem “jiqui”c/ o indefectível caderno(jamais um livro) assistindo aula no “Mineirão-mandando todo mundo “se lascar”e/ou “tomar no _ _ ” qdo.provocado.”Ebenezer Cristo Hoje”é como me apelidou(sua especialidade) em referencia a um conjunto evangélico da época.
Só gozei de sua companhia por 6 anos,mas a sua lembrança é ainda mt. viva e a nova realidade mt. dura,especialmente p/ sua família( a Solon e à sua irmã) e que somente o tempo e sobretudo á consolação de nosso Deus e do Espírito Santo há de
envolve-los no seu terno e imutável amor por nós.
“Tudo tem o seu tempo determinado,e há tempo p/ todo propósito debaixo do céu;há tempo de nascer e tempo de morrer
…………tempo de chorar e tempo de rir; tempo de pratear e tempo de saltar de alegria…Eclasiastess 3.1-3.
Caro Carlos
Venho a Escrever esta mensagem de um PRIMO ou melhor considerado por mim como Tio Que sempre aconselhava e conversava comigo devido as minhas carreiras de carro, velocidades altas e até uma colisão em mossoró quando Tio Fred me ajudou a rebocar o carro pela manhã com o seu sorriso sereno e sua calma eterna sem Reclamar do fato chegou a mim sorrindo ” Dormindo ainda acorde para nós rebocar o carro assim mesmo ele dizia já passei por isso nem se preocupe isso acontece ” Eu triste pelo fato sorri com ele e fui rebocar o carro com ele e ao mesmo tempo Feliz por ele ter me apoiado e me ajudado a conforma Tio Clovis e Tia laurita o fato que também já aconteceu com ele.
A MORTE
Sujos sentidos no escuro
Brisa leve
Rosto pálido
Um grito se escuta
Mas o mundo está só!
Na imensidão
O infinito parece te olhar
E o mar, que de longe se avista
Bate ondas com o vento.
De repente…
Uma luz estranha aparece
Tudo paralisa
E os olhos congelam
Nada faz sentido
Perante o juízo
Um tremor começa a aparecer
E os olhos lacrimejantes
Parecem esperar uma resposta.
Resposta esta que secidirá o que exatamente não foi descoberto:
Uns dizem ser o bem e o mal
Eu acredito que será o final
Mas o que podemos dizer sobre isto??
Os sonhos desapareceram
Palavras não são escutadas
Gestos não são vistos
O corpo vira apenas um detalhe
E o coração já não bate mais.
Penar em acordar?
Creio que não será possível.
O que sei ou o que penso saber,
É que não seremos nós a decidir
A vontade dele é maior!!
Somos loucos incompreendidos
A procura da salvação
E acabamos pedindo perdão,
Mas já é tarde de mais…
Preferimos acreditar que somos imortais
E que o mundo é nosso
E nos esquecemos do grande criador
Que nos deu o poder de achar ser o melhor
Nos deu o poder da vida
e quem sabe também tirou…
Nos deu um castigo
Do qual não entendemos o que seje..
Apenas esperamos e vivemos da maneira que achamos ser certa.
Aguardando o momento em que poderemos dizer:
Estou Pronto
E aí…
Ah!!! Não tem como escapar
É ela que vem chegando
Para nos dizer que chegou a hora de ir embora…
E quando simplesmente dizemos adeus ao mundo…
BERROS, SUSPIROS, SOLUÇOS E LÁGRIMAS
E tudo se acaba…
Sem lógica…
Só por acabar…
Isso é o que chamamos de…
MORTE
* 16/12/2009 – FREDERICO MIRANDA
Foi com grande emoção que lemos e relemos várias vezes, as palavras escritas sobre Tio Fred.
Sim ele era um homem especial, trabalhador, sensível e acima de tudo humano.
Realmente a ausência dele entre nós foi de uma brutalidade tremenda. Principalmente por não aceitarmos perda tão irreparável.
Exemplo de homem, pai, sensível e justo como poucos.
Temos orgulho de ter tido a felecidade de convivência em momentos especiais e que pudemos desfrutar e aprender seus ensinamentos e experiência de vida… Sempre tão conselheiro e preocupado com todos a sua volta.
Temos certeza que Tio Fred, juntamente com vovô Solon, vovó Carminha e Tio Jeja estão nos protegendo funto ao Pai do céu.
Que Deus te proteja Tio Fred… Saudade eterna da sobrinha que tanto te amava…