• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 16/08/2014 - 08:14h
Saúde destroçada

Anestesiologistas tratam gestores e classe política por “escória”

Anestesiologistas de Mossoró enviam ao Blog Carlos Santos um contundente manifesto em defesa da profissão, da saúde pública e da vida. Tratam a classe política que deveria cuidar da Saúde como “os piores gestores”, verdadeira escória.

Apesar das dificuldades, da falta de compromisso de quem deveria zelar pela Saúde, garantem zelo à atividade e apoio a quem precisar de seus cuidados.

Leia abaixo:

A saúde será prioridade em Mossoró

“A obstetrícia reflete o grau de civilização e moral de um povo, pois revela o zelo que se tributa à mãe e ao futuro cidadão, finalidade suprema da política social de todos os tempos”.

Agora tudo ficou confuso diante do calote institucional. A Gestão da Saúde de Mossoró é Plena, todavia, a responsabilidade de conduzir a Saúde Pública ao coma é do Estado.  O SUS não é Único e nem Universal em Mossoró.

Já pode ser construído um memorial da Saúde Pública de Mossoró. Ao   lado de um grande  painel iluminado  com a frase: “Aqui jaz a saúde pública de Mossoró” com umas   fotos: A) Mulher grávida levando um colchonete para deitar na hora do parto; B) um anestesiologista com um escudo  para se proteger  na hora da explosão; C)  Outro anestesiologista com um lamparina para usar na escuridão;  D) Alguns remanescentes das gangues que fundaram a Maternidade aguardando novas oportunidades e a foto dos diretores explicando que não houve explosão.

Pela primeira vez em Mossoró as gestantes levam colchões e carrinhos de bebe para uma maternidade. Pela primeira vez uma paciente “ se recupera da anestesia sentada numa cadeira”. Pela primeira vez a parturiente permaneceu a noite toda  na sala de cirurgia que se transformou em enfermaria. Tudo isso testemunhado in loco pelo Conselho Regional de Medicina, que deve estar aplaudindo a eficiência da Maternidade.

Não é necessário trazer insulina ou oxigênio.

Algumas gestantes devem ser transferidas para Russas-CE. Uma gestante que se encontra em Mossoró ser removida para Russas, é o maior absurdo. Quem tem condições econômicas vai parir em Natal ou Fortaleza.

Tem alguma alma internada no Hospital da Polícia. Alta rotatividade e eficiência.

A próspera Mossoró não merece esse tipo de gestores (Do Município, do Estado ou da União). O Ministério Público deveria responsabilizar os gestores da Saúde pessoalmente. Nunca dantes percebemos tanto descaso. E não usem o argumento esdrúxulo que a saúde está em crise no Brasil todo. Vivemos aqui, sofremos aqui e pagamentos tributos aqui.

Os anestesiologistas não estão ligados a nenhuma agremiação política. Temos consciência da importância dos atos anestésicos e da necessidade de valorizar o nosso trabalho.

E mesmo diante do comunicado à população, após a nossa reunião de hoje resolvemos que não devemos nos ausentar da emergência do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), temporariamente. O povo merece os piores gestores, a escória da política, mas na hora do infortúnio, do acidente, durante 24 horas haverá um anestesiologista tecnicamente preparado e com as mãos divinas para salvar vidas e adormecer a dor física dos pacientes.

Mas,  hoje também tomamos a decisão de reagir diante do calote institucional. Nenhum anestesiologista estará disponível em nenhum hospital de Mossoró para atendimento dos usuários do Sus a partir de 16/08/2014.  Os pacientes deverão “ da  de garra “ de seus exames e AIH ( autorização de Internamento Hospitalar )   e comparecer a Av. Alberto Maranhão – 1751.

A “  Prefeitura da Gente “  esqueceu de efetuar o pagamento das A I H s  ( produção ) de abril, maio, junho e julho, esqueceu de pagar os plantões da C S D Rosado dos meses de fevereiro, março, maio, junho e julho e de dezenas de tomografia e ressonância. Mas, como tudo é possível,  pode ser que a saúde tenha se transformado em prioridade agora, na hora do ocaso. Ao escurecer, ao anoitecer, ao apagar das luzes e no final do expediente bancário.  E a culpa ainda vai recair sobre os anestesiologistas.

Não pleiteamos nenhum tipo de reajuste. Todavia, sem um novo aditivamento, sem um novo contrato, sem condições técnicas de trabalho ( na  Casa de Saúde Dix-sept Rosado-CSDR) e sem o saldo de dívidas justas e possíveis,  não temos mais a intenção de prestar este humilde serviço à Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM). Vivemos um período de extrema insegurança jurídica.

Não mantemos vínculos políticos com nenhum partido ou candidato. Lutamos por uma política de valorização do anestesiologista.

Este desrespeito cruel e crônico É proposital. A culpa é do Estado ou do Município?

Não haverá desistência neste lugar de desiguais.  Vamos resistir. Recuar, jamais!

Os anestesiologistas de Mossoró

Noite de 15 de Agosto de 2014

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. RCA diz:

    “Calote institucional”, muito bem definida a situação do governo municipal, só não ver quem não quer…

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Situação dramática. Não se pode esquecer que esses médicos têm seus compromissos. Não esqueço, certa vez, que atrasaram o pagamento de meu marido, também médico, por quase quatro meses. Ele trabalhava e eu cuidava das crianças, casa e finanças. Durante um mês e meio, consegui pagar, colégio, supermercado, plano de saúde, etc. e tal. E o dinheiro acabou. O médico não tem nada de graça, nem se precisar ser internado num hospital. Então, uma de minhas irmãs, vendo a minha ansiedade, perguntou o que havia comigo e eu disse. Ela, imediatamente, fez um depósito em nossa conta e nos “sustentou” por esse espaço de tempo. Sempre serei grata a ela que nem lembra mais do acontecido, nós lembramos. Maria Cristina Rosado França. Mas nem todos têm irmãos, ou que possam ajudar. Além do mais é uma situação constrangedora. Tantos anos de estudo, Residência Médica e não poder bancar a família. Medicina é sacerdócio, sim. Mas o pão do médico, nem o de sua família pode ser dispensado.
    Como diz o sr. Inácio, que Deus nos abençoe
    e que o médico seja valorizado.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Tudo isso testemunhado in loco pelo Conselho Regional de Medicina, que deve estar aplaudindo a eficiência da Maternidade.”
    Meu Deus… O que faço agora com a profunda admiração que tenho pelo Conselho Regional de Medicina?
    “A “ Prefeitura da Gente “ esqueceu de efetuar o pagamento das A I H s ( produção ) de abril, maio, junho e julho, esqueceu de pagar os plantões da C S D Rosado dos meses de fevereiro, março, maio, junho e julho e de dezenas de tomografia e ressonância.”
    Faltou dinheiro para a festa do bode? Será que priorizaram mais os bodes do que os usuários do SUS?
    E isto porque estamos em pleno período eleitoral.
    O que tem a dizer o médico Galeno Torquato, candidato do prefeito a deputado estadual, aos seus colegas em Mossoró? Às vezes eu penso que tudo não passa de um pesadelo.
    Prefeito indiciado em vários artigos do Código Penal em inquérito na Polícia Federal, pai do prefeito tenta ser candidato a justiça impede e não se ouve falar mais nada sobre o assunto. Ex-prefeita acusada de superfaturamento na compra de INSULINA e OXIGÊNIO e nisto a coisa parece que vai ficar. Estudantes não recebem MATERIAL ESCOLAR, o UNIFORME ESCOLAR se resume a uma blusa tamanho único e a uma calça mais folgada do que de palhaço. MERENDA ESCOLAR continua CUSCUZ SEM CAFÉ. As escolas transformadas em fábricas de analfabetos funcionais.
    Todos sabem disto de cor e salteado.
    Os que são condenados no SAL GROSSO recorrem e ficam a exercer cargos eletivos porque a lei permite. E como o julgamento dos recursos ninguém sabe quando acontecerá tudo fica do jeito que o diabo gosta. Os que deviam protestar contra estes desmandos se calam por força das doações que recebem e das promessas que lhe são feitas, promessas absurdas nas quais acreditam porque nas mentiras é fácil acreditar.
    A verdade é sempre em preto e branco e choca. A mentira colorida agrada aos olhos e alegra a alma dos tolos.
    NÃO EXISTE MAL QUE NUNCA SE ACABE!
    /////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS DO SAL GROSSO?
    QUANTOS MILHÕES CUSTA A CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ AO ERÁRIO MUNICIPAL?

  4. Xavier Jr. diz:

    E engraçado é como temos colegas médicos e profissionais da área da saúde ocupando cargos públicos! Diploma não é sinônimo de competência administrativa!
    Hora de terminar indicação política para cargos vitais, onde pseudo-gestores, verdadeiros idiotas, só servem para assinar papeis e ganhar os extras… embora existam tantas pessoas que estudaram para exercer tais cargos, como os administradores hospitalares e estão aí boiando e excluídos, à sombra marginal da politicagem e apadrinhamento de incompetentes.

  5. Lindemberg Gomes diz:

    Parabéns, para vocês anestesiologistas que resolveram declarar para a população quem são os verdadeiros culpados. por essa situação calamitosa. Bravos! sejam fortes. O que está acontecendo é o cúmulo. Precisamos passar isso tudo a limpo.

  6. Francisco Bezerra diz:

    Cadê o MP? Pelo amor de Deus façam alguma coisa pelos pobres de Mossoró!

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      O Ministério Público bem que poderia fazer alguma coisa pelos pobres de Mossoró. UM TAC , como em 2008, acabando com a IMORALÍSSIMA LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.
      Em 2008 esta IMORALIDADE foi extinta graças ao trabalho de três bravos promotores.
      Com um simples TAC fizeram a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES virar pó.
      Porque um TAC agora não é feito agora, não sei.
      Sei que os gastos absurdos com gasolina, peças para veículos, pagamento de IPTU, LUZ, ÁGUA, restaurante e hoteis para verreadores e aspones, além de passagens aéreas e tudo o mais que se possa imaginar continuam aumentando mês a mês.
      ATÉ QUANDO ESTA IMORALIDADE VAI CONTINUAR?
      ////
      ATÉ QUANDO CONDENADOS CONTINUARÃO NO EXERCÍCIO DE CARGOS ELETIVOS POR FORÇA DE RECURSOS?
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS DO SAL GROSSO?
      É PRECISO REVOGAR A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES E LIMITAR O NÚMERO DE ASPONES.

  7. Lindemberg Gomes diz:

    A hora é chegada. A hora é essa. Vamos responder com nossos votos, a todos eles dia 15 de outubro. Se alguém achar que não tem em quem votar, que não tem uma opção que lhe agrade, VOTE BRANCO. Este é o verdadeiro VOTO de PROTESTO. Isso que está acontecendo em Mossoró, RN e Brasil é inaceitável. Isso é um ABSURDO!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.