Ouvido há poucos minutos no Jornal do Meio Dia da FM 95 (Mossoró), o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), professor Josivan Barbosa, disse que existem "recursos prontos" para instalar pelo menos um campus da instituição no RN.
"Angicos no Sertão Central é uma prioridade", afirmou o reitor, eleito ontem para o quadriênio 2008/2011.
"Com pelo menos R$ 5 milhões é possível se construir uma estrutura moderna", afirmou. "A obra pode começar no próximo ano", estimou, lembrando a necessidade de apoio da bancada federal, destinando recursos em emendas à obra.
Até o dia 3 de dezembro deste ano, o Ministério da Educação deverá se pronunciar sobre o assunto. Porém Josivan adiantou que o planejamento tende a contemplar em seguida as regiões do Médio Oeste e Chapada do Apodi.
Nessa ordem, depois de Angicos devem vir Pau dos Ferros e Apodi, obedecendo a critérios técnicos (a relação entre o número de jovens em curso superior por cada 100 habitantes).
Na região Central, existem dois jovens para cada 100, cursando uma universidade. No Médio Oeste a relação é de 4 para 100 e na Chapada do Apodi fica 4,8 para 100.
Espero que não façam como a Uern. Vários campi avançados sem ao menos os cursos do campus central estarem estruturados. Quando cursei ciencias contábeis nos anos 80, já lutávamos por um laboratório. 20 anos depois a luta continua!
essa noticia d q o campus da ufersa vai primeiro para angicos mostra bem a forma e o processo de escolha, a políticagem.
prefiro q o campus va para pau dos ferros do q para angicos.