A deputada federal Natália Bonavides (PT) perdeu as eleições à Prefeitura de Natal? Sim, é fato. Perdeu. Mas, a história e a verdade não devem ser contadas de forma tão simplista e pragmática assim. Não se trata de passar outra versão ou fabricar novo resultado. Longe disso.
A advogada, ativista social e petista/lulista de carteirinha Natália Bastos Bonavides, 36, teve o que pode ser definido como “A queda para o alto.” Esse oxímoro nos remete a 1982, nos primeiros anos da reabertura política do país, quando livro com esse título foi lançado pela Editora Braziliense, biografia dilacerante da jovem Sandra Mara Herzer, ou Anderson Herzer.
Sem resumos ou spoiler quanto ao conteúdo, contexto e abordagem revolucionária da obra, nos prendemos ao paradoxo do título e seu fio de identidade com as urnas na capital potiguar em 2024, 42 anos depois. Claro que a vitória do também deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) no primeiro e segundo turnos é legítima, épica (veja AQUI e AQUI). Contudo, existem outros vencedores e, entre os derrotados, quem também venceu.
Natália Bonavides não será prefeita, óbvio, porém carrega um capital pro futuro que a transporta para outro nível no quadro de forças em seu partido, à esquerda das correntes ideológicas no RN e no tabuleiro de nomes proeminentes da política do RN. Bonavides não é mais da prateleira de baixo, do segundo escalão. Furou a oligarquia petista de décadas, que era formada pelo binômio Fátima-Mineiro (deputado federal Fernando Mineiro).
Ela superou a própria rejeição antiPT que contaminou sua candidatura, além da bigorna de algumas toneladas de repulsa popular personificada na governadora Fátima Bezerra (PT). Com dignidade, diga-se, não se escondeu nem escamoteou a presença da apoiadora. Subiu degrau a degrau nas pesquisas e afeição popular, mesmo com essa sobrecarga nas costas a puxando para baixo.
Ex-vereadora, deputada federal em segundo mandato como campeã de votos, a candidata driblou descrenças internas, oráculos externos (como deste jornalista que vos escreve), intolerâncias diversas e virou a grande estrela do PT. Perdendo no voto, que se repita. Bonita, inteligente, inquieta, carismática, de boa extração familiar, mas que a direita prefere resumir no epíteto de “Patricinha Bolivariana” (criação genial do jornalista Gustavo Negreiros), Natália Bonavides venceu, sim senhor.
Teve sua queda para o alto!
Série Eleições
Leia também: Conheça um pouco das últimas 14 eleições municipais de Mossoró
Leia também: MP e PRF cercam foragido suspeito de trabalho para compra de votos
Leia também: Paulinho e Natália decidem segundo turno na capital
Leia também: Allyson vence com 113.121 votos e 97.006 de maioria sobre 2º colocado
Leia também: Câmara de Mossoró tem 8 reeleitos e 13 novos parlamentares
Leia também: Lawrence promete “oposição responsável” após a voz das urnas
Leia também: União Brasil é campeão de votos a vereador; governismo soma 95.191
Leia também: Rosalba evita candidatura própria, mas não se livra de vexames
Leia também: Victor Hugo é destaque nacional com votação em Mossoró
Leia também: Veja resultado oficial das eleições em todos os 167 municípios do RN
Leia também: Saiba a relação de suplentes de cada partido/federação em Mossoró
Leia também: MDB elege 45 prefeitos, União 26, PT faz 7, PL 18 e o PSDB desaba
Leia também: PT e PL elegem mais prefeitos do que em 2020, mas centro se sobressai
Leia também: PL injetou 4,4 milhões em campanha de resultado sofrível
Leia também: Fragilidade de Lawrence e Genivan é mais evidente no varejo de votos
Leia também: Fundo Eleitoral elege poucos candidatos e produz alguns vexames
Leia também: Eleição em Natal pode definir União Brasil como campeão de votos
Leia também: PSD conquistou mais prefeituras; PL é o quinto e PT o nono
Leia também: MDB elege mais vereadores e União Brasil tem maior crescimento
Leia também: Deputado federal perde em “casa”, mas tem muitas conquistas
Leia também: Três mulheres torcem por resultado especial em Natal
Leia também: Paulinho Freire está eleito prefeito da cidade de Natal
Leia também: Partidos de centro e de direita foram os grandes vencedores
Leia também: União Brasil é o grande vencedor das eleições 2024
Leia também: Eleições 2024 geram discussão acirrada no PT nacional
Leia também: Todos por Natália
Leia também: “Bolsopetismo” agora tenta tirar mandato de Allyson na Justiça
Leia também: Cinco partidos dominam a política do país com eleições 2024
Acompanhe o Blog Carlos Santos no Instagram clicando – @blogcarlossantos1, no X (antigo Twitter) clicando – //x.com/bcarlossantos e no Threads clicando – @blogcarlossantos1
Natàlia perdeu, mas a situaçao teve que gastar MUITO dinheiro e capital politico pra ganhar. Foi a campanha pra prefeito mais suja que eu ja vi em Natal, com perseguiçao a servidores e terceiros que nao votavam em Paulinho, compra de votos desmedida, espalhamento de fake news a torto e a direito…
Realmente, vindo de um indisfarçável fascista travestido de jornalista que atende pelo nome: GUSTAVO NEGREIROS, de fato, tudo é muito genial, sobretudo para os que, na prática, politicamente, pensam exatamente igual ao dito cujo…!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gustavo negreiros, por um acaso, é o mesmo que encampou o negacionismo em todas as frentes durante o desgoverno do Genocida, bem como a Campanha Anti-vacina durante a Pandemia da Covid – 19, tendo levado ao fim e ao cabo a morte de quase um milhão de brasileiros..!?!
O personagem supostamente genial, é o mesmo que pago a pena de ouro material e imaterial, exerce um jornalismo à lá extrema direita típico do sensacionalismo de sangue e policia que dia após dia direta e indiretamente prega sem rodeios à morte e o extermínio de pobres, pretos, favelados, periféricos e demais minorias de ordem política em nosso país…!?!
Uma figura desse naipe, claro, só poderia ser Genial…!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Faltando Lexotan na praça? Ou advogado para escrever tolices. Por acaso tem algum blog que não tenha lado ? O mais equilibrado é esse , até os defeitos do Prefeito Alysson a gente pode dizer. O PT gasta mais de 10 milhões na campanha da patricinha , lá no centro administrativo tudo mundo enfeitado de PT e vocês só enxergam os outros.
carlos santos haverá possibilidade de natalia sair a senadora na próxima eleição? visto que ela obteve muitos votos na capital onde o pt como voce mesmo falou é fraco nesta região do estado.
Natália saiu maior do que entrou. Paulinho, uma figura medíocre, no sentido de mediana, da politica potiguar, que calhou de aproveitar a oportunidade, vai ser um prefeito com, no máximo, jeitão de síndico. Não sairá pelas portas dos fundos como Rosalba e Micarla, de quem foi vice, porque não será alvo da misoginia e do clubismo da imprensa natalense, concentrada em 4 ou 5 gatos pingados que se reúnem todos os fins de semana no restaurante Marechal para fumar charutos. Rosalba ainda teve o grande pecado de ser de Mossoró. Duvido que a gestão Paulinho seja mais brilhante do que a de Álvaro, um prefeito com gosto de picolé de chuchu. Natália tem futuro e quem duvida disso vai quebrar a cara.
Em se tratando desse jornalista, nada tenho a declarar. Nojo, seria o que tenho a falar.
A queda para o alto pertence aos perenes
e virtuosos habitantes do Umbral.