A audiência pública organizada pela Câmara Municipal de Apodi, hoje pela manhã, para cobrar dos políticos do Estado o apoio à implantação do campus da Universidade do Estado do RN (UERN) no município, foi uma demonstração de que os apodienses estão cansados de serem preteridos na expansão do ensino superior no Rio Grande do Norte. Foi bastante concorrida.
A presença do deputado federal João Maia (PR) e dos deputados estaduais Getúlio Rêgo (DEM), Gilson Moura (PV), Antônio Jácome (PMN) e Gustavo Fernandes (PMDB) inflamaram os estudantes que estavam presentes, portando cartazes e entoando um grito de guerra com palavras de ordem, numa demonstração clara da falta de paciência com promessas e discursos bonitos.
Votos
“Vocês têm uma grande arma nas mãos, que é o voto, e pelo que vejo sabem como usar e os políticos tem medo disto”, disse João Maia, se referindo à ameaça de boicote aos deputados na próxima eleição. Ele apresentou a emenda do deputado Fábio Faria (PSD), no valor de 21.606.827 milhões para a construção do campus em Apodi, aprovada por toda a bancada do estado, em de julho de 2013
A fala do prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB) inflamou a platéia que reagiu com aplausos: “ falo como um cidadão apodiense comum, que já viu tudo isso acontecer , anos atrás, com a luta pela Ufersa, quando nos reunimos com deputados que nos garantiram que a universidade seria construída aqui e fomos dormir com a Ufersa em Apodi e acordamos sem ela. Isso nós não admitimos mais e concordo com a população que sem a Uern em Apodi, voto aqui não tem.”
O prefeito agradeceu o apoio dos prefeitos das cidades de Felipe Guerra, Governador Dix Sept Rosado, Caraúbas, Itaú, Rodolfo Fernandes e Umarizal, Severiano Melo que se uniram à luta e convidou a todos para irem a Mossoró no dia 23. A mobilização chegará diretamente à sede da Uern.
Nada a ver. A UERN mal tem condições de manter os cursos de Mossoró e Natal quanto mais construir um novo campus. É muita falta de conhecimento financeiro por parte da população de dos políticos, principalmente do prefeito que fica instigando isso. Não é simplesmente construir um monte de salas de aula. E manter a estrutura de funcionamento desse campus, professores, etc, quem vai arcar com isso? O prefeito vai arcar? Ele se comprometeu com os estudantes nesse sentido? Não adianta nada ir na UERN fazer zuada. Vão fazer zuada lá para a governadora e pedir que ela faça uma lei ou qualquer coisa do tipo garantindo VERBA para o funcionamento pleno do campus em Apodi, porque na hora que fizerem as salas e não tiver dinheiro nem para pagar a conta do telefone aí lá se vem aluno, professores, diretores, etc, reclamarem. Os cursos já existentes na UERN sabem muito bem do que estou falando. Não tem como criar outros, seria irresponsabilidade pois o governo do estado não dá o respaldo financeiro necessário. Quem não conhece a UERN vá lá e veja a situação difícil que ela tem.
Deve ser uma meta das universidades publicas nesse estado, não só da UERN, levar o acesso à universidade a todos os cidadãos do RN. Apodi, como cidade polo de uma região com vários municípios, deve sim ter um campus da UERN, bem como, da UFERSA e da UFRN.
Sou de Felipe Guerra, mas reconheço que Apodi é uma cidade injustiçada pelos políticos. É uma cidade que possui muitas centenas de estudantes universitários que se deslocam todos os dias para Mossoró, lutam há mais de uma década por uma universidade e nunca são ouvidos. Uma universidade em Apodi beneficiaria a nós, de Felipe Guerra, Além de Severiano Melo, Itau e Rodolfo Fernandes.
O Campus da UERN em Apodi é uma dívida antiga: os estrategistas e políticos do RN impediram que a FUNDEVAP – Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi criasse, em 68, a sua Universidade do Vale do Apodi. Um Campus da UERN em Apodi, sim.
É possível, melhorar consideravelmente, a situação dos atuais campi e atender ao pleito dos estudantes de Apodi. recursos nunca foi problema para o Estado, sempre faltou vontade política. Se a gente fosse pensar em situação de conforto para criar uma universidade, os atuais campi nunca teriam sido criados, chega de discursos infundados e sem consistência, aliás sei de onde partem. Por isso, vamos dividir o pão com mais um irmão que dele precisa. Apodi, historicamente, sempre lutou por uma universidade, os interesses eleitoreiros preteria-a em detrimento de outros municípios, também merecedores, agora é a vez de Apodi. Recursos existem, a governadora vai ter acesso a um empréstimo de mais de um bilhões de reais, se a gente conseguir que ela repasse um pouco para a UERN concluir suas atuais reformas, para realizar um novo concurso público e para criar o campi de Apodi, talvez seja os poucos recursos dessa dinheirama que será bem aplicado, o resto, provavelmente será torrado na sua reeleição
Ana Alice é quem disse tudo. A UERN em Mossoró está caindo. As salas de aula correm perigo de cair na cabeça dos alunos. Se o corpo de bombeiros fizer uma vistoria no campus de Mossoró, as aulas seriam suspensa. Por aí veja!