Cerca de seis meses depois de ter sido fechada para passar por um processo de revitalização, a Catedral de Santa Luzia reabrirá as portas para voltar a servir à comunidade católica de Mossoró e região.

Restauração da parte interna obedeceu à exigência da preservação da essência do patrimônio religioso e arquitetônico (Foto: Glauber Soares)
A cerimônia de Dedicação da Igreja será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, nesta quarta-feira, dia 09, às 19h, concelebrada pelo Vigário Geral e pároco da Catedral, Padre Flávio Augusto, com a comunidade presente.
Preservação
Como acontece nos projetos de restauro de importantes monumentos religiosos, o trabalho desenvolvido na Catedral de Santa Luzia atendeu às exigências da adequação litúrgica do edifício sagrado, em vista do espírito e das normas da reforma litúrgica suscitada e promovida pelo Concílio Vaticano II.
“Todos os elementos na parte interna da Igreja foram recuperados, valorizados e permanecem como conjunto iconográfico, cujo simbolismo convida o público a admirar e a refletir sobre os mistérios da fé”, informa a Diocese de Mossoró.

Catedral é símbolo de religiosidade, mas também marco do nascimento da cidade de Mossoró (Foto: Glauber Soares)
Catedral ganhou energia solar, climatização, reorganização de toda estrutura elétrica, grande tratamento acústico, revitalização do piso, pintura e outras melhorias.
O projeto de reforma ampla da Catedral foi elaborado pelo Apostolado Litúrgico de Arquitetura das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, em São Paulo.
Trata-se do mais importante escritório de arquitetura sacra do país, especializado em projetos arquitetônicos de construção, reforma, interiores e vitrais, bem como o desenho e execução de painéis artísticos.
História
A capela de Santa Luzia ficou pronta em 5 de agosto de 1772. O sargento-mor da ribeira de Mossoró, Antônio de Souza Machado, e sua esposa Rosa Fernandes, tiveram autorização para a construção de modesta capela em sua propriedade rural.
No local depois surgiu a igreja e muitas décadas seguintes o templo com status de catedral. É uma das simbologias mais marcantes de Mossoró e do mossoroense.
Em 24 de março de 1858 teve início a sua reconstrução, que só foi concluída cerca de dez anos depois, mas sem as torres. Em 28 de julho de 1934, com a criação da Diocese de Mossoró, a igreja de Santa Luzia foi elevada à categoria de catedral diocesana.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário